Cinco passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Quando escolhi viajar para San Pedro de Atacama tinha dúvidas sobre quais passeios bate-voltas fazer por lá. Isso porque existem inúmeras opções e fiquei bem indecisa. Mas depois de muita pesquisa descobri cinco passeios no Deserto do Atacama para fazer sem me preocupar com a altitude. Sim, por conta da minha idade, 58 anos, eu tinha medo de passar mal por causa da altitude e descobri que alguns passeios eram praticamente no mesmo nível da cidade. Por este motivo, resolvi ajudar pessoas que também têm este temor e escrevi este post.

Estive no Atacama no final de julho de 2024, portanto há menos de um mês. E vou deixar você com muita vontade de conhecer este lugar mágico, mas também meio inóspito à primeira vista. Mas claro que se você se preparar para esta viagem, não terá problemas. E na minha opinião, é o tipo de destino que a gente jamais esquecerá. As belezas naturais são indescritíveis. Só mesmo estando lá para entender, mas vou tentar ao máximo deixar aqui as minhas impressões.

San Pedro de Atacama

Para conhecer o Deserto do Atacama, você precisará fazer base em San Pedro de Atacama. A cidade é bastante rústica e está a 2.300m de altitude. As ruas são todas de terra, as construções são térreas e erguidas à base de barro. O tom ocre predomina na cidade, variando também com o branco e o marrom claro. A Rua Caracoles é a principal e é lá que estão restaurantes, lojas, bares, banco e muitas agências de receptivo. Muitos passeios terminam nesta rua, já que as vans costumam nos pegar no hotel e nos deixam nela.

Para chegar de avião a San Pedro de Atacama, o aeroporto mais próximo, e também mais usado por quem vai pra lá, é o de Calama (CJC). Do aeroporto até a cidade há vans que fazem o trajeto várias vezes ao dia. A estrada é asfaltada e tem boas condições. Em pouco mais de uma hora você chegará ao seu destino. Claro que você pode já deixar agendado seu transfer do aeroporto até San Pedro de Atacama pela Civitatis e evitar preocupações na chegada. Mas lá no aeroporto também tem opções, fique tranquilo.

San Pedro de Atacama fica bem no centro do Deserto

Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Como eu já disse anteriormente, há muitas opções de passeios no Deserto do Atacama. As agências locais os classificam por níveis de altitude, o que me ajudou demais na escolha. Fechamos os passeios com a Lydia Apolinário, da agência Dentro do Chile. Ela me deixou tranquila sobre as questões de altitude e me indicou os tours que realmente casavam com nossas necessidades. Como estava com muito medo de passar mal, escolhi fazer os seguintes passeios:

  1. Tour astronômico
  2. Vallecito e Magic Bus
  3. Valle de La Luna
  4. Valle del Arco-íris
  5. Lagunas escondidas

1. Tour Astronômico

Quem pensa em Atacama já logo imagina ver o céu estrelado, com a Via Láctea brilhando e enfeitando o céu. Porém, nem sempre ela está visível. Pois é, se eu tivesse esta informação antes de marcar minha viagem talvez tivesse ido uns dias antes ou depois. Isto porque pegamos o final da lua crescente e a chegada da lua cheia. Claro que é lindo do mesmo jeito, mas a Via Láctea se esconde com a luz da lua. Resultado, nosso tour astronômico virou astrolunar e o enfoque foi para a belíssima lua cheia. Não estou reclamando, já que amei ver a lua nos telescópios disponibilizados no passeio. O tour astronômico é realizado por volta das 20h30 e é preciso estar bem agasalhado para aguentar o frio da noite no deserto. Mas é um dos cinco passeios imperdíveis no Deserto do Atacama.

2. Vallecito e Magic Bus

Este passeio foi o primeiro que fizemos durante o dia e já deu pra ver que o Deserto do Atacama é tudo o que eu imaginava e mais um pouco! As formações de areia e rochas esculpidas pelo vento constante do Atacama tornam a paisagem do Vallecito única e excepcional. O passeio é feito casado com a visita ao Magic Bus, o icônico ônibus abandonado por trabalhadores das minas de sal na primeira metade do século 20. Prepare a câmera porque você vai enlouquecer com cada parte deste lugar belíssimo e totalmente diferente de tudo que já vimos. E só pra ilustrar, você sabia que parte do Mandalorian, série do Star Wars, foi filmado neste lugar?

