Já ouviu falar da Floresta Nacional de Ipanema? Confesso que fomos apresentadas há pouco e já virei fã. Se você gosta de natureza, trilhas e ruínas, coloque agora este lugar na sua lista. A Flona, como é carinhosamente conhecida, fica na cidade de Iperó, perto de Sorocaba. Veja neste post todas as dicas deste sítio histórico para você visitar também.
ICMBio
A Floresta Nacional de Ipanema foi criada por decreto federal em maio de 1.992. Atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que cuida tanto dos acessos como dos passeios guiados no local. A iniciativa tem o intuito de proteger, conservar e restaurar uma área de mais de 5 mil hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e Cerrado. E ainda preservar a história e a cultura do sítio histórico da Flona. Afinal, aquelas terras foram descobertas pelo bandeirante Afonso Sardinha e também encantaram D. Pedro II, que visitou a área em quatro ocasiões. Com toda certeza vai encantar você também.

Sítio histórico
Antes de mais nada, vou falar sobre a importância histórica da Flona. Com a chegada da família real ao Brasil, em 1.810 criou-se a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema por D. João VI. Só para ilustrar, a fábrica foi a primeira siderúrgica brasileira e teve sua importância na produção de ferro no Brasil do século XIX. Ali, havia a fabricação de arados, ferramentas, gradis, escadarias, cruzes, engenhos e maquinários diversos.
Certamente, para quem ama história, passear pelas ruínas da antiga fábrica que compõem o Sítio Histórico é um dos atrativos. É possível entrar em alguns prédios como a Casa das Armas Brancas e os Altos Fornos Varnhagen e Mursa. Mas claro que muita gente procura o local para fazer trilhas, caminhada e ciclismo. Outros querem apenas fotografar as construções ou fazer ensaios fotográficos com aquele cenário ao fundo. De qualquer forma, há muito o que fazer por lá, inclusive passear em família.
Já que o assunto é história do Brasil, não deixe de ler meu post sobre o Centro Histórico de Santos.

Bandeirantes
Conforme pesquisei, a história da Floresta Nacional de Ipanema tem passagens na época dos Bandeirantes. Em 1.589, Afonso Sardinha e seu filho descobriram a área numa expedição em busca de ouro e pedras preciosas. Seguindo por caminhos indígenas, os exploradores chegaram ao sertão de São Paulo e ao Morro Araçoiaba. Ali acharam minério de ferro, motivando a instalação de duas forjas catalãs para sua exploração. Posteriormente, a Associação Mundial de Produtores de Aço reconheceu o feito como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano.

Mata Atlântica e Cerrado
Sem dúvida, a preservação daquela área permite ao visitante conhecer espécies da Mata Atlântica e do Cerrado. Várias aves vivem por lá e é possível ver uma diversidade delas, bem como lagartos e outros animais nativos. As trilhas levam o visitante a mirantes e paisagens incríveis. Mas para fazer algumas delas é necessário ter boas condições físicas e estar disposto a correr riscos, já que algumas passam por riachos e outros percursos inclinados em meio à mata. Recomendo ir acompanhado de um dos guias do parque. Você pode inclusive contratá-los no centro de visitantes.

Trilhas para pedestres e ciclistas
Além da visita ao Sítio Histórico, a Floresta Nacional de Ipanema tem três trilhas que atraem fãs de caminhadas e ciclistas. Algumas são fáceis mas outras requerem a presença de guias credenciados do ICMBio. Quem não quer caminhar, é possível ir de carro em algumas delas, mas é necessário pagar R$ 50,00 para ter o acompanhamento de um guia no seu próprio veículo. De qualquer forma, para fazer uma trilha chegue no parque até às 14h para dar tempo de concluí-la. Veja abaixo as trilhas disponíveis aos pedestres:
- Afonso Sardinha – com 1,6 Km, a trilha é fácil e o visitante percorre trechos de Mata Atlântica margeando o Ribeirão do Ferro.
- Fornos de Cal – com 1,5 km de extensão, esta trilha é uma continuação da Trilha Afonso Sardinha e possui média dificuldade, porque passa por riachos e trechos de mata para chegar aos fornos de cal.
- Trilha Pedra Santa – com 6 km de extensão, esta trilha exige a presença de um guia contratado à parte no centro de visitantes. No percurso é possível acessar a Gruta do Monge, a Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen.

