Sempre amei decoração natalina e tinha o sonho de conhecer os Mercados de Natal da Europa porque sabia que eram muito caprichados. Mas viajar em dezembro é complicado para quem tem filho em idade escolar. Por isso, o sonho ficou lá aguardando o momento certo para ser realizado. Cheguei a viajar quando meu filho ainda era pequeno para a Alemanha em novembro de 2013, contudo só peguei uma pequena amostra de mercados de Natal em Berlim e em Hamburgo que estavam começando. Até falei deles aqui no post Feira de Natal: um passeio que sempre encanta.
Mas em dezembro de 2023 foi diferente. Fiz um roteiro pelas cidades de Paris, Bruxelas, Bruges, Colônia e Estrasburgo, onde pude vivenciar os Mercados de Natal mais lindos da Europa. E vou contar pra você como foi e o que fizemos por lá.
Mercados de Natal de Bruxelas
Bruxelas, na Bélgica, foi nosso primeiro destino do roteiro de Mercados de Natal da Europa. E claro que foi surpreendente! Ficamos hospedados no centro histórico, perto da Grand Place, onde todas as noites há um espetáculo de luzes, cores e som. A icônica praça central de Bruxelas é o coração do festival de luzes e suas fachadas góticas servem de tela para projeções mapeadas, que criam imagens e animações que se movem ao ritmo da trilha sonora. A praça fica lotada e o evento é imperdível! Não deixe de conferir também a árvore de Natal e o presépio da Grand Place.
Da mesma forma, turistas e moradores lotam as ruas próximas, onde ficam os Mercados de Natal de Bruxelas. O centro histórico é tomado por pedestres que aproveitam para degustar crepes, waffles, raclettes, queijos, chocolates, vinhos quentes e cervejas belgas, é claro! Não deixe de conferir os mercados da Place Sainte-Catherine, Marché aux Poissons (Mercado de Peixe) e também da Place de la Monnaie.
Mercado de Natal de Bruges
Bruges fica perto de Bruxelas e vale fazer pelo menos um bate-volta até lá. Se puder dormir por lá, aí vai ficar perfeito. Como estava mais cara a hospedagem em Bruges, optamos por fazer nossa base em Bruxelas e pegamos o trem para passar o dia (curto, por sinal) nessa cidade encantadora. Lá você vai encontrar os Mercados de Natal das praças Grote Markt e da Simon Stevinplein. Mas as ruas do seu entorno também possuem algumas barracas que complementam a experiência. Tudo lindamente ornamentado à espera do Natal, com muitas luzes e decoração natalina. Os europeus capricham nas luzes, porque os dias do inverno são curtos, chegando a escurecer por volta das 16h30, com noites longas e frias. As luzes dão aquela animada, assim como as bebidas quentes, como o vinho quente.
Mercados de Natal de Colônia
Colônia pra mim foi a melhor experiência pelos Mercados de Natal da Europa. Isto porque os alemães são imbatíveis na montagem deste mercados. Embora tenhamos curtido todas as cidades desta viagem, Colônia realmente ganhou nossos corações e queremos voltar porque ficamos apenas três noites por lá. E a cidade e seus mercados mereciam um pouco mais.
Os mercados de Colônia são temáticos e visitamos alguns deles apenas. O mais legal deles foi o Mercado da Catedral de Colônia (Weihnachtsmarkt am Kölner Dom). Mas bem ao lado do nosso hotel, na Heumarket, havia também o Heinzels Wintermärchen (O Conto de Inverno dos Heinzel) e claro que fomos conferir. Conhecemos também o Weihnachtsmarkt auf dem Rudolfplatz (Mercado de Natal da Rudolfplatz), onde tem a Vila do Papai Noel. Como ficamos pouco tempo, não deu pra visitar outros bem legais também, como o Markt der Engel (Mercado dos Anjos), que passamos só na porta.
Tenho uma amiga brasileira de Instagram que vive em Colônia, a Giselle Moura. Ela e seu marido alemão, Jens, nos acompanharam nestes Mercados de Natal e nos mostraram tudo o que há de bom para aproveitar ao máximo a visita.
Mercados de Natal de Estrasburgo
Estrasburgo era um destino muito esperado, mas tivemos um atraso no trem que nos levou de Colônia para lá. Isso tornou nosso tempo curto para visitar tudo que a cidade oferece. Aliás, que linda é Estraburgo com suas casinhas no estilo enxaimel. E nesta época do ano fica tudo ainda mais charmoso! Ficamos hospedados na entrada do bairro Petit France, onde os mercados de Natal são o ponto alto da visita.
Fizemos tudo a pé, conhecendo o centro histórico e os Mercados de Natal mais antigos da França! Sim, eles começaram a ser realizados em 1570, sempre atraindo muitos visitantes e moradores. Não deixe de conhecer o Mercado de Natal da Catedral, Mercado da Place Broglie, o Mercado do Palácio Rohan e Mercado da Place Kléber. Todos são lindos e ficam lotados aos finais de semana. Não é à tôa que a cidade ganhou o título de Capitale de Noël (Capital do Natal).
Decoração de Natal em Paris
Paris também tem seus mercados de Natal, mas não tivemos tempo de visitá-los. Como tínhamos conhecido já muitos mercados, focamos em ver a decoração de Natal das Galerias Lafayette e das ruas e avenidas de lojas de grife como as da Champs Elyssès. Subimos no rooftop das Galerias Lafayette para ver a Torre Eiffel iluminada e as árvores enfeitadas. É realmente uma época linda de se viajar pela Europa. Mas claro que a pessoa precisa gostar do frio, porque as temperaturas ficam próxima a zero grau.
O que tem pra vender nos Mercados de Natal da Europa
Os mercados de Natal da Europa geralmente oferecem uma grande variedade de produtos, incluindo:
- Comidas e bebidas típicas: waffles, crepes, chocolates, queijos, vinhos quentes, raclette, salsichas alemãs, por exemplo.
- Compras: artesanato, roupas de lã, gorros, luvas, velas aromáticas, brinquedos de madeira.
- Decoração de Natal: enfeites de árvore de Natal, advento em madeira, guirlandas, esculturas em vidro e presépios.
Dicas para aproveitar bem os Mercados de Natal da Europa
- Chegue cedo: Durante a noite, os mercados podem ficar muito cheios, especialmente nos finais de semana. Como escurece cedo, não é difícil estar nos Mercados de Natal ao entardecer.
- Experimente os pratos típicos: Tome um vinho quente (Vin Chaud ou Glühwein) e experimente os salsichões alemães, os crepes franceses e os waffles belgas.
- Não perca: Não deixe de conhecer as pistas de patinação, rodas gigantes, espetáculos musicais e o que mais tiver nos Mercados de Natal da Europa.
- Use roupas quentes: O inverno europeu é rigoroso, portanto esteja preparado para o frio, com roupas térmicas, casacos adequados, luvas, cachecóis e botas para neve.
O que fazer em:
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo 8on8, onde blogueiras amigas escrevem suas experiências sobre um tema em comum. A publicação é sempre dia 8 de cada mês e esta última blogagem de 2024 tem por tema “O que fazer em”. Seguem abaixo os posts para você conferir também:
- Travel Tips Brasil – O que fazer em Page Arizona?
- Mulher Casada Viaja – Gimmelwald: um passeio à Suíça rural
- Entre Mochilas e Malinhas – Trindade em um fim de semana: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
- Destinos Por Onde Andei… – Onde comprar vinhos em Mendoza
- O Berço do Mundo – Mahamevnawa, o brilhante templo budista de Ella
Respostas de 2
Amei as dicas de mercado de Natal na Europa. Deve ser uma viagem muito especial.
Obrigada, Denise! É uma viagem incrível que recomendo você fazer um dia 🥰😘