Você sabia que Andorra é muito procurada por esportistas por conta de suas estações de esqui? Estive lá em fevereiro de 2020 e voltei apaixonada por aquelas montanhas nevadas. Quando escolhi visitar Andorra La Vella e comecei a pesquisar sobre a cidade com amigos, descobri que um dos passeios mais cobiçados era justamente as estações de esqui.
Nunca havia estado num lugar assim e confesso que foi surpreendente visitar os complexos de GrandValira e VallNord-Pal Arinsal, mesmo sem saber esquiar. Por isso, vou deixar neste post as dicas para você conhecer também quando puder.
Se você ainda não conhece aquela região, seria bom ler também Andorra: o que fazer no pequeno país dos Pirineus.
Como chegar nas estações de esqui
Antes de falar de cada um desses complexos, vou deixar dicas de como chegar nestas duas estações de esqui com transporte público. Sim, embora as estações fiquem fora da capital Andorra La Vella, você pode chegar confortavelmente de ônibus em cada uma delas. Isso porque, apesar de Andorra ser um país encravado nas montanhas, ele é pequeno e conta com sete linhas nacionais de transporte coletivo. A tarifa custa 1,90 euros por passageiro e você paga direto pro motorista.
Para chegar no complexo GrandValira, você pode pegar as linhas L2 ou L4 e descer em Encamp. Se seu objetivo for subir as montanhas em Canillo, você terá a opção de pegar o L4. Mas se você for conhecer o complexo de VallNord-Pal Arinsal, você pode subir por La Massana, chegando lá com as linhas L5 e L6, ou seguir até Arinsal, mas aí você só chega se pegar o ônibus L5.
Independente da sua escolha, saiba que o transporte público de Andorra é eficiente e bastante utilizado pelos esquiadores e turistas. Portanto, você não terá nenhuma dificuldade para chegar nas estações de esqui com ele. Claro que os coletivos vão deixar você próximo aos teleféricos (telecabinas) e lá você vai pagar a tarifa para subir a montanha.
Complexo de GrandValira
Para esquiar no complexo de GrandValira você pode escolher entre os vários setores: Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu, Peretol, Grau Roig ou Pas de La Casa. Cada um tem sua complexidade e dificuldade, por isso veja seu nível de conhecimento na modalidade para escolher o setor onde irá esquiar. Alguns deles inclusive têm aulas para adultos e crianças, outros são formados por pistas para os mais experientes. Portanto, se sua opção é esquiar, verifique no site oficial de GrandValira o que mais lhe convém.
– O que fazer em El Forn/Canillo
El Forn/Canillo está a 2.000 metros de altitude e é um setor para iniciantes no esqui. Portanto, lá você pode contratar aulas de esqui ou, se já souber esquiar, pode aproveitar as pistas sem muita dificuldade. Dali também é possível subir para áreas com maior complexidade, mas o teleférico é apenas para esquiadores.
Além da prática de esqui, há o Mont Magic, uma área todinha para a garotada se divertir na neve e aprender a esquiar com professores ou com seus pais. Há ainda opção de fazer a descida da montanha por uma tirolesa, que passa por cima de um lago e a paisagem é incrível.
Outra opção é andar no Magic Gliss, uma espécie de trenó que desce por um trilho com vários níveis de subidas e descidas. É quase uma montanha russa simples na neve. O carrinho comporta até duas pessoas. Crianças de 3 a 8 anos devem estar acompanhadas de um adulto.
– Infra-estrutura em Canillo e El Forn
Como já disse, a subida da montanha se dá por Canillo. É lá que você vai comprar os ingressos para a telecabina ou escolher um dos passes da temporada de esqui. Há passes de um dia, de metade do dia e também de múltiplos dias. Os preços variam de acordo com a idade do esquiador. Você também pode comprar os ingressos on-line ou no seu hotel. Para saber todas as possibilidades, verifique no site de GrandValira.
Ao subir na telecabina você estará em El Forn/Canillo. Lá você vai encontrar um centro de informações com banheiros, escola de esqui, guarda-volumes, berçário e ainda um restaurante e uma lanchonete. Neste centro de informações você pode comprar ingressos para descer na tirolesa e para andar no Magic Gliss.
