O tipo de hospedagem que escolhemos é um dos fatores que podem tornar tudo melhor ou pior numa viagem. Por este motivo, acredito que esta seja uma das dificuldades que os viajantes econômicos têm na hora de escolher onde ficar. Pensando nisso, vou deixar neste post dicas e critérios que uso para não gastar muito. Mas claro que o mais importante é ter um lugar legal para descansar depois de um dia intenso de passeios.
Tipo de viagem
Antes de mais nada, primeiro é preciso definir qual o tipo de viagem que você vai fazer. Se vai conhecer praias, visitar lugares de natureza ou grandes cidades, por exemplo. Cada destino tem um tipo de hospedagem ideal, assim como cada viajante tem suas preferências. Portanto, leve sempre em conta seu destino e seu perfil de viajante. E, obviamente, seu orçamento.
Tipo de viajante
Suas preferências fazem diferença na escolha do seu tipo de hospedagem. Se você quer apenas uma cama boa para descansar, um bom chuveiro e segurança, é bem mais simples procurar onde ficar. Mas se você não abre mão de café da manhã, mimos ou sofisticação, sua procura deve levar em conta o gasto extra que vai ter na escolha de onde se hospedar. Principalmente na Europa, os hotéis cobram à parte o café da manhã e isso pode encarecer muito sua estadia.
Tipo de hospedagem
No geral, existem diversos tipos de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Mas se você pretende economizar neste quesito, é melhor estar sempre atento às promoções. Pode ser que você consiga um hotel mais caro, pelo preço de um mais econômico, numa oferta do tipo Black Friday, por exemplo. De qualquer forma, você pode escolher se hospedar em hotéis, casas alugadas, hostel, AirBnb e até fazer trocas de casas ou se hospedar numa casa de terceiros. O importante é economizar, porque a hospedagem é a segunda coisa mais cara da viagem. Só perde pra passagem aérea.
Hotel, guest house ou hostel
Se você é do time que não quer se preocupar com a limpeza do quarto, sua hospedagem pode ser uma dessas:
- Hotel – este é o método tradicional, usado por grande parte dos viajantes e dispensa apresentações. É ideal para quem gosta de ter café da manhã, quarto arrumado e recepção 24h.
- Guest House – é um tipo de hospedagem que parece um hotel mas tem características distintas. Geralmente, um apartamento em um prédio é dividido em várias suítes individuais, que são disponibilizadas para hospedagem. O hóspede recebe as chaves no check-in, tem limpeza do quarto, mas não tem recepção 24h, nem café da manhã.
- Hostel – ideal para os mais jovens ou viajantes despojados, este tipo de hospedagem ganhou quartos individuais com banheiro privativo em alguns lugares. Mas a maioria tem a proposta de reunir em quartos maiores, vários viajantes que aproveitam o mesmo espaço para economizar. Os banheiros são coletivos, assim como os quartos, que podem ser mistos.
Casas e apartamentos
- Casa ou apartamento alugado – é a forma econômica para grupos maiores de cinco viajantes, principalmente se for dividir o valor do aluguel entre os hóspedes. Em geral, as locações são feitas por proprietários ou por imobiliárias locais e é preciso ter cuidado na escolha para não cair em golpes.
- AirBnb – a proposta do AirBnb é parecida com as casas de aluguel, com a diferença de ser gerida por uma plataforma que reúne viajantes e proprietários de imóveis. Quem usa este tipo de hospedagem deve levar em conta que não terá café da manhã, arrumação de quarto e será responsável pelo local até a entrega das chaves.
- Troca de casas – a troca de casas é outro meio de economizar na hospedagem. Através da plataforma HomeExchange, os usuários inscritos podem colocar suas casas à disposição e se hospedar nas propriedades disponíveis.
- Couchsurfing – que tal fazer amigos ao redor do mundo e se hospedar na casa deles? Esta é a proposta do Couchsurfing, uma plataforma usada por pessoas que querem economizar e conhecer outros viajantes.
Critérios para escolha
Agora que você já sabe que existem diversas maneiras de se hospedar sem gastar muito, conheça alguns critérios que uso para escolher meu tipo de hospedagem:
- Localização – gosto de ficar próximo às atrações turísticas mas em local seguro. Vejo no Google Maps os arredores da hospedagem para me certificar se é bem localizado.
