Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer

Sabe quando você visita um lugar e pensa: todo mundo precisa conhecer isso aqui? Isso sempre me vem à cabeça, todas as vezes que visito as Cataratas do Iguaçu. É sério! Se você ainda não teve oportunidade de ir, programe-se para conhecer Foz do Iguaçu e suas exuberantes cataratas. Sem dúvida, é uma verdadeira Maravilha da Natureza.

Por esse motivo, escolhi falar delas neste post. Ele faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo 8 on 8, do mês de janeiro de 2020. O tema é Maravilhas da Natureza. Dessa forma, outras blogueiras também falaram sobre suas experiências em lugares maravilhosos pelo mundo. No final desse texto, você vai encontrar os links para conferir as outras postagens.

Não deixe de conhecer essa maravilha da Natureza

Talvez você goste também de ler O que fazer em Foz do Iguaçu em cinco dias.

Ingressos para brasileiros

Certamente, se você ainda não foi visitar as Cataratas do Iguaçu, recomendo se programar para ir. Porque, na minha modesta opinião, todo brasileiro tem que conhecer. Para chegar lá você pode ir de carro, de ônibus ou de avião. Em princípio, recomendo se hospedar pelo menos três dias em Foz do Iguaçu, uma cidade super preparada para receber turistas brasileiros e estrangeiros.

Se há um destino que atrai o turismo internacional, depois do Rio de Janeiro, da Floresta Amazônica e das praias do Nordeste, esse lugar de fato é Foz do Iguaçu. Sendo brasileiro, você terá desconto para visitar o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. O valor do ingresso não esfola ninguém. Você pode verificar os preços aqui no site oficial e se quiser pode comprar com a Civitatis, parceira do blog.

O Parque Nacional do Iguaçu é um Patrimônio Natural da Humanidade desde 1986

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, inscrito pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986. O parque divide-se em dois países: Brasil e Argentina. No lado brasileiro, são 185.262 hectares de Mata Atlântica preservada. A área do parque destinada aos visitantes é de apenas 0,3% do seu território, permitindo assim seu desenvolvimento sustentável.

Aliás, o parque é um verdadeiro santuário de animais e vegetais, alguns ameaçados de extinção. Afinal, ali estão 250 espécies de árvores, 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, 635 de borboletas, 70 de répteis e 55 de anfíbios. Você vai caminhar pelas passarelas e encontrar muitas borboletas, lagartos, sem contar os inúmeros quatis, que circulam por todo o parque.

Organização

O Parque Nacional das Cataratas é super bem organizado. Prepare-se para passar o dia lá, ou pelo menos, boa parte dele. Mas vá com calma e aproveite tudo o que a Natureza tem a lhe oferecer. Na bilheteria você pode escolher fazer apenas a visita ao parque ou pagar por passeios mais radicais como o Macuco Safari, que te leva de barco até a queda d’água. Ainda não fiz esse passeio porque achei caro. Mas quem sabe ainda faço numa próxima visita, né?

Os barcos do Macuco Safari levam o visitante até as quedas d’água

Dentro do parque você vai pegar um ônibus que vai levar você até o início da trilha de passarelas. Ali na primeira parada, bem em frente ao Belmond Hotel das Cataratas, o único com hospedagem dentro do parque, você vai iniciar a descida a pé até a Garganta do Diabo. Sempre siga o fluxo e vai ver as belezas das quedas d’água do lado argentino ao longo do caminho.

Acessibilidade

A trilha das passarelas tem degraus e pequenas escadas. Se você for cadeirante ou for levar uma criança de carrinho, você terá a opção de descer do ônibus na parada Espaço Naipi. Lá há um elevador e rampas que facilitam o acesso ao mirante para contemplar a famosa Garganta do Diabo.

