O que fazer em Barcelona sem gastar muito

o que fazer em Barcelona

Você quer saber o que fazer em Barcelona com poucos euros? Então veja minhas dicas econômicas deste post. Afinal, Barcelona é um destino caro e, se você não economizar em algumas coisas, vai gastar além do seu orçamento. Então veja como fiz em fevereiro de 2020 para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos em apenas quatro dias inteiros.

Transporte Público

Barcelona é uma cidade relativamente plana, que convida o visitante a caminhar. Suas principais atrações turísticas não são muito distantes umas das outras, mas claro que para chegar em algumas será preciso usar um meio de transporte. Por isso, além de conhecer a cidade a pé, recomendo o transporte público. Usamos bastante o metrô e os ônibus e foi muito fácil e barato. Mas não se esqueça de baixar o Google Maps no celular, pois foi ele que nos orientou com as linhas e roteiros.

Para andar no transporte público existem passes ilimitados de 2 a 5 dias pela Zona 1, a área central e turística de Barcelona, com preços variáveis. Mas como optamos por andar a pé, compramos o passe T-Casual que dá direito a 10 viagens de metrô ou ônibus (qualquer dia da semana) e ainda permite fazer até 4 integrações entre eles dentro do período de uma hora e 15 minutos. Isso significa que se você for até determinado lugar usando um metrô e um ônibus e voltar dentro dessa 1h15m, você não terá desconto de outra passagem. Legal isso, né?

metrô de Barcelona
O metrô de Barcelona é bastante útil e tem integração com os ônibus

Hospedagem

Outro item que pode encarecer sua viagem a Barcelona é a escolha da forma de hospedagem. Como sou associada do programa All Accor Hotels não tive problema em achar um lugar para ficar hospedada gastando pouco. Aliás, se você quer saber como eu faço, recomendo ler meu post sobre Como se hospedar com pontos All Accor Hotels.

Nossa escolha foi o Ibis Styles Barcelona City Bogatell. Ele fica num bairro próximo ao centro turístico, mas não a ponto de encarecer a estadia. O metrô Bogatell fica a menos de 100 metros e facilitou nossa locomoção. O hotel tem quartos para famílias que atendem um casal e até duas crianças num sofá-cama. Como viajamos em três, meu filho se acomodou bem no sofá-cama. O quarto tem 16 m² e tem tudo o que um viajante econômico precisa. Optamos pelo café da manhã e foi também uma ótima escolha. O café é farto e já saíamos do hotel abastecidos para caminhar pela cidade.

Leia também estas dicas para escolher onde ficar em Barcelona.

onde ficar em Barcelona
Ficamos hospedados no Ibis Styles Bogatell e o custo-benefício foi excelente

Onde comer

Não somos preocupados com comer pratos típicos ou frequentar restaurantes da moda em nossas viagens. Vamos procurar um lugar para almoçar ou jantar de acordo com o local onde estamos e na hora em que a fome aperta. Às vezes fazemos descobertas que valem até um repeteco. Foi o caso de um pequeno restaurante que vendia pratos rápidos próximo às Ramblas. Assim sendo, vou apenas recomendar este que se chama Pasta Madre e tem dois endereços em Barcelona.

Outro lugar que pode ser interessante de comer, principalmente frutas e alimentos à base de frutos do mar, é o Mercado La Boqueria, que fica ao lado das Ramblas. Aproveite também para experimentar os famosos tapas, que nada mais são que porções de aperitivos, que você vai encontrar em toda a Espanha. Só quero alertar que os restaurantes e bares ao longo das Ramblas costumam ser mais caros. Portanto, se seu intuito for gastar pouco com alimentação, procure outras opções nas imediações.

O que fazer em Barcelona

Agora que já dei as dicas econômicas de transporte, hospedagem e alimentação, vou falar das atrações turísticas que conhecemos e recomendamos. A maioria fica próxima uma da outra, por isso dá para conhecer a pé.

Passeig de Gràcia

Toda cidade europeia tem sua avenida chique, com lojas de grife, restaurantes e bares badalados. Em Barcelona esta avenida é a Passeig de Gràcia. Claro que fomos só caminhar por lá, porque realmente as lojas desta avenida são para os ricos ou para quem quer ostentar riqueza. As grifes de luxo mais importantes do mundo têm lojas ali. Só para exemplificar algumas: Gucci, Cartier, Louis Vuitton, Chanel, Prada e Rolex.

É também nesta avenida que ficam duas importantes obras do arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926), as Casas Batlló (no número 43) e Milà (nº 92). Para aproveitar sua caminhada, recomendo que você desça a avenida a partir da estação Diagonal do metrô em direção à Plaça de Catalunya. Logo você verá a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. E mais à frente, mas do outro lado da avenida, estará a bela Casa Batlló.

