Santos, no litoral de São Paulo, tem muito a oferecer aos turistas. Além dos famosos jardins da praia, do mar tranquilo e da extensa faixa de areia, seu Centro Histórico merece uma visita com calma, porque há muito o que fazer por lá. Recomendo que você reserve pelo menos um período do seu dia para ele. Portanto, seja antes ou depois de um banho de mar, faça uma visita e desfrute de tudo o que ele pode lhe oferecer.
O bom de conhecer o Centro Histórico de Santos é que você vai se aprofundar na história do País e do estado de São Paulo. Isto porque Santos sempre teve grande importância sobre o desenvolvimento econômico nacional, devido ao Porto e às exportações que por ele passam. Com toda a certeza você vai adorar sua história riquíssima, por detrás de cada fachada.
Museus e atrações
O Centro Histórico tem três museus para você visitar. O Museu do Café, o Museu Pelé e o Museu de Arte Sacra. Todos eles nos remetem ao passado glorioso da Cidade. Um nos conta sobre a época áurea de produção, venda e exportação de café. O outro nos mostra a trajetória de um dos maiores jogadores de futebol do Mundo, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé. E o último, traz a história de Santos através da arte sacra. Desde que você tenha tempo, acho que todos merecem sua visita.
Museu do Café
Se você é amante de um cafezinho e quer saber mais sobre a história do ouro negro, siga até o Museu do Café. Certamente vai amar conhecer este museu, que ocupa o prédio da antiga Bolsa Oficial do Café, inaugurada em 1.922. Certamente é um dos prédios históricos mais importantes de Santos.
O museu conta com monitores super atenciosos que fazem regularmente visitas guiadas. Na bilheteria, pergunte para a atendente se tem guias disponíveis. Com toda a certeza, você vai se surpreender com a história que envolve desde as lavouras de café até a seleção das melhores sacas e exportação de grãos. Saiba mais em Museu do Café conta a história do grão no Brasil
Passeio de bonde
Santos tem orgulho de proporcionar aos seus visitantes um retorno ao passado através de uma volta de bonde turístico pelas ruas de seu Centro Histórico. O passeio sai em frente à Estação do Valongo (antiga São Paulo Railway, construída em 1.867) e percorre ruas e avenidas próximas. Um guia turístico mostra, durante o percurso, os casarios e prédios históricos.
Dentre as edificações que se pode avistar estão o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos; o Panteão dos Andradas (onde estão os restos mortais dos irmãos Andrada); o Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação da Vila de Santos (1.546) e a Casa do Trem Bélico (1.734), onde o Zé Corneteiro diverte os passageiros do bonde com sua irreverente performance, sempre aos sábados. Sem dúvida, um dos passeios mais bacanas do Centro Histórico é essa volta de bonde turístico. Portanto, não deixe de fazer.
Os veículos que percorrem o Centro Histórico são elétricos e foram recuperados pela Prefeitura. São provenientes de Portugal, Escócia, dos Estados Unidos, Japão e da Itália. Relíquias do passado, os bondes circularam pelas ruas de Santos de 1.870 até 1.971, quando foram extintos. Só para ilustrar, saiba que idosos que trabalharam no sistema de transporte por bondes, organizam o embarque e desembarque dos visitantes e adoram relembrar histórias de quando estavam ativos.
Se você quer saber mais sobre Santos, talvez se interesse por:
- Onde comer em Santos comidas típicas santistas
- Santos com crianças: dicas para divertir a garotada
- O que fazer em Santos
- Onde ficar: seleção de hotéis em Santos e região
Santuário do Valongo
Outro lugar que você pode visitar é o Santuário de Santo Antônio do Valongo (1.640), que fica bem ao lado do ponto inicial e final do bonde turístico. A igreja é lindíssima, com a fachada em estilo colonial barroco. Por dentro a arquitetura é rica em detalhes e muitos santistas escolhem essa igreja para se casar, devido à sua beleza. A visita é gratuita. Não deixe de conferir o altar-mor, um dos poucos tronos rotativos existentes no Brasil.
Leia também: Roteiro de igrejas católicas para visitar em Santos
Monte Serrat
Se você quiser complementar sua visita ao Centro Histórico e ter uma ampla visão da Cidade, suba no bonde funicular do Monte Serrat. Voltado para a área portuária, o bondinho sobe em meio à vegetação de Mata Atlântica e leva o visitante a um mirante que proporciona uma vista de 360º de Santos. Certamente é uma visita imperdível.
