Interior de São Paulo: onde ir em Holambra

Holambra interior de São Paulo

Quer uma dica de onde ir no interior de São Paulo? Minha sugestão é conhecer Holambra, a cidade das flores. Estive lá e me apaixonei. Recomendo inclusive que sua visita seja feita em dois dias, se for possível. Assim você certamente vai ter tempo para explorar esta cidade que ganhou meu coração pra sempre. Como só fiz um bate-volta a partir de Campinas, vou mostrar as atrações e dizer que vou ter que voltar porque um dia só foi pouco pra tanta beleza.

Mas antes de pegar a estrada, que tal ler estes dois posts?

portal de Holambra
Holambra foi fundada em 1948 por imigrantes holandeses

Interior de São Paulo: conheça a Cidade das flores

Você já deve ter ouvido falar sobre Holambra, conhecida como cidade das flores. Ela foi fundada em 1948 por holandeses, que emigraram para o Brasil fugindo da devastação da Europa no pós-guerra. Mas talvez você não saiba que ela originalmente era para ser uma cidade fornecedora de leite. Isto porque os primeiros holandeses trouxeram centenas de cabeças de gado para cá. O objetivo era produzir leite para toda a região, mas o gado acabou morrendo com as doenças tropicais.

Só em 1957, quando famílias produtoras de flores chegaram e se instalaram em Holambra, que a cidade começou a encontrar sua verdadeira vocação. O sucesso no cultivo de palmas de Santa Rita impulsionou a chegada de novas espécies. E em virtude disso, logo depois em 1972, foi criado o Departamento de Floricultura, devido à expressiva produção de flores.

holambra onde ir

Explofora: a maior feira de flores

Com o intuito de divulgar as espécies cultivadas na cidade para todo o Brasil foi criada a Explofora. O evento acontece anualmente entre agosto e setembro para dar as boas-vindas à Primavera. A Expoflora recebe cerca de 300 mil visitantes, não só do interior de São Paulo, mas também de diversos cantos do país. Inclusive ela é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Durante o evento, certamente a cidade fica ainda mais linda. A feira tem muitas atrações, além da exposição de flores. Apresentação de danças típicas holandesas, gastronomia, desfile de carros alegóricos, chuva de pétalas são alguns dos atrativos. Um dos pontos altos é a mostra de paisagismo e jardinagem, onde decoradores e paisagistas montam espaços para divulgar as possibilidades de criação de belos jardins.

Quer ir a Holambra de excursão? Clique aqui.

bloemenpark no interior de São Paulo
Meu sonho era conhecer um campo de girassóis e pude realizar em Holambra

Campos de flores

Quem visita Holambra em qualquer época do ano, certamente precisa conhecer um dos inúmeros campos de flores. Alguns são fáceis de visitar, outros exigem a presença de um guia local. De qualquer forma, não deixe de conhecer uma das empresas que cultivam flores e plantas ornamentais em Holambra. Você vai ficar encantado com as inúmeras espécies e com a paisagem belíssima.

Recomendo conhecer o Bloemenpark, um lugar de fácil acesso e que abre todos os dias, das 9 às 17h. Aliás, foi lá que realizei alguns sonhos, como posar em fotos junto aos girassóis e num canteiro de lavandas. Vi também muitas flores lindas, como rosas de várias cores, trigo e uma planta da minha infância, o camarão, que havia no jardim da minha casa. Muitas pessoas fazem ensaios fotográficos por lá. A entrada é paga e os ingressos custam R$ 20,00. Estudantes, professores da rede pública, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, crianças de 6 a 10 anos e moradores de Holambra pagam meia. Já o ingresso para crianças abaixo de 6 anos é gratuito.

Saiba mais sobre os campos de flores de Holambra, no blog Mundo Viajante.

interior de são paulo Holambra
Holambra, no interior de São Paulo, tem muitas atrações bem cuidadas como o Deck do Amor

Onde ir em Holambra

Esta linda cidade do interior de São Paulo tem dois portais. O grande portal é a principal entrada da cidade e vale a pena dar uma parada para fotos. Ali você já percebe o cuidado dos moradores em promover a memória dos primeiros holandeses que chegaram ao Brasil. Mas durante sua visita isto ficará ainda mais claro. Toda a arquitetura nos remete à Holanda. Casinhas de tijolos aparentes, fachadas que lembram as construções holandesas, moinhos e muitas flores. Que graça de cidade!

Veja abaixo minha sugestão de algumas atrações:

  • Grande Portal
  • Memorial do Imigrante
  • Boulevard Holandês
  • Lago Vitória Régia
  • Deck do Amor
  • Parque da Expoflora
  • Moinho Povos Unidos
  • Portal do Moinho
  • Torre do Relógio
  • Lago do Holandês
  • Parque Van Gogh
  • Lago Nossa Prainha
Moinho Povos Unidos
O Moinho Povos Unidos é aberto à visitação e você pode conhecer o funcionamento dele

Onde comer em Holambra

Gastronomia é o forte da cidade. Dessa forma, acho que vale a pena escolher um dos restaurantes típicos de comida holandesa para almoçar ou jantar por lá. Não posso indicar nenhum restaurante porque só fiz um lanche na Kéndi Cafeteria. Mas esta indico porque gostei da experiência. É um espaço pequeno na Rua Rota dos Imigrantes, bem no centro da cidade. Comi um pastel de forno recheado de palmito divino. Os doces também eram muito gostosos. Vá conferir e veja se agrada seu paladar também.

