Se você gosta de visitar lugares com história, veja minhas dicas de Berlim e programe sua viagem, quando for possível. Neste post enfatizo lugares baratos ou gratuitos para conhecer um pouco da história da Alemanha dividida. Particularmente, sou apaixonada por essa cidade, que está sempre se reinventando e se renovando, sem deixar apagar sua história. Como são muitos os lugares para visitar, vou colocar aqui os principais.
Arquitetura
Uma coisa que impressiona o visitante que chega a Berlim pela primeira vez é sua arquitetura. Prédios novos e modernos se harmonizam com edifícios bombardeados e recuperados após a Segunda Guerra Mundial.
A região da Potsdamer Platz é uma das que estão se modernizando a cada ano. Fotos do passado mostram a praça vazia e degradada nos tempos da Guerra Fria. Bombardeada na Segunda Guerra, a praça perdeu seu status de uma das mais movimentadas da Europa, conquistado na década de 1920.

A região da Potsdamer Platz ficou esquecida por 50 anos. Só após a queda do muro de Berlim, voltou a ser o centro da cidade e hoje abriga importantes edifícios, shoppings centers e hoteis.
Sony Center
O complexo do Sony Center é um deles. Sede europeia da empresa, o edifício foi projetado por Helmut Jahn e inaugurado em 2000. Em sua estrutura, basicamente metálica e envidraçada, está preservado o que restou do Grand Hotel Esplanade, como a Sala do Imperador e o Salão do Café da Manhã. Uma parte dessas ruínas você pode conferir no Café Josty.

No Sony Center você pode visitar algumas atrações pagas como a Legoland Berlim, ideal para crianças de até 10 anos, e o Filmmuseum Berlim, o museu de cinema, cujo acervo é voltado à trajetória dos artistas e cineastas alemães. Pode ainda ver alguma exibição atual no complexo de cinemas com alta tecnologia, que tem 17 salas, três delas destinadas a produções alemãs e de orçamentos modestos.
Muro de Berlim
Visitar Berlim é passear pela história a céu aberto. O famoso Muro de Berlim, que dividiu a cidade em duas nos tempos da dominação soviética, está presente em vários locais. Seja na demarcação do solo, onde paralelepípedos mostram onde existia o muro. Seja nos pedaços inteiros dele, espalhados pela cidade.



Na Potsdamer Platz há alguns exemplares do muro. Aproveite para tirar fotos e ver a altura que ele tinha. Impossível ultrapassá-lo. Alguns berlinenses que tentaram fugir, perderam suas vidas. Não muito longe dali, quase em frente ao Portão de Brandemburgo, na calçada do Tiergarten, há um memorial para lembrar os que morreram na fuga.


Checkpoint Charlie
Se você quiser saber mais sobre a história do muro e sobre como as pessoas tentaram escapar, pode visitar o Museu do Muro. Ele fica em frente ao Checkpoint Charlie, outro ponto turístico gratuito para conhecer em Berlim. Não fica longe da Potsdamer Platz. Dá para ir a pé, observando a região.

O Checkpoint Charlie, antigo posto de fronteira das forças aliadas entre as duas Alemanhas, não existe mais. Uma réplica está ali no meio da Friedrichstrasse para você tirar fotos e imaginar como era aquela divisa, onde somente pessoas autorizadas podiam cruzar os dois lados de Berlim, separados pelo muro. Dois “soldados americanos” ficam ali disponíveis para tirar fotos e “carimbar” seu passaporte, mediante pagamento. Se achar que seus euros estão sobrando, aproveite. 😉

Topografia do Terror
Bem próximo ao Checkpoint Charlie fica a Topografia do Terror. Ali funcionaram três instituições nazistas a partir de 1934. A sede da Gestapo, o serviço de segurança e a residência do chefe da SS, Heinrich Himmler. O que restou dos prédios foram os porões onde eram interrogados e torturados os prisioneiros de guerra. Você pode conferir também uma parte inteira do Muro de Berlim, que é possível visitar gratuitamente.

Portão de Brandemburgo
Certamente, o Portão de Brandemburgo é outra dica de Berlim gratuita e imperdível que você vai querer conhecer. Localizado ao lado da Pariser Platz, entre o início do Tiergarten e o final da famosa avenida Unter den Linden, ele é o ponto turístico mais famoso da cidade.
Projetado por Carl Langhans, o portão é inspirado nos portais dos templos da antiga Atenas. Erguido entre 1789 e 1791, foi uma das portas de entrada de Berlim, por onde passaram os nobres da realeza, as tropas de Napoleão e mais tarde serviu de palco para desfiles nazistas.

