10 passos para viajar com milhas e pontos

Viajar com milhas e pontos parece um bicho de sete cabeças pra muita gente. Mas não é. Com um pouco de dedicação e leitura em blogs especializados, fui aprendendo o básico para começar a viajar com milhas e nunca mais pagar muito por passagens aéreas nacionais e internacionais.

Se eu aprendi, você também pode. Aqui no blog tenho vários posts sobre isso. No menu tem a categoria Milhas. Lá tem tudo o que já escrevi sobre esse assunto. Mas para facilitar ainda mais, fiz um resumo para você seguir e criei estes 10 passos para acumular milhas e viajar mais, pagando menos. Vamos lá?

1. Cadastro

Antes de mais nada, você precisa fazer o cadastro grátis em todas as companhias aéreas que lhe interessaria voar. Assim você terá acesso às promoções e também poderá acumular pontos nos seus respectivos programas de milhagens aéreas. Não deixe para fazer isso só depois de voar. É importante já estar cadastrado, mesmo sem ter uma viagem marcada.

Para voar com milhas na Gol ou em suas parceiras, por exemplo, você precisa ter o cadastro na Smiles. Para voar de Latam ou nas companhias aéreas parceiras dela, é necessário se inscrever no Latam Pass. Assim sendo, recomendo iniciar sua vida de milheiro por esse caminho, fazendo sua inscrição para ter o cartão fidelidade nas cias aéreas.

Se você quiser saber mais sobre a inscrição nos programas de milhagem, veja o que escrevi em Milhas e pontos facilitam sua viagem.

2. Escolha do cartão

É provável que você já tenha cartão de crédito mas nem saiba se ele gera pontos ou como usá-los. Então recomendo que você faça a escolha certa do cartão de crédito para que ele gere o máximo de pontos por dólar gasto. O site Melhores Destinos costuma fazer o ranking dos melhores cartões do mercado. Você pode escolher o que cabe no seu perfil de gastos e começar a acumular.

Uma dica de ouro: não pague anuidade cara. Há mecanismos para você diminuir o valor da anuidade ou até zerar, de acordo com a bandeira do cartão. Veja no seu banco qual o mais adequado para você. Considere pagar anuidade se o valor dos pontos ganhos por dólar gasto for realmente compensar no final das contas.

3. Gastos no cartão

Depois que você já escolheu o cartão de crédito que mais acumula pontos dentro do seu perfil, agora é hora de usá-lo a seu favor. Para viajar com milhas e pontos você vai precisar acumular ao máximo no cartão de crédito, então use-o para pagar suas compras da farmácia, padaria, feira, peixaria, hortifruti e supermercado, ou seja, pague tudo que puder no cartão.

Só não se esqueça de que a fatura do cartão chega no final do mês e que você terá que arcar com o pagamento integral para não contrair dívidas. Então, não gaste além do seu orçamento. Dinheiro de plástico é um convite a gastar sem limites, mas você precisa ter em mente que só pode gastar o que vai poder pagar na fatura do mês seguinte.

4. Pagar contas em apps

Outra coisa que ajuda a ganhar milhas e aumentar os pontos do cartão de crédito é pagar contas de consumo e boletos em aplicativos como Recarga Pay, PicPay, Mercado Pago, Iq e Ame Digital. Todos eles possuem regras para efetuar pagamentos com ou sem taxa. Essas regras podem mudar a qualquer tempo, portanto sempre consulte os termos de uso antes de pagar contas no aplicativo. Já falei sobre isso em Como pagar contas e ganhar milhas .

Atualmente, tenho usado o Recarga Pay, porque assinei o plano Prime deles que permite pagar contas mensais no valor total de R$ 2.000,00 sem taxas. Acima desse valor, eles cobram uma porcentagem sobre cada boleto. Os demais aplicativos também cobram, por isso analise qual o melhor para você. Uma nova opção que surgiu há pouco é o 99Pay, aplicativo novo que ainda está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Por ser novo não tem taxas e está ganhando novos adeptos. Não usei ainda mas sei que é interessante também.