Casa Milà / La Pedrera

A Casa Milà na verdade é um edifício construído entre 1906 e 1912 pelo arquiteto Antoni Gaudí para ser a residência do casal Pere Milà e Roser Segimon, que se instalou na área principal e alugou as demais partes do edifício. Por ter formas externas que lembram uma pedreira a céu aberto, a Casa Milà também é conhecida como La Pedrera. Assim como na Basílica da Sagrada Família, Gaudí usa elementos da Natureza para criar as formas da construção, declarada Bem Cultural do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984.

la pedrera
A Casa Milà é outra obra de Gaudi que impressiona por suas formas

Visitar a Casa Milà é um pouco salgado para bolsos econômicos. A visita básica custa 24 euros. O local funciona das 9 às 20h30, sendo que às 20h a bilheteria fecha. Nós não entramos para conhecer por dentro porque sairia muito caro para três. Mas se você optar por fazer a visita, compre os ingressos com antecedência para evitar filas.

Casa Batlló

Assim como a Casa Milà, a Casa Batlló fica na mesma avenida e é outra belíssima obra arquitetônica de Antoni Gaudì, riquíssima em detalhes. O prédio foi construído em 1877, por Emilio Sala Cortés, um dos professores de Gaudí. Anos mais tarde, o edifício foi adquirido pelo industrial Josep Batlló y Casanovas, que contratou Antoni Gaudí para adequá-lo para se tornar sua residência.

Portanto, foi entre 1904 e 1906 que o arquiteto transformou totalmente a edificação, alterando sua fachada e redistribuindo as divisórias interiores, criando uma autêntica obra de arte. A visita à Casa Batllò tem duração de uma hora e pode ser feita de quarta a domingo, das 10 às 18h. O ingresso é um pouco menos salgado e custa a partir de 15 euros por pessoa. Se quiser fazer o tour virtual, acesse o site oficial da Casa Batlló.

casa batllo
Não entramos na Casa Batlló mas ficará para uma próxima oportunidade

Basílica da Sagrada Família

Na minha opinião, visitar a Basílica da Sagrada Família é essencial para o turista que visita Barcelona pela primeira vez. Se você quer saber tudo sobre a visita, tenho um post completo com as minhas dicas econômicas para aproveitar ao máximo essa obra-prima de Antoni Gaudí. Veja Como é visitar a Sagrada Família em Barcelona.

Mas já vou deixar aqui a principal dica. Compre o ingresso com antecedência para não ficar de fora dessa que, para mim, é a principal atração de Barcelona. Isto porque a procura é grande e se você não comprar antes, realmente não vai conseguir visitar a Sagrada Família, o que será uma pena. Os ingressos custam a partir de 20 euros, mas vale cada centavo.

Sagrada Família em Barcelona
Não deixe de visitar a Basílica da Sagrada Família em Barcelona

Park Güell

O Park Güell é outra obra de Gaudí mundialmente conhecida e cujos ícones em mosaicos coloridos se tornaram símbolos de Barcelona. Ele começou a ser construído em 1900 na montanha Pelada com o intuito de ser um bairro residencial das famílias abastadas da cidade. O terreno pertencia a Eusebi Güell, que contratou Gaudí para construir ali um complexo para 60 lotes em forma triangular, com vista para o mar e para a cidade.

O projeto audacioso previa uma complexa rede de caminhos, viadutos e escadarias adaptadas ao relevo do terreno. Porém, as restrições para a construção das casas e a dificuldade de venda dos lotes e de acesso ao local culminaram na paralisação das obras em 1914, quando Güell faleceu. Em 1922, o local foi adquirido pela Prefeitura de Barcelona, que o transformou em um parque público quatro anos mais tarde. Em 1984, a UNESCO declarou o Park Güell como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A visita ao Park Güell é gratuita apenas em uma parte aberta ao público. Mas ali não tem a mesma graça, porque não dá para ver as obras da Zona Monumental. E é lá que estão, por exemplo, a famosa escadaria colorida com o dragão e a salamandra; a casa do caseiro e o banco circular, todos feitos em mosaico a partir de peças cerâmicas partidas. Portanto, recomendo a visita e também que você compre o ingresso com antecedência, para não ficar de fora, já que há um limite de visitantes por hora.

Parc de La Ciutadella

Um lugar gratuito que vale a visita é o Parc de La Ciutadella, que fica próximo à Praia de Barceloneta e também da Cidade Velha. O parque era perto do nosso hotel e foi nosso primeiro passeio em Barcelona. Cheio de áreas verdes, com um lago e um zoológico, além de esculturas de renomados artistas, o Parc de La Ciutadella foi construído para a Exposição Universal de 1888. Não deixe de ver a Fonte Monumental e o pequeno lago, que teve a participação de Antoní Gaudi, como também visite o Castell dels Tres Dragons, obra do arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner.

