10 dicas importantes sobre seguro viagem

DarkmoonArt

Quer dicas sobre seguro viagem para planejar suas férias e viajar tranquilo? Então leia este post com 10 fatores importantes que você deve levar em conta na hora de contratar seu seguro. Em tempos de Pandemia de Covid-19 isto se tornou ainda mais necessário. Por isso, entenda melhor o que é e por que contratar um.

1. O que é seguro viagem?

Afinal, o que é seguro viagem? Certamente é algo que a gente paga para não usar porque ninguém gosta de ficar doente numa viagem. Ao mesmo tempo, a gente não está livre de cair, quebrar um braço, ter dor de dente ou ficar acamado em pleno destino de sonhos. Infelizmente isto pode acontecer e aí o sonho vira um pesadelo.

Mas por sorte inventaram o seguro viagem, que serve para você ter atendimento médico, odontológico e hospitalar, seja no Brasil ou no exterior. Você paga um valor antes de viajar e está protegido contra acontecimentos inesperados.

Além disso, o seguro viagem também cobre extravio de bagagem, cancelamento de voos e perda ou roubo de documentos e cartões de crédito, por exemplo. Portanto, quando você contrata um, você viaja mais tranquilo. E sabe que se houver algum problema, ele será resolvido com mais facilidade.

Em agosto de 2019, minhas malas foram extraviadas num voo de Milão para Londres. Eu contei sobre isso em Perrengues de viagem: como dar a volta por cima

seguro viagem
Tive que acionar meu seguro viagem porque minha mala não chegou em Londres

2. Tipos de seguro viagem

Muita gente nem sabe da existência dos seguros viagem ou acha que só podem ser feitos para viajar pro exterior. Mas existem muitos tipos e cada um tem sua especificidade. Quem viaja para praticar atividades esportivas, por exemplo, pode escolher um que tenha cobertura contra acidentes na modalidade. Esportes de neve são os mais comuns. Sabia que muitas pessoas se acidentam num estação de esqui e precisam de atendimento médico especializado?

Há seguros para estudantes que fazem intercâmbio e permanecem muito tempo fora de casa. Há também seguro para idosos e gestantes. E ainda seguro para passageiros que realizam cruzeiros marítimos. Ou seja, são muitas opções. Por isso sempre que preciso recorro aos sites especializados, que me ajudam a escolher o seguro ideal para minha família.

seguro viagem extravio bagagem
A proteção contra perda de bagagem é uma das que mais necessárias num seguro viagem

3. Tratado Schengen e EUA

Quem viaja para a Europa obrigatoriamente precisa contratar um seguro viagem. A exigência está prevista nas normas do Tratado Schengen, assinado pelos 26 países do bloco europeu. Isto garante a livre circulação dos turistas pela Europa. Mas em contrapartida exige-se a contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros. Com ele, é possível pagar as possíveis despesas médicas.

Do mesmo modo, viajar pros Estados Unidos exige do viajante a contratação de um seguro viagem. Isto porque a assistência médica naquele país é uma das mais caras do mundo. Além disso, em 95% dos casos, a cobrança dos gastos hospitalares é feita por empresas terceirizadas e cada procedimento é cobrado separadamente. Imagina ter que pagar tudo antecipadamente para depois ser reembolsado. Para evitar isso, viaje segurado e aproveite a viagem.

4. Seguro do cartão de crédito

Muita gente costuma viajar com o seguro viagem oferecido gratuitamente pelo cartão de crédito. Realmente é uma opção que parece ser barata, mas nem sempre este seguro vai atender a sua necessidade. Além disso, a forma de pagamento das despesas na viagem costuma ser por reembolso. Você inclusive precisa ter um limite de crédito no cartão que cubra de imediato estas despesas.

Para ter direito ao seguro do cartão de crédito, você precisa pagar as passagens com ele, ou as taxas de embarque se for viajar com milhas. O seguro contratado pelo cartão de crédito pode não cobrir as suas necessidades e você só irá descobrir se precisar usá-lo. Prefiro sempre fazer um seguro viagem com uma seguradora porque acho bem mais acertado. Assim, não tenho que pagar nada no meu destino, caso precise usar os serviços contratados.

Seguros Promo

5. Seguro viagem no Brasil

Esta modalidade nem sempre é utilizada porque muitos desconhecem a possibilidade de viajar com seguro aqui no Brasil. Mas as seguradoras têm este serviço para viagens a partir de 100 quilômetros de distância. Acho bastante válido para quem não tem plano de saúde ou se o plano só atende na região de moradia do cliente.

Principalmente para quem faz turismo ecológico, trilhas ou vai para destinos mais inóspitos, a contratação de um seguro viagem pode ser muito necessária. Quem viaja com crianças ou idosos deveria pensar em fazer um. Da mesma forma, quem pega a estrada de carro particular ou alugado precisa estar protegido contra acidentes. Os preços dos seguros para viagens nacionais são bem em conta. Faça sempre uma cotação para ver se não vale a pena esse tipo de proteção extra.

seguro viagem Brasil

6. Cobertura Covid-19

Este ano de 2020 ainda temos um passageiro extra na nossa bagagem. Certamente, o Coronavírus veio estragar os planos de viagem de muita gente. Eu mesma não viajo desde fevereiro quando estive em Barcelona e Andorra. Mas viajar ainda é possível, desde que se tomem as devidas precauções e se contrate um seguro viagem que cubra a Covid-19. Algumas seguradoras já se adaptaram e oferecem esta cobertura. Portanto, se for viajar, não deixe de pesquisar um seguro que torne suas férias mais tranquilas.

