Baixada Santista: o que fazer em Praia Grande

praia grande perto de são paulo

A série de posts da Baixada Santista continua aqui no blog e agora vou mostrar o que fazer em Praia Grande, a cidade que mais recebe turistas na temporada de verão e também nos finais de semana e feriados prolongados. Este post tem as opções de lazer e as atrações além da praia.

Se liga:

Por enquanto as cidades da Baixada Santista não estão recebendo turistas por conta da Pandemia de Covid 19. Então, fique em casa e se proteja. Quando tudo voltar ao normal, você vai poder desfrutar dessa cidade e de qualquer outro destino do nosso litoral.

São 22,5 quilômetros de praia para atender a milhares de turistas e moradores – Foto PMPG

Sobre Praia Grande

Praia Grande está localizada entre os municípios de São Vicente e Mongaguá e é uma das cidades que mais cresce no litoral paulista. São Paulo está a 72 quilômetros de distância e muitos dos imóveis de temporada disponíveis pertencem a paulistanos.

Atualmente, segundo dados oficiais, vivem na cidade 272 mil pessoas. Mas o destino atrai muitos turistas, não só moradores da capital, mas também do interior do Estado. Por conta disso, na temporada de verão a população quadruplica e em feriados como Natal, Ano Novo e Carnaval a cidade ferve e chega a contar mais de 1 milhão de pessoas.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a cidade tem 1.446 unidades de hotelaria com cerca de 6.200 leitos. Mas os imóveis de temporada também são bastante disputados pelos turistas. E também muitos sindicatos possuem colônias de férias no Município que, em sua maioria, estão erguidas na Avenida dos Sindicatos, na Vila Mirim.

O que fazer em Praia Grande

Praia Grande tem muitas coisas para você fazer, mas é claro que a praia é a principal atração da cidade. Afinal, são nada menos que 22,5 quilômetros de praia para atender a todos os turistas e moradores. Começando pelo Canto do Forte, nas encostas do Morro do Xixová, até a divisa com Mongaguá, há uma larga faixa de areia e mar aberto, que garantem boas ondas e muitas condições para o banho de sol e de mar.

Mas além da praia, o que a cidade oferece para os turistas? São muitas opções começando pelo calçadão da praia, totalmente urbanizado, com ciclovia, espaços para o lazer de crianças, jovens e idosos. Estátuas, pracinhas e monumentos dividem a orla de ponta a ponta, garantindo naquele espaço democrático o encontro de várias gerações.

o que fazer em Praia Grande, além da praia
Praia Grande é uma opção ótima no litoral paulista – Foto: Cláudio Penteriani

Feira de Artesanato

Para quem curte comprar lembrancinhas de viagem ou mesmo bijuterias, acessórios e artigos diversos, recomendo visitar uma das quatro feiras de artesanato da cidade. Elas funcionam de sexta a domingo, das 13 às 22h, e diariamente nos períodos de férias escolares. As feiras são fixas e podem ser visitadas nas praças Portugal (Jardim Guilhermina), Dr. Roberto Andraus (Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Caiçara) e Carlos Gomes (Solemar).

Boutique do Peixe

Se você gosta de frutos do mar frescos e tem a opção de cozinhar durante sua estadia na cidade, não deixe de visitar um das Boutiques do Peixe, dispostas na orla de Praia Grande. Aliás, os prédios são bem interessantes e merecem sua visita, mesmo que seja apenas para apreciar sua arquitetura.

o que fazer em Praia Grande
Boutique do Peixe é uma das atrações da praia – Foto: Fred Casagrande PMPG

Um deles fica no Canto do Forte e tem formato de arraia. O outro fica na Ocian e parece um barco de pesca. Ambos vendem peixes que foram pescados pela manhã e levados diretamente para os boxes de comércio da Boutique do Peixe.

Portinho

Os fãs da pesca e do churrasco com amigos também têm seu espaço garantido em Praia Grande. O Portinho Ézio Dall’Acqua, bem próximo à entrada da cidade, possui quiosques com churrasqueiras, playground, quadras poliesportivas, pier de pesca, barcos de aluguel, restaurantes, lanchonetes e muito espaço para a garotada se divertir. O local é conhecido popularmente por Portinho e costuma lotar nos finais de semana. Portanto, se quiser fazer churrasco, chegue cedo e garanta seu quiosque. A entrada é gratuita.

O que fazer em Praia Grande
O Portinho é uma das opções de lazer da cidade, às margens do Mar Pequeno – Foto: PMPG

Fortaleza de Itaipu

Já pensou em visitar um quartel militar em meio a uma reserva de Mata Atlântica e com vista privilegiada para as praias da região? Pois em Praia Grande você pode conhecer a Fortaleza de Itaipu no seu próprio carro. O local recebe visitas aos sábados, domingos e feriados nacionais, às 10h, 14h e 16h. O passeio custa R$ 5,00 por pessoa e pode ser agendado pelo telefone (13) 3473-2511.

A construção da Fortaleza de Itaipu, em 1902, marcou o nascimento de Praia Grande. Atualmente a unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha e mantém intensa atividade militar. Mas isso não impede que se mantenha uma boa integração com a natureza e a comunidade local. A Fortaleza está situada na Avenida Marechal Mallet, nº 1, no bairro Canto do Forte.

viste a Fortaleza de Itaipu
Agende uma visita à Fortaleza de Itaipu. Foto: Fred Casagrande – PMPG

 

Avenida Mallet

Se você procura o que fazer em Praia Grande à noite, saiba que a vida noturna da cidade se concentra na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte. Claro que ao longo dos 22,5 quilômetros de orla também há muitos bares e restaurantes. Mas é na Mallet, uma simpática e bem cuidada avenida que termina na Fortaleza de Itaipu, que se concentram os barzinhos mais descolados da cidade. Segundo a Prefeitura, ali há cerca de 30 estabelecimentos com variadas opções de lazer e gastronomia. Portanto, não deixe de conferir a vida noturna desta avenida.