Funcionamento e ingresso
A Floresta Nacional de Ipanema abre de terça a domingo, com entrada das 8h às 16h e permanência até as 17 horas. Não há funcionamento apenas nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1° e 02 de janeiro. O ingresso custa R$10,00 e deve ser pago em dinheiro no centro de visitantes. Crianças de até 11 anos completos, maiores de 60 anos, bem como pessoas com deficiência não pagam.
Onde fica a Floresta Nacional
Localizada a 15 Km de Sorocaba e a 120 Km de São Paulo, a Floresta Nacional de Ipanema fica no município de Iperó. Mas também abrange parte de Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. Para chegar até lá não existe transporte público. Portanto, o carro é a melhor alternativa. Você pode optar também por taxis e veículos de aplicativos. De qualquer forma, há dois principais acessos. Ambos são por estradas de terra.
O primeiro acesso é pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba. O segundo é pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra. Use o Google Maps para chegar até lá. Mas antes salve o mapa off-line porque não há sinal de telefonia celular na área e isso sem dúvida vai dificultar o trajeto.
Site oficial
Talvez você queira saber mais sobre a visita, então confira todas as informações no site do ICMBio.

Respostas de 26
Que delicia de lugar, gostaria muito de ter oportunidade de conhecer. Quando for a São Paulo, vou tentar incluir a Floresta Nacional de Ipanema no meu roteiro.
Adorei as dicas para visitar a Floresta Nacional de Ipanema. Não conhecia esse lugar incrível.
É bem gostoso de ir passar o dia. Leve sua família. Bjs
Que incrível esse lugar! Adorei saber mais sobre a Floresta Nacional de Ipanema.
Coloquei ela no meu roteiro 😀
Que bom! Você vai adorar.
Nunca tinha ouvido falar da Floresta Nacional Ipanema, um lugar tão interessante e que acho ser pouco divulgado. Fiquei encantada com o que li aqui deu vontade de conhecer.
Realmente não tem muita informação sobre este lugar. Vale a pena visitar
Eu nunca tinha ouvido falar e estou completamente apaixonada pela Floresta Nacional de Ipanema! Muito obrigada por compartilhar essa jóia desconhecida.
Oi, Lua! Foi uma grata surpresa. Vc vai amar este lugar
Que maravilha essa Floresta Nacional de Ipanema! E perto de São Paulo!
Não conhecia. Se ouvi falar, não registrei. Adorei a dica, já está tudo anotado.
Oi, Sylvia. Eu também descobri agora e já virei fão. Vá conhecer quando puder. bjs
Que post bacana, Cecília! Marido e eu falamos várias vezes em ir conhecer a Floresta Nacional de Ipanema (minha família mora perto de Sorocaba) mas ainda não fomos – como ele trabalha em siderúrgicas desde sempre, é louco para conhecer essas ruínas da primeira siderúrgica do Brasil. Adorei as informações completas e quero ir conhecer na próxima vez que estiver ali por perto.
Oi, Cíntia, fico feliz por lhe dar uma dica diferente. Você conhece tão bem nosso interior que achei que já tinha ido também. Leve sua família para um passeio de um dia. Vâo amar a experiência, ainda mais que seu marido é metalúrgico. bjs
Estou surpresa, pois achei que a Floresta Nacional de Ipanema ficava no Rio de Janeiro! Muito interessante saber que tem um lugar tão bonito assim aqui no interior de nosso Estado. Parabéns pelo post!!
Sim. Ipanema também tem no nosso estado! Mas é uma reserva linda de mata atlântica e cerrado. Vá conhecer. Você vai amar. bjs
Eu não conhecia a Floresta Nacional de Ipanema. Mais uma opção de destino nacional que todo mundo gosta. Valeu pela dica!
Obrigada, Sonia. Nosso país tem muitos lugares para serem descobertos.
Nossa, mais que lugar maravilhoso!! Não conhecia a Floresta Nacional Ipanema. Amo este tipo de passeio e quando estiver na região, com certeza irei visitar a Flona! Amei a dica! Obrigada!
Obrigada você pela visita e comentário, Deyse. Vale a pena passar o dia por lá. Bjs
Nunca tinha ouvido falar na floresta nacional de Ipanema, adorei saber como visitar e principalmente que tem trilhas para ciclistas. Com certeza irei explorar essa floresta em breve.
Foi uma bela descoberta pra mim. Vc vai gostar também.
As trilhas para ciclismo são de 15 a 20 km. Precisa ter experiência em terrenos inclinados e acidentados. Mas é bom demais. Bjs
Perfeito saber que a Floresta Nacional de Ipanema tem trilhas tanto para caminhadas como para ciclistas. Um lugar bem bonito e esse contato com a natureza deve ser fantástico.
É bem legal e acaba tendo atrativos para vários tipos de viajantes
Show, Ceci!
Destino pouco conhecido e que promete. O Turismo Nacional é rico e maravilhoso!
Obrigada, amigo!
Você precisa ir lá fazer um post pro seu canal. Bjs