Você também curte visitar uma Feira de Natal? Já ouviu falar sobre as feiras natalinas que acontecem todos os anos na Alemanha? Este post tem algumas curiosidades sobre elas e também faz um comparativo com as feiras de Natal do Brasil. Vamos lá?
Minha primeira Feira de Natal
Particularmente, sempre gostei dessa época de festas de final de ano, da decoração caprichada do comércio e também de enfeitar minha casa. E lendo blogs de viagem descobri as feiras de Natal da Alemanha. Fiquei com muita vontade de conhecer mas não sabia se conseguiria porque nossas viagens sempre foram nas férias escolares.
Mas em novembro de 2013 consegui realizar este sonho. Meu filho estava no primeiro ano do Ensino Fundamental e resolvi arriscar. Viajamos no final de novembro para pelo menos pegar o início das Feiras de Natal de Berlim e Hamburgo, os destinos escolhidos daquela viagem. E não me arrependi. Voltei ainda mais apaixonada pelo Natal.
Vilas de Natal
Aqui no Brasil, as Festas Juninas de algumas cidades são tão bem elaboradas que se parecem com uma vila junina. Pois na Alemanha isto acontece com a Feira de Natal. Toda cidadezinha alemã costuma ter pelo menos uma. Mas as grandes cidades possuem muitas delas, em geral erguidas em novembro nas praças de vários bairros.
Como fomos na segunda metade do mês de novembro, vimos algumas sendo construídas em Berlim. E pra nossa sorte tivemos uma pequena amostra na Postdamer Platz, que sempre fica pronta antes das demais. Mas no geral a abertura destes mercados de Natal é sempre no final do mês de novembro. Portanto, se quiser ir um dia, já sabe que antes do dia 25 poucos estarão funcionando. Depois de Berlim, seguimos para Hamburgo e lá sim pude realizar meu sonho de verdade.
Talvez você goste de saber minhas Dicas de Berlim para viajar pela história
Como são as Feiras de Natal
Uma Feira de Natal na Alemanha, também conhecida como Mercado de Natal, tem algumas peculiaridades. Ela é sempre cheia de barracas em formato de chalé alpino, feito em madeira, e a decoração segue um tema que varia a cada ano e a cada mercado. E não faltam muitas luzes e enfeites natalinos.
Para divertir a garotada, no geral, há parque infantil, carrossel e barracas com atividades. Algumas têm pista de patinação no gelo e apresentações artísticas e típicas da época. Dessa forma, os mercados de Natal sempre atraem moradores e turistas de todas as idades.
Já ouviu falar de Hamburgo? Sou particularmente apaixonada por aquela cidade, tanto que fiz este post completo sobre Hamburgo: uma cidade alemã para voltar sempre
Decoração de Natal
Se você gosta de decorar sua casa para as festas de final de ano, vai pirar com os enfeites em madeira à venda nas Feiras de Natal alemãs. Há variadas opções para decorar portas, mesas e até enfeites para sua árvore de Natal. Os alemães adoram velas de todos os tipos, mas você vai encontrar também luzinhas de led, pisca-pisca, luminárias em formato de estrelas e pequenos adornos de Natal feitos de material variado. Enfim, prepare-se para se perder nesta enorme variedade de objetos decorativos.
Advento na Alemanha
Para os cristãos, o Advento é o tempo de preparação espiritual para a chegada do Menino Jesus. Ele se inicia quatro domingos antes do Natal. E uma das maiores tradições alemãs de final de ano é justamente celebrar o Advento.
Por isso, nas casas dos cristãos alemães você vai encontrar uma guirlanda circular com quatro velas, conhecida por coroa do Advento. Ou ainda vai ter uma espécie de carrossel em madeira com velas ao redor, conhecida por pirâmide do Advento. Seja qual for o formato, nas casas alemãs há o costume de acender, a cada domingo, uma dessas quatro velas do Advento. Isto acontece sempre com a família reunida e é uma forma de preparação para o Natal.
Nas Feiras de Natal há sempre coroas e pirâmides do Advento para vender. Estas últimas de vários tipos, tamanhos e preços, todas feitas em madeira. Eu mesma trouxe duas pirâmides pequenas para decorar minha casa. E é bem comum você ver uma dessas pirâmides de Natal, com carrosséis gigantes, enfeitando os mercados natalinos.
Calendário do Advento
Já as crianças costumam acompanhar dia a dia a chegada do Natal por meio do Calendário do Advento. Feito em papel ou em tecido, o calendário tem somente os dias do mês de dezembro e pequenas janelas que a garotada abre uma a uma até chegar o dia 25, quando se encerra a contagem.
