Já conhece o Orquidário de Santos? Se faz tempo que você não vai ou se quer visitá-lo pela primeira vez, leia este post com dicas para preparar sua visita. Mas antes saiba que o Orquidário é um dos parques mais legais da cidade. E se você ama estar em contato com a natureza, garanto que lá você vai ter muito o que ver.
Antes de ler este post, talvez você se interesse por:
- Baixada Santista: o que fazer em Santos
- Santos com crianças: dicas para divertir a garotada
- Onde ficar: seleção de hotéis em Santos e região
- Monte Serrat: bonde funicular é atração em Santos
História do Orquidário de Santos
Gosto de começar a visitar um lugar conhecendo sua história. E certamente a do Orquidário Municipal de Santos é bem interessante. Inaugurado em 11 de novembro de 1945, o parque começou com o objetivo de expor ao público a belíssima coleção de orquídeas deixada pelo ilustre Júlio Conceição. Primeiro orquidófilo do Brasil, Júlio Conceição viveu em Santos por muitos anos e era grande apreciador da Natureza e de causas sociais. Só para ilustrar, seu acervo tinha mais de 90 mil orquídeas, cultivadas em sua chácara numa área próximo à praia do Boqueirão, conhecida como Parque Indígena.
Embora tenha sido inaugurado em 1.945, a história do Orquidário de Santos começa bem antes. Em 1903, aquela área foi destinada por Saturnino de Brito, ao iniciar seu projeto inovador de saneamento básico, para abrigar um parque público. Para isso, em 1.914, o terreno do Orquidário foi doado à Prefeitura pelo Estado. Mas, somente após a morte do orquidófilo Júlio Conceição, em 1938, foi possível criar o Orquidário Municipal de Santos com espécies cultivadas em sua chácara.

Mata Tropical Urbana
Visitar o Orquidário de Santos é um convite a olhar para cima. Com cerca de 1.500 árvores e arbustos, o parque é uma espécie de Mata Tropical Urbana. São 1.347 espécies de árvores, algumas medicinais, outras frutíferas. Há também exemplares nativos da Mata Atlântica, sendo que alguns emprestam seus troncos para dar abrigo a variados tipos de orquídeas. Por este motivo, olhar as árvores é tão interessante no Orquidário. Não deixe de ver exemplares de pau-brasil, embaúba, pau-ferro e ipê-roxo, por exemplo.

Parque Zoobotânico
Além das inúmeras árvores e do cultivo e exposição de orquídeas, o Orquidário Municipal tem cerca de 500 animais de 70 espécies vivendo por lá. Alguns seguem soltos, como as cotias, cágados, saracuras, jabutis e pavões, que encantam as crianças. Nos últimos anos, o Orquidário se tornou um Parque Zoobotânico, inclusive seu setor de Zoologia passou a ser referência no atendimento a animais silvestres. Nele é possível realizar cirurgias e outros procedimentos hospitalares.

Viveiros de aves
Sobretudo, uma das atrações do Orquidário Municipal é observar exemplares de aves raras, como a arara azul, cuidadas com dedicação pela equipe do setor de Zoologia do parque. Há inclusive um espaço onde os visitantes podem entrar para ver diversas aves num imenso viveiro. Mas o que muita gente não sabe é que o espaço do Orquidário também abriga aves migratórias. Algumas delas passam o dia por lá e retornam à noite aos manguezais do entorno de Santos. Outras, como as garças brancas que vivem nos canais e no Mercado Municipal, vão ao entardecer procurar abrigo em suas árvores.

Atrações do Orquidário de Santos
Sem dúvida, a Natureza é uma das melhores atrações do Orquidário de Santos, mas o parque tem se renovado e na minha última visita me surpreendi com novas atrações. Uma delas é o Jardim Sensorial, onde podemos sentir aromas e texturas das plantas ali expostas. Há também a Trilha do Mel, composta por seis colmeias de abelhas sem ferrão. Lá é possível ver exemplares de iraís, jataís, mandaçaias, mandurins e mirins, todas abelhas silvestres e inofensivas.

Parque infantil
Depois de percorrer todo o Orquidário Municipal, a garotada pode gastar ainda mais energia no parquinho infantil que fica do lado esquerdo do portão de entrada. Um labirinto colorido, escorregadores, rampas e balanços são disputados pelas crianças pequenas. Há também uma sala de leitura e eventualmente há uma programação de eventos e cursos para a garotada. Os pais podem ficar tranquilos porque a diversão está garantida no passeio ao parque.

Programe sua visita
O Orquidário Municipal de Santos funciona de quinta a segunda-feira, das 9h às 18h. Mas fique atento ao horário de entrada! A bilheteria do parque fecha às 17h e, além disso, só aceita dinheiro como pagamento. Embora sejam formas mais práticas de pagamento, cartões, Pix ou transferências bancárias ainda não chegaram por lá.
Os ingressos custam R$ 8,00 inteira. Menores de 8 anos e maiores de 65 anos entram gratuitamente. Mas há também meia entrada para crianças de 8 a 12 anos, estudantes e professores, com comprovante. Se você for visitar o Aquário Municipal no mesmo dia, pode comprar o combo de ingressos para as duas atrações por R$12,00. O Orquidário Municipal fica na Praça Washington s/n, no José Menino.