A Ame Digital começou sem cobrar taxas, mas foi mudando suas regras e agora não vejo mais vantagem em usar o aplicativo para pagar meus boletos. Mas gosto de usar Ame para pagar compras nas Lojas Americanas, Submarino e Shoptime e ganhar cashback. Até já falei sobre isso em Como fazer compras ganhando milhas e cashback .

5. Comprar de sites parceiros

O que me ajuda demais a ganhar pontos extras, muito mais que as compras e contas pagas no cartão de crédito, é fazer minhas compras on-line nas lojas parceiras dos programas de milhagens das companhias aéreas e do Livelo. Isso porque as compras que são realizadas por meio dos links dos parceiros costuma dar pontos extras e sempre turbina meu saldo de pontos.

Por exemplo, quando vou trocar de celular, pesquiso o melhor preço nas lojas parceiras do Livelo, Latam Pass e no Shopping Smiles. Comparo quanto cada um está dando em pontos e escolho o que vai sair mais vantajoso para mim, tanto no preço como no ganho de pontos. A última vez que troquei o celular, ganhei 23 mil milhas Smiles com a compra feita no Magalu, dentro do Shopping Smiles, e entregue na minha casa dois dias depois pelo melhor preço do mercado.

Esse é apenas um exemplo de como ganhar pontos com suas compras on-line

Se quiser saber mais sobre isso, veja também:

6. Clubes de milhas

Algumas companhias aéreas brasileiras possuem clube de milhas que permitem que o assinante pague uma mensalidade e ganhe pontos todo mês. Na Smiles há o Clube Smiles que oferece vantagens para seus assinantes, como pagar um menor valor em milhas para troca por passagens aéreas, fazer reservas sem as milhas com o Viaje Fácil ou ainda ganhar mais pontos nas compras on-line.

A Latam tem o Clube Latam Pass e o assinante ganha milhas extras nas transferências de pontos do cartão de crédito de acordo com seu plano de assinatura. Há também o Clube Tudo Azul, da Azul, que oferece vantagens na compra de pontos e bônus extras nas transferências do cartão de crédito, por exemplo.

Acho que vale a pena assinar os clubes. Tenho o Clube Smiles 1000, que me dá 1.000 milhas mensais na Smiles. Tenho também o Latam Pass 1000, que também gera essa mesma quantidade de milhas na Latam todo mês.

E tenho o Clube Livelo, que não é uma companhia aérea, mas me permite transferir pontos para qualquer uma delas, inclusive para as cias internacionais. Recomendo muito o Livelo porque ele faz muitas promoções para ganhar pontos com compras on-line e também para transferir pontos para as companhias aéreas com muitos bônus.

Talvez você se interesse por ler também: Clubes de milhas: vale a pena fazer?

7. Transferência em promoções

E já que falei em bônus, aqui vai uma dica. Só transfira pontos acumulados no seu cartão de crédito em promoções de bônus. Porque não adianta você acumular 20.000 pontos no cartão de crédito e transferir na proporção 1×1 para a companhia aérea. Você pode e deve fazer esses pontos renderem. E isso só se consegue numa boa promoção de transferência para a cia aérea.

Para saber quando há esse tipo de ação, acompanho blogs especializados no assunto como Meu Milhão de Milhas e Pontos e Viagens. Ambos estão sempre avisando as promoções em vigor. E no meu perfil no Instagram também costumo avisar as promoções mais legais. Se quiser me seguir lá, agradeço.

8. Acúmulo de pontos

Tenha foco no programa da companhia aérea que mais lhe interessa acumular milhas. Porque será nele que você vai concentrar seus pontos do cartão de crédito e das suas compras on-line. No meu caso, tenho viajado muito pela Latam, por isso estou enviando pro Latam Pass meus pontos da Livelo (onde também recebo os pontos dos meus gastos no cartão).

