O mar de Paraty é encantador e só quem faz um passeio de barco por lá realmente aproveita a viagem. Digo isso porque Paraty não tem praias bonitas no centro histórico. Quem fica só naquela parte da cidade não faz ideia da beleza do mar verde esmeralda que banha a baía de Paraty. Neste post vou mostrar em 8 fotos algumas das praias e pontos de mergulho do roteiro que fizemos de barco por lá.
Amyr Klink
Mas antes de mais nada, devo contar aqui que descobri o mar de Paraty lendo os livros do velejador Amyr Klink, ilustre frequentador daquela cidade. Nos anos 80, Amyr viveu uma experiência incrível cruzando o Oceano Atlântico de barco a remo, partindo da Namíbia e chegando ao sul da Bahia. Seu relato está no livro “Cem dias entre céu e mar”, que li ainda jovem e que me despertou a curiosidade para conhecer a Paraty do Amyr. No livro ele cita várias passagens de sua vida nesta cidade tão encantadora, principalmente a belíssima Baía de Jurumirim, onde fica sua casa numa praia particular.

Portinho
Para conhecer o mar de Paraty, não é difícil. Não precisamos ser velejadores, nem sermos donos de uma lancha. Claro que isso seria muito legal também. Mas no meu caso, e talvez no seu também, o jeito é pegar um barco ou escuna no Portinho. Diariamente, dezenas de embarcações partem dali para passeios de um dia pelas belas praias e ilhas do mar da baía de Paraty. Portanto, já fica a dica: pegue um barco no Portinho e viva a melhor experiência da cidade.
Escunas
Dentre as opções do Portinho, estão os passeios de escuna. Elas são embarcações grandes que levam mais de 100 pessoas para conhecer a região. Todas fazem paradas para mergulho em pontos estratégicos que podem ter golfinhos, tartarugas marinhas, peixes e corais. Se você gosta de mergulhar, leve seu snorkel e sua máscara de mergulho. Caso não tenha, algumas embarcações costumam ter para alugar a bordo.
Para mim, o ponto fraco das escunas é exatamente ter muita gente e a trilha sonora (em alto volume) que não me apetece. Mas talvez seja a opção mais em conta para você conhecer o mar de Paraty. Os passeios custam em torno de R$ 100,00 por pessoa (variando pra mais, dependendo da época do ano). Importante destacar que nas escunas não é permitido levar bebidas e comidas, já que elas comercializam esse itens a bordo.

Barco privativo
Outra opção é contratar um barqueiro no Portinho para ter mais privacidade. Não espere luxo, porque os barcos são de madeira, mas têm um tamanho bom e são confortáveis. Se você estiver em mais de 4 pessoas, já vai valer a pena negociar um preço legal com os barqueiros que ficam ali esperando turistas. Recomendo fazer com o barco Jerusalém, do Roberto. Ele é muito educado, tranquilo e conhece bem o mar de Paraty. Você pode escolher o roteiro que quer fazer e também a trilha sonora (risos). Sua experiência facilita muito porque passa confiança na navegação. Vou deixar aqui o Instagram dele (@barcojerusalem) e o contato de whatsapp (24) 99994-5038.
Gostamos tanto de navegar com ele pelo mar de Paraty que resolvemos fazer dois dias de passeios por áreas diferentes. Pelo whatsapp, marcamos o horário na noite anterior e negociamos os valores. No dia do passeio, compramos algo para comer e beber e levamos no cooler. Ele inclusive arrumou gelo para refrigerar nossas bebidas. Além disso, nos levou para almoçar em restaurantes de praias ao longo do percurso de barco. Tudo de acordo com a nossa necessidade e no nosso tempo. Valeu muito a pena!

