Mercado de Peixes de Santos: pescados e gastronomia juntos

mercado de peixe santos

O Novo Mercado de Peixes de Santos, aberto dia 17 de julho, já virou atração turística, sendo disputado por moradores e visitantes. O novo local, com infraestrutura para 20 boxes de venda de pescados e frutos do mar, tem ainda outro atrativo: o Restaurante Paru, do chef Dário Costa, vencedor do reality show Mestres do Sabor. E, certamente, a novidade já caiu no gosto dos santistas, tanto que as vagas no estacionamento estão sempre completas e há filas para entrar.

Tradição santista

A tradição de comprar pescados na Ponta da Praia é bastante conhecida. O antigo Mercado de Peixes sempre foi ponto de referência em Santos, desde sua inauguração em 1982. Mas o local era aberto e a estrutura dos boxes, dispostos numa praça na saída da travessia de balsas entre Santos e Guarujá, há tempos precisava de melhorias.

Sem dúvida, com a transferência para o novo prédio, o Mercado de Peixes de Santos ganhou em qualidade e comodidade, já que conta com ar condicionado, banheiros e boxes totalmente estruturados para a manipulação dos pescados.

Veja também:

frutos do mar
O Mercado de Peixes de Santos vende pescados e frutos do mar frescos

O que você vai encontrar

Mas o que vende no Novo Mercado de Peixes de Santos? Você vai encontrar peixes de variadas espécies, muitos da costa brasileira e alguns importados. Da sardinha ao bacalhau da Noruega, do mexilhão ao polvo, do camarão às vieiras. São inúmeras opções que cabem em todos os bolsos, sendo a maior parte pescados entre Angra dos Reis e o litoral do Rio Grande do Sul.

Matheus Carvalho, da Peixaria Canaã – box 12, é um dos peixeiros do novo mercado. Conforme me explicou, mesmo com a Pandemia de Covid 19, as vendas estão aumentando depois da mudança de local. Muitas pessoas estão visitando por curiosidade, mas sempre saem com alguma compra.

Venda para todo Brasil

É provável que você tenha vontade de conhecer o Novo Mercado de Peixes de Santos mas não more perto ou não tenha como viajar neste momento de Pandemia. Pois saiba que muitas peixarias fazem entregas em outras cidades do Brasil. É o caso do Box do Santista, que tem 45 anos de tradição na venda de peixes e frutos do mar. De acordo com Alex Vieira, responsável pelo box Alex Santista, ele e seu pai aceitam pedidos para delivery por telefone (13) 3261-3858 e WhatsApp (13) 99143-4715.

box do santista
Alguns boxes do Mercado de Peixes de Santos fazem entregas em todo o Brasil

Final de Ano e Semana Santa

O Mercado de Peixes da Ponta da Praia sempre foi muito procurado o ano todo, mas em datas específicas as vendas aumentam significativamente. É o caso da celebração de Ano Novo e da Semana Santa, quando as pessoas optam pelos pescados e frutos do mar para o almoço ou ceia.

A sazonalidade, o defeso (quando a pesca de certas espécies é interrompida para reprodução) e a procura pelos pescados ditam os preços das vendas no Mercado de Peixes de Santos. Portanto, quando for lá para comprar algo para preparo em sua casa, saiba escolher os que estão mais em conta devido à época da sua visita.

frutos do mar em santos
As festas de final de ano aumentam as vendas de pescados e de frutos do mar

Como escolher o pescado

Se você é como eu que não entende muito de peixe e na hora de comprar mal sabe qual escolher, veja as dicas que aprendi visitando o novo Mercado:

  • o peixe deve estar com os olhos brilhantes, transparentes e inteiros, nunca na cor cinza ou esbranquiçado
  • as escamas devem estar brilhosas e firmes; se estiverem saltando ao toque, descarte a compra
  • as guelras devem estar vermelhas, com a cor viva
  • apalpe o peixe para sentir se a carne está homogênea; se ele estiver mole já foi congelado ou não está fresco
  • sinta o cheiro, se o peixe exalar um forte odor, ele não é fresco. Quanto menos cheiro, mais fresco ele é.
mercado de peixes santos
O Mercado de Peixes de Santos tem 20 boxes de venda de pescados e frutos do mar

Programe sua visita

O Mercado de Peixes de Santos fica aberto de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h. O local conta com estacionamento para 40 veículos, tendo vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência. Não é permitida a entrada de animais de estimação. O Mercado fica na Av. Governador Mário Covas Jr., 3.050, na Ponta da Praia.