O Vallecito tem formações rochosa que nos lembram cenários de filmes de ficção científica

3. Valle de La Luna

Outro passeio imperdível que fizemos no Deserto do Atacama foi a visita ao Valle de La Luna, que faz parte da Cordilheira de Sal. Neste lugar é preciso caminhar e subir morros para ver tudo o que ele oferece em termos de paisagem. Na primeira parte, vamos ao Valle de Marte e realmente parece que estamos no planeta vermelho. Na sequência, a guia nos leva à parte que equivale à paisagem lunar e é inacreditável como cada parte que visitamos do Deserto do Atacama é diferente uma da outra.

O Valle de la Luna fica na Cordilheira de Sal, por isso a cor branca toma parte da paisagem

4. Valle do Arco-íris

O Valle do Arco-íris é outro lugar imperdível para se conhecer no Deserto do Atacama. Distante 90 km de San Pedro de Atacama, o Valle do Arco-íris está localizado na Cordilheira Domeyko. Ali você vai ver colinas coloridas devido aos diferentes minerais presentes nas rochas, criando uma paleta de cores que inclui o vermelho, branco, verde, amarelo e roxo. Numa parte do passeio, o guia nos leva a uma montanha que possui petroglifos da era pré-colombiana. Desenhos de animais e outros objetos estão lá a milhares de anos, deixando gravado nas pedras parte da história e da cultura destes povos que ali viveram.

valle do arco iris atacama
As montanhas são coloridas devido à presença de diversos minerais

5. Lagunas Escondidas de Baltinache

Ir ao Atacama e não ver lagunas é inconcebível. Mas algumas são em altitudes maiores do que eu queria visitar. Por isso, escolhi conhecer as Lagunas Escondidas de Batinache, que ficam no mesmo nível de San Pedro de Atacama. O passeio é feito no período da tarde e a van nos leva até a região onde estão sete lagoas. Elas se formaram pela erosão, com águas extremamente salgadas provenientes de rios subterrâneos que cortam o Deserto do Atacama. Até este ano, em duas delas era permitido o banho, porém por causa da alta concentração de filtro solar deixado nas águas das lagunas pelos visitantes, isso não é mais possível. De qualquer forma, visitar as Lagunas Escondidas é um passeio que você deve fazer no Deserto do Atacama porque é lindo demais.

lagunas escondidas atacama
Lagunas escondidas é um passeio belíssimo no Deserto do Atacama

Passeios de altitude

Claro que existem muitos outros passeios no Deserto do Atacama, mas são em outros níveis de altitude. Se você não tem problemas com isso, não deixe de fazer os tours: Geiser del Tatio (4.320 m); Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas (4.300 m), Laguna Cejar (2.450 m) e Termas de Puritama (3.500 m).

Hospedagem

Para visitar o Deserto do Atacama, escolha hospedagens próximas à Rua Caracoles. Ali, no centro de San Pedro de Atacama é o melhor lugar para ficar. Existem alguns hotéis e pousadas mais distantes que podem ser mais baratas, mas você vai ter que andar bastante para se alimentar ou contratar passeios, por exemplo. Pelo que vi, lá não tem outra opção para quem fica longe, a não ser caminhar. Portanto, evite ficar fora do centro. Nossa escolha em San Pedro foi o Hotel Pat’ta Hoiri e adoramos tudo.

TripAdvisor

Câmbio

Não se esqueça de levar um pouco de pesos chilenos em espécie para San Pedro de Atacama. Isto porque alguns passeios não incluem o valor do ingresso e a entrada nos parques é feita somente com pagamento em espécie. Mas não precisa levar muito porque se você já tem seu cartão Wise não terá problemas porque ele funciona super bem por lá. Mas em algumas situações você vai precisar ter dinheiro vivo. Tanto na Rua Caracoles como numa travessa dela, há casas de câmbio para trocar reais, euros ou dólares, caso você não esteja com pesos chilenos.