De lá de cima, dá para você ter uma noção de como Santos está localizada numa ilha e de como sua posição é estratégica principalmente para a instalação do Porto de Santos, o maior da América Latina. Diariamente, o Porto tem um grande movimento de navios de carga (importação e exportação) que fazem girar a economia do País. Além disso, é de lá que partem também vários cruzeiros marítimos na temporada de Verão.
Nossa Senhora
Também lá no alto está localizada a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade. A festa em sua homenagem acontece no dia 8 de setembro. Durante as comemorações, a imagem da santa fica exposta na Catedral de Santos. E retorna a seu lugar original em procissão após uma série de homenagens dos fiéis.
Só pra ilustrar, a devoção dos santistas à Nossa Senhora do Monte Serrat teve início no século 17, quando corsários invadiram a Cidade. Com o intuito de fugir dos invasores, os moradores subiram o monte para se proteger. Inesperadamente, um deslizamento de pedras e terras frustou a invasão e salvou a cidade. Então, o ocorrido foi considerado um milagre atribuído a Nossa Senhora, que se transformou na padroeira de Santos.
Se você gostou de conhecer o Centro Histórico de Santos, talvez queira saber também como fazer um roteiro pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro.
Serviço:
- O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95 – Fone: (13) 3213-1750 – Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. Entrada: R$ 10,00 – Sábados: gratuito.
- O Bondinho do Monte Serrat fica na Praça Correia de Mello, 33 – Centro – Telefones: (13) 3221-6235 / 3221-6598. Entrada: R$ 15,00 (segunda a sexta) e 20,00 (feriados e finais de semana)
- Informações turísticas: Secretaria de Turismo de Santos – Largo Marquês de Monte Alegre, S/N – Valongo, Santos
Blogagem Coletiva
Este texto faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada a partir da visita ao Centro Histórico de Santos por um grupo de blogueiros e influenciadores digitais. No último dia 18 de janeiro, a convite da Secretaria de Turismo de Santos, participamos de um roteiro que começou pelo Museu do Café. Lá fomos guiados pelo Pedro, que nos contou sobre a importância do café no desenvolvimento de Santos.
Na sequência, partimos para o passeio de bonde turístico. Cruzamos a pé as ruas XV de Novembro e do Comércio, onde tivemos explicações sobre os prédios históricos do percurso pela guia Daniela. Por fim, fizemos a visita ao Monte Serrat, com a bela subida de bondinho funicular, onde fomos recebidos pelo Sr José Ozores, sócio-proprietário do complexo.
Leia aqui os posts dos demais participantes:
- Se Liga no Roteiro – Santos e seus encantos!
- Experiência Bárbara – Santos além das praias – Roteiro de 1 dia pelo Centro Histórico
- Fefa Pelo Mundo – O que fazer em Santos quando chove
Respostas de 13
Cecília, que excelente artigo, muito detalhado e informativo. Ajudou muito a entender a melhor forma e os destaques a conhecer em Santos. Parabéns!
Obrigada, Sylvia. Como é minha terra natal fica fácil escrever sobre ela. Fico feliz por saber que ajudei você.
Querida Cecilia! Gostaria de agradecer novamente pelo roteiro maravilhoso que organizou com a Secretaria de Turismo de Santos e com Prefeitura de Santos!
Amei seu post! Super rico em detalhes para quem pretende ir a cidade!
Oi, Pâmela! Que bom que deu tudo certo, né? Obrigada por ter vindo e por contar tão bem como foi sua estada em Santos no final de semana. Voltem sempre. beijos
Estive em Santos por 2 dias e aproveitamos bastante mas pelo que li aqui há mais lugares para serem visitados. Não entrei na igreja ao lado da estação do bonde. Gostamos muito de trem e bonde pois lembra um pouco nossa infância. Tenho muita vontade de voltar a Santos. Ótimo post. Bjs
Oi, Lilian. Se você voltar faço questão de lhe acompanhar num tour. Venha logo. Beijos
Amo muito minha cidade de Santos,assim como amo demais a Vila Belmiro.
Gostaria muito q as pessoas viessem mais para nos visitar.
Obrigada Cecília!
Obrigada, você, Vilminha! Qualquer hora vou fazer um post sobre o nosso Santos FC. Aí vou pedir sua ajuda, querida! beijos
Quanta coisa legal pra fazer nessa cidade! E acho que muita gente nem sabe! Espero que anime todos a conhecer Santos!
Exatamente, Fernanda! Santos tem muitas atrações para todas as idades. bjs
Uma aula de história bem pertinho da gente! Temos que valorizar mais nosso patrimônio histórico. Excelente post!
Obrigada, Bárbara! Se não valorizarmos nosso patrimônio histórico e cultural, ele se perderá. Aliás, muita coisa já se perdeu. beijos