Aliás, vou colocar algumas indicações de onde comer por lá que havia recebido de amigos. Como não fui, não vou dar minha opinião. Mas fica como dica para você e até pra mim quando voltar a Holambra. A Confeitaria Zoet en Zout é super indicada. Outro lugar que vi indicações é o Restaurante Madurodam, que serve à la carte e por quilo. A proposta é oferecer comida com sabor caseiro. Tem ainda o Restaurante Amsterdam e o The Old Dutch, este último indicado pela Bárbara Cortat, do blog Experiência Bárbara.

Cafeteria Kendi Holambra
Tomei um delicioso café com pastel de forno de palmito na Kéndi Cafeteria, no Centro de Holambra

Onde ficar em Holambra

Se você quiser se hospedar nesta bela cidade do interior de São Paulo, vai encontrar opções de hotéis e pousadas no centro e também do tipo turismo rural. Mas antes de mais nada, já digo que não me hospedei por lá. Portanto, vou deixar apenas três indicações que pesquisei no Booking antes de ir.

Hotel Villa de Holanda

Situado no centro, você ficará perto dos restaurantes e atrações. O hotel tem ar condicionado, cama box, TV Led, café da manhã incluso, frigobar e estacionamento. Para ver os preços e datas clique aqui.

Shellter Hotel

Com excelente localização, este hotel tem um café da manhã caprichado e um jardim com redes para descansar dos passeios. É um hotel pequeno e simples, que acomoda até quatro pessoas no quarto. Para verificar preços e datas clique aqui.

Parque Hotel Villa de Holanda

Agora, sem dúvida, se você quer um espaço amplo e com área de lazer para todas as idades, este hotel pode ser uma boa opção. Possui piscina, churrasqueira, campo de futebol, playground e outras comodidades. Saiba mais clicando aqui.

Interior de São Paulo: você sabia?

Você sabia que o nome Holambra é a junção de Holanda, América e Brasil? Eu soube há pouco tempo.

Aliás, existem muitas cidades no Brasil que parecem a Europa. A Elizabeth Werneck visitou algumas delas e tem muitas dicas. Não deixe de ler também.

Holambra no interior de São Paulo

Holambra fica na microrregião de Campinas, distante 40 km da cidade. Para quem vai de São Paulo são 120 km de distância. Para quem vai da Baixada Santista são 200 km até lá. Acho longe para ir e voltar no mesmo dia, por isso ficamos hospedados dois dias em Campinas e visitamos a região com calma. Para chegar lá, pegamos a Rodovia Adhemar de Barros até o acesso à Holambra.

Igualmente, se você quer saber quando ir, saiba que Holambra tem campos de flores para visitar o ano todo. Portanto, você pode programar uma ida à cidade em qualquer época. Mas claro que na Primavera as flores vão estar ainda mais lindas.

centro de Holambra
Holambra é uma graça de cidade para visitar no interior de São Paulo, que lembra a Holanda

Tem dois dias e não sabe onde ir?

É provável que você esteja procurando opções para visitar em apenas dois dias. Quer então umas sugestões? Veja o que os blogs do Projeto 8on8 trouxeram este mês na nossa blogagem coletiva de agosto e escolha seu próximo destino.

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

22 respostas

  1. Estive na Expoflora mas não conheci a cidade. Estávamos pensando nisso essa semana. Com a filha em Campinas fica mais fácil.Aqui no seu blog achei as informações que precisava para ir. Obrigada pelas dicas.

    1. Que bom que lhe ajudou. A cidade é uma graça e vale a visita fora da época da Exploflora para ver tudo o que ela tem pra oferecer aos visitantes. Bjs

  2. Eu adoro flores e quero muito conhecer Holambra. Linda, linda pelas suas fotos. Fiquei com uma curiosidade. Os passeios aos parques que precisam de guias é fácil contratar? Tem agências que oferecem?

    1. Sim. No centro da cidade você pode contratar um guia. Ou buscando no Google você pode já verificar preços e opções. Espero ter ajudado, Lulu. Bjs

    1. Oi, Denise.
      Vale a pena conhecer Holambra. Parece que estamos em outro país. É tudo limpo e organizado para o turismo. Vá conhecer quando puder. Bjs

  3. Eu moro do ladinho de Holambra e adoro passear na cidade, é uma lindeza que só. Provavelmente a mais bonita aqui do interior de SP. Muito bom seu texto, bem detalhado!

  4. Cecília, que delícia de destino essa Holambra. Já tinha lido alguma coisa sobre essa cidade no interior de São Paulo e as suas flores. Também conhecia esse moinho virtualmente. Você aguçou ainda mais a minha curiosidade. Uma pergunta um pouco estranha: os holandeses levaram as cabeças de gado do seu país natal para o Brasil? Teria que ser de barco, certo? Abraço. Parabéns pelo post

    1. Oi, Ruthia. Obrigada! Foi isso mesmo. Vieram de navio. Imagina o sofrimento. E aqui não se adaptaram ao clima. Mas por sorte vieram os cultivos de flores e hoje eles abastecem a todo o país com suas belas produções. Venha conhecer quando vier ao Brasil. Bjs

  5. Adorei as dicas de Holambra! Faz muito tempo que quero passear por lá e conhecer a cidade de fato, pois só fui uma vez na Expoflora há alguns anos. Também quero tirar foto num campo de girassóis!!!

  6. Nossa que delícia. Holambra é uma cidade que já sonho conhecer há uns anos. Sou encantada pelo colorido e pelas belas flores. Adorei ver todas as dicas do que fazer por lá, não conhecia os demais atrativos. Vou salvar seu post. Amei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.