Santos Dumont se apaixonou pelas Cataratas e eu também 😉

Santos Dumont

Você sabia que, em 1916, Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, foi quem iniciou o movimento para desapropriar a área das Cataratas do Iguaçu? Depois de visitar a região e ficar apaixonado por tanta beleza natural, Santos Dumont usou sua influência para tornar a área pública. Graças a ele, hoje podemos conhecer essa obra divina que renova nossas energias a cada visita.

Quer saber mais sobre Foz do Iguaçu? Então leia o que a Carol indica no post Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu e Melhores Passeios

Quando visitar?

Foz do Iguaçu é uma cidade com temperaturas elevadas e alto índice de umidade. Recomendo a visita às Cataratas do Iguaçu no Inverno, Primavera ou Outono. No Verão, prepare-se para passar calor. As temperaturas chegam a 40º C.

Fui em julho e setembro e o volume de água estava normal

Volume das águas

O volume das Cataratas muda em determinadas épocas do ano. Da mesma forma, a cor da água muda também. No Verão, devido ao alto índice de chuvas, você pode encontrar um volume bem maior de água. Assim, a tonalidade vai variar do branco ao marrom por causa da água barrenta das cheias do Rio Iguaçu.

De qualquer forma, visitar as Cataratas do Iguaçu é algo inexplicável. Afinal, a gente sente a energia que emana da força da Natureza e se apaixona pelas Cataratas, assim como Santos Dumont. Por isso, incentivo você a conhecer para ser mais um a divulgar esse destino a seus amigos e familiares. Já fui três vezes depois de adulta e pretendo voltar mais vezes porque sempre há muito o que fazer por lá.

Locomoção e hospedagem

Para conhecer as Cataratas do Iguaçu você vai precisar ficar uns dias na cidade. Particularmente, gosto de ficar cinco dias por lá. Com isso consigo visitar os parques do Brasil e da Argentina e também fazer um tour de compras no Free Shop da Argentina e no Paraguai. Mas não deixe de ir também conhecer a Usina do Itaipu e o Marco das Três Fronteiras, onde os três países fazem divisa, separados pelos rios Paraná e Iguaçu. Se quiser escolher sua hospedagem no Booking.com, clique aqui.

Para se locomover em Foz do Iguaçu, há transporte público para todas as atrações. Mas se você for em família, recomendo alugar um carro, isto porque algumas atrações ficam distantes e você vai pegar uns trechos de estrada. Pesquise na Rentalcars as opções que eles têm. Como fui de avião, já fiz a reserva para pegar o carro no aeroporto e economizei até com o táxi.

Quer saber mais sobre qual transporte usar em Foz do Iguaçu? A Marcelle, do blog Viciada em Viajar tem um post que vai lhe ajudar. Leia Como se locomover em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú

Durante o percurso até a Garganta do Diabo, a paisagem é sempre magnífica

Alimentação no parque

Como você vai passar muitas horas no Parque Nacional do Iguaçu, recomendo levar água e um lanche. Aliás, a água mineral no parque custa muito cara. Por isso, recomendo que você compre na cidade, seja no supermercado ou numa loja de conveniência, porque se for deixar pra comprar lá vai pagar R$ 5,00 por uma garrafinha.

O parque tem um restaurante e uma lanchonete, mas não achei nada barato e optei por comer um sanduíche com batatas fritas. Se você conseguir deixar para comer na cidade, na volta do passeio, vai economizar bastante. Portanto recomendo fortemente você levar seu próprio lanche.

Gosto de admirar por uns minutos a força da água na Garganta do Diabo

Blogagem Coletiva

Como disse no início desse post, as blogueiras do 8 on 8 também contaram sobre outras Maravilhas da Natureza nesta Blogagem Coletiva. Confira:


CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

20 respostas

  1. Foz do Iguaçu está entre meus destinos favoritos no Brasil. Talvez seja o meu favorito mesmo..
    As Cataratas são um dos passeios mais imperdíveis de foz, dos 2 lados, Brasil e Argentina.
    Obrigada por fazer eu me lembrar desta viagem neste post!
    beijios!