– Atividades de verão
Embora eu tenha viajado para Andorra em pleno inverno, verifiquei que em El Forn e em todo o complexo de GrandValira há muitas atividades para se fazer no verão também. Além da tirolesa e do Magic Gliss, há opções para a garotada brincar de minigolfe, pular em camas elásticas, andar de canoa no lago El Forn, entre outras. Para adultos há também caminhadas e trilhas pelas montanhas. Sem dúvida, vale a visita em qualquer estação do ano. Certamente, se você visitar essa estação no verão, será possível também fazer um tour a pé por Canillo .
Complexo de VallNord
Outro complexo de estações de esqui em Andorra para visitar é o VallNord-Pal Arinsal. Ele está localizado a apenas 6 km da capital e é o mais fácil de chegar a partir de Andorra La Vella. É formado por dois setores: Pal e Arinsal e compreende um total de 63 km de pistas preparadas entre 1.500 e 2.560 metros de altitude.
Vallnord-Pal Arinsal opera 10 meses por ano. De dezembro a abril é a temporada de esqui. O complexo atrai famílias, grupos de amigos e esportistas espanhóis, franceses e portugueses, principalmente, que buscam suas pistas para se divertir nas montanhas nevadas.
Da mesma forma, de maio a outubro quando as montanhas estão sem neve, ele é transformado no Vallnord Bike Park La Massana. Inegavelmente, ele é um marco dos Pirineus, considerado o quarto melhor do mundo para a prática da modalidade. Por esse motivo, o complexo recebe, anualmente, a Copa do Mundo de Mountain Bike.
– Como chegar em VallNord
Para passar o dia neste complexo fomos de ônibus até La Massana. Lá solicitamos ao motorista que parasse bem próximo à telecabina para subir a montanha. Sem dúvida esta estação de esqui é uma das mais lindas que você irá conhecer e tem muitas opções, mesmo para quem não pretende esquiar, como era o meu caso.
Você pode escolher ainda subir a montanha por Arinsal, mas aí você terá acesso à outra parte do complexo que não fomos conhecer. Se estiver de carro, é possível subir a montanha e visitar os dois lados do complexo.
– O que fazer em La Massana
Logo que você descer da telecabina em La Massana, já vai avistar um grande deck de madeira de onde você vai poder se ambientar e já começar a tirar fotos lindas do setor de Pal. O que mais impressiona ali é a paisagem de montanhas nevadas e a alegria dos esquiadores, desde crianças até os mais velhos, aproveitando ao máximo as pistas de esqui.
Certamente, o complexo de La Massana-Pal Arinsal é bem maior do que o GrandValira. E mesmo para quem não vai esquiar há mais opções como a possibilidade de caminhar na neve ou de entrar pelo bosque de pinheiros, que fica bem em frente aos restaurantes. No bosque tem arvorismo e uma área usada para piquenique. É bem gostoso andar por entre as árvores e observar os esquiadores passando nas pistas de esqui ao lado.
– Infra-estrutura em Pal/La Massana
O setor de Pal possui sete pistas de esqui com diferentes níveis de dificuldade. Por isso, se você pretende esquiar por lá, escolha a pista de acordo com seu nível de conhecimento e prática do esporte. A pista Verdet é considerada muito fácil e é usada inclusive pela garotada. No nível fácil há as pistas Beç, Pla de la Cot, Serra e Coll de la Botella. Para os esquiadores mais experientes há outras duas: Setúria e Port Negre, que são consideradas de nível difícil. Para chegar nestas pistas há teleféricos exclusivos para quem já está de esqui.
A base para os esquiadores em Pal conta com banheiros, restaurantes, lanchonetes, centro de informações e venda de ingressos, aluguel de trajes de esqui, escola de esquiadores, estacionamento, babyclub e área de primeiros socorros. Para conhecer todo o complexo, recomendo que você visite o site oficial de VallNord-Pal Arinsal.