- Preços – não custar caro, mas ter bom custo-benefício. Muitas vezes, escolho um hotel próximo ao metrô para economizar. Em outras, procuro estar a poucos metros das atrações locais. Tudo depende dos valores cobrados no destino.
- Comodidades – escolho locais que têm, preferencialmente, atendimento 24h para emergências. Precisa também ter banheiro privativo e camas boas. Se tiver café da manhã incluso será perfeito. Mas se for caro, dispenso e compro alguns itens no supermercado e tomo café no quarto.
- Condições do hotel – sempre vejo no Booking a classificação do hotel. Não pego hospedagem com menos de 8,0 de avaliação. Isso já me ajuda a ter ideia da qualidade dos serviços.
- Segurança – as hospedagens que possuem portaria 24h costumam ser mais seguras. Vejo também qual o tipo de chave utilizada. Se for com cartão magnético ou eletrônica, acho mais seguro e tem minha preferência.
Hotel com pontos
Uma das formas que mais uso nas minhas viagens é o pagamento da minha hospedagem com pontos. Se a cidade que vou visitar tem hotéis da Rede Accor, vou preferir sempre me hospedar com pontos do programa de fidelidade All Accor Live Limitless. Se quiser saber mais, veja meu post sobre Como se hospedar com pontos All Accor Hotels. Garanto que a economia será grande e a qualidade dos hotéis é ótima.
Avaliações
Usar os sites de hospedagem para ler as avaliações dos hotéis é uma forma de economizar. Muitas vezes os hotéis já estão antigos mas mantém fotos de anos atrás que não condizem com a realidade. Ler comentários no Google, no TripAdvisor e as avaliações dos hóspedes no Booking pode fazer toda a diferença na sua escolha. Leia sempre os comentários mais recentes e veja as fotos dos hóspedes, não apenas as do hotel. Claro que nem sempre isso vai garantir que você não se decepcione com a hospedagem, mas já ajuda a saber o que você está reservando.
Se você está usando plataformas como o AirBnb, escolha hospedagens de Super Hosts. Eles são os melhores proprietários para você escolher, porque foram bem avaliados por outros hóspedes. Leia com atenção o que eles dizem, quais reclamações ou elogios eles fizeram. Tudo isso pode ajudar na sua decisão.
Onde reservar hotel
Se você tem um agente de viagens da sua confiança e não quer perder tempo, escolha esta opção. Ele vai ter acesso a diversos sites com valores bastante competitivos de diferentes tipos de hospedagem. No geral, as agências conseguem dividir os valores em até 10 vezes sem juros. E no caso de viagens internacionais, o valor é sem cobrança de IOF, imposto sobre operações financeiras.
Mas claro que se você gosta de fazer suas próprias buscas e reservas, há sites que podem ajudar na escolha da sua hospedagem sem decepções. Ah, e se você gosta das dicas que dou aqui no blog, peço que faça suas reservas nos nossos parceiros. Isso vai gerar uma pequena comissão que vai ajudar a manter este site sempre ativo e com novidades. Veja a seguir onde reservar:
- Expedia – embora não muito usada pelos viajantes brasileiros, a Expedia é uma das maiores plataformas de hotéis e casas do Planeta. A marca é dona da Hoteis.com, do Trivago e do Vrbo, entre outros sites de hospedagem. Há muitas ofertas imbatíveis neste site, inclusive descontos para quem usa mais. Para pesquisar no Expedia, clique aqui.
- Booking – o Booking é de longe o site mais usado para pesquisa de hospedagem. Mesmo que você já seja usuário da plataforma, se entrar pelo meu link para reservar, vai ajudar o blog.
- Hoteis.com – o site da Hoteis.com dá descontos para quem usa bastante. A cada 10 diárias, você ganha uma diária, calculada na média do seu gasto em hospedagem. Para reservar, clique aqui.