Praias com acesso de barco
Seja de escuna ou de barco privativo, o passeio pelas praias mais afastadas da costa vai deixar você impressionado com tamanha beleza. As mais famosas e que costumam ter mais embarcações são a Praia da Lula, a Lagoa Azul, a Praia Vermelha e a Ilha da Cotia. Todas têm aquele mar verde esmeralda convidando para um mergulho. No verão, a água é quente e a gente não quer mais sair dali.
Mas você pode ir também mais adiante, como fizemos no segundo dia de passeio, e conhecer o Saco do Mamanguá. Essa região é conhecida como os fiordes brasileiros, já que é uma baía de 8 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura, que esconde diversas pequenas praias. Uma das mais famosas é a do Crepúsculo, onde foram gravadas cenas do filme de mesmo nome. Mas todas ali valem a pena uma parada. E na região também é possível avistar e visitar o Pão de Açúcar, um penhasco semelhante ao famoso homônimo do Rio de Janeiro. Mas no caso de subir no alto do Pão de Açúcar, é melhor optar por ir a partir de Paraty Mirim, uma praia ao sul de Paraty com acesso de carro, sendo parte do percurso em estrada de terra.


Praias urbanas
Para não dizer que não falei das praias urbanas de Paraty, vou deixar aqui as duas opções da cidade. A primeira é a Praia do Pontal, que fica bem pertinho do centro histórico. O mar ali não é limpo como nas praias mais afastadas, mas dá pra tomar sol e comer uns petiscos nos quiosques. A outra praia próxima é a do Jabaquara, com areia escura por ser numa área próxima ao manguezal. Para chegar lá tem que ir de carro, porque ela fica mais distante. Ambas são bem diferentes das prainhas da baía de Paraty. Mas valem a visita.

Onde ficar em Paraty
Se você quer aproveitar os passeios de barco pelo mar de Paraty, o ideal é ficar hospedado no centro histórico. Mas ali as opções são mais caras e estão em construções bem antigas, reformadas para atender os hóspedes. Eu particularmente prefiro as pousadas do Caboré e do Pontal, que ficam do lado direito do rio que banha Paraty. Outra opção é a região do centro comercial da cidade, uma área mais nova com construções mais modernas que as do centro histórico. Veja opções no Booking.com

Água
Espero que este post tenha ajudado você a conhecer melhor as opções de passeios no mar de Paraty. Ele faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8on8, que reúne amigas blogueiras de viagem. Este mês de novembro o tema escolhido foi Água e cada uma escreveu sobre uma experiência rica de viagem. Não deixe de ler também:
- Destinos Por Onde Andei… – Lagoa do Cauípe, paraíso do kitesurf em Cumbuco, Ceará
- Entre Mochilas e Malinhas – Passeio de Barco com Eclusagem em Barra Bonita: Guia Completo
- Let’s Fly Away – As 9 Melhores Praias de Sydney: O Guia Definitivo
- Mulher Casada Viaja – 8 Lagos da Suíça: os mais bonitos de cada região




Respostas de 8
Você tem toda razão: visitar apenas o centro histórico e não fazer um passeio de barco em Paraty deixaria a viagem incompleta. Ainda nao fiz o passeio do Saco do Mamanguá, vou aproveitar sua dica, obrigada!
Vale muito a pena, Márcia. Só é mais longe mas deu tempo de conhecer umas praias bem lindas do Saco do Mamangua. Recomendo! Bjs
Paraty é linda mesmo! Já fui algumas vezes e não me canso. E vc tem razão, os passeios de barco pelos arredores são obrigatórios. Conhecer o Saco do Mamanguá está nos meus planos faz tempo!
Você mora mais perto de Paraty. Pode aproveitar bastante. Vá conhecer o Saco do Mamangua! É lindo demais! Bjs
Bateu saudade aqui de Paraty, uma cidade onde tenho lindas recordações. Um passeio de barco em Paraty é quase obrigatório. Já fiz passeio de escuna e barco privado e, sem dúvidas, o privativo oferece mais tranquilidade na experiência. Para explorar as praias e ilha no nosso próprio ritmo. Lindo artigo!!!
Oi, Lulu! O passeio privativo agrada mais mesmo. E o bom é que podemos ficar um pouco mais de tempo nas paradas, né? Obrigada pela visita. Bjs
Oi, Cecília, quero muito visitar Paraty, só a história de Amyr Klink relacionada à cidade já me causa mais inspiração para conhecer ainda. Gostei das suas dicas de passeio pelas praias e de hospedagem. Já é meio caminho andado para eu me animar a fazer logo esta viagem tão sonhada.
Beijos, querida, amo suas experiências e dicas.
Gisele, vc vai amar. Tire logo esse sonho do papel. Bjs