O sonho de viajar pra Europa pela primeira vez persegue muitos viajantes, mas sempre surgem questões que geram um pouco de ansiedade sobre o destino. Por isso vou deixar dicas importantes para o planejamento dessa viagem. Afinal, o Velho Continente é enorme e tem características distintas, inclusive entre países. E o sonho pode se tornar um pesadelo por falta de conhecimento. Espero ajudar com essas dicas e ver você desbravando a bela Europa.
Por onde começar
A primeira vez na Europa sempre gera muitas dúvidas. Percebo que a maior delas é saber por onde começar o planejamento da viagem e definir o que se vai visitar. Até porque o continente abriga 50 países, sendo Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Holanda, Itália e Alemanha os mais desejados entre os viajantes. Mas será que dá pra conhecer vários destes países numa única viagem? Se você olhar o mapa e não pensar no tamanho deles, pode até achar que isso é possível, mas por experiência própria digo que você deve rever esta ideia. Mas vou explicar abaixo o porquê disso.
Primeira vez na Europa: quantos dias?
Antes de mais nada, é preciso definir quantos dias você tem para ficar na Europa. Não recomendo menos de uma semana. Dez a 15 dias é ideal para quem quer aproveitar mas não pode gastar muito. Acima de 15 dias, pode ficar bem caro, mas tudo depende do seu estilo de viagem. O máximo que fiquei na Europa foram 23 dias, em julho de 2022, mas achei cansativo!
E já aviso que é preciso descontar os dias de voos de ida e volta. Em média são 11 horas de voo e você vai chegar quebrado lá. Afinal, a diferença de fuso pode ser de mais 5h em relação ao horário de Brasília. Considerando isso, pense em comprar voos diretos ou com conexões de três horas (menos ou mais do que isso é perrengue). Os dias de deslocamento entre cidades também devem ser descartados porque você vai ter que fazer check-out num hotel, pegar trem ou avião, e depois fazer check-in no novo destino. E isso leva tempo.
Quantos países visitar?
Esta é a principal dúvida dos viajantes e a mais importante do planejamento de sua primeira vez na Europa. E na minha opinião, a resposta para esta questão é “depende!” Depende de quanto tempo e dinheiro você tem pra realizar esta viagem. Se você tem só 10 dias, recomendo no máximo duas grandes cidades, que podem ser de dois países próximos. Exemplos: combinar França e Espanha; Holanda e Alemanha; Itália e Suíça. Se sua viagem é de 15 dias, pense em visitar três cidades, que podem ser de países próximos com boa rede de trens entre eles.
Se você tem só uma semana ou pouco mais do que isso, escolha apenas um país e faça base numa grande cidade, que pode ser a capital ou outra importante metrópole. Minha sugestão é começar por Paris. Uma semana na cidade luz será surpreendente e você poderá visitar os arredores, como a Disney Paris e o Palácio de Versalhes. E dependendo da época conhecer os encantadores Jardins de Monet, em Giverny, por exemplo.
Como escolher os voos
Depois de definir quantos dias e quais países você quer visitar, é hora de pensar nos voos. Escolha de acordo com as cidades que você definiu para seu roteiro. E leve em consideração que algumas companhias aéreas, como a TAP, KLM e AirFrance têm voos diretos para Lisboa e Porto; Amsterdam e Paris, respectivamente.
Para nossa sorte, estas três companhias aéreas permitem fazer stopover nestas cidades. Se você não sabe o que isso significa, explico: stopover é quando você compra passagem para uma cidade, mas pode fazer uma conexão estendida na ida ou na volta na cidade onde a companhia aérea tem sua base (hub, na linguagem de aviação). Um exemplo de stopover que já fiz: visitei Hamburgo, na Alemanha, com stopover de 7 noites em Paris. O valor da passagem aérea é o mesmo dos trechos São Paulo – Hamburgo – São Paulo, mas com a vantagem de poder ficar alguns dias em Paris, local do hub da AirFrance, sem pagar nada a mais pela passagem.
Quais cidades visitar
Esta é outra questão que só você poderá responder. Isso porque na sua primeira vez na Europa, vai precisar levar em consideração seus sonhos de viagem. Mas meu conselho é sempre começar por cidades grandes, porque nelas você vai ter transporte público de qualidade e muitas atrações para conhecer. A estrutura da hotelaria nas grandes cidades europeias também facilita a vida do viajante porque tem hotel pra todo bolso e gosto. Só leve em consideração que as principais capitais costumam ter preços elevados de hospedagem. Caso esteja muito além do seu orçamento, recomendo ficar próximo ao metrô, mas um pouco fora da área principal das atrações (um quilômetro de distância já ajuda a baratear).
Como se locomover
Agora que você já tem ideia das cidades que pode chegar e sair da Europa, é hora de ver como vai se locomover por lá. Recomendo usar a excelente rede de trens que interligam os países europeus. Além da facilidade de viajar de trem, você vai se encantar com as paisagens. Aliás, aqui no blog tem um post com Dicas para viajar de trem na Europa. Mas claro que você também pode se locomover de ônibus. Eu mesma já fui de Barcelona a Andorra de ônibus e foi super tranquilo. Para pesquisar a melhor forma de se locomover, use o site da Omio, parceira do blog. Para conhecer algumas regiões do interior, você pode alugar um carro ou contratar os excelentes tours da Civitatis.