No alto do portão há uma escultura de seis metros de altura, criada em 1794 por Johann Gottfried Schadow, para ser o símbolo da paz. Mas, durante a Segunda Guerra, essa escultura foi destruída. Logo depois da divisão da Alemanha, o Portão de Brandemburgo ficou sem acesso, esquecido em meio ao muro. Somente com a reintegração alemã, ele foi restaurado e voltou a ter importância. Ali, turistas do mundo todo fazem selfies e registram a beleza do portão.
Memorial do Holocausto
Bem próximo ao Portão de Brandemburgo, você pode visitar o Memorial dos Judeus Mortos da Europa, ou do Holocausto. Concluído em 2005, o memorial é formado por grandes blocos de pedra cinza, que nos remetem a campas de um cemitério. Os blocos simbolizam os seis milhões de judeus e não judeus mortos pelos nazistas em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Nikolaiviertel
Essa dica de Berlim é uma das minhas preferidas. Trata-se da pequena vila de casas, lojas e restaurantes, Nikolaiviertel. Próxima à Berliner Rathaus (prefeitura) e à região agitada da Alexander Platz, a vila quase escondida nos remete à Berlim de antigamente. Com toda a certeza, você vai se surpreender com essas vielas que se entrelaçam em volta da Nikolaikirche, a igreja mais antiga de Berlim, construída em 1230.

Com duas torres em tijolos, a Nikolaikirche foi reconstruída em 1987, durante a restauração do bairro pelo governo da Alemanha Oriental. E depois da reunificação alemã, em 2009, a igreja passou por uma nova reforma. Você pode visitá-la de terça a domingo, das 10 às 18h. Aproveite e tome um café nos arredores e veja como era a vida dos berlinenses na época da fundação da cidade.
Berliner Rathaus
A sede da Prefeitura, a Berliner Rathaus, é outra dica de Berlim que trago pra você. Só pra ilustrar, o prédio vermelho, feito em tijolos da província de Brandemburgo, é o centro do poder político da Grande Berlim. Foi construído entre 1861 e 1869, inspirado nos palácios do Renascimento Italiano. A ideia era expressar o poder e a glória da cidade.
Alexander Platz
A região da Alexander Platz é uma das mais conhecidas e visitadas de Berlim. Ali está a Berliner Fernsehturm, a famosa torre de tevê que tem 368 metros de altura. Sem dúvida, se o dia estiver claro e você tiver tempo disponível, recomendo subir na torre e ver Berlim do alto, a partir de seu mirante, localizado a 203 metros do solo.

Erguida pelo governo soviético como símbolo do poder político da Alemanha Oriental, a torre é avistada de diversos pontos de Berlim. Em dias de céu aberto, é possível ver toda a cidade lá do alto. Em virtude disso, acho um passeio imperdível! Compre o ingresso pela internet para não perder tempo na fila.

Na Alexander Platz você vai encontrar o famoso relógio circular que marca a hora em diversas partes do mundo, o Weltzeituhr. Certamente você já viu fotos dele. Aliás, na região também está um centro de compras com lojas enormes como a rede francesa Decathlon, a loja de departamentos Galeria Kaufhof, a C&A e a loja de eletro-eletrônicos Saturn. Explore a região porque vale a pena.

Coluna da Vitória
No meio do Tiergaten, o extenso parque da Berlim Ocidental, fica a Coluna da Vitória – Siegessäule. Com 62m de altura, a coluna tem a Deusa da Vitória no seu topo, A edificação foi construída para celebrar a vitória da Prússia sobre a Dinamarca, na guerra de 1864.



A estátua dourada da Deusa da Vitória pesa 35t. Os visitantes podem subir seus 285 degraus para chegar ao mirante aos pés da Siegessäule. Já aviso aqui que a subida é para os fortes, já que a escada é boa até a primeira plataforma. Os degraus restantes são em escada caracol e pessoas com medo de altura podem não aguentar a subida. Se bem que há bancos ao longo do percurso para você descansar da empreitada. Eu confesso que quase declinei, mas acabei aceitando o desafio.
Primeira vez na Europa? Veja este Roteiro de 20 dias do blog Caminhos que me Levem
Memorial do Imperador Guilherme
Esse é um dos edifícios que mais me chamaram a atenção em Berlim. A Igreja Memorial do Imperador Guilherme (Kaiser Wilhelm Gedächtnis Kirche, em alemão) é uma edificação em ruínas. Ela foi preservada assim para que não nos esqueçamos dos horrores da guerra.