No período da nossa viagem, o câmbio de peso chileno para o real era em média R$ 1,00 para 158 pesos chilenos, podendo variar para mais ou para menos. Depois de um tempo lá, achei mais fácil cortar os zeros e pensar como se fosse em dólares. Isto porque 1 dólar é quase o equivalente a 1.000 pesos chilenos. Não sei se o câmbio vai flutuar muito na época em que você for conhecer o Chile, mas fica a dica de cortar os zeros pra facilitar.

valle do arco iris morro
O passeio ao Valle do Arco-íris é um dos que precisa pagar para entrar

Seguro Viagem

Viajar sem seguro viagem não é uma boa ideia, já que nunca se sabe quando podemos sofrer algum acidente ou ficar doente. Mas principalmente se você for pro Deserto do Atacama, ter um seguro viagem vai deixar você muito mais tranquilo. Isto porque os passeios na maioria das vezes são em locais íngremes, com chão de pedra ou areia. Portanto há mais chances de se machucar e precisar de algum atendimento médico. Se quiser uma cotação, preencha seus dados aqui.

Alimentação

Há muitos restaurantes na Rua Caracoles, em San Pedro de Atacama. Vou indicar as duas opções que escolhemos porque não somos de gastar muito com alimentação. Para lanches rápidos e doces, recomendo o Empório Andino. Lá comi a melhor empanada da nossa viagem. Os valores são honestos, em torno de 4.000 pesos chilenos cada e as empanadas são bem recheadas. Há também doces e bolos para comer na sobremesa ou num café da tarde. Fomos lá quase todos os dias de tão bom que era. Já para jantar, gostamos muito da Pizzaria El Charrua, que servia massas caseiras em porções generosas e deliciosas. As pizzas também são ótimas e os preços eram em torno de 10.000 pesos chilenos.

O que você precisar saber antes de ir

Como eu já falei acima, ir pro Atacama tem alguns pontos a se considerar. Acho que o mais importante é estar preparado para esta viagem. Ter boas condições físicas e de locomoção são imprescindíveis para conhecer o Deserto do Atacama. Como as ruas são de terra, capriche nos calçados, dando preferência a botas resistentes, tipo da Timberland ou de trekking. Evite calçado novo, sem estar amaciado pelos seus pés. Saltos, sandálias, tênis de corrida não são apropriados pro destino. Lembre-se que a areia e a poeira vão tomar conta dos seus calçados e todas as pessoas estarão com este mesmo problema. Portanto, relaxe.

O mal da altitude, que tanto me afligia antes da viagem, não me atingiu. Claro que não fiz os passeios em locais mais altos, mas mesmo em San Pedro de Atacama a altitude já é de 2.300m acima do nível do mar. De qualquer forma, todos os hotéis e pousadas possuem chá de coca para aliviar os sintomas da altitude. Evite viajar para o Atacama em fevereiro porque é o único mês que chove. Mas nada muito intenso, afinal é um deserto e chuva quase não existe. E tenha em mente que o Chile é propício a ter terremotos. Eu presenciei um no dia que cheguei em San Pedro de Atacama, mas fora o susto, tudo ficou bem.

O que levar pro Deserto do Atacama

O clima seco do deserto é algo que sentimos logo no início da viagem. Por este motivo, a hidratação do corpo e da pele são muito importantes. Tome muita água, inclusive eles recomendam levar 1,5l de água em todos os passeios. Leve também hidratante corporal e para os lábios. Filtro solar também é super necessário, mesmo nos meses de inverno. Durante o dia o sol não dá trégua e é preciso estar protegido.

Não se preocupe com moda no Atacama. Leve roupas confortáveis para subir morros de areia e pedras e se vista em camadas. De dia vai fazer calor e à noite fica bem frio, após o pôr do sol. Se for no inverno, a segunda pele será muito útil, inclusive para dormir com ela. Leve também gorro, cachecol e luvas se for nesta época. Pegamos temperaturas próximas a zero de madrugada e nosso hotel não tinha calefação, embora tivesse água quente e seis camadas de cobertas para nos aquecer. Se viajar no verão, prepare-se porque venta muito e faz muito calor de dia. Leve um casaco do tipo corta-vento, calçados resistentes e se preocupe principalmente com o solado. O sal presente na areia do Atacama é um facilitador para descolar solas de sapato, segundo o dono do nosso hotel.