Palácio das Artes

O Complexo Cultural Palácio das Artes é outra atração da cidade. No local são promovidas feiras e eventos, além de abrigar o Museu da Cidade, o Teatro Serafim Gonzalez e a Galeria Nilton Zanotti. Na temporada de verão, a bilheteria do complexo é responsável pela venda de ingressos para os principais shows promovidos na cidade. Por isso, fique atento à programação do teatro para você aproveitar quando for visitar Praia Grande.

Orquidário Municipal

Assim como Santos, a cidade de Praia Grande também tem um orquidário municipal. Aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, o Orquidário Municipal José Sanches Alarcon está localizado na Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo (ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos). Cerca de 5 mil orquídeas são cultivadas no espaço, que contém estufa e viveiro. Certamente é um passeio que vai agradar toda a família.

O Orquidário Municipal também é uma das atrações da cidade – Foto PMPG

Kartódromo Municipal

O Kartódromo Municipal é outra opção de lazer de Praia Grande. Ele foi construído numa área de 36 mil m², dentro do Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. Além de dois circuitos de kart, um com 1.150 metros e outro com 800 metros, o pólo tem pista de atletismo, bosque com árvores nativas, espaço para aeromodelismo, aparelhos de ginástica e mesas para jogos, entre outros equipamentos.

Além disso, o espaço do Kartódromo costuma ser usado para grandes eventos e apresentações musicais, desfiles cívicos e religiosos, como a procissão de Corpus Christi e até funciona como sambódromo no período de Carnaval.

Eventos em Praia Grande

O calendário oficial de Praia Grande prevê anualmente eventos fixos que garantem diversão e atividades o ano todo a turistas e moradores. Certamente, é na temporada de férias que acontece o evento de maior público, a Estação Verão, bastante disputada com shows de importantes nomes da música nacional, que acontecem no Kartódromo Municipal.

Mas há muitos outros eventos significativos que reúnem milhares de pessoas, como o Praia Games, a Vila Junina, a Semana da Cultura Caiçara, o Encontro Anual de Carros Antigos e a Festa da Tainha. Há também o Salão de Artes Plásticas, a Feira de Troca de Livros, os Festejos de Iemanjá e o Festival de Violões (Homenagem a Antonio Manzione).

Certamente Praia Grande é um belo destino do litoral de São Paulo – Foto: Cláudio Penteriani

Blogagem Coletiva

Este post sobre Praia Grande faz parte da Blogagem Coletiva do mês de julho do Grupo 8 on 8. O objetivo é postar todo dia 8 um tema diferente, ilustrando com apenas 8 fotos. Desta vez falamos sobre Destinos de Praia. Confira:



o que fazer em Praia Grande
Salve este pin no Pinterest para guardar estas informações

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

16 respostas

  1. Há algumas semanas atrás estive na Baixada Santista e queria muito ter visitado Praia Grande, mas acabei ficando sem tempo. Agora quero muito voltar, nem sabia que tinha tanto o que fazer por Praia Grande! Obrigada pelas dicas!

  2. Adorei suas dicas do que fazer em Praia Grande. Depois de ler o post, descobri que preciso voltar kkk. Acabei conhecendo muito pouco da Baixada Santista.

  3. Minha avó morou muitos anos em Praia Grande e foram muitas as viagens do interior de SP (onde eu morava) até lá na minha infância, eram uma aventura! Não vou à cidade há anos, mas fiquei feliz de ver como está revitalizada e bonita. Fiquei muito curiosa para conhecer a Fortaleza de Itaipu e ver de perto como a cidade mudou para melhor.

  4. Quantos atrativos maravilhosos que existem na Praia Grande. Estou impressionada com as fotos da Praia e que paisagem maravilhosa. Eu adoraria visitar o quartel, construção bastante imponente. Adorei as dicas. Obrigada.

  5. Oi Cecília, adorei saber mais sobre o que fazer em Praia Grande na Baixada Santista. Essa é uma região que eu nunca fui, mas já sei que terei uma ótima guia quando for. Rs.
    O orquidário parece lindo! Eu adoro tirar foto de natureza, com certeza aproveitaria para isso também. Gostei de saber da Fortaleza também. Aqui em Niterói podemos entrar correndo e a vista é incrível! Adoro fazer esse treino de corrida. Eu sempre puxando para o lado dos esportes, não é mesmo. kkkk

    Beijão,
    Mari

    1. Oi, Mari. Você sabe que será muito bem-vinda. Minha região tem cidades lindas para você fotografar e muitos quilômetros de praias para você correr. Só falta vir conhecer. Beijos. Te espero.

  6. Estou apaixonada por este destino de praia, Cecília. Amei saber mais sobre o que fazer em Praia Grande, porque pretendo visitar a Baixada Santista e este é um dos destinos que irei incluir primeiro em meu roteiro. Amando suas dicas sobre a Baixada Santista, parabéns e obrigada.

    1. oi, Gisele. Obrigada, querida. Quero muito mostrar pra você como temos cidades muito legais por aqui e muitas coisas para conhecer. Venha quando puder. beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.