A cada dia uma janela traz uma surpresa, que pode ser uma foto, presente ou chocolate. Você pode encontrar esse tipo de calendário para comprar nas Feiras de Natal. Mas tem também em variadas lojas e até nos supermercados alemães. Só para ilustrar, vi um da Lindt com chocolates e fiquei com vontade de comprar. 😉
O que vende nas feiras
As Feiras de Natal que visitamos em Hamburgo tinham uma variedade de itens à venda. No geral, assim como na nossa festa junina não faltam quentão e pipoca, na Alemanha os mercados têm muitas coisas gostosas para você comer. Experimente os pretzels, os biscoitos de Natal, os chocolates artesanais em formatos diferentes, os sanduíches de salsicha alemã e, se gosta de bebida alcoólica, não deixe de provar o famoso vinho quente, o glühwein.
Para os amantes de queijos e embutidos, não vão faltar opções para conhecer uma variedade deles. Os produtos vendidos nestas feiras costumam ser artesanais e os vendedores são os próprios fabricantes. Portanto, vale a pena experimentar porque será uma experiência única.
Feira de Natal no Brasil
Aqui no Brasil, não temos a tradição dos alemães de realizar feiras deste porte, mas temos pequenos bazares de Natal. Alguns deles acontecem por iniciativa de escolas e igrejas ou ainda de prefeituras e grupos de artesãos. De qualquer forma, costumo visitá-los sempre que posso porque gosto muito de prestigiar quem faz artesanato na minha região. Ainda mais que tenho muitas amigas que criam coisas lindas em patchwork e não resisto.
E já que não podemos viajar pra Alemanha e este ano de Pandemia de Covid 19 os mercados de Natal foram cancelados por lá, aproveitei para visitar o bazar de Natal da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Santos. Só para ilustrar como é bem mais simples, vou deixar uma foto aqui do estande da minha querida amiga Ivete Taraban, artesã de mão cheia e muito talentosa, que costuma expor nestas feiras.
Outras festas e festivais
Quer mais dicas de Destinos para curtir festas e festivais? Então leia os posts das minhas amigas blogueiras do Grupo 8 on 8, pois este mês de novembro nossa blogagem coletiva teve este tema.
- Let´s Fly Away – 7 lugares para passar o Natal no Brasil com toda família [8on8]
- O Berço do Mundo – Rota das Castanhas | Outono em Portugal
- Destinos Por Onde Andei… – Preparativos de Natal no Canadá
- Chicas Lokas na Estrada – Festas tradicionais no Rio de Janeiro
Siga-nos nas redes sociais
Para saber novidades em tempo real, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest. Sem dúvida, seu apoio é muito importante para nosso blog.
Respostas de 8
Nunca estive em uma feira de Natal, mas tenho lido tanto sobre estas festividades na Alemanha que sinto o desejo de conhecer aumentando. Como não virar criança em uma Feira de Natal?!?
Abraços!!
Denise, é uma experiência incrível. Se conseguir fugir um dia em dezembro vá conhecer. Beijos
Que saudade fiquei da Alemanha. Também conheci as feiras de Natal por lá, também viajando no final de novembro. Fiquei encantada com a alegria dos alemães, bebendo vinho quente e comendo cachorro-quente. Foi uma experiência encantadora, que repeti em cada cidade que visitei. Lindo texto e fotos!
Também morri de saudade ao escrever este post, Lulu. Tomara que a gente possa voltar de novo. beijos
Eu estive nas feiras de Natal em Colónia em 2019 e parecia uma criança feliz (em parte culpa do glhuwein, confesso). As barraquinhas com decorações de Natal são de perder a cabeça, pena que é tudo tão caro. Quero muito voltar às feiras de Natal da Alemanha
Ruthia, se é caro pra você que mora em Portugal, imagine para nós, brasileiros, cujo câmbio está incontrolavelmente alto. Espero que tanto você quanto eu possamos voltar às feiras de Natal um dia para tomarmos muito glühwein. 😉
Ah, Cecília, seu post me levou direto para a Europa, onde as feiras fazem a alegria dos habitantes e visitantes das cidades.
É tudo tão lindo e mágico que chego a ficar emocionada, o Natal me emociona, é uma época muito feliz para mim, meu coração e minha casa se enchem de alegria.
Mais encantada ainda fiquei com os produtos vendidos nas feiras que você mostrou; além dos chocolates, fiquei maravilhada com aqueles porta velas, eu teria comprado vários, rsrs.
Lindo seu post, uma verdadeira declaração à uma das épocas mais bonitas do ano, parabéns!!!
Obrigada, Gisele! As feiras de Natal da Alemanha soa encantadoras. Deixam o Natal ainda mais lindo. Espero voltar um dia pra lá nesta época. Fica tudo mais bonito. Beijos