Um dia é pouco para conhecer tudo que as Montanhas Dolomitas, que ficam no norte da Itália, oferecem para os visitantes. Mas é melhor do que nunca ter ido neste lugar que ficou na minha memória para sempre! Se você também sonha em conhecer as Dolomitas, pega essa dica: faça o passeio de pelo menos um dia nas montanhas, subindo de teleférico em Ortisei. Mesmo sem dormir nessa cidade, conseguimos visitar um dos lados mais lindos das Dolomitas, conhecido por Alpe di Siusi.
Aliás, as Dolomitas foram o ponto alto da nossa Eurotrip de 23 dias, realizada em julho de 2022, quando passamos por oito cidades imperdíveis entre Frankfurt e Milão.
Montanhas Dolomitas
Se você nunca ouviu falar das Montanhas Dolomitas não fique envergonhado. Eu também não conhecia até ler um post da minha amiga blogueira Márcia Picorallo. E desde então eu me apaixonei pelo lugar e coloquei no topo da minha lista de desejos de viagem. Aliás, tenho aqui no blog uma lista de viagens que quero fazer antes dos 60, que acho que você pode gostar de ler também.
Mas voltando às Dolomitas, elas são uma cadeia de montanhas formadas há mais de 250 milhões de anos. Suas formações rochosas, compostas na sua maior parte por dolomita (rocha sedimentar carbonática), impressionam principalmente por ter picos de mais de 3.000 metros de altura. As Dolomitas italianas são muito procuradas por praticantes de esqui e de escalada, assim como por quem gosta de praticar trekking e outras atividades ao ar livre. Localizadas no norte do país, próximo à Áustria, Alemanha e Suíça, as Dolomitas foram declaradas Patrimônio Mundial Natural da Unesco.
Base em Bolzano
Se você quer conhecer as Dolomitas em sua viagem à Itália, veja no Google Maps a cidade de Bolzano. É lá que tem a estação de trem para quem quer visitar essas incríveis montanhas. Fazer base em Bolzano e visitar a região é certamente uma boa escolha. Sobretudo para quem vai usar o transporte público, como fizemos em julho de 2022. Ficamos num hotel muito bom, com café da manhã e quarto espaçoso com varanda para as montanhas. Ele fica muito perto do centro, tanto que íamos a pé até lá. E o ponto de ônibus ficava quase em frente do hotel. Sem dúvida, é uma ótima opção em Bolzano. Se quiser reservar nosso hotel também, ele se chama Post Gries. Reserve no site do Hotels.com e ganhe noites grátis, acessando o link aqui.
Bolzano Card
A hospedagem no Hotel Post Gries nos deu ainda a vantagem de ter o Bolzano Card, oferecido gratuitamente aos hóspedes. Com ele não pagamos o transporte público em Bolzano e região (trem regional e ônibus) e também alguns teleféricos e a entrada no Museu Arqueológico do Alto-Ádige, onde vimos Ötzi, o Homem de Gelo. Uma das múmias mais antigas do mundo, Ötzi foi encontrado em 1.991, no alto das montanhas com seu corpo congelado e preservado por mais de 5 mil anos.
Ortisei
Típica cidade alpina, Ortisei fica no coração das Dolomitas e foi nossa escolha estratégica para subir às montanhas. Mas claro que lá também tem lojinhas de artesanato e artigos de inverno, restaurantes de comidas típicas do Tirol do Sul e igrejas, museus e edifícios históricos no estilo alpino. Confesso que teria me hospedado lá se estivéssemos de carro mas nunca dirijo no exterior, então Bolzano foi melhor para chegar e sair de trem da região do Trentino Alto-Ádige.
Como chegar nas Dolomitas
Ortisei tem várias opções para você subir as montanhas e ver as belezas das Dolomitas. São quatro teleféricos, sendo um funicular: Seceda Express (que sobe o Monte Seceda), Alpe di Siusi Aerial, Resciesa Funicular (sobe a montanha Resciesa) e o do Monte Sëuc (que foi nossa escolha). Como só tínhamos um dia de passeio, fizemos apenas este último mas recomendo fazer também os outros para ter uma visão ainda mais incrível da região.
