Sempre que viajo pra Europa procuro utilizar trens nos meus deslocamentos, seja para fazer bate-voltas de um dia, seja para viajar entre cidades. Por ter uma extensa malha ferroviária e por ter trens seguros e confortáveis, acredito que este é o melhor meio de transporte por lá, principalmente para orçamentos econômicos como o meu.
Cada país tem sua companhia de trens oficial e é no site delas que se acham as melhores ofertas para sua viagem de trem. Na Alemanha o site oficial é o Deutsch Bahn. Nele, você consegue pesquisar preços das passagens entre cidades europeias, partindo de qualquer cidade alemã. Na Itália, há duas companhias de trens para você pesquisar passagens: a estatal Trenitalia e a empresa privada Ítalo, que tem os melhores preços mas não vai a todas as cidades.
Dependendo do seu destino, pesquise no Google qual a companhia de trens oficial que servirá para suas viagens. As mais conhecidas são a SNFC que cobre toda a França; a NS da Holanda e o famoso Eurostar , que faz a travessia sob o Canal da Mancha ligando Paris a Londres.
Passagens
Para garantir preços melhores, vale aqui a regra de sempre: antecipar destinos e roteiros para obter as passagens mais baratas. Nos trens rápidos que ligam as principais cidades europeias, comece a pesquisar sua passagem com 90 dias de antecedência. Isso vai fazer muita diferença no seu orçamento, já que algumas passagens podem sair por € 9,90 quando abrem as vendas. Deixar pra última hora pode lhe custar até € 95,00 o mesmo trecho.
O blog Fora da Zona de Conforto tem um post que também pode ajudar você: Os 5 Melhores Passes de Trem para Europa
Bate-volta de trem
Uma das coisas que mais gosto de fazer na Europa é passar o dia numa cidade que não conheço. Para isso costumo usar os trens regionais. Eles são mais lentos e não requerem compra antecipada de passagem. Sempre faço base numa cidade grande e conheço os arredores de trem regional. Hamburgo, na Alemanha, por exemplo, é um destino super legal para montar base. De lá você pode conhecer Bremen, Lübeck, Kiel e Flensburg, na divisa com a Dinamarca, sempre em passeios de um dia.
O bom de fazer esses passeios do tipo bate-volta é que você viaja sem mala, dorme e acorda no mesmo hotel sem ter que perder tempo com check-in e ainda tem a possibilidade de escolher o melhor dia pra ir, porque a passagem será comprada na hora.
Deslocamento com malas
Uma dica para quem vai viajar de trem de uma cidade para outra de mala e cuia é ter em mente que não há balcão de check-in para despachar bagagens como numa viagem de avião. No trem você é responsável por suas malas. Não há ninguém para ajudá-lo a colocar sua bagagem no seu vagão. Portanto, viaje o mais leve possível. O ideal é uma mala M com quatro rodinhas e uma pequena mochila ou bolsa.
Dentro do vagão há um bagageiro pequeno para malas menores acima do assento do passageiro, como acontece nos ônibus de viagem. Já as malas maiores ficam num compartimento de malas, logo na entrada do vagão. Lembre-se que não há nenhum controle das malas, por isso olho vivo nelas. Há quem use um cadeado de bicicleta para prender a mala no bagageiro. Nunca fiz isso mas sempre procuro pegar trem com poucas ou nenhuma parada entre os meus destinos para não me preocupar com isso.
Talvez você se interesse também: Dicas de viagem: o que levar na mala
Plataforma e vagão
Na hora de esperar seu trem, chegue com 15 minutos de antecedência e já se posicione na plataforma na altura onde seu vagão irá parar. Veja na passagem qual seu vagão e encontre o local exato de parada. Assim fica mais fácil para colocar a mala e subir no trem. Ao entrar no trem deixe sua mala no bagageiro e siga até sua poltrona. Tenha sempre em mãos sua passagem e o cartão de crédito com o qual pagou o percurso de trem para conferência do bilheteiro. E boa viagem.
* Este post faz parte da Blogagem Coletiva Viagens de Trem, onde blogueiros dão sugestões de como viajar de trem pelo Brasil e pelo mundo. #viagensdetrem
Confira mais essas dicas:
- Ligado em Viagem – Roteiro de trem por 5 capitais da Europa: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam e Berlim
- Destino Compartilhado – Trens na Itália: Viagens pela Calábria
- Destinos Por Onde Andei … – Viagem de trem no Paraná: de Morretes à Curitiba
- Mariana Viaja – Viagens de trem para fazer no Brasil
- Diário de Turista – Como visitar Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela na Alemanha
- Tripping Unicorn – Como Comprar Passagens & Passes de Trem na Europa
- No Mundo da Paula – Trem na Itália : Guia de Como Funcionam
- Entre Polos – Trem de Paris para Moscou
- Viaje na Web – Viagem de trem no Japão: Guia com preços, dicas de roteiros, malas e JR
- Recordações de Viagens – Conhecendo os Alpes Japoneses de Trem
Respostas de 28
Gosto muito de viajar de trem na Europa. Dependendo da distância fica bem mais fácil que ir de avião, sem ter que sair com tanta antecedência para check-in e etc.