Restaurante Paru

Se sua especialidade não se encontra entre panelas, que tal conhecer o Restaurante Paru, que ocupa o mezanino do Novo Mercado de Peixes de Santos? Inaugurado em setembro, o local tem a proposta de oferecer comida de rua do mar. O restaurante funciona em sistema de autosserviço, ou seja, o cliente escolhe o prato no cardápio on-line ou por QR Code, vai até o caixa e paga seu pedido. Um painel avisa quando está pronto e é só buscar no balcão, sentar e degustar.

restaurante paru do mercado de peixes de santos
O Restaurante Paru oferece comida de rua do mar com autosserviço

Ambiente simpático

Por estar dentro do Mercado de Peixes de Santos, o restaurante tem uma decoração simples, porém o ambiente é bastante simpático ao cliente, com mesas de variados tamanhos, algumas ao estilo piquenique, cadeiras com revestimento de cordas, luminárias de vime e cestos para descarte de lixo reciclável. Aliás, todos os utensílios que você vai usar são de material biodegradável feitos de bagaço de cana.

Cardápio de comida de rua

Sem dúvida, o cardápio do Restaurante Paru vai tornar difícil a escolha do seu prato. Pois certamente as delícias do mar que o chef Dário Costa pensou para seu segundo restaurante em Santos vão surpreender os clientes pelo sabor e pela inovação do corte dos pescados.

Dentre as opções mais simples estão coxinha de caranguejo, pasteis da semana e bolinhos do “nosso” bacalhau. Mas você também pode gostar de polvo na brasa ou o prime ribe de atum, um corte especial que aproveita a melhor parte deste peixe. Todos os pratos feitos na brasa são acompanhados de pão de alho, espeto de legumes, farofa de banana e vinagrete.

Café e doces

Como o restaurante abre às 9h, você pode tomar um delicioso café com cheesecake de coalhada ou comer um banoffe com refrescos da casa, por exemplo. Ou ainda aproveitar os lanches como hotdog do mar e o tuna burguer, ambos acompanhados com batata da casa, se escolher fazer a visita no período da tarde. Mas lembre-se de que o restaurante fecha às 18h, portanto não vai rolar happy hour nem jantar. Mas claro que opções não vão faltar para você conhecer neste local, que costuma lotar das 12h30 às 16h30.

mercado de peixes de santos 2
Compre peixes diferenciados e maturados no Açougue do Mar

Açougue do Mar

De acordo com o chef Jorge Augusto dos Santos Rios, que me acompanhou durante a visita que fiz ao restaurante, todos os peixes do cardápio são da região. Eles chegam frescos e vão para maturação e corte no Açougue do Mar, que funciona dentro do próprio restaurante. Dentre eles estão o paru, que dá nome ao local, carapau, tainha, cioba, xaréu e sororoca, além é claro do atum, que como já disse tem um corte diferenciado e é um dos mais procurados. O restaurante muda o cardápio quando alguma das espécies entra na fase de defeso, já que a pesca fica suspensa para sua reprodução.

A proposta do chef Dário Costa é oferecer cortes diferenciados de peixes em seu restaurante. De acordo com Rick Taylor, chefe do Açougue do Mar, assim que chegam, os peixes passam por um processo de limpeza e secagem, mas sem uso de água, para aumentar seu tempo de vida. Os mais pesados são pendurados como num açougue tradicional e os menores são colocados numa câmera fria, distantes uns dos outros. Ali, entram num estado de maturação conhecido por dry aged, que deixa o pescado com sabor acentuado e fresco por mais tempo.

À medida que estão prontos para consumo, os peixes são cortados e embalados para uso do restaurante. Mas agora você também pode levar os cortes do Açougue do Mar para casa. E nada como fazer um churrasco de peixe ou mesmo preparar um assado para um almoço em família, não é mesmo? Então, confira abaixo no site da Amazon Brasil alguns utensílios que vão facilitar sua atuação como master chef. Sua compra vai ajudar o blog com uma pequena comissão.

açougue do mar
Pescados entram em maturação no Açougue do Mar do Mercado de Peixes de Santos
Seguros Promo

Mercados pelo Mundo

Se me perguntarem um lugar que adoro visitar nas minhas viagens, em qualquer país ou cidade do mundo, minha resposta será mercados. Sabe por quê? Porque a gente sempre encontra coisas diferentes e experimenta sabores que não conhecemos ainda. A Bárbara, do blog Experiência Bárbara, tem inclusive um post bem interessante sobre 12 mercados no mundo que vão te surpreender!

