O que fazer em Foz do Iguaçu em cinco dias

o que fazer em foz do iguaçu

Você tem cinco dias para fazer uma viagem incrível, passando por três países, praticamente sem sair do Brasil? Então leia este post sobre o que fazer em Foz do Iguaçu. Porque se você viajar pra Foz, vai visitar três países numa só viagem e numa só hospedagem. Vai se divertir muito e gastar bem menos do que pensa.

Aliás, eu já fiz um post aqui no blog sobre as Cataratas do Iguaçu. E fiquei devendo outro com informações mais detalhadas sobre Foz do Iguaçu e o que tem para fazer por lá. Então, aproveitei o tema da Blogagem Coletiva do grupo Viagens por Escrito para contar o que me faz querer voltar a essa cidade do Paraná que ganhou meu coração.

Onde ficar

Vou começar dando dica de onde se hospedar em Foz do Iguaçu. Isto porque há inúmeras opções, dentro e fora da cidade, e ter essas dicas vai lhe ajudar na escolha do local mais apropriado para você ficar. Como sou Viajante Econômica sempre optei por ficar hospedada no Ibis Foz do Iguaçu. Ele é bem localizado, próximo do centro, com bares e restaurantes ao redor. Para mim valeu a pena porque paguei a hospedagem com pontos do programa de fidelidade All Accor Live Limitless. E se você tiver o Cartão Ibis Business vai ter mais descontos na hospedagem.

Mas é claro que há muitas opções de hotéis por lá, inclusive na região em que nos hospedamos. Muitos turistas também procuram os resorts e hotéis de luxo da cidade. Veja no mapa abaixo os preços e as opções disponíveis e escolha a sua hospedagem:

Booking.com

Carro alugado

Muitas atrações de Foz do Iguaçu ficam fora da cidade, por isso você vai precisar de um carro ou de transporte público para chegar até lá. Nós alugamos um carro popular com ar condicionado para visitar todas as atrações, o que facilitou muito na locomoção, já que a cidade é grande e espalhada. Se quiser fazer uma cotação, a Rentcars pode lhe ajudar na escolha do seu veículo e locadora.

Como chegar

Minhas últimas viagens a Foz do Iguaçu foram realizadas de avião. A cidade conta com um aeroporto pequeno, mas que supre bem a demanda de turistas nacionais e estrangeiros que chegam todos os dias para conhecer as belezas da região. Fomos num voo da Gol, mas a Latam e a Azul também fazem essa rota a partir de São Paulo e de outras cidades. Confira aqui os preços na Passagens Promo.

Seguros Promo

O que fazer em Foz do Iguaçu

Muita gente pensa que visitar Foz do Iguaçu se resume a conhecer as Cataratas do Iguaçu e fazer compras no Paraguai. E por isso acaba reservando apenas dois ou três dias para visitar a cidade. Mas vou mostrar as inúmeras atrações que tem por lá e você vai ver que cinco dias dá para conhecer o básico e ainda vai deixar você com aquela vontade de voltar.

Cataratas do Iguaçu – lado brasileiro

Claro que vou começar pela principal atração da cidade, afinal ir a Foz e não visitar as Cataratas do Iguaçu seria um grande desperdício. Isto porque as Cataratas são uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A visita é tão impressionante que a gente nem sabe descrever direito o que sente quando se depara com a força das águas do Rio Iguaçu na Garganta do Diabo.

cataratas do iguaçu
Se der sorte vai pegar a água limpa e cheia, mas saiba que varia muito

Comece o dia visitando o Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas. Se você for aproveitar bem o parque, vai sair de lá próximo ao horário do fechamento, às 17h. Os ingressos podem ser comprados na hora na bilheteria do Parque ou pela internet. Se quiser evitar filas, faça a compra com antecedência. Você vai poder fazer o passeio básico ou os tours mais incrementados, comprados lá no Parque, como o Macuco Safari ou a Trilha do Poço Preto. Para saber mais sobre a visita, veja o site oficial do Parque Nacional do Iguaçu.

Marco das Três Fronteiras

Depois de visitar o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, sugiro ir ao Marco das Três Fronteiras do Brasil para assistir ao pôr do sol. Você pode optar por comprar o ingresso junto com o Parque Iguaçu e economizar um pouco. Mas veja se estará disponível porque atualmente, com a Pandemia de Covid19, não estão vendendo o combo que inclui também a visita panorâmica à Usina de Itaipu.

marco das tres fronteiras de Foz
O Marco das Três Fronteiras do lado brasileiro tem espetáculos no final da tarde

Puerto Iguazu – Argentina

No segundo dia, recomendo você visitar a Argentina. A primeira cidade que você vai conhecer a partir de Foz do Iguaçu é Puerto Iguazu. A cidade em si é pequena e se parece com as cidades do interior do Brasil. Para chegar lá você vai atravessar a Ponte Tancredo Neves sobre o Rio Iguaçu. Logo em seguida vai avistar o Duty Free Argentina, a loja sem impostos que tem algumas promoções interessantes (falo dela mais abaixo).

