8 motivos para visitar Milão

Quando marcamos nossa viagem e deixamos cinco noites para conhecer Milão, não sabíamos quase nada da cidade. Queríamos algo no norte da Itália e Milão era a opção que mais nos chamou a atenção. Pesquisei em blogs o que fazer por lá e anotei os lugares que queria visitar.

Muitos nos disseram que dois dias eram suficientes na cidade, mas depois que a conhecemos de pertinho vimos que há pelo menos 8 motivos para visitar essa incrível metrópole com mais tempo e calma.

Chegando em Milão

Quando chegamos na Estação Central de Trem, vindo de Roma, já nos impressionamos com sua arquitetura belíssima. Seguimos de táxi pro nosso hotel em virtude de estarmos com três malas e pagamos € 5,00 até lá e não achei caro pela comodidade. Ficamos hospedados no Ibis Milano Centrale. Uma ótima opção de hospedagem por conta da localização e do custo-benefício de pagar com pontos.

Duomo de Milão

Descansados e de banho tomado, seguimos para o ponto turístico mais famoso de Milão: o maravilhoso Duomo, a catedral da cidade. Pra mim este é o motivo número 1 de se conhecer Milão. Aliás, é o principal cartão postal da cidade e é uma construção que encanta demais.

Ao sair da estação de metrô Duomo ficamos, sem dúvida, muito impactados com a beleza da catedral. A praça estava lotada de turistas. Alguns com fantasias, outros com flores, outros com trajes de noivos, mas todos procurando o melhor ângulo para fotografar e ser fotografado naquele lindo final de tarde de agosto.

Motivo n° 1 – conhecer o Duomo de Milão

Galeria Vitório Emanuelle

Bem ao lado do Duomo, na mesma praça, fica outro lugar incrível: a Galeria Vitório Emanuelle II, motivo número 2 para ir a Milão. Com lojas de grife luxuosas, a galeria atrai turistas abastados, principalmente os asiáticos e árabes, que desfilam com suas sacolas lotadas de compras.

Ali estão a Prada, Louis Vuitton, Ferrari, Versace, entre outras lojas caríssimas. Por isso, é comum vermos carros luxuosos nas ruas laterais que dão acesso à galeria, dirigidos por motoristas particulares que esperam seus patrões fazerem compras.

A galeria é aberta ao público e fica lotada o dia todo. Difícil fazer fotos sem aparecer também pessoas que não conhecemos (risos). Além das lojas de grife, há restaurantes, pizzarias, sorveteria e alguns bares, com preços mais ou menos acessíveis. Aliás, cuidado com os restaurante pega turistas que estão ali, porque eles cobram absurdos por couvert e bebidas.

Motivo nº 2 – Conhecer a Galeria Vitório Emanuelle II com sua arquitetura e lojas de grife

Hop on hop off

Mas Milão não é só esses dois importantes cartões postais. No segundo dia na cidade resolvemos fazer o passeio no ônibus turístico de dois andares, o conhecido Hop on Hop off. (Adoro fazer esses tours em cidades que nunca fui porque já aprendo a me localizar.) Pegamos o ônibus na frente do metrô Reppublica, estação do nosso hotel. Pagamos € 17 pelo dia todo. Fizemos primeiro o trajeto inteiro, para posteriormente subir e descer no ônibus nos pontos turísticos mais interessantes.

Cemitério Monumental

O trajeto do ônibus nos deu uma noção geral da cidade. Desse modo, fui anotando no mapa os lugares mais legais que queríamos voltar com calma logo após terminar a volta toda. Nossa primeira parada foi no Cemitério Monumental de Milão. Isso mesmo, assim como Paris tem o Père Lachaise, e Buenos Aires tem o Recoleta, Milão também tem o cemitério como atração turística.

O Cemitério Monumental tem esculturas belíssimas de importantes nomes da arte milanesa e italiana. Em seus túmulos repousam os restos mortais de antepassados de famílias abastadas como os Pirelli, além de escritores, jogadores de futebol e outros famosos. Sem dúvida, vale a visita tanto que elegi esse como o 3º motivo para ficar uns dias a mais em Milão.