– Combo telecabina + menu
Vou deixar aqui uma dica para quando você for visitar VallNord. Ao comprar o ingresso em La Massana para passar o dia na estação de esqui, veja se há disponível o combo telecabina + menu na bilheteria. Por apenas 12 euros (por pessoa) garantimos a subida às montanhas e ainda um delicioso lanche no Xiringuito (uma lanchonete que fica no primeiro deck em Pal). Havia algumas opções no cardápio, mas escolhemos hambúrguer de frango, batatas fritas e refrigerante. Valeu super a pena, porque só a subida de teleférico já custaria 11 euros por passageiro.
Seguro para esquiar
Se você pretende esquiar em Andorra, não se esqueça de fazer um seguro viagem que cubra acidentes gerados em atividades esportivas. Nem todas as apólices preveem cobertura para esse tipo de acidente. Portanto, recomendo que você faça uma cotação com a Seguros Promo e com a Real Seguros, parceiras do blog, para escolher uma seguradora que deixe você mais tranquilo para esquiar nas montanhas e aproveitar ao máximo sua viagem.
Um dos motivos de eu não ter permitido que meu filho tentasse umas aulas de esqui foi exatamente não termos feito um seguro específico para isso. Vai que acontece um acidente, se machuca ou se quebra. Melhor prevenir do que remediar, né? Afinal, o custo de atendimento médico pode ser exorbitante no exterior.
Ingressos, equipamentos e roupas
Esquiar não é uma atividade barata para nós, brasileiros. Isto porque não temos onde aprender essa modalidade, muito menos temos roupas e equipamentos para isso. Por esse motivo, esse esporte exige um investimento muito alto para você, que como eu, jamais esquiou ou pensou nisso.
Só para exemplificar como o custo é alto, um dia de esqui custa 52 euros por adulto. Se você não tiver os equipamentos, vai gastar com o aluguel das roupas e, se não souber esquiar, terá que arcar com o custo das aulas. Portanto, prepare o bolso porque isso vai sair em torno de 90 a 100 euros por pessoa por um simples dia de esqui. Entendeu por que não esquiamos? 😉
As roupas e equipamentos você até pode levar na viagem e já será uma economia. Na Decathlon você pode comprar casacos, calças, botas, gorros, meias e óculos para esquiar. Assim você só vai precisar alugar os esquis. Mas pense se vale a pena investir nisso, porque pode ser que você só use uma vez na vida.
Resorts nas estações de esqui
Uma dica que também pode ser apropriada para economizar é se hospedar em algum dos resorts que ficam dentro das estações de esqui. Neles há equipamentos para uso dos hóspedes, aulas para iniciantes e até pistas exclusivas. Mas é claro que isso tem custo e não é barato se hospedar nas montanhas. Mas não custa pesquisar um resort ou hotel e comparar os valores. Se quiser ter uma ideia, veja isso aqui no Booking.com, parceiro do blog Viajante Econômica.
Atividades o ano todo
Embora eu prefira viajar no inverno, principalmente para conhecer as estações de esqui, recomendo visitar Andorra em qualquer época do ano. Isso porque as montanhas nevadas, nas demais estações do ano, se transformam em pistas de mountain bike, servem para caminhadas e para diversas atividades esportivas e de lazer num cenário de tirar o fôlego. Particularmente, eu amo montanhas e, se morasse por perto, iria em outras estações só para ver a mudança da paisagem. Fica aqui a dica. Não importa a época, você vai amar conhecer Andorra.
Outros Destinos na Europa
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Destinos na Europa. Veja abaixo outros posts interessantes sobre o Velho Continente. Certamente você vai se inspirar:
- Vamos Por Aí – Descubra os pontos turísticos de Paris e os melhores passeios
- Viajante Comum – Andaluzia, Sul da Espanha: Cidades lindas para incluir no seu roteiro!
- Destinos por onde andei… – Castelo de Guimarães em Portugal, vamos conhecer?