Depois que a igreja original foi severamente danificada pelos bombardeios na Segunda Guerra Mundial, os berlinenses deram-lhe o apelido de dente oco, por conta do que restou de sua torre. Aliás, ao lado da antiga igreja, foi construída uma moderna capela com vitrais azulados que permitem a entrada de luz, formando um belíssimo efeito em seu interior.
Dicas de Berlim
Gostou dessas dicas de Berlim? Como a cidade é enorme e há muitas outras atrações que você pode visitar, vou deixar alguns pontos turísticos para o próximo post. Enquanto ele não fica pronto, leia também sobre a Ponte dos Espiões. E não se esqueça de salvar esse post no Pinterest.
Blogagem Coletiva
Este post sobre lugares históricos de Berlim faz parte da Blogagem Coletiva Cidades com História, que reuniu blogueiras paulistas para trazer suas experiências em cidades incríveis do mundo. Confira o que elas escreveram.
- Experiência Barbara – Varsóvia: a cidade que não se curvou.
- Fefa pelo Mundo – A Cidade de Delfos na Grécia: Um passeio Histórico
- Se joga no roteiro – Atenas – Uma cidade cheia de história!
- Prefiro Mochilar – Roteiro Salvador: 4 dias na primeira capital do Brasil
- Viagens e Feminices – Viajar para Paraty: Uma cidade cheia de história
- Só Penso em Viajar – A incrível cidade murada de Carcassone
Respostas de 21
Estive lá em uma rápida passagem. Era um festival de danca. Mas conheci os principais pontos turísticos . Um lugar com muita arquitetura e história .
E sabe que cada vez que se volta, se vê uma nova cidade? Está sempre tendo coisas novas por lá.
Estive na Alemanha mas nao fomos até Berlim…o que percebi até agora, é unanime a paixão pela cidade, todos falam bem demais e morro de vontade de ir. E o que mais gosto, são dicas assim, de passeios gratuitos e acessiveis 🙂
ah, assisti uma serie esses dias, que se passou em Berlim – Unorthodox (ou Nada Ortodoxa)
Oi, Ju, também assisti a essa série Nada Ortodoxa. Adorei rever Berlim, ou pelos menos parte dela. Quando puder, vá conhecer Berlim e faça esse roteiro econômico pela história. Beijos
Acho incrível como Berlim consegue manter viva sua história e lidar com tantas memórias difíceis e conflitantes! Adorei o post. 🙂
Mari, é incrível mesmo! Lá a história é preservada para que seja sempre lembrada. Obrigada pela visita. Beijos
Estive 2 vezes em Berlim e se puder ainda voltarei. Sempre sonhei conhecer a Alemanha pois lia muito sobre a Segunda Guerra Mundial e tinha visto o filme “Adeus Lênin”, queria ver como era aquela cidade que viveu dividida por tanto tempo. Fico muito emocionada em pensar como foi poder viver a reunificação, a renovação, a reconstrução. Ótimo post. Beijos, Lilian
Lilian, também vi esse filme e gostei bastante. Quando estive lá me lembrei de algumas cenas. Obrigada pela visita. Beijos, querida.
Definitivamente preciso ir a Berlim. Adoro lugares com história, e a história de lá é diretamente ligada coma história da minha família, infelizmente. Mas é como dizem: a história foi feita pra nos ensinar a não repetir os erros!
Fefa, acho fundamental conhecer Berlim por sua história. Quando puder, vá pra lá sim. Beijos
Um local que tenho desejo de conhecer…. Em.breve..
Te convido a conhecer http://www.viajandocomguros.com.br Em breve com dicas de Paris / Londres.
Tomara que logo você possa conhecer, Tuany.
Alemanha sempre foi o primeiro país que quis fazer um mochilão, pois estudei num colégio alemão quando criança…era um sonho que tinha! Fizemos um mochilão de 18 dias pela Alemanha e achei Berlim incrível! Ótimo post e excelentes dicas da cidade! Adorei e já deu vontade de ir de novo…:)
Que legal, Dani! Não sabia que você tinha estudado numa escola alemã. Obrigada pela visita. beijos
Essa é uma das viagens que quero fazer em breve!
Com toda certeza voltarei aqui para pegar suas valiosas dias para planejar a minha viagem à Berlim.
Oi, Soraia. Você vai adorar Berlim. Uma cidade que tem muita história. Se precisar de mais dicas de Berlim, me chame. beijos
Muita vontade de conhecer esse destino! Deve ser incrível ver o muro de Berlim ao vivo! Imagino a sensação! Quanto ao Portão de Brandemburgo, mencionei ele no meu post sobre Atenas! 🙂
oi, Pâmela, você vai gostar de Berlim. É uma cidade com muita história. Aproveite minhas dicas de Berlim para planejar sua viagem. Beijos
Como amo essa cidade. Ler seu post me remeteu aos dias que passamos lá. Uma cidade incrível que soube se reerguer e sair muito mais forte e seus habitantes mais maduros. Um exemplo para o mundo todo.
Sim. Revendo as fotos e selecionando os lugares que iria colocar no post, fiquei com muita saudade também. Estive lá em três ocasiões diferentes. Sempre é uma nova viagem porque Berlim se modifica a cada ano. Obrigada pela visita. Beijos