Mas claro que cada pessoa tem uma forma de aproveitar essas visitas. A Gisele, por exemplo, adora cozinhar e experimentar receitas típicas. Ela inclusive contou isso no post Conhecendo Mercados de Comida pelo Mundo , no seu blog Destinos por Onde Andei. Já a Lilian, do blog Uma Senhora Viagem, ama visitar os food markets em suas viagens e fez um relato sobre os 10 Lindos Mercados no mundo.

Espero que logo a Pandemia de Covid 19 passe para a gente visitar muitos mercados pelo mundo para depois contar nossas experiências para vocês. Mas por enquanto, venha conhecer o Mercado de Peixes de Santos e o Restaurante Paru. E não se esqueça de contar para mim como foi sua experiência.

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

18 respostas

  1. Gente fui nesse restaurante do mercado. Horrível, atendimento péssimo, demorado e além de tudo isso muito caro. Conheço o mercado há muitos anos. A reforma ficou linda mas falta opções de onde comer.

    1. Uma pena que o restaurante tem recebido mal seus clientes. O espaço é lindo, mas se peca no atendimento, ele precisa melhorar!
      Obrigada por contar sua experiência. Mesmo ruim ela é importante para os leitores.

  2. Estive ontem com minha família, fizemos questão de conhecer.
    O mercado de peixe realmente e maravilhoso e com certeza voltarei para aquisição de peixes maravilhosos e frescos.
    Infelizmente minha experiência no restaurante do chef Dario, já não foi muito agradável.
    Ambiente bagunçado vc. Tendo que disputar mesa com outros clientes.
    Demorado para servir e nos sentimos enganados, pois no caixa fomos informados que o peixe do dia na OPÇÃO A era LINGUADO, mas qdo. Fomos pegar o prato, o que estavam servindo passou bem longe do produto comprado e esperado.
    Literalmente compramos lebre e levamos gato.
    Experiência horrível NAO VOLTAREMOS E NAO INDICAMOS. Pagamos caro e não consumimos o que compramos.

    1. Obrigada por deixar seu comentário e mostrar sua experiência neste restaurante. Espero que os responsáveis melhorem o atendimento e se organizem para deixar os clientes satisfeitos.
      Um abraço pra você

  3. Olá Cecília.
    Estive nesse fds com meu marido visitando Santos.
    Entramos no seu blogue para ver dicas onde comer.
    Fomos no mercado do peixe restaurante Paru.
    Foi uma experiência tão desagradável.
    O lugar é bonito mas o atendimento péssimo, fora que demorou 1:30 hs pra sair o prato e não veio completo o pedido.
    Fui reclamar com a maior educação mesmo tendo esperado tanto a comida mas a moça do caixa foi muito grossa.
    Não deveria estar lá pra tratar com o público.
    Confesso que vou avaliar melhor suas dicas antes de ir porque foi estressante e decepcionante a experiência.

    1. Angélica, sinto por sua experiência negativa. Não cheguei a comer por lá. No post eu cito apenas que existem pratos e que o restaurante é de um chef famoso. Obrigada por contar sua experiência. Mesmo sendo negativa, ela é necessária para que os leitores saibam que nem todo mundo é bem atendido.
      Não tenho como ser responsável pelo mal atendimento. Mas me solidarizo com sua indignação. Ser mal tratado num lugar que era pra ser uma experiência de gastronomia agradável é realmente muito ruim.

  4. Restaurante extremamente caro. Chegando o absurdo de pedir $12 reais numa cerveja q no mercado custa $3 e uma água de côco $10… Surreal.

  5. Amo mercados de peixes e de comidas também, sempre faço questão de visitá-los quando vou à um destino novo, são atrações que nos trazem experiências únicas, que não encontramos em outro lugar.
    Acompanhei o Chef Dário Costa no Mestres do Sabor e era um dos meus chefs favoritos, torci muito por ele e fiquei feliz que tenha levado o prêmio para casa. Não sabia que ele tinha um restaurante em Santos, melhor ainda saber agora deste segundo no Mercado de Peixes da cidade.
    Quero muito visitá-lo quando for à Santos e você é quem vai me levar lá, rsrs. Beijão!

  6. Cecília, seu texto sobre o mercado de peixes de santos me deixou com água na boca. E adorei o conceito do restaurante Paru! Já quero experimentar as delícias dele!

  7. Oi,Cecília
    Que excelente dica essa do Mercado de Peixes de Santos ! Muito interessante a iniciativa do Box Alex Santista de entregar em outros lugares.
    Adoro um peixinho grelhado e, com certeza, iria experimentar o restaurante Paru’
    Como amo doces, fiquei animada com essa cheesecake de coalhada.
    Parabéns pela cobertura blogueirística da inauguração do Mercado de Peixes de Santos.
    beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.