Orquidário de Santos e outros parques
Certamente, se você já conhece o Orquidário de Santos, talvez se inspire a conhecer outros parques pelo mundo. Pois este é o tema da blogagem coletiva do mês de fevereiro do grupo [8on8]. Postamos juntas sempre no dia 8 com oito fotos para ilustrar. Confira:
- Dani Turismo – Parques no Rio de Janeiro
- Chicas Lokas na Estrada – Parque Nacional Manuel Antonio na Costa Rica
- Let’s Fly Away – O Jardim Uaná Etê: parque sensacional no RJ. Como visitar? [8on8]
- Destinos Por Onde Andei… – High Line, o parque suspenso de Nova York
- Mulher Casada Viaja – Balneário de Camboriú: o bondinho e as atrações do Unipraias
Respostas de 20
Que lugar incrível!
Fico a cada dia mais surpreendida com tantos lugares especiais em Santos 🙂
90 mil orquídeas?! que sensacional!
Herdamos um leque enorme de espécies vindas do amor de Julio Conceição pelas orquídeas.
Obrigada por compartilhar
Beijos
Dani
Obrigada, você, Dani!
Você precisa conhecer .
Bjs
Quando estive na cidade há muito tempo atrás, não tive a oportunidade de conhecer o Orquidário de Santos. Adoro parques e é bom saber sobre o trabalho desenvolvido no local para preservação das espécies. Parece uma boa pedida para quem gosta de observação de pássaros!
Oi, Denise. É bem interessante mesmo. Volte! Vai amar a cidade. Bjs
Que lindeza o Orquidário de Santos! Passei tão rapidinho pela cidade que não deu tempo de conhecer, agora quero voltar para curtir mais. Adorei as dicas do blog todo!!
oi, Marcela
Que bom que gostou das dicas. Venha visitar Santos e São Vicente com calma para ver tudo o que temos na região. bjs
Que especial, eu não tinha conhecimento dessa maravilha de orquidário em Santos, tampouco sabia sobre o parque zoobotânico de lá! Estou encantada e quero conhecer muito, agora. Pelo visto, Santos é como BH, há diversos atrativos turísticos maravilhosos a serem desfrutados. Amei!!!
Deyse, aqui tem muita coisa para ver. E a cidade é linda. Venha com sua família. bjs
Que bacana saber que o Orquidário de Santos se tornou um parque zoobotânico Cecília. Acho que a visita fica muito mais interessante quando podemos observar fauna e flora no mesmo lugar. Aqui na minha cidade também temos um parque zoobotânico, mas pelo que vi pelas suas fotos não é na mesma dimensão. Tenho sempre me surpreendido com a baixada santista através das suas publicações.
Sim, Zudi. Este parque se renovou nos últimos anos. Está ainda mais atrativo para crianças, idosos e demais turistas. bjs
Que lindo o Orquidário de Santos! A cidade é muito mais que praia, não é? Adoro poder apreciar flores e natureza. Com certeza um lugar que colocarei no meu roteiro quando visitar a cidade!!! Obrigada por compartilhar tanta beleza.
Lulu, eu quase não vou á praia. (risos) Aqui tem muita coisa pra ver além das praias. Venha mesmo. Estou lhe esperando, querida. bjs
Que delicia de lugar esse orquidario de Santos. Eu não conheço e não tinha ouvido falar sobre ele ainda. Bom demais essa dica. Espero ter a oportunidade de conhecer. E vou indicar.
Fico feliz quando divulgo minha região e vejo que muita gente se surpreende com as atrações turísticas. Obrigada pelo comentário, Norma. Venha conhecer Santos. bjs
Que lindo o Orquidário de Santos, quem diria que um parque inaugurado em 1945 estaria aberto e em pleno funcionamento até os dias de hoje, não é? Sinal de que a paixão do orquidófilo Júlio Conceição rende flores até hoje,
A natureza possui a magia de nos conquistar por sua beleza e encantamento, que este parque continue a inspirar cada vez mais seus visitantes e espero ter a oportunidade de conhecê-lo um dia. Beijos.
Oi, Gisele. A Prefeitura cuida muito bem do parque. Vou te levar lá, quando vc vier. bjs
Sempre muita matéria interessante com fotos maravilhosas, parabéns!!
Obrigada, Adriana! Bjs
Cecília, teu blog é referência para atrações do litoral sul de São Paulo. Sempre que quero ler algo a respeito passo por aqui. Não sabia que havia um orquidário em Santos, muito legal ter espaços assim na cidade, tem que divulgar, mesmo.
Obrigada, Márcia! Sua opinião é muito importante pra mim!
Quanto ao Orquidário, ele é a segunda atração turística de Santos que mais recebe visitantes. Você precisa vir conhecer. Venha que vou amar mostrar a cidade pra vc. Bjs