Chegando na fronteira, você vai passar pelo serviço de imigração argentino. Portanto, não se esqueça de levar seus documentos para entrar no país. Pode ser a carteira de identidade (desde que não ultrapasse 10 anos da expedição) ou seu passaporte (acho bobagem levar nesta viagem). Se estiver de carro alugado, terá que ter o seguro Carta Verde, que você terá que expedir na avenida antes da fronteira do Brasil com a Argentina. Mas não se preocupe, o pessoal da locadora explica tudo pra você.

Cataratas do Iguaçu – Lado argentino

Muita gente só visita o Parque Nacional do Iguaçu do lado brasileiro por falta de tempo, mas se esquece que é do lado argentino que está a possibilidade de chegar até a mais impressionante queda d’água, a Garganta do Diabo. Por isso, atravesse a fronteira de manhã e siga até o Parque Nacional Iguazu, onde estão as Cataratas do Iguazu.

O parque argentino tem uma pegada mais rústica e atrações diferentes que vão lhe dar a sensação de estar sobre as quedas d’água das Cataratas. Isto porque a trilha mais interessante e longa vai lhe levar até pertinho da Garganta do Diabo. É simplesmente impressionante observar a força das águas de tão perto, caindo num grande abismo de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. Pra mim, só isso já vale a visita. Ou melhor, vale a viagem!

garganta do diabo
Fala sério: a Garganta do Diabo é impressionante

Dentro do parque há um trem que leva você até o início das trilhas das Cataratas. Não perca tempo, já compre os ingressos para conhecer o lado argentino aqui.

Marco das Três Fronteiras argentino

Em Puerto Iguazu, você pode aproveitar o final de tarde para visitar o Marco das Três Fronteiras do lado argentino. A visita é aberta ao público e há algumas lojas de souvenir e barracas de artesanato no local. Não perca o show de águas e luzes ao entardecer. As crianças são as que mais se divertem nos chafarizes que soltam água de acordo com a música. Não se esqueça de levar roupa extra para seus filhos, porque vão se molhar, com certeza. (risos)

show de luzes
Veja o show de luzes do Marco das Três Fronteiras de Puerto Iguazu ao entardecer

Feirinha de Puerto Iguazu

Depois de ver o pôr do sol, não deixe de visitar a Feirinha de Puerto Iguazu. Lá você vai encontrar queijos, azeitonas, vinhos, azeites, chocolates e alfajores com bons preços. Aproveite para provar as empanadas argentinas num dos bares da feirinha. Não espere nada luxuoso. É bem simples mas vale a visita.

feirinha puerto iguazu
Embora seja um local simples, a feirinha tem produtos excelentes a bons preços

Restaurantes argentinos

Muitos brasileiros que amam carne atravessam a fronteira para degustar a famosa carne argentina nos restaurantes de Puerto Iguazu. Não vou indicar nenhum porque não somos carnívoros. Mas não será difícil achar indicações no Google, afinal a fama de boa comida e bebida dos restaurantes de lá é bastante conhecida dos viajantes.

Duty Free Shop

Se você curte comprar produtos importados, recomendo visitar o Duty Free Shop da Argentina. Ele fica do lado direito logo após você atravessar a Ponte Tancredo Neves. Aliás, como ali ainda não é o setor de imigração, você pode visitar em várias oportunidades. Sempre compro chocolates, shampoos e perfumes em promoção por lá. Mas há inúmeros outros produtos que podem lhe atrair.

duty free shop
Gosto de visitar o Duty Free Shop de Puerto Iguazu, na Argentina

Ciudad del Este

Reserve o terceiro dia de estadia em Foz do Iguaçu para conhecer Ciudad del Este, no Paraguai. Para ir até lá, você terá a opção de deixar seu carro alugado num estacionamento do lado brasileiro e atravessar a pé a Ponte da Amizade. Outra opção é ir de taxi ou de transporte público. Ou ainda reservar um tour com alguma agência de transfer do seu hotel.

Só para ilustrar, as locadoras não permitem que um carro alugado brasileiro cruze a fronteira com o Paraguai. Portanto, não tem opção de ir com ele. Só as outras que descrevi acima. A minha experiência é deixar o carro no estacionamento em Foz. A tarifa costuma ser de 20 reais a diária e o estacionamento fica aberto até as 17h.

ciudad del este
Encare as compras no Paraguai com espírito de aventura e aproveite os bons preços

Compras no Paraguai

Embora seja bagunçado e estranho aos olhos de quem chega a primeira vez em Ciudad del Este, o Paraguai é interessante para fazer compras. Mas vá com espírito de aventura, não fale com estranhos, proteja sua bolsa, não dê bobeira nas ruas e tudo ficará bem e você vai até querer voltar lá. Isto porque há lojas confiáveis e produtos realmente bons a preços ótimos. E você pode pagar em reais, dólares ou guaranis (a moeda local).