É verdade. O tempo gasto com aeroporto e a possibilidade de atraso de voo (já tive duas experiências ruins) têm que ser levados em conta para decidir entre avião e trem. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco. Abraços.
Adorei suas dicas para viajar de trem na Europa. Sempre viajei de ônibus, mas dessa vez quero tentar fazer diferente. Obrigada!
Obrigada, Marcela. Pois eu nunca fiz nenhum trajeto de ônibus pela Europa. Sei que também é um meio de transporte barato, mas apenas utilizo os ônibus urbanos. Preciso de dicas para me aventurar de ônibus também. ?
Viajar de trem de fato é incluir mais história no trajeto – seja pelas paisagens ou pelo ritmo que a viagem pode ter! Na Europa, é bacana demais ver como este tipo de translado é utilizado. E no Brasil, mesmo que de forma bem limitada, e por morar em Vitória, temos a oportunidade de fazer pequenos trechos pela Vitória-Minas. Mas ainda precisamos melhorar bastantes para poder explorar melhor aqui o que tanto vemos lá fora! Ótimo post!
Também gostaria de ter mais opções de trem aqui no Brasil. Como amo andar de trem, aproveito quando estou na Europa. Obrigada pela visita. Volte quando quiser.
Achei ótimo esse post. Sempre faço uso de trem pelas minhas viagens pela Europa. Adoro
Obrigada! Os trens são um meio de transporte super legal! Depois que a gente descobre, não quer outro.
Eu acho ótimo ter tantas opções para viajar de trem na Europa. Quem dera fosse assim em todo lugar, né! Adorei suas dicas!
Obrigada! Realmente viajar de trem é tão bom que seria ótimo podermos usar este meio de transporte em vários lugares do mundo.
Ótimas dicas, Cecília!
Eu também adoro viajar de trem e dou preferência a esse meio de transporte sempre que possível.
Obrigada! A gente vai aprendendo a cada viagem e sempre gostando mais e mais de andar de trem por lá.
Viajar de trem na Europa é excelente, a maioria dos países tem uma boa malha ferroviária, e trens modernos
Sim. Uma experiência super legal mesmo.
Realmente dicas muito importantes para economizar viajando de trem. Viajar é bom, mas se der pra guardar uma grana melhor ainda, né? Parabéns pelo post!
É verdade, Tom. Se a gente economiza na viagem já pode pensar numa próxima, né? Obrigada pela visita.
Também sempre programo passeios de bate e volta. Quando dá pra fazer de trem é o melhor dos mundos!
Eu não costumo alugar carro na Europa exatamente porque temos uma opção excelente de transporte público como os trens.
Eu sempre leio todas as dicas para viajar de trem na Europa que encontro por aí. Adoro viajar de trem, mas como não tenho muitas oportunidades, gosto de ficar sempre informada das novidades.
Também estou sempre aprendendo.
Viajar de trem é tão bom, né? Eu gosto. Mas o bom mesmo é poder ter a opção e comparar tempo e custos, né? Muito boas dicas para um planejamento de trem na europa.
Sou suspeita porque adoro andar de trem, principalmente sem malas ou com pouca bagagem. Rs
Obrigada pelo comentário. Volte sempre.
Achei bem válidas as dicas para viajar de trem na Europa! Especialmente sobre o conforto e a facilidade para quem compra os trechos com antecedência. Parabéns pelo post!
Obrigada! Eu gosto demais do conforto dos trens, principalmente os rápidos que nos levam em poucas horas a destinos concorridos da Europa.
Concordo plenamente com você, Cecília, são tantas as vantagens de viajar de trem na Europa que compensa demais. Só o fato da maioria das estações serem localizadas dentro das cidades, o que reduz seu tempo entre o aeroporto e o hotel, e a economia que isto representa, vale muito a pena.
Amei o post, super dicas, grande beijo.
Obrigada por complementar, Gisele. Realmente estar perto do hotel é uma das maiores vantagens de pegar trens na Europa. Beijos, querida.
Amo viajar de trem, voltei da Europa em março, fiz meu deslocamento de trem também, vale super a pena, tem excelente custo benefício e economia de tempo!
Pena que no Brasil não temos essa opção, né?