  2. Oi, Cecília! Ao visitar as Cataratas do Iguaçu tive a certeza que Deus existe! Lugar lindo, com energia incrível! Programa maravilhoso para toda família. As crianças amaram visitar a Argentina e o Paraguai, para eles era engraçado estar em outro país, tão rápido!

    1. Oi, Dani. Foz do Iguaçu é um destino que amo. Meu filho e marido também gostam de ir pra lá. E as Cataratas são passeio obrigatório. Realmente Deus está presente naquelas águas. Obrigada pela visita. Beijos

  3. Você tem toda razão, Cecília! Todo mundo deveria conhecer as Cataratas do Iguaçu! São impressionantes! A força daquelas águas e os cenários que as quedas d´água formam sempre me deixam impressionada!!!!! Estive lá mais uma vez, no final de 2019, depois de correr dentro do Parque Nacional Iguaçu: renovei meu amor!

    Você conseguiu tirar fotos lindas!!!! bjus

    1. Ana Luiza, deve ser uma experiência incrível participar de uma corrida naquele parque das Cataratas.As fotos são coletivas, marido filho e eu adoramos fotografar. E a paisagem ajuda muito. Obrigada pela mensagem. beijos

  4. As Cataratas são lindas e sem dúvida perfeitas para um tema de Natureza. Legal demais e o parque e surpreende por ser tão bem estruturado. Um lugar que todo brasileiro deveria ser obrigado a visitar uma vez na vida. Amei o post!

  5. Oi Cecília,
    cada vez que leio sobre Foz do Iguaçu minha vontade de conhecer aumenta mais! Sabe que já estive programada pra ir duas vezes e tive que adiar por motivo de doença, chato né?
    Mas com certeza irei ver de perto essa maravilha da natureza, concordo que todo mundo tem que conhecer. Valeu as dicas. As fotos estão lindas! Bjs, Mari

    1. Oi, Mari. Assim que puder, vá mesmo. Você vai amar conhecer Foz e as Cataratas.
      Vou torcer pra que seja logo sua viagem. Obrigada pela visita. Beijos

  6. Cecília, considero Foz do Iguaçu um dos melhores destinos turísticos do Brasil, é imperdível e todos deveriam conhecer, concordo muito com você.
    Já visitei uma vez em uma viagem solo e pretendo voltar com a família, fico até ansiosa para levá-los lá, porque sei que gostarão muito.
    Também estive no Parque das Aves, que adorei, e visitei as Cataratas Argentinas, que considero imperdível também.
    Como sempre suas sugestões de destinos vêm acompanhadas de ótimas dicas de uma viagem com excelente custo benefício. Grande beijo e obrigada.

    1. Gisele, leva a família lá mesmo. Eles vão amar! Obrigada pelo comentário. Realmente Foz do Iguaçu está super preparada para receber os turistas de todos os tipos. E os econômicos como eu têm seu espaço. ?
      Beijos, querida amiga

    1. Denise, eu não me canso de ir lá. Já fui dos dois lados e fico emocionada cada vez que vou.
      Por esse motivo acho que deve ser um destino a ser divulgado para que mais brasileiros possam conhecer. Beijos

  7. Oi Cecília, também sou uma apaixonada pelas Cataratas do Iguaçu. Felizmente tive a oportunidade de ir algumas vezes, mas ainda quero voltar. É um passeio muito bacana para fazer com toda a família. Não sabia da importância que Santos Dumont teve na criação do parque. Parabéns pelas fotos lindas!

    1. Obrigada, Zudi! Pois é, Santos Dumont foi o responsável pela iniciativa de tornar o parque público. Imagina que aquelas terras tinham dono? Por sorte, hoje é patrimônio publico e aberto à visitação. Sabia que tem até um busto dele na entrada do parque? Viva Santos Dumont. ? beijos

    1. Oi, Lilian,
      Ficamos no Ibis Foz do Iguaçu. Super bem localizado é bem em conta. Alugamos carro e íamos pros passeios. Vale a pena.
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.