7. Seguro para viagens longas

Tem planos de viajar por um período maior? Saiba que existem seguros que cobrem viagens de longa duração, de 61 a 364 dias. Mas só nas seguradoras você acha esta opção. Isto porque o seguro do cartão de crédito só vale para até 30 dias de viagem. E não precisa ser estudante para contratar este tipo de seguro. Ele dispensa a comprovação de vínculos com escolas internacionais na contratação. Ou seja, qualquer viajante pode adquirir.

8. Seguro para gestantes

Você ficou grávida e já tinha viagem marcada e agora não sabe como fazer para viajar tranquila? Não se preocupe. Algumas seguradoras possuem planos específicos para gestantes. Portanto, isto não será empecilho para você viajar no momento mais sublime da sua vida. Mas fique atenta às regras. Para não ter dúvidas, contrate o seguro através de uma empresa da sua confiança. Converse com o atendente, tire suas dúvidas. Escolha o plano ideal para o seu período gestacional porque nem todos cobrem as últimas semanas de gravidez.

seguro viagem gravidas
Há seguro viagem exclusivo para as gestantes

9. Seguro anual

Seguro viagem também pode ser adquirido com cobertura anual. Claro que esta opção é para quem vive na estrada ou no aeroporto. Se você viaja com muita frequência, contratar um seguro com 365 dias de cobertura é mais vantajoso do que fazer vários ao longo do ano.

De toda forma, sempre faça cotações para ver o que se encaixa melhor no seu orçamento. Mas saiba que o seguro anual é válido em qualquer parte do mundo. Ele atende às exigências burocráticas de todos os países.

Dependendo do plano, a cobertura vai servir para todas as suas viagens de até 30 dias de duração. Claro que elas precisam ser realizadas dentro do período de um ano. Mas se suas viagens forem ultrapassar os 30 dias, escolha outro plano que melhor atenda à sua necessidade.

10. Dúvidas sobre seguro viagem

Antes de escolher o seguro viagem ideal para você, faça muitas perguntas para o atendente porque nem todos os seguros são iguais. Tire todas as dúvidas sobre a cobertura e sobre como usar o seguro. Pergunte quanto vai pagar, bem como sobre a forma de acionar em caso de acidentes ou outras situações cobertas no contrato.

Durante a viagem, você também pode ter dúvidas. Saiba que as seguradoras costumam tem uma central de atendimento em português via WhatsApp. Por isso, salve o contato antes de viajar, assim será mais fácil conversar com um atendente.

Parceiros do blog

O blog Viajante Econômica tem dois parceiros que trabalham exclusivamente com seguro viagem. Ambos são especializados nas melhores seguradoras do mercado. Você pode tirar suas dúvidas e comparar os preços. Além disso, os atendentes vão dar sugestões dos planos que se encaixam no seu perfil de viagem.

  • A Seguros Promo apresenta os mais novos e mais completos planos de seguro viagem do mercado. O site possui um comparador de coberturas e preços. Se você usar meu link vai garantir mais 5% de desconto.
  • A Real Seguros está no ramo desde 2009 e oferece atendimento especializado via WhatsApp. Você pode inclusive tirar dúvidas da seguradora contratada durante sua viagem. De maneira idêntica, garanta descontos por ser leitor do Viajante Econômica.

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Viagens por Escrito do mês de novembro de 2020. Conheça os demais posts e viaje com minhas amigas blogueiras:

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

8 respostas

  1. Excelentes dicas!! Acho que sempre tem um seguro que vai atender às suas necessidades. Não entro em um avião sem seguro! Já rompi ligamentos em Cuba, tive amigdalite no Chile e até uma reação alérgica horrorosa em Punta Cana. Hoje, escolho sempre com muita atenção antes de contratar um seguro e já deixo as informações que posso necessitar em destaque!

  2. Confesso que já viajei muito sem seguro viagem e na maioria das vezes usei o seguro viagem do meu cartão de crédito…hehehe mas agora já estou consciente da importância!

    1. Nossa, Luciana! Aí você tem experiência para até analisar os atendimentos dos seguros e dizer o que falta e o que é imprescindível. A gente só aprende quando passa por essas situações. Mas como diz o ditado: seguro morreu de velho. Viajar com seguro viagem é a solução para não estragar a viagem. Beijos

  3. Nossa Ciça, não sabia do seguro viagem pelo cartão de crédito! Achei uma boa alternativa!
    Eu sempre contrato o seguro para evitar os famosos perrengues como o que você passou com as bagagens!

    1. Oi, Pâmela, não sou fã do seguro do cartão de crédito mas acho que pode ser interessante fazer os dois: o do cartão e o de uma seguradora da sua confiança. beijos

  4. Sou prova viva de que o seguro viagem do cartão de crédito pode te deixar na mão.
    Suas dicas realmente são muito importantes e temos que estar cientes de tudo que o seguro cobre para não ter que lidar com perrengues desnecessários durante nossas viagens.

    1. Exatamente, Bárbara. Descobrir a cobertura na hora da necessidade é a pior coisa que pode acontecer. Melhor conhecer as propostas e escolher a melