Já imaginou estar de frente à uma múmia de 5.300 anos? Pois saiba que no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul, em Bolzano, é possível ver seu corpo preservado e também saber como viveu Ötzi, o Homem de Gelo. Claro que coloquei nos meus planos de viagem visitar este museu quando estive na região do Tirol do Sul para conhecer as Dolomitas. E se você ficou curioso sobre da história do Homem de Gelo, leia este post e entenda sua importância e sua excepcionalidade.
Mas antes de mais nada, quero contar que passei alguns dias em Bolzano para fazer base e conhecer de transporte público as Montanhas Dolomitas, em julho de 2022. Foi uma viagem de 23 dias, a primeira do pós-pandemia, e conto aqui sobre meu roteiro de trem entre Alemanha e Itália.
Quem foi Ötzi
Ötzi, o Homem de Gelo, viveu há cerca de 5.300 anos, na Idade do Cobre, na região montanhosa do Vale Schnalstal/Val Senales, no norte da Itália. Ele foi encontrado em 19 de setembro de 1991 e virou notícia internacional rapidamente. Isto porque seu corpo ficou preservado pela neve até ser descoberto por dois alemães que praticavam montanhismo. Ao lado de seu corpo congelado, havia roupas, utensílios e ferramentas. A descoberta gerou inúmeras pesquisas e atraiu cientistas que buscam desvendar a vida naquela época e as condições que mantiveram a múmia de Ötzi por tantos anos.
Museu Arqueológico do Tirol do Sul
O Museu Arqueológico do Tirol do Sul fica em Bolzano, a principal cidade do Trentino Alto-Ádige, região onde ficam as Dolomitas. O museu tem três andares dedicados à múmia glacial mais famosa do mundo. Estão expostos seus utensílios, roupas e tudo o que se conseguiu descobrir sobre o Homem de Gelo. Vale destacar a reconstrução real de Ötzi, cuja réplica dá ao visitante uma noção de seu tamanho e semblante.
Corpo preservado
Devido às condições climáticas extremas, Ötzi teve seu corpo congelado e preservado em excelente estado. Sua pele e órgãos internos permitiram que cientistas desvendassem seu estado de saúde, sua última alimentação e a possível causa da morte. Seu corpo tinha mais de 60 tatuagens, feitas com carvão vegetal. Acredita-se que elas sugerem um propósito terapêutico, como pontos de acupuntura. Pelas análises de DNA, o homem de gelo tinha intolerância à lactose, olhos castanhos e o sangue tipo O. Seus genes se parecem com os dos povos atuais do Mediterrâneo e aparentam uma predisposição a doenças cardíacas.
Causa da morte de Ötzi, o Homem de Gelo
Através das análises do corpo mumificado de Ötzi, acredita-se que ele tenha morrido aos 45 anos de idade devido à uma combinação de fatores. Um ferimento de flecha no ombro e um golpe na cabeça indicam que ele pode ter sido assassinado. Mas o Homem de Gelo também sofria de problemas de saúde, como aterosclerose (endurecimento das artérias), tinha parasitas intestinais e desgaste nas articulações.
Cientistas tentam desvendar este e outros mistérios que envolvem Ötzi, desde sua descoberta em 1991. Inclusive, os estudos trouxeram inúmeros conhecimentos sobre a vida e a tecnologia da Idade do Cobre, influenciando áreas da arqueologia, medicina e antropologia.
Exposição da múmia de Ötzi
Certamente, o ponto alto da visita ao Museu de Arqueologia de Bolzano é a múmia de Ötzi, que fica no primeiro andar. Mas já aviso que ela está numa câmara frigorífica com temperatura constante de – 6ºC e você irá vê-la apenas através de uma janela. Neste local não é possível fotografar ou filmar, já que flashes e luzes fortes podem causar danos à delicada estrutura da múmia. Só para se ter uma ideia da vulnerabilidade do corpo de Ötzi, para preservá-lo, a câmara frigorífica precisa manter a umidade relativa do ar em 98%, simulando assim as mesmas condições de gelo e neve que contribuíram para sua preservação ao longo de 5.000 anos.
Dicas úteis para sua visita
A seguir vou deixar algumas dicas para você planejar sua visita à múmia de Ötzi, o Homem de Gelo, no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul:
- O endereço do Museu Arqueológico do Alto-Ádige é Via Museo, 43, no Centro de Bolzano.
- Ele abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Somente fecha às segundas-feiras e nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
- Reserve pelo menos duas horas para explorá-lo.
- Você pode fotografar em algumas áreas do museu, mas a câmara refrigerada tem restrição.
- O museu é acessível a cadeirantes, com elevadores e rampas.
- Há lojas de lembrancinhas dentro do museu, mas não tem cafeteria.