Transporte de Bolzano a Ortisei
Como já disse, todos os nossos deslocamentos em Bolzano e região foram de transporte público. Para ir do nosso hotel a Ortisei coloquei no Google Maps o nome da cidade e pedi para ele definir a melhor rota de transporte coletivo. E na ida ele nos indicou ir de trem regional até Waidbruck – Lajen e depois pegar o ônibus nº 350 até o centro de Ortisei. Mas na volta voltamos somente de ônibus mesmo. Como achei mais fácil não ter que fazer baldeações, vou deixar aqui a dica de pegar o ônibus nº 350. Ele sai próximo da estação de trens de Bolzano e vai até o centrinho de Ortisei. E na volta, faz o trajeto oposto, sempre percorrendo estradas sinuosas nas montanhas. A duração do percurso é de pouco mais de uma hora. Caso você costume enjoar em trechos de ônibus, prefira fazer metade do trajeto de trem.
Vista deslumbrante dos Alpes Italianos
Assim que cheguei de teleférico na maior planície de montanha da Europa, em Alpe di Siusi, fiquei de boca aberta. A emoção de estar ali vendo aquelas montanhas que tanto sonhei conhecer é indescritível. Se você acompanha meu Instagram, procure nos destaques as Dolomitas e vai ver como fiquei emocionada! Como fomos no verão, a paisagem combinou com uma cerveja artesanal e um apfelstrudel com calda de baunilha. Por sorte tinha um barzinho bem gostoso no alto da montanha e foi lá que tirei a foto abaixo. Confesso que tenho muita vontade de voltar e ficar mais tempo conhecendo as Dolomitas.
Mais dicas de passeios
Se você gosta de passear, então não deixe de ver as diversas dicas das blogueiras do grupo 8on8. Este mês de fevereiro nove blogs participaram e contaram suas experiências de passeios bem legais pelo mundo. Veja nos links abaixo:
- Mulher Casada Viaja – Ilha de Bled: um passeio de barco entre tradições e lendas
- Entre Mochilas e Malinhas – Galeria do Rock: ponto de encontro dos roqueiros em São Paulo
- O Berço do Mundo – Sede das Nações Unidas em Nova York
- Destinos Por Onde Andei… – Praças de Mendoza, refúgios da cidade
- Chicas Lokas na Estrada – Passeio de Maria Fumaça: São João del Rei – Tiradentes
- Travel Tips Brasil – Ruínas de Tulum – para os amantes de história e da natureza
- Let’s Fly Away: Explorando a Opera House de Sydney: visita guiada imperdível
- Dani Turismo: Parque Estadual da Pedra Azul – na Serra Capixaba
Respostas de 20
Olá Cecília,
E a questão da língua nestas cidades mais pequenas como Bolzabo e Ortisei. Conseguimos nos virar no inglês?
Obrigada pelas suas dicas valiosas.
Élia Maria
Olá, Élia! Obrigada pelo comentário.
Quem fala inglês não tem nenhuma dificuldade com os idiomas locais. Fique tranquila quanto a isso. Depois conte como foi sua viagem!
Um abraço
Oi! Obrigada pelas informaçõs! Você acha que seria muito perrengue se hospedar em Ortisei (pra depois ainda seguir pra Cortina) e ter que levar as malas nos transportes públicos até lá?
Olá, Ana! Se você estiver com malas grandes será complicado. Mas se for uma mala pequena, acredito que não seja problema. Espero ter ajudado. Um abraço
Boa Noite Cecilia , td bem ?
Cecilia , moro em Santos e devo ir no próximo mês para as Dolomitas , mas reparei que no período que gostaria de visitar o Monte Seceda , os teleféricos de Ortisei – Funes – Seceda , não estarão funcionando . Vc teria outra opção para chegar à Seceda sem fazer trilha ?