Uber, táxi ou transfer
Para se locomover entre cidades, você pode usar os trens regionais e realizar passeios de um dia do tipo bate-volta. Dentro das cidades, além do transporte público, você pode optar por táxi ou Uber. Em alguns países da Europa há também outros aplicativos de transporte, como o Bolt e Cabify. Se preferir, pode contratar também um transfer, principalmente para chegar ou sair com malas do aeroporto. Tudo vai depender do destino a ser visitado e do seu orçamento.
Primeira vez na Europa: que moeda levar
Se você vai visitar um dos 20 países que fazem parte da União Europeia, você deve levar euros. Mas se for visitar alguns países como a Inglaterra e Suíça, por exemplo, terá que levar libras ou francos suíços, respectivamente. Antes isso era um fator que dificultava a viagem, mas com a chegada das contas internacionais multimoedas, tipo Wise, a questão deixou de ser problema. Leve uma 1/3 do valor total em espécie e os outros 2/3 no cartão da Wise. Caso precise, use também um cartão de crédito internacional, devidamente desbloqueado para uso no exterior.
E se você quer saber quanto levar de dinheiro na sua primeira vez na Europa, digo que 100 euros por dia, por pessoa, é a base para começar. Claro que sem levar em consideração o valor da estadia. Isso seria para alimentação, transporte público e algumas atrações. O valor que citei acima é para viajantes econômicos, como eu. Mas você pode levar bem mais do que isso, caso tenha um bom orçamento.
Seguro viagem obrigatório
Os visitantes brasileiros precisam obrigatoriamente contratar um seguro viagem para entrar na Europa. De acordo com o Tratado Schengen, o valor mínimo deste seguro é de 30 mil euros de cobertura para despesas médico-hospitalares. Mas independentemente desta obrigatoriedade, viajar pra qualquer país do exterior sem seguro viagem é um risco que não vale a pena. Para saber mais sobre que seguro contratar, peça a ajuda dos consultores da Real Seguros, parceira do blog, e viaje tranquilo.
Fique por dentro das novidades do blog
Documentos para viajar
Para entrar na Europa, o serviço de imigração vai solicitar seu passaporte brasileiro, que precisa estar com validade superior a seis meses. Por esta razão, caso seu passaporte esteja perto de vencer ou já tenha vencido, será necessário fazer outro no site da Polícia Federal. Além disso, crianças e adolescentes que estejam viajando com apenas um dos pais, precisam ter autorização do outro genitor expressa no passaporte ou em documento registrado em cartório. Veja as regras aqui.
Na hora de passar pelo serviço de imigração, tenha em mãos suas reservas de voos, hospedagem, seguro obrigatório e demais documentos que comprovem sua viagem.
Primeira vez na Europa e mais
Se você gostou deste post com dicas para viajar pela primeira vez para a Europa, vai gostar também de ler os artigos da blogagem coletiva do grupo 8on8 deste mês. O tema de abril é “primeira vez” e tem muitas informações para você. Confira abaixo:
- Dani Turismo – Primeira Viagem em Pomerode
- Travel Tips Brasil – Passeio de balão na Califórnia
- Let’s Fly Away – Viajar para Itália: tudo para planejar sua viagem sem erro
- Mulher Casada Viaja – Paris pela primeira vez
Respostas de 10
Oi Cecília!
Como sempre, vc continua fera no que faz. Obrigada pelas ótimas dicas , já estou no planejamento. Bjos.
Obrigada, Soraya! Se precisar de ajuda, me avisa. Bjs
Oi Cecília,
adorei as suas dicas para quem viaja pela primeira vez à Europa. Quando eu fui, era ainda adolescente e minha mãe cuidou de tudo, mas imagino que ficaria perdida se fosse organizar sozinha!
Acho que para quem está planejando e não conhece nada esse seu post é uma mão na roda!
Beijoca
Mari
oi, Mari
Muito obrigada! Essa é a intenção mesmo. 😉
beijos
As formas de gastos na Europa sempre estão em evolução e achei super legal que você está sempre antenada nas últimas novidades.
Acredito que os leitores vão tirar dicas preciosas de seu post sobre como ir à Europa pela primeira vez.
oi, Danielle
Obrigada!
Cecília, parabéns! Achei o post sucinto mas completo, dá um norte legal para quem não tem ideia de como organizar uma viagem à Europa pela primeira vez.
Acho que como o brasileiro está viajando mais, também está deixando de lado a ânsia de fazer 10 países em 5 dias, e o papel dos blogs de viagem com certeza é grande nessa educação.
Também fico cansada em viagens mais longas, mas com o aéreo tão caro, sempre quero aproveitar o máximo que eu puder. Acho que depende de tantas coisas, mas o principal é que se estiver num roteiro mais lento, dá pra fazer 30 dias de boa.
Oi, Marcia. Obrigada pelo elogio. Realmente as passagens são caras e acabamos querendo aproveitar ao máximo. Viajar lento é realmente a solução porque os deslocamentos cansam muito. Mas claro que os mais jovens vão conseguir fazer mais coisas. Eu que já não tenho o mesmo pique de antes e canso mais ficando mais tempo longe de casa.
Ótimas dicas para viajar pela primeira vez para a Europa. Parece que dá para conhecer vários países de uma vez, mas como você bem apontou essa não é a melhor opção. O mapa pode dar uma falsa ilusão.
Pois é, Lulu. Seria muito bom se tudo fosse mais perto, mas também é bom poder voltar mais vezes. 😉