A região entre Frankfurt e Milão esconde destinos maravilhosos. Estive por lá em julho de 2022 e criei uma lista de oito cidades imperdíveis para você conhecer e se encantar. Algumas ficam na Alemanha, outras na Itália, uma na Suíça e outra na Áustria. Aliás, como a região é bem próxima, é possível visitar estes quatro países na mesma viagem. Inclusive dá para fazer tudo de trem.
Foi como fiz e vou contar pra você neste post da primeira blogagem coletiva de 2023 do Grupo 8on8. O tema deste mês de janeiro é “Destinos Maravilhosos” e vamos juntar blogs e perfis no Instagram para abordar o assunto em apenas oito fotos.
Frankfurt
Minha viagem começou por Frankfurt am Main porque peguei um voo direto com milhas da Latam Pass. E foi uma cidade que me surpreendeu positivamente. Aliás, já tenho até um post sobre conhecer Frankfurt num city tour de barco aqui no blog. A cidade é bastante animada no verão e é uma ótima porta de entrada para uma viagem pelo sul da Alemanha. Não deixe de conhecer o centro histórico, reconstruído após a Segunda Guerra Mundial. Conhecida como Römerberg, a praça principal da cidade antiga abriga a prefeitura, a igreja de São Nicolau e muitos restaurantes com mesas ao ar livre.
Por ser o centro financeiro da Alemanha, Frankfurt é sede de diversos bancos e tem a maior parte dos maiores arranha-céus do país. Fiquei impressionada com a arquitetura dos prédios modernos de Frankfurt e garanto que a cidade é muito mais do que sua área histórica. Faça o city tour de ônibus ou ainda pegue o barco para conhecer a cidade por outros ângulos. Vai perceber que Frankfurt não é só um dos aeroportos mais movimentados da Europa, mas também uma cidade imperdível. Se ficar por lá uns dias, pode aproveitar para conhecer destinos incríveis de trem, em passeios de um dia.
Heidelberg
E já que sou adepta desse tipo de passeio, fui de trem até Heidelberg. A menos de 100 km de distância de Frankfurt, Heidelberg é famosa por sua universidade, fundada em 1386, e é cheia de encantos. Da estação de trem, peguei um ônibus até o funicular que nos leva ao Castelo de Heidelberg, erguido em arenito no alto da montanha. A vista espetacular do castelo é um convite para se perder nas ruas do centro histórico. Não deixe de comer um salsichão com salada de batatas, típicos da região na Marktplatz. E se você gosta de cerveja, experimente uma das artesanais fabricadas em Heidelberg.
A parte turística da cidade é pequena e você pode caminhar pela Hauptstrasse e ruelas ao seu redor. Aproveite para admirar os casarios antigos, as fontes e as igrejas. Além disso, a região tem muitas lojas, bares, restaurantes e sorveterias também. Curiosamente, encontramos alguns brasileiros que trabalham servindo sorvetes e eles nos contaram que é comum ver nossos conterrâneos trabalhando em sorveterias da cidade. Por fim, termine a caminhada atravessando o Rio Neckar pela Alte Brücke, a ponte antiga que é linda e vai render belas fotos.
Nuremberg
Se eu tivesse que fechar agora minha lista de cidades imperdíveis na Alemanha, sem dúvida, Nuremberg seria a minha preferida. Dormi quatro noites nesta bela cidade medieval e garanto que foi uma ótima escolha. Embora ela tenha sido palco de episódios da expansão do nazismo em terras alemãs, por sorte Nuremberg não carrega o peso de seu passado. A cidade é alegre, cheia de bares onde se serve a tradicional bratwüsrt, a salsicha fininha que parece um dedo.
Sem dúvida, você vai se encantar com esta cidade, cercada por muralhas e um largo fosso, hoje ajardinado, mas que no passado servia para proteger a cidade antiga de seus invasores. Com várias pontes charmosas, um castelo medieval na parte alta da cidade, Nuremberg é famosa ainda por seu mercado de Natal e por seu time de futebol.
Rothenburg Ob der Tauber
Outra cidade imperdível desta lista é a charmosa Rothenburg ob der Tauber. Ela também estava na minha lista de viagens há tempos e consegui realizar este sonho de visitá-la num bate-volta a partir de Nuremberg. A cidade é pequena e é possível ir a pé da estação de trens até a cidade murada.
Suas casas em estilo enxaimel certamente vão lhe dar a impressão de estar numa cidade de contos de fadas. Não é à toa que ela é uma das cidades mais visitadas da Rota Romântica do sul da Alemanha. Passamos o dia por lá e foi suficiente para colocá-la na lista das cidades imperdíveis da rota Frankfurt – Milão. Se você gosta de museus diferentes, vá visitar o Museu da Tortura e veja técnicas utilizadas na Idade Média.
Salzburg
Terra de Mozart e palco do filme A Noviça Rebelde, Salzburg é outra cidade que considero imperdível. Ela fica na Áustria, mas muito perto da divisa com a Alemanha, e tem os Alpes Orientais no seu quintal. Fui até lá de trem num bate-volta a partir de Munique, mas é cansativo. Se puder dormir uma noite na cidade, vai aproveitar mais. De qualquer forma, recomendo fazer o city tour no ônibus turístico que passa em várias atrações da cidade. Não deixe também de visitar os jardins do Palácio Mirabell. Caminhe pela cidade velha, conheça a rua de compras Getreidegasse e atravesse a ponte de pedestres sobre o Rio Salzach, lotada de cadeados.
Sem dúvida, uma das maiores atrações da cidade é a Casa de Mozart, a Mozarts Geburtshaus, no número 9 da Getreidegasse. Nela, o famoso compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart nasceu e viveu parte de sua infância e juventude. Móveis, retratos em tela, instrumentos e partituras de Mozart e de sua família estão expostos ao público na casa transformada em museu.