Motivo nº 3 – visitar o Cemitério Monumental com esculturas belíssimas

Transporte público

Milão é uma cidade bem servida por transporte público. Por isso é muito fácil e prático visitar pontos turísticos de metrô, trem ou bonde. Os bondes por sinal são muito charmosos, uma vez que a maioria é bem antigo e tem piso e bancos em madeira. Para andar no transporte público, compre o bilhete na estação de metrô para uso diário ilimitado por € 7,00. O bilhete é individual e vale nos bondes e metrô. Já os trens têm tarifas e tíquetes diferenciados, por isso fique atento na hora de comprar seus bilhetes nas máquinas da estação.

Navigli

De bonde ou metrô é possível acessar o 4º motivo para conhecer Milão com calma. Trata-se do bairro boêmio Navigli, uma área de canais que no passado serviam para ligar Milão à Suíça (Naviglio Grande) e à Pavia (Naviglio Pavanese) por via fluvial. Hoje o bairro é conhecido por seus bares que oferecem aperitivos grátis no happy your para quem consumir bebidas.

Particularmente, adorei os canais do Navigli porque me lembrou muito os canais de Santos, minha cidade natal. Os bares com cadeiras na calçada são um excelente motivo para ficar por ali por mais tempo. Recomendo ir ao entardecer. E leve repelente porque tem mosquitos. Aliás, reparei que em Milão toda farmácia vende repelentes de montão. Pelo menos no verão, os mosquitos não perdoam.

Motivo nº 4 – Tomar um aperitivo nos bares de Navigli

Museus

Milão tem museus muito interessantes para se conhecer e também obras famosas como a Última Ceia, de Leonardo da Vinci, que está exposta na parede da sala de refeições do antigo convento dominicano vizinho da Igreja de Santa Maria delle Grazie. A visita é disputadíssima e requer a compra de ingressos com antecedência. Se você for a Milão e quiser ver essa obra-prima, reserve seu ingresso com antecedência. Não fiz isso e vou ter que voltar numa próxima viagem.

Mas a dica de museu que vale a pena, principalmente se você estiver com crianças, é o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci. Aberto de terça a domingo, o prédio da Via San Vittore, 21, tem 50 mil metros quadrados e abriga a mais importante coleção de modelos de máquinas criados por Leonardo da Vinci. Além disso, possui alas dedicadas à evolução da tecnologia e telecomunicações, sistema energético, exploração do Espaço etc.

Na área externa há locomotivas a vapor, um submarino de verdade e um avião militar. E na última parte da visita é possível ver aviões, helicópteros e modelos de aeroplanos. Tudo isso me fez acreditar que este é o motivo número 5 para ficar mais dias em Milão.

Motivo nº 5 – Visitar o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci

Castelo Sforzesco

E já que falamos de museu, que tal reunir numa só visita um castelo e vários museus no mesmo lugar? Pois então vá conhecer o Castelo Sforzesco de Milão. Antiga Fortaleza construída entre 1360 e 1370, o Castelo tornou-se residência a partir do século XV ganhando formas magníficas com a família Sforza e atraindo a corte milanesa e artistas como Leonardo e Bramante.

O Castelo foi usado também mais tarde como quartel durante as dominações estrangeiras no período de 1535 a 1859. E a partir da unificação da Itália, no final do século XIX, o edifício histórico foi reconstruído, restaurado e transformado em museu. Atualmente o Castelo é uma grande atração turística de Milão e reúne nove museus e institutos culturais.

Por tudo isso, considero a visita ao Castelo Sforzesco o motivo nº 6 para você ficar uns dias a mais nesta belíssima cidade. O Castelo pode ser visitado diariamente das 7 às 19:30. A área externa é grátis. Já os ingressos para os museus devem ser adquiridos na bilheteria que funciona de terça a domingo das 9 às 16:30.

Motivo nº 6 – Visitar o Castelo Sforzesco e seus museus

Arquitetura

Milão não é só história. Há também muitos edifícios inovadores na cidade. Um deles é o Bosco Verticale, inaugurado em 2014, na área de Porta Nuova. São duas torres que abrigam 480 árvores de portes médio e grande e outras 300 de pequeno porte, além de 11.000 plantas e 5.000 arbustos, formando uma floresta vertical de 20.000 metros quadrados.