Ingressos e Bolzano Card
Os ingressos para visitar o Museu de Arqueologia de Bolzano custam 13 euros. Estudantes assim como idosos acima de 65 anos pagam 10 euros. Crianças menores de 6 anos têm entrada gratuita. Há ainda ingressos diferenciados para grupos de 15 pessoas ou mais (10 euros cada); para famílias (26 euros para dois adultos com filhos menores de 16 anos) e o bilhete combinado com o Museu de História Natural do Tirol do Sul, que fica por 15 euros. Mas se você ficar hospedado em algum hotel de Bolzano, pode ganhar o Bolzano Card, cartão que permite a entrada nos museus e uso de transporte público regional sem custos.
Mais Museus
Sem dúvida, uma viagem sempre se completa com visitas a museus que contam a história do lugar, da arte e de curiosidades ou de costumes de uma época. Por isso, o tema do mês de junho da Blogagem Coletiva do Grupo 8on8 é Museus. Nos links abaixo você vai encontrar muitas dicas de museus de diversas partes do mundo escritos por minhas amigas blogueiras. Não deixe de ler também:
- Travel Tips Brasil – Por Dentro do Museum of Pop Culture em Seattle
- Mulher Casada Viaja – Museu Norman Rockwell em Stockbridge: passeio pela cultura americana
- Destinos Por Onde Andei… – Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago, Chile
- Entre Mochilas e Malinhas – Museus de Futebol no Brasil
- Turistando.in – Conhecendo a Pinacoteca de Brera em Milão
- O Berço do Mundo – MoMA, o museu de arte moderna de NY
- Chicas Lokas na Estrada – Museum of Science em Boston
- Let’s Fly Away – Quais as principais obras do British Museum: o que não deixar de ver
Respostas de 16
Visitar o Museu de Bolzano e conhecer Ötzi, o Homem de Gelo, parece seu parada obrigatória para quem vai à região. Quantas coisas descobriram sobre ele!! Adoraria conhecer!!
É mesmo, Denise! Você iria amar este museu. Bjs
Cecília, acho muito interessante museus como este de Bolzano. Acho que em breve novas descobertas assim serão encontradas, por causa do aquecimento global. É impressionante o estado de preservação de Otzi.
oi, Marcia! Bem lembrado. Ainda podemos ter surpresas com essa mudança climática. Espero que a Natureza nos perdoe e cesse esse aquecimento global. bjs
Muito interessante o Museu de Bolzano, que preserva Ötzi, o Homem de Gelo. Adoraria visitar esta atração na cidade. Já ouvi falar de Ötzi, mas vê-lo de perto deve ser uma experiência fascinante.
Realmente é impressionante estar ali e ver como ele viveu e como ficou com o corpo preservado por tantos anos, Gisele. bjs
Curioso que não me lembro das notícias sobre a descoberta de Otzi, o homem do gelo. Mas acho o museu genial e colocarei na minha lista quando visitar a região. Que felicidade termos nascido no século XX, quase com 50 anos e continuo uma jovem rs
Adorei a escolha de museu
Oi, Ruthia. Aqui no Brasil teve uma boa repercussão na época. De qualquer forma, vale sim a visita. bjs
Oi Cecilia,
que museu interessante! Fiquei curiosa com a história do Otzi, o homem do gelo. Imagino que essa descoberta tenha sido mesmo muito importante para entender nossos antepassados. Muito legal essa dica!
Oi, Mari
Vale a visita. Não é um museu grande mas tem muitos aspectos interessantes sobre a conservação do corpo de Otzi. Não perca quando puder ir a Bolzano. bjs
E nunca tinha ouvido falar em Otzi e em seu museu e jà o coloquei em meu programa para quando formos pra Bolzano. Até porque, fiquei curiosa com a sua mùmia! Leo também ficará encantado!
Seu filho vai gostar mesmo. Não deixe de ir, Juliana! Depois me conta como foi sua experiência lá. bjs
Muito interessante o Museu de Otzi. Nunca tinha lido sobre ele e quantas informações aprendemos dessa múmia tão antiga!!! Passeio bem legal para fazer em Bolzano. Obrigada por compartilhar.
Fomos num dia de muito calor, então a visita foi lenta para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer e também aproveitamos pra nos refrescar. bjs
Que vida difícil tinha o pessoal da época de Otzi – ele morreu com 45 anos mas aparenta 80 rsrs Brincadeiras à parte, que descoberta incrível essa, imagino que tenha respondido muitas questões de como era a vida naquela época. Achei interessantíssimo o Museu de Bolzano, com certeza também incluiria num roteiro pela região.
Realmente não devia ser fácil, ainda mais no alto das montanhas geladas do Tirol do Sul. Inclua mesmo esta visita, Cíntia! Valeu demais ter ido conhecer a história de Ötzi, o Homem de Gelo. Bjs