- Experiência Barbara – Roteiro pela linda Cesky Krumlov – República Checa
- Mulher Casada Viaja – O que fazer em Sorrento, base para a Costa Amalfitana
- Vamos viajar pra onde agora – Explorando Braga em Portugal
- Dani Turismo – O que fazer na Europa?
- Across The Universe – Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias
- 3 Gerações e 1 Mala – San Gimignano: a Manhattan Medieval
- Uma Viagem Diferente – Cidades para conhecer na Itália
- 6 Viajantes – Provence: como visitar os campos de lavanda com as crianças
- Viajante Móvel – Destinos quentes da Europa no inverno – férias fim de ano
Respostas de 30
Estou indo para Andorra em fevereiro e amei seu post.
Estou indo sozinha e pretendo chegar la de onibus ou translado saindo de Barcelona.
Conhece alguma empresa que eu poderia olhar esse percurso?
Olá, Bruna. Que bom que você gostou do meu post. Sobre o traslado, veja com meu parceiro Civitatis (tem link na coluna direita aqui no blog e também no final do post). Eles possuem vários tours e algum pode ser do seu interesse. Eles são ótimos, pode confiar. Uso sempre e recomendo. bjs
Oi Cecília! Parabéns pelo ótimo post. Estamos indo, eu e minha esposa, pra Andorra a partir de Barcelona, vamos ficar hospedados na estação de Pas de La Casa, mas como o ônibus sai muito cedo de Barcelona (06:00) e chega às 9 na capital La Vella, gostaria de lhe perguntar se na rodoviária de lá tem locker para guardar as malas para que possamos conhecer um pouco a capital , antes de seguir para a estação.
Agradeço já a atenção!
Olá, Rainel
Tem lockers na estação de ônibus. A cidade é pequena e tudo é perto. É só seguir caminhando ao lado do rio e vai ver as ruas de comércio sem impostos, a praça e a Caldea, um tipo de balneário para relaxar nas piscinas. Boa viagem para vocês. Aproveitem muito!
Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário.
Sou novata no blog e amei o seu post!!
Estava procurando dicas sobre Andorra, que planejo conhecer sozinha depois que me vacinar, e me veio uma pergunta! Como vocês não esquiaram (o que também não planejo por conta do preço kkkkk), o que vocês fizeram durante o dia nas estações de ski?
Vi as dicas de atividades que sugeriu no post, mas gostaria de saber a experiência de vocês, ainda mais porque busco economizar. Tenho medo de chegar lá e, por estar sozinha, não achar o que fazer por um dia inteiro.
Muito obrigada desde já!
Oi, Erika
Obrigada pela visita. Nós não somos muito de esportes. Ainda mais de neve. Mas se vc curte, leve as roupas adequadas pra não ter que alugar lá. Ou pelo menos tenha os principais. Na estação tem alguns atrativos e dá pra fazer o tempo passar. Mas claro que vai do seu gosto. Se você quiser fazer aulas de esqui, lá tem e é em grupos. Dá até pra fazer amizades
Não sabia dessa fama das estações de ski de Andorra! ? A verdade é que nunca pesquisei a fundo mas, agora com suas dicas, já estou empolgada para visitar os complexos de GrandValira e VallNord-Pal Arinsal! Amei!! ?
Oi, Maria. Eu também não tinha achado quase nada sobre elas. Mas adorei conhecer e indico para todo mundo agora. Quando puder, vá conhecer. Vai amar. Beijos
Adorei suas dicas de estações de esqui neste país, realmente Andorra é um destino que encanta fãs deste esporte e apreciadores de belezas naturais.
Conheci estações de esqui no Chile e gostei demais, eu incluiría estes passeios facilmente se tivesse oportunidade de visitar este país. Amei suas fotos e dicas, obrigada.
Eu quero muito conhecer o Chile e as estações de esqui. Deve ser lindo também. A paisagem deixa a gente renovada. Beijos
Sou doida p ir numa estação de esqui como essa de Andorra. Nunca fui. Não sei se terei coragem de fazer algumas aulas e esquiar, mas só de ficar curtindo já deve ser uma viagem e tanto. Lendo essa sua experiência fiquei com muita vontade de planejar logo uma viagem dessas.