Bem perto do Bosco Verticale está a Piazza Gae Aulenti, inaugurada em dezembro de 2012 onde está o arranha-céu mais alto da Itália: o edifício Unicredit Tower, com 231 metros de altura. Você pode subir para ver a vista ou ficar na praça do complexo, que possui lojas, restaurantes, lanchonetes e até um supermercado. Se você for à noite, vai poder aproveitar o point mais animado da noite milanesa.

Fomos duas vezes lá no pôr do sol e fizemos fotos lindas do complexo de edifícios e aproveitamos a praça que nos fez lembrar do Sony Center de Berlim. As lanchonetes têm bons preços e há comidas de várias partes do mundo. Vale a pena fazer uma refeição por lá. Aliás, esse pra mim é o motivo nº 7 para você incluir Milão na sua viagem à Itália.

Seguros Promo

Outro complexo moderno e inovador que está sendo erguido em Milão é o City Life Milano. O projeto é o símbolo da nova arquitetura da cidade e está em fase final de construção. Assinado pelos renomados arquitetos Zaha Hadid, Arata Isozaki e Daniel Libeskind, o projeto tem a sustentabilidade como mote e abrange aproximadamente 366.000 metros quadrados e envolve prédios comerciais e residenciais, um shopping, áreas de lazer, parque e museu, erguidos numa área próxima à antiga Fiera de Milão.

Motivo nº 7 – Conhecer os prédios modernos e inovadores de Milão

Lago di Como

Um dos principais motivos que escolhemos Milão para fazer base no Norte da Itália foi a possibilidade de fazer passeios por cidades ao redor dessa metrópole. Certamente, conhecer o famoso Lago di Como era nosso objetivo. Por isso, deixamos nosso último dia em Milão para fazer esse bate-volta de trem regional imperdível.

Se quiser outra sugestão de bate-volta a partir de Milão, você pode conhecer Verona, a cidade de Romeu e Julieta. Veja aqui Dicas de Verona.

Como é uma cidade pequena próxima à divisa com a Suíça e seu lago é muito disputado por artistas e milionários, que têm casas e mansões em suas margens. Para chegar lá pegamos o trem na estação Cadorna, em Milão. Pagamos € 24,00 ida e volta para dois adultos e um adolescente. O trajeto demora 50 minutos e o trem para na estação de Como, bem próximo ao lago. Ali é possível passear por sua margem, cheia de jardins, andar sobre um píer ou pegar um barco para um passeio no Lago di Como, visitando as cidades que o margeiam.

Brunate

Outra opção é subir no Funicular que liga Como a Brunate, uma pequena cidade 700 metros acima. A subida demora apenas sete minutos e lá do alto a vista do lago é impressionante. Em dias de céu limpo, avista-se os Alpes Suíços. Mas só recomendo esse passeio se não tiver fila porque perdemos uma hora para subir a montanha.

Lá no alto há um largo com igreja, restaurantes e lojinhas. A vista do lago naquele local é muito ruim. Por isso, Siga a pé até o mirante, que fica a uns 15 minutos de caminhada. Lá é possível ver o Lago di Como e tirar belas fotos. Se estiver com fome, aproveite para fazer uma refeição num dos restaurantes com vista pro lago ou na lanchonete que fica próxima à estação do funicular.

Passar o dia em Como é o 8° motivo para visitar Milão com calma. Depois de explorar o lago, faça uma visita à Catedral de Como, uma igreja belíssima que fica no centrinho da cidade e depois deguste um gelato apreciando o movimento dos turistas pelas ruas de Como.

Motivo nº 8 – Fazer um bate-volta até o Lago di Como

Se você se interessou em conhecer Milão, pesquise seu hotel no Booking.com. Minha indicação é o Íbis Milano Centrale, da Rede Accor Hotels. Ficamos hospedados lá e amamos a localização e o valor da diária, que paguei com pontos All Accor. Se quiser saber mais sobre isso, leia também Como economizar em diárias de hotel com Le Club.