Dolomitas
Por causa de um post da Márcia Picorallo, em seu blog Mulher Casada Viaja, coloquei as montanhas Dolomitas no topo da minha Lista de viagem: o que quero visitar antes dos 60. E por sorte, planejamento e força de vontade, conheci as Dolomitas nesta viagem cheia de destinos maravilhosos! Ouso dizer que esta região é uma das mais lindas do Mundo e talvez a mais linda que já visitei. Claro que meu coração pulsa forte quando penso nas montanhas de Andorra, mas são regiões distintas e ambas valem a pena conhecer.
Para conhecer as Dolomitas me hospedei na cidade de Bolzano, no norte da Itália. De lá peguei trem e ônibus urbano até a cidade de Ortisei, de onde subi de teleférico até o topo da Mont Sëuc. Ao chegar lá em cima você irá ficar deslumbrado com a paisagem. Os Alpes italianos são belíssimos tanto no verão quanto no inverno.
Lugano
Cidade suíça pertinho da divisa com a Itália, Lugano é belíssima e merece estar nesta lista de oito cidades imperdíveis que você deve conhecer. Embora seja bem caro comer e fazer passeios por lá, por ter uma moeda forte como o frnaco suíço, dá para passar o dia num bate-volta a partir de Milão. Fui de trem mas também é fácil chegar de carro.
Cercada de montanhas, Lugano tem como atração o lago glacial que dá nome à cidade. Por sua proximidade com a Itália, é visível a influência italiana na comida, nos costumes e no idioma. Para não gastar muito, sugiro caminhar pelas margens do lago até o Parque Cívico de Lugano. Observe as obras de arte espalhadas pela cidade, bem como suas fontes e igrejas.
Milão
Milão é acima de tudo uma cidade imperdível e cheia de atrativos para os mais variados gostos. Famosa por seu Duomo e pela Galleria Vittório Emanuele II, Milão respira moda e design. Mas há muito mais do que isso. Bem no centro da cidade, o Castelo Sforzesco é cheio de pequenos museus e possui uma enorme área verde que nos convida a um passeio ou mesmo um piquenique. Conheça o bairro Naviglio e seus bares, que ao entardecer oferecem aperitivos gratuitos para quem consumir bebidas álcoolicas.
Andar de bonde em Milão é outra atração que considero imperdível. Alguns são bem antigos e têm sua estrutura em madeira. Se tiver sorte e conseguir agendar uma visita, não deixe de visitar o famoso quadro da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci. Se você gosta de lugares inusitados, coloque também na lista a capela de ossos da Igreja de San Bernardino Alle Ossa.
Mais Destinos Maravilhosos
Antes de terminar, vou deixar aqui os links dos posts das meninas do grupo 8on8 para você ler e se inspirar. São muitos destinos maravilhosos para você colocar na sua lista de desejos e um dia realizar. Veja a seguir:
- Dani Turismo – 5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil
- Entre Mochilas e Malinhas – Fazenda Histórica no Vale do Café: como é a visita à Fazenda Vista Alegre
- Mulher Casada Viaja – Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily in Paris
Destinos Por Onde Andei… – 8 Destinos Maravilhosos na Itália - Chicas Lokas na Estrada – Quais são as Maravilhas do Mundo que estão no Brasil?
Respostas de 12
Das suas oito cidades imperdíveis entre Frankfurt e Milão só conheço duas, que são muito especiais: Lugano e Milão.
Nunca visitei a Alemanha, mas pelas suas sugestões tenho certeza de que seria uma viagem incrível, espero realizar este sonho no futuro, porque no momento qualquer viagem internacional está pelos olhos da cara, rsrs.
Quando puder ir, voltarei aqui para seguir seus conselhos econômicos que realmente fazem com que nosso orçamento seja muito melhor aproveitado em qualquer viagem. Beijos!
Obrigada, minha querida. Conheci Lugano depois que vi suas dicas também. Espero que em breve você possa visitar esta região belíssima da Alemanha. bjs
Bem agora são duas amigas blogueiras que amam Nuremberg, vou ter que ir pra conferir ao vivo ehehe. que bom carregar ‘a culpa’ de deixar você apaixonada pelas Dolomitas.
Ainda não conheço as 3 primeiras cidades de sua lista, tá na hora de voltar à Alemanha…
Márcia, você precisa conhecer Nuremberg para entender o porquê de eu ter amado me hospedar por lá. Obrigada por me influenciar positivamente sobre tantos lugares lindos da Europa. Bjs
Seu trabalho é incrível! Parabéns pelo seu empenho e dedicação. Moro tão perto desses destinos e não conheço todos. Fazendo a minha listinha agora😁.Bjs Cecília 😘
Sirlaine, vá conhecer todas! São lindas demais e você pode fazer até bate-volta em algumas delas. Adorei te conhecer em Rothenburg. beijos a todos vocês.
Que viagem maravilhosa essa, Cecília! Dessa lista de 8 cidades conheço apenas Nuremberg e Rothemburg, e são realmente incríveis.
Obrigada, Cintia. Foi inesquecível visitar estas cidades. Quando puder, vá. beijos
Lembro de sua viagem pela Europa, acho que foi antes da Julia nascer. Consegui acompanhar alguns lugares 🙂
Amo matar as saudades através das viagens de amigos e influenciadores e você arrasou no roteiro, parabens!
Já fui em alguns e outros, fiquei curiosa em conhecer.
Beijos
Dani
Obrigada, Dani. Quando sua pequena crescer um pouco já vai dar pra você visitar estas cidades imperdíveis. Faça este roteiro e vai amar. beijos e parabéns pela Julia linda!
Amo seus posts!
Muito obrigada, Fernanda.