Fique por dentro das novidades do blog
Blogagem Coletiva
Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo de blogueiros Pequenos Grandes Viajantes. O tema deste mês é hospedagem. Portanto, tem muito mais dicas clicando nos links abaixo:
- Vamos Por Aí – Onde ficar em Fortaleza: melhores bairros e hotéis
- Uma Viagem Diferente: Onde se hospedar em Bogotá: Guia Completo
- Destinos Por Onde Andei… – Cyan Resort by Atlantica, Itupeva, SP
- Mulher Casada Viaja – Praia de Antunes em Maragogi: onde ficar e o que fazer
- De Lugar Nenhum – Hotel Ibis em Paris. Hospedagem econômica
- Let’s Fly Away – Onde ficar em Cambará do Sul: 17 hotéis e pousadas incríveis
- Cantinho de Ná – Onde ficar em Lyon com ótima localização e conforto
Respostas de 24
Adorei todas as orientações. Muitas delas não conhecia. Sempre olharei suas dicas antes de viajar. Seu blog é excelente.
Muito obrigada, Denise!
Volte sempre!
Bjs
Puxa, hoje são tantas variantes que é preciso mesmo um guia para escolher o melhor tipo de hospedagem. Ótimas dicas, Cecília, principalmente dos programas de pontos. Abraços!
Obrigada, Márcia! Há muitas variantes mesmo. Precisamos estar atentas. Bjs
O título deste post deveria ser “Como escolher o melhor tipo de hospedagem com muito conforto e economia” já que você é uma especialista em viajar com o melhor custo benefício, rsrs.
Adoro suas dicas e tenho certeza de que você sempre acerta, conhecedora que é dos melhores esquemas para uma viagem de qualidade com economia. Beijo!
Conforto e economia é meu lema, Gisele! Não dá pra querer luxo mas também dá pra achar hotel bom, pagando menos. É isso que faço quando pesquiso. Tem dado certo até aqui! bjs
Você foi super assertiva ao escrever sobre como escolher o melhor tipo de hospedagem. Realmente é uma etapa extremamente pessoal de uma viagem. Eu sempre olho as avaliações dos hóspedes pra ter um norte, mas às vezes as pessoas reclamam de umas coisas que me fazem achar que perdi meu tempo lendo sabe? Mas é isso, temos que saber filtrar e ver o estabelecimento que melhor se enquadra aos nossos padrões e expectativas.
Oi, Cynara. Concordo com vc. Tem avaliação que não ajuda em nada. Essas eu costumo descartar. Obrigada.
Gostei muito de saber as diferenças entre os tipos de hospedagem. Antes de reservar um hotel ou apartamento, sempre leio a avaliação dos viajantes. Isso ajuda a não cair em furada, né?
Oi, Carol. Ajuda muito! Hoje em dia tem muitas novidades neste campo. A troca de casas é bastante utilizada por famílias que conheço. O Couchsurfing também, mas pelos mais jovens. Obrigada pelo comentário. bjs
Excelente guia de como escolher o melhor tipo de hospedagem. Mesmo um viajante experiente aprenderá vários pontos com suas dicas. Obrigada por compartilhar!
Obrigada, Lulu! A gente está sempre aprendendo, não é mesmo? Há muitas opções que surgem com as tecnologias. Temos que ficar atentas a isso. bjs
Bem legal essas dicas de como escolher o tipo de hospedagem. Eu adoro ficar em hostel, mas também gosto do conforto do hotel. Em todas as viagens fico mesclando esses dois tipos de hospedagem
Oi, Diego. Eu nunca fiquei em hostel mas acho que vala e pena para quem viaja sozinho. Sou mais do time do hotel. bjs
Gostei muito das dicas. Explicações bem claras e didáticas. Usarei nas próximas viagens. Beijos
oi, Armando. Muito obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado. bjs
Cecília, adorei esse artigo. Completo, pratico e útil. Parabéns!
Obrigada, Maria do Carmo!
beijos
Parabéns Cecilia, por suas valiosas orientações.
Abraço
Obrigada, Nilza! Minha intenção é ajudar a economizar na viagem. bjs
Excelentes esclarecimentos. Também dou prioridade para utilização de pontos. Concordo, ainda, com o patamar mínimo de notas de hóspedes. Bom também ler muitas avaliações para entender os eventuais pontos fracos e fortes do local.
E mesmo com todos estes cuidados ainda podemos nos deparar com algumas coisas que não gostaríamos. Mas faz parte! Obrigada pelo comentário, Erika! bjs
Adorei as dicas para escolher o melhor tipo de hospedagem, valiosas! Vou guardar o post aqui pra referência. Abraços pra você!
Obrigada, Roberto! Dica boa é dica compartilhada. 😉
Abração