Não deixe de visitar o Shopping China, que fica dentro do Shopping Paris, e a Casa Nissei. Lembre-se de que você pode gastar até U$ 500 sem pagar taxas aduaneiras na alfândega brasileira, que faz averiguação das mercadorias no retorno ao país. Alguns produtos têm preços tentadores. Sempre compro shampoos de marca estrangeiras como John Frieda, Joico e Lorea’l bem mais baratos do que no Brasil. Fique esperto para não comprar eletrônicos falsificados. Vá em lojas que são revendedores autorizados para não ter surpresas e prejuízo.

ciudad del este
O Shopping Paris é um dos mais novos de Ciudad del Este

Parque das Aves

No quarto dia em Foz do Iguaçu, você pode conhecer o Parque das Aves de manhã cedo. Se der sorte, vai ver as aves se alimentando e ficará impressionado com as espécies tropicais preservadas no parque. Imensos viveiros abrigam exuberantes aves da Mata Atlântica, representando seu habitat natural. Acho que depois das Cataratas, o Parque das Aves é uma das atrações imperdíveis de Foz. Não deixe de conhecer.

parque das aves
Não deixe de visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Templo Budista

Na parte da tarde, faça uma visita ao Templo Budista Chen Tien. O local é uma das atrações turísticas de Foz do Iguaçu e conta com uma das vistas mais legais da cidade e de Ciudad del Este. O templo tem um jardim bastante interessante, com mais de 120 estátuas, entre elas um imenso Buda de sete metros de altura. Faça uma visita silenciosa e contemplativa e, mesmo que você não siga os preceitos desta religião, aproveite a oportunidade de sentir a paz que se tem ali. O horário de funcionamento do templo é de terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

templo budista
O Templo Budista é um refúgio para meditar e observar a cidade do alto

Mesquita de Foz do Iguaçu

Outro templo que atrai turistas em Foz do Iguaçu é a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab. Os horários de visitação são de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30; aos sábados só pode ser visitado das 9h às 11h30. Por se tratar de um templo religioso, não se esqueça de seguir as regras: tirar o calçado ao entrar; mulheres precisam estar com lenço cobrindo a cabeça; falar baixo e respeitar os horários de orações.

Usina de Itaipu

Reserve seu quinto dia em Foz para aproveitar tudo o que a Usina de Itaipu Binacional tem a oferecer ao turista. Faça primeiro a Visita Panorâmica (um tour de ônibus por toda a área externa da usina). Se não estiver com crianças (somente entram maiores de 14 anos), siga para fazer também o Circuito Especial (um tour pela área interna da usina, conhecendo a sala de comando e todo seu funcionamento). Se você for visitar numa sexta ou sábado, não perca a Iluminação Monumental, que acontece no final do dia.

Veja ainda se vai dar tempo para fazer as outras opções de passeios na área da Usina de Itaipu: o Ecomuseu, que conta a história da usina; o Refúgio Biológico, onde estão animais que foram preservados na época da construção de Itaipu; e ainda faça um tour Kattamaram, um passeio memorável de barco pelo reservatório da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Para comprar os ingressos, veja o site oficial.

O que fazer em Foz à noite

Não sou muito de sair à noite, mas Foz do Iguaçu tem muitos atrativos para curtir a vida noturna. Algumas churrascarias têm shows para atrair os visitantes. Há também a região de bares da Avenida Jorge Schimmelpfeng para quem gosta de aperitivos e boa cerveja. Alguns turistas preferem aproveitar a noite em Puerto Iguazu, na Argentina. E realmente lá você vai ter além dos restaurantes, o Ice Bar Iguazu e o Gran Casino Iguazu, um dos mais importantes e sofisticados cassinos da América Latina.

marco das três fronteiras
Quando a noite cai em Foz do Iguaçu, o agito continua

Blogagem Coletiva

Depois de tantas atrações, não é à toa que falo que sempre quero voltar a Foz do Iguaçu. Aliás, este é o tema da nossa Blogagem Coletiva. Quer saber outros lugares que você também vai querer voltar? Então veja estes posts:

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

8 respostas

  1. Parabéns pelo post Ciça! Conseguiu abranger todas as principais atraçoes de Foz! Embora eu tb nao seja muito carnivora, os restaurantes na Argentina valem muuuito a pena. Em Foz, fica a dica do La Mafia (massa), delicioso!

  2. Samuel já foi algumas vezes a trabalho, mas eu nunca fui. Eu ia esse ano, já está tudo pago…vamos torcer para dar tudo certo!!!! Já anotei o roteiro todinho!

  3. Nós não alugamos carro e ficou bem mais complicado seguir um roteiro completo como o seu por Foz do Iguaçu, pois os ônibus são poucos e demoram muito para passar.
    Quero voltar também, dessa vez de carro!

  4. Ciça eu quero muuuuito conhecer as Cataratas! Amei suas dicas sobre Foz do Iguaçu. Achei que iria esse ano, mas ai boom pandemia, né? hahaha Mas to salvando tudo aqui pra quando puder ir! Beijão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.