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, onde blogueiros de viagem escrevem sobre um tema em comum e o publicam todo dia 8 de cada mês, usando apenas 8 fotos. Este mês o tema escolhido foi 8 Motivos para Visitar. Para conferir os demais posts dos meus amigos acesse os links abaixo:

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Assine nossa Newsletter

Comentários

16 respostas

1. Como a bela Milão costuma ser subestimada né?! Cometi o erro de ficar apenas 2 noites por lá. Você fez muito bem em ficar mais tempo, aproveitando tudo de bom que esta cidade tem a oferecer a seus visitantes. Vi alguns desses 8 motivos para visitar Milão que você cita aqui, mas muitos não tive tempo de ver.

Contudo, ter visto a Última Ceia de perto foi uma das experiências artísticas mais impressionantes que já tive. Para mim foi muito impactante!!!! Um dia, quem sabe, eu não visito a cidade novamente, com mais tempo desta vez?! 🙂 bjus

1. Eu não consegui ver a Última Ceia. Realmente Milão é menos valorizada que Florença e Roma pelos turistas, por isso achei legal deixar aqui minhas impressões sobre essa cidade linda. Mas como faltou algumas coisas para conhecer, também quero voltar. Obrigada pela visita, Ana Luiza. beijos

1. Que bom que você gostou, Denise! Um dia vá conhecer e enlouqueça com tudo que experimentar por lá. Também gostei da nossa blogagem coletiva. beijos.

2. Oi Cecilia, adorei os motivos que você destacou para visitar Milão! Fiquei por duas semanas na cidade estudando, mas não conheci o Cemitério Monumental de Milão. Já é um bom motivo para voltar, não? Eu amei conhecer o Duomo e a Galeria Vitório Emanuelle II que são dois lugares belíssimos e não podem mesmo faltar no roteiro de quem visita a cidade. Ótimas dicas! Beijos, Mari

1. Oi, Mari. O Cemitério está no roteiro dos ônibus de turismo. Talvez por isso você não tenha conhecido, afinal você estava lá estudando. Volte mesmo. Eu adoro voltar nas cidades que já fui porque cada viagem é única. Beijos.

3. Milão é uma cidade a que devo desculpas. Já estive lá 3 vezes e ainda não visitei muitos pontos turísticos, alguns de seus 8 moitvos para visitá-la, como o cemitério (adorei esta escultura!) e o bairro Navigli. Boas escolhas para este 8on8, bem vinda!

1. Oi, Márcia. Obrigada por me integrar ao grupo 8on8. Como disse no post, não sabia quase nada de Milão até chegar lá e me deparar com tantas atrações. Adoro viajar sem pressa por isso achei que faltou dia para fazer tudo que Milão nos oferece. Volte mais uma vez para visitar o Cemitério e o Navigli. Vai gostar. Beijos.

4. Que saudades de Milão. Fiquei apenas 2 dias por lá e pelo seu post vi que tenho vários motivos para voltar. O Museu de Ciência pareceu incrível! Adoro esse tipo de museu! Visitar o Lago di Como também é um ótima pedida sempre. Que lugar belíssimo! Amei o post!

1. Que bom que gostou, Lulu! Fiz o post exatamente pra mostrar que precisamos conhecer Milão com mais calma para aproveitar tudo que ela tem de bom pra gente. Obrigada pela visita. ??

5. Que delícia ler sobre sua experiência em Milão, Cecilia. Estive na cidade há muito tempo atrás, tanto tempo que tudo pareceu novidade. Mas também não fiquei tantos quanto vocês, então vi bem menos. Nem sabia que o Lago Como era perto assim. Realmente preciso voltar.

1. Zudi, a dica do Lago di Como peguei com a Gisele Prosdocimi. Queria ter ido também num bate-volta a Lugano, mas não deu tempo. Volte lá pra ver essas atrações acima e também para ver os lagos do norte da Itália. Eu quero voltar também porque não consegui fazer todos os passeios que queria. Obrigada pela visita. Volte sempre. Beijos.

6. Ah, Cecília, Milão é uma cidade encantadora e pelo visto vocês aproveitaram muito bem estes dias que ficaram lá. Adoro Milão, girei o calcanhar nos testículos do touro na Galleria Vitorio Emanuelle e voltei pela segunda vez. Girei de novo e estou aguardando a outra oportunidade chegar. Que venha logo, rsrs. Beijos.