Se você curte a paisagem do deserto, não deixe de conhecer o Atacama

Bate-volta

San Pedro de Atacama fica numa região privilegiada por diferentes tipos de paisagens. Vulcões, montanhas de areia e de sal, lagoas, geisers, enfim, é uma viagem dentro da própria viagem. Todos os passeios costumam ser do tipo bate-volta. Por este motivo, escolhi falar dos passeios que fiz no Deserto do Atacama na blogagem coletiva do grupo 8on8 deste mês de agosto. O difícil foi escolher somente 8 fotos para ilustrar este texto, já que tiramos centenas de fotos nesta viagem inesquecível. Minhas amigas blogueiras também escreveram sobre outros bate-voltas pelo mundo. Leia abaixo:

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

Respostas de 17

  1. Que delícia de post, Cecilia! Adorei conhecer um pouco mais sobre o Deserto do Atacama contigo!
    E que paisagem!!!
    E essa tua dica sobre o Tour Astronômico é preciosíssima: magina que eu iria pensar na claridade da lua como um obstáculo!

  2. Que viagem fantástica, Cecília, parabéns pela escolha dos passeios imperdíveis no Deserto do Atacama, você selecionou muito bem pelo visto, as fotos estão lindas e muito inspiradoras.
    Adoraria fazer esta viagem e conhecer todos estes lugares também, obrigada pelas dicas. Grande beijo.

  3. Amo ler posts bem completos de destinos que já fui e gostaria de voltar para mostrar a minha filha novas paisagens.

    O deserto do Atacama é bastante intrigante por apresentar tantos tipos de formas rochosas num único lugar.

    Na minha época, não tinha o passeio do Arco Íris … mas fiquei fascinada pelos geysers e lagunas altiplanicas.

    1. Oi, Dani. Eu voltei bem impressionada com as paisagens do Atacama. Fiquei imaginando se os moradores se acostumam com aqueles lugares incríveis e já nem se impressionam mais com a paisagem. Mas é lindo, lindo! Pelo menos nós visitantes voltamos impressionados com tudo. 😉

  4. Cecília, acompanhei teus passeios pelo deserto do Atacama pelo Instagram e o susto do terremoto!

    Eu acho o Atacama um dos destinos mais incríveis da América do Sul. Será que a gente sente mais os efeitos do soroche conforme envelhecemos? Lembro que no Salar de Tara eu senti muita pressão na cabeça, e mesmo mascando folha de coca, tomando chá de coca e remédio convencional, o incômodo foi razoável, fora as chacoalhadas no carro (rsrsrs), porque é um passeio offroad. Mas, olha, mesmo ficando nos arredores de San Pedro de Atacama, já vale. No primeiro dia fizemos o Vale da Lua e da Morte e se fosse só isso eu achei que já teria valido a viagem.

  5. As fotos desses cinco passeios são tão belas que se tornam quase irreais. O meu filho ia adorar conhecer um dos cenários do Mandalorian (ele é fã), mas imagino que os fotógrafos fiquem ainda mais animados. Foi num desses passeios que vocês sentiram o sismo,, não é mesmo?
    Você acha que o mal de altitude piora com a idade? Fiquei bem curiosa em relação a esse assunto.
    Beijinhos

  6. Oi amiga, nossa eu tenho tanta vontade de conhecer o Atacama que fiquei com mais vontade ainda depois de ler teu post. Que lugar incrível! Bom saber que com a altitude podemos sofrer do mal da montanha, eu passei muito mal no Peru. Melhor se aclimatar.
    Bjs
    Mari

  7. Que viagem incrível, Cecília! Meu marido é doido pra ir ao Atacama há muitos anos, mas confesso que o medo da altitude sempre me fez repensar essa viagem. Mas lendo seu relado até me convenci que há alternativas menos arriscadas! Vc fechou todos os passeios com a mesma agência?

    1. Oi, Cíntia! Isso, dá pra viajar e aproveitar do seu jeito. Os meus passeios fechei com a Dentro do Chile. Mas existem muitas agências tb por lá para vc escolher o que fazer. Só digo, vai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.