Oi, Sil. É uma experiência que vale a pena mesmo. Esquiar já não sei dizer, porque acho até um pouco caro para mim. Mas conhecer uma das estações de esqui de Andorra eu super recomendo. beijos
O seu post está sendo uma ótima motivação para eu enfrentar as aulas de esqui.. kkk.. acabo sempre deixando esse tipo de turismo de lado, por não saber esquiar. Acho que isso foi um sinal divino para eu criar coragem, hein?
Tomara que seja um sinal mesmo. E que você possa conhecer as estações de esqui de Andorra, porque são lindíssimas. Vai e depois me conta como foi. Beijos
Cecília adorei suas dicas de como visitar as estações de esqui em Andorra. não sei esquiar, mas um dia ainda aprenderei. (rs)
Eu tenho medo de me machucar, por isso não cogitei esquiar. E os preços não são convidativos.
Que delícia visitar as estações de esqui de Andorra. Eu ainda não conheço, mas já me animei depois de ler as dicas do post! Eu adoro uma paisagem com neve! Ótimo post!
Obrigada, Ângela! Também adoro neve nas montanhas. Beijos
Muito legal as estações de esqui de Andorra, aliás gostei mais das opções no calor do que no frio. Eu já fiz uma aula de esqui em Bariloche há muitos anos, e só de ler o valor não me imaginei repetindo a experiência.
É bem caro mesmo. Ainda mais pra quem não sabe esquiar e nem tem a roupa adequada. Também fiquei interessada nas atividades de verão. Quem sabe um dia volto lá nessa época para subir a montanha.
Que ideia boa você teve de visitar as estações de esqui de Andorra, mesmo que tenha sido só pra passear. Também nunca esquiei e acredito que seja algo que eu nunca farei, mas é tão lindo estar nas montanhas tudo branquinho, com aquele céu azul. Adoro ver as crianças brincando na neve – e eu também fiz isso, claro! ehehe Cadê teu boneco de neve?
Márcia, meu boneco de neve derreteu. Trouxe na mala mas não chegou inteiro. Rsrs
Brincadeiras à parte, foi muito bom e desestressante visitar as estações de esqui de Andorra.
Eu nunca pratiquei sky, mas já tinha lido bastante sobre as pistas de Andorra. Falam q estão entre as melhores do mundo né? Adorei as fotos de vocês! Boas dias
Oi, Diego, não sei dizer se são as melhores do mundo mas sei que são usadas inclusive no verão para outros esportes e recebem vários campeonatos mundiais. Obrigada pela visita.
Estive em Andorra em 2007. Era muito nova, tinha ido meio que empurrada por uns amigos. Agora, vendo seu post, vejo que não aproveitei nem um terço do que poderia. rs
Pois é, Polliana. Nem sempre aproveitamos tudo de um lugar. Por isso é bom ler as experiências dos outros antes de viajar. Em 2007 não havia tantos blogs para você descobrir o que fazer em Andorra. Eu mesma só descobri depois que me falaram das atrações e fui pesquisar. Mas já sabe que precisa voltar, né? E agora pode seguir minhas dicas. beijos
Sou apaixonada por estações de esqui e olha que não sei esquiar não. Gosto mesmo é de ficar observando as pessoas se divertirem, contemplando as belas paisagens. Amei as dicas sobre as estações de Andorra.
Oi, Ana Carolina. Que bom que você gostou das dicas. Deve ser muito legal esquiar, mas não sei se um dia vou aprender. 😉
Com o euro caro do jeito que está agora, só nos resta visitar as estações de esqui. Achei bem interessante que em Andorra as estações de esqui englobem outras modalidades fora da temporada, tornando o país sempre uma boa pedida para quem curte atividades ao ar livre!
Sim, Bárbara. Eles têm muitas possibilidades para se aproveitar as montanhas. Então, mesmo que você não possa ir no inverno, poderá fazer caminhadas nas montanhas e admirar a paisagem incrível da região. Obrigada pela visita e comentário. Beijos