Meu foco costuma ser a Europa e a América do Sul, por isso tenho viajado com a Latam e suas parceiras, a Ibéria e a British. Mas também já voei com milhas Smiles pela Alitália. Se seu foco for os Estados Unidos, por exemplo, talvez a Latam também seja uma boa, já que recentemente ela fechou parceria com a Delta.

Para viajar pelo Brasil, Américas do Norte e do Sul, alguns países da Europa e Ásia, a Gol e Smiles são mais apropriadas para você acumular pontos, porque elas têm parceria com a Air France/KLM, TAP, Emirates, Qatar, American Airlines, Air Canada, entre outras.

9. Quanto custa viajar com milhas

Para você trocar suas milhas acumuladas por passagens é preciso estar atento às promoções das companhias aéreas e também saber qual o valor praticado em milhas na tabela de resgate de cada uma delas. Geralmente, elas divulgam no site o valor mínimo para cada trecho ou entre países e continentes. Na Latam a tabela fica neste link.

Na Gol não encontrei essa tabela, mas é só ficar atento às promoções e usar o Radar Smiles para monitorar os valores do seu voo. Quando estiver barato, faça a troca com suas milhas Smiles. Ah! E se você não tiver as milhas, você pode fazer a reserva através do Viaje Fácil, uma alternativa exclusiva para assinantes do Clube Smiles que permite emitir a passagem mas só quitar o valor em milhas em até 60 dias antes do embarque. Para isso, você terá que desembolsar na reserva 120 reais para voos internacionais ou domésticos, e ainda pagar a taxa de embarque.

Para você pagar barato sua passagem, você precisa definir seu destino com antecedência e trocar suas milhas pelo bilhete aéreo aproximadamente 330 dias antes da viagem. Isso porque as companhias aéreas possuem somente alguns assentos disponíveis pelo valor mais baixo em milhas. O restante é sempre mais caro e quanto mais perto da viagem, maior será o valor. Claro, que você pode dar muita sorte de pegar uma super promoção mais perto da data das suas férias, mas isso é sorte mesmo, porque a regra é trocar a passagem quase um ano antes.

10. Não deixe expirar

De que adianta acumular milhas e pontos e deixá-los expirar por falta de atenção? Você teve todo um trabalho ao longo do ano para fazer sua “poupança” em milhas e não ficou atento e deixou que elas perdessem a validade. Isso não pode acontecer, por isso recomendo que você acompanhe sempre seu saldo de pontos do cartão de crédito e dos programas de fidelidade para nunca perder nenhum pontinho adquirido.

Não sabe como fazer isso? Calma lá. Existem aplicativos que auxiliam os mais distraídos. O Oktoplus é um deles. Você baixa o aplicativo no seu celular e coloca todos os seus programas de fidelidade e ele vai avisar quando suas milhas vão expirar e mostrar seu saldo em cada programa.

Como sou bem atenta, não uso esse aplicativo, mas conheço muita gente que usa e aprova. De qualquer forma, acho que você pode fazer esse monitoramento também. Portanto, veja o que mais lhe convém, mas nunca mais perca suas milhas, por favor! 😉

Viajar com milhas

Depois que aprendi a viajar com milhas peguei gosto pela coisa. Claro que está cada vez mais difícil resgatar passagens, mas se você observar tudo que coloquei nestes 10 passos, acredito que você vai se surpreender com as possibilidades que vão se abrir para você.

Como muitos já sabem, viajo em família. Somos três passageiros aqui em casa e eu consigo viajar com milhas, inclusive para a Europa. Por isso, quero incentivar você a viajar também. Vá pesquisando os valores de resgate de passagens em milhas nas companhias aéreas e já pense onde vai querer acumular para trocar seus bilhetes da sua próxima viagem.

Blogagem Coletiva

Este post sobre viajar com milhas faz parte da Blogagem Coletiva Top 10. Veja o que os outros blogs participantes escreveram:


Salve esse pin no Pinterest

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

26 respostas

  1. Cecília, estou adorando suas dicas de como viajar com milhas. Eu só viajei com milhas pelo Brasil e agora estou me aprofundando no assunto para conseguir viajar para fora tb. Vc não tem algum grupo de whatsapp para passar essas promoções que surgem para quem tem esse objetivo? E parabéns pelos posts. Estão super bem explicados. Adorei!