Se você pensa em visitar outras regiões da Espanha, coloque na lista Sevilha. A Carol Miranda tem todas as dicas para você conhecer esta cidade incrível.

parc de la ciutadella
O Parc de La Ciutadella fica no coração da cidade e é uma visita gratuita que vale a pena

Arc de Triomf

Construído para ser a porta da Exposição Universal de 1888, o Arc de Triomf de Barcelona é outro ponto turístico gratuito que você pode visitar. Ele fica no Passeig Lluís Companys, bem próximo do Parc de La Ciutadella. Sua estrutura foi desenhada pelo arquiteto Josep Vilaseca i Casanovas e impressiona por ser de tijolo aparente e ter elementos islâmicos e cristãos.

Bairro Gótico e Cidade Velha

Aproveite a caminhada e visite as ruelas estreitas do Bairro Gótico que fica na Cidade Velha. Descubra lugares como a Catedral de Barcelona, o Palau de la Música Catalana e a Igreja de San Pere de Les Puelles. O bairro é da época medieval e esconde muitas atrações turísticas, como a Plaza Real, em estilo neoclássico, que fica ao lado das Ramblas.

bairro gótico
O Bairro Gótico tem ruas estreitas da época medieval

Las Ramblas

Certamente você deve conhecer de nome as Ramblas de Barcelona. Infelizmente nós também conhecíamos por causa do atentado terrorista, ocorrido em agosto de 2017. Claro que fomos ávidos por visitar aquela avenida, que tem um grande calçadão interno e ruelas externas para a passagem de veículos. O local fica sempre cheio de turistas e ali acontecem muitos furtos. Por isso, fique atento a seus pertences. Mas não se preocupe e aproveite a caminhada. Você vai ver bancas de flores e de frutas, revistarias e alguns cafés ao longo das Ramblas.

Mercado La Boquería ou St. Josep

Bem ao lado das Ramblas você vai poder visitar o Mercado La Boquería ou St. Josep. Como todo mercado municipal, ali você vai ter estandes que vendem frutas frescas, frutos do mar, carnes, embutidos e todo tipo de legumes e verduras. Fizemos uma passagem rápida por lá e aproveitamos para fazer um lanche saudável com salada de frutas e sucos naturais. O mercado é bem cheio de turistas e moradores. Mas acho imperdível conhecer este lugar.

mercado la boqueria
Não deixe de visitar o Mercado La Boquería e aproveite para comer frutas frescas deliciosas

Plaça de Catalunya

As Ramblas de Barcelona terminam na Plaça de Catalunya, uma das maiores praças da Espanha. Portanto, foi fácil chegar até a praça onde está a loja de departamentos El Corte Inglés, a mais conhecida da Espanha. Mas ali há também diversas lojas como a Apple e a Fnac, e é um grande centro de compras da cidade.

Dessa praça também partem os ônibus expressos que levam turistas ao aeroporto, o Aerobús. Inclusive é uma forma econômica de chegar ou sair do centro em direção ao Aeroporto El Prat. A passagem custa 5,90 euros somente a ida ou 10,20 euros, ida e volta num período de 15 dias.

plaça catalunya
A Plaça de Catalunya pode ser visitada a qualquer hora do dia

Mirante Colombo

Se você ainda estiver nas Ramblas pode optar por caminhar no sentido contrário à Plaça de Catalunya e visitar o Mirante Colombo. Construído para homenagear o descobridor Cristóvão Colombo, o mirante tem 60 metros de altura e fica numa praça bem ao lado do Porto de Barcelona. A coluna começou a ser construída em 1881 e teve sua inauguração em 1888, para a Exposição Mundial. Só como curiosidade, você sabia que Colombo desembarcou no Porto de Barcelona na volta da viagem em que descobriu a América? Por isso o navegador foi homenageado naquele ponto da cidade.

mirante colombo
No final das Ramblas, visite o Mirante Colombo e depois vá até o Port Vell

Port Vell

Port Vell ou Porto Velho, em português, é uma nova área que atrai muitos turistas. O local era velho e decadente até que Barcelona transformou seu antigo porto desativado em um dos espaços de lazer mais bonitos da cidade. Fomos lá em duas ocasiões, pela manhã no dia em que estávamos esperando para embarcar de ônibus para Andorra La Vella, e num dia à noite, quando visitamos o shopping center que há nesta parte renovada da cidade e aproveitamos para jantar.