Grato Gilberto Dias
Olá, Gilberto. Os teleféricos fecham em alguns períodos do ano. Mas você pode ir de ônibus em alguns pontos da região. Segue o link pra consultar as possibilidades na época da sua viagem. https://www.seiseralm.it/en/info/getting-around/bus-service-taxi.htmlConsulte os ônibus aqui
Espero que dê certo. Como fui no verão estavam todos abertos. De carro tem restrições de horário. Então melhor não arriscar. Um abraço.
Que delícia de passeio este de um dia nas Montanhas Dolomitas, na Itália, Cecília. Confesso que é um dos lugares que também mais desejo conhecer no mundo, que bom que você realizou este sonho, você merece!
Espero ter esta oportunidade também e com certeza seguirei todas as suas dicas, que sempre nos ajudam muito.
Finalizar este passeio com uma cervejinha de qualidade, um apfelstrudel e esta vista maravilhosa não tem preço. Aliás, tem sim, mas abafa, porque pelo visto valeu muito a pena, rsrs.
Grande beijo no coração!
As Montanhas Dolomitas parecem mesmo ser impressionantes! Achei linda a vista em Alpe di Siusi. Fiquei com mais vontade de conhecer!
Na minha primeira vez a Austria, eu sai de Innsbruck para Veneza (de carro) e passei perto dessa região. Fiquei muito curiosa em conhecer melhor numa próxima viagem. Acabei explorando a Itália, em outras viagens, mas com aquele gostinho de voltar para ficar no norte do país.
Adorei a suas dicas!
Que lugar incrível! Passar um dia nas montanhas dolomitas é maravilhoso. Mas sabe que meu sonho é ir pra pedalar lá. É uma bela escalada e um bom desafio. Acho que dá pra ir com a família.Eu fazendo força e eles subindo de teleférico. kkkkk
Bjs
Cecília, fico muito feliz quando inspiro pessoas a conhecer novos lugares.
Agora quando eu tiver perguntas sobre transporte público nas Dolomitas vou te referenciar.
Como disse a Ruthia, está lotado, imagine se tivesse transporte mais acessível. Precisamos cada vez mais descobrir novos cantinhos pra fugir das multidões.
Márcia, você sempre me inspira. Fico feliz que me indique também.
Sobre a lotação, não tive essa experiência. Estava tudo tranquilo quando fomos. Talvez num final de semana fique mais cheio. Mas pra nós foi um dia perfeito nas montanhas.
Bjs
Conheço um italiano que mora aqui em África e diz que as Dolomitas estão impossíveis de visitar, por causa do excesso de turistas. Talvez por ser tão fácil chegar lá de carro. Você achou isso? Vejo cada foto linda dessas montanhas, que gostava muito de visitar, mas detesto multidões. Esse lanchinho com essa paisagem vale milhões
Oi, Ruthia
Pelo menos na região que fui estava bem tranquilo. E olha que era julho, hein? Acho que ele deve ter se referido a alguma área específica ou época diferente da que fomos.
Pode ir em Ortisei que não vai se arrepender. Bjs
Também conheci as Dolomitas através da Marcia e agora através de vc, Cecília! Adorei saber todos os detalhes desses dias que vcs passaram por lá – e super concordo com vc, melhor conhecer por um dia do que não ter nunca conhecido rsrs
A Márcia sempre nos influenciando a conhecer montanhas maravilhosas, né?
Bjs
Sonho em conhecer as Dolomitas e o seu post só aumentou a vontade! Que legal o hotel oferecer de graça o Bolzano Card! Simpático demais. Você só dormiu 1 dia em Bolzano? Ou usou a cidade como base para outros lugares próximos?
Dormimos três noites lá. Valeu a pena porque a estação de trem é em Bolzano. As outras cidades ficam nas montanhas e não tem trem que chegue nelas. Somente ônibus.
Excelentes dicas !!! Deu uma vontade imensa de conhecer. Adorei!
Vale muito a pena, Denise! É maravilhoso!