    1. Oi, Elaine, obrigada! Fico muito feliz em saber que estou conseguindo ajudar você e tantas outras pessoas a aprender a viajar com milhas. Eu tenho vontade de montar um grupo mas estou protelando porque sou sozinha pra lidar com as redes sociais e não quero decepcionar os participantes. 😉 Mas vou me organizar pra isso. Obrigada mais uma vez. Se você seguir meus posts no Instagram já vai aprender mais um pouco.
      Siga @viajanteeconomica . beijos

  2. Eu sempre achei trabalhoso viajar com milhas e pontos, exige muito conhecimento e planejamento, mas com certeza a economia que nós viajantes conseguimos sempre vale a pena. Depois de ler todos os 10 passos que você listou até me empolguei a planejar a próxima viagem com milhas! Obrigada!

    1. Cíntia, comece com um programa de milhas para vc não se atrapalhar. Depois que pegar o jeito da coisa, vai querer expandir seu leque para outros programas. Se precisar de ajuda, só me chamar. Beijos

  3. Obrigada por compartilhar esses milagrosos 10 passos para viajar com milhas e pontos que podem nos levar para viagens incríveis. Estou precisando saber dessas promoções de passar os pontos e ganhar mais pontos. Obrigada

    1. Não é milagre, Lilian. ? É só ficar atenta aos sites das companhias aéreas, porque elas postam todo dia as promoções. Tem que ter tempo para isso ou aproveitar dicas de blogs especializados. Estou por aqui quando precisar. Beijos

  4. Eu adoro viajar com milhas e pontos! Eu sou daquelas que paga tudo com cartão de crédito só para ganhar milhas kkk. Amei essa lista com 10 passos. Já virou meu checklist para melhorar meu acúmulo de milhas!

  5. Cecília, que optima aula ensinando para gente esses 10 passos para viajar com milhas e pontos. Ja usei algumas vezes as milhas, mas sempre achei bem complicado mesmo. Desisti faz tempo, mas agora você me deu um gás!!!
    Vou seguir suas dicas e etapas para ver se consigo usar mais as milhas e viajar mais barato. Muito obrigada!

    1. Que bom, Sylvia. Viajar com milhas exige um pouco de dedicação, mas depois que você aprende, não quer mais viajar de outra forma. Qualquer dúvida, volte aqui e pergunte. Beijos

  6. Adorei esse seu texto com dicas para viajar com milhas e pontos. A maioria das coisas eu até tinha ciências, mas as que você descreveu no item 9, não tinha ideia.
    Você acha então que realmente vale assinar os clubes? Muita gente já me disse que o custo benefício era negativo.

    1. Eu acho válido, principalmente o Clube Livelo. Atualmente com a questão da Covid19 muita gente está saindo dos clubes com medo das aéreas quebrarem. Eu não deixei de assinar meus clubes. Mas pedi desconto e me deram na Smiles. De qualquer forma, são muitas vantagens a um custo de 40 reais mensais em média. Eu acho que vale o investimento. Espero ter ajudado.

  7. Muito legal essa sua postagem com os 10 passos para viajar com milhas e pontos. Me ajudou bastante e certamente vai ajudar também a muita gente que ainda não entendeu como fazer para usar os programas de milhagem.

  8. O seu post é incrível. Muito detalhado e informativo. Eu faço exatamente isso e consigo muitas vantagens. Vou compartilhar com os meus amigos que precisam conhecer esses passos para viajar com milhas e pontos. Obrigada 🙂

  9. Não é possível que depois desse passo a passo, com 10 dicas bem explicadinhas, eu não aprenda a viajar com milhas, rs. Obrigada por dividir esse aprendizado com a gente.

  10. Amei as suas dicas com 10 passos para viajar com milhas e pontos. Sem dúvida é uma excelente forma de adquirir passagens aéreas, uma das partes mais caras de toda viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.