De dia você pode caminhar pelas marinas e ver inúmeros iates estacionados por lá. É impressionante o tamanho das embarcações. À noite, há bastante movimento e o local fica cheio de famílias e de jovens que vão se divertir nos bares e restaurantes, além de ir ao cinema Imax e ao aquário.

port vell
Vejam o tamanho dos iates do Port Vell

Praias de Barcelona

Embora tenhamos ido no inverno, pegamos dias frios mas de muito sol e caminhar nos calçadões à beira-mar foi uma delícia de passeio. Nosso hotel ficava próximo à praia de Nova Icária e foi ali que vimos pela primeira vez o Mar Mediterrâneo. Visitamos o Port Olimpic, onde aconteceram as competições de vela das Olimpíadas de Barcelona em 1992. Ali há um grande píer repleto de restaurantes e bares que devem ficar lotados no verão. Porém, como estava frio, estavam vazios e por isso fomos convidados a entrar em vários deles pelos garçons. Mas ainda não estávamos com fome e seguimos caminhando.

Depois seguimos o calçadão até a Praia de Barceloneta, a mais famosa de Barcelona. Tanto esta praia quanto o bairro de mesmo nome valem uma visita mais lenta para explorar bares de tapas e restaurantes de frutos do mar, localizados ali.

Se você gosta de destinos de praia, que tal conhecer a Corunha, cidade que está fora do roteiro espanhol.

praias de Barcelona
Não deixe de caminhar no calçadão da praia de Barceloneta

O que faltou fazer em Barcelona

Em quatro dias inteiros não conseguimos cumprir todo o roteiro que pensamos. Mas isso acaba sendo um estímulo para voltarmos um dia. Adoramos a cidade e nos sentimentos bem à vontade por lá. Não sei se no verão teríamos a mesma impressão, já que Barcelona ferve tanto de calor, quanto de gente. Mas vou deixar aqui alguns pontos turísticos que ficaram faltando conhecer em Barcelona nesta nossa primeira visita.

  • Montjuic, Castelo Medieval e Fonte Mágica
  • Parque Olímpico
  • Plaza de España
  • Fundação Joan Miró

Leia também:

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva de setembro do grupo Viagens por Escrito. O tema escolhido para este mês foi O que fazer em… Veja também os outros posts dos blogs participantes:


CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

16 respostas

  1. Estive em Barcelona antes do confinamento obrigatório, no início deste ano. Foi a última viagem para fora de Portugal que fiz. Adoro a vibe da cidade, mas confesso que não conheço profundamente os seus pontos turísticos.
    As atracções ligadas ao Gaudí são um pouco caras mesmo. Mas valem muito a pena. Excelentes dicas para visitar Barcelona sem estourar o orçamento!
    Beijinhos

    1. Obrigada, Ruthia. Também foi nossa última viagem. Espero poder voltar um dia e com um câmbio mais favorável pra brasileiros. Porque a conversão do Real pro Euro encarece demais as atrações. Beijinhos

    1. É, Mari! A gente tem que se virar para poder conhecer lugares caros, gastando pouco. Ainda mais quando se viaja em família. Por isso faço esses roteiros mais enxutos e aproveito tudo o que é gratuito. Obrigada pela visita. Beijos

  2. Ótimas dicas Ciça! Realmente Barcelona é uma cidade maravilhosa para se caminhar e conhecer seus principais pontos turísticos! Infelizmente não conheci o Park Guel, mas conheci o Montijuic e o show das fontes… é lindo!

    1. Não dá pra se fazer tudo o que Barcelona oferece de atrações em poucos dias. Ou se fica muitos dias ou se fica devendo alguma coisa para conhecer. Obrigada pelo comentário. Beijos

  3. Tenho um amor sem explicação por Barcelona e Gaudí! Com certeza é um destino certo para quando tudo voltar ao “normal” e pegarei várias dicas desse post que está incrível, super completo! Obrigada por compartilhar!

  4. Uma dica do que fazer em Barcelona sem gastar muito é aproveitar os menus del día. Vários restaurantes o oferecem e por um valor entre 10-15 euros você tem entrada, prato principal, sobremesa e bebida que te sustentam o dia inteiro. Sem contar que as opções eram incríveis. Comemos muito bem na Espanha. Depois a noite um lanchinho básica tava ótimo.

  5. Excelente post! É muito difícil ser econômico em Barcelona! Como você disse, é muito fácil ultrapassar o orçamento! Adorei a dica do passe de metro casual. Acho que vale a pena pois andamos muito em Barcelona e ter esse passe pode nos salvar no fim do dia! Você vai ter que voltar…. o Montjuic é imperdível. É meu ponto favorito!!

    1. Pois é, Luciana. Faltou esta parte da cidade. Por ser caro ficar lá, optamos por ir até Andorra, onde ficamos outros quatro dias. Por isso não tivemos tempo hábil para conhecer todas as atrações. Mas espero voltar um dia para ver o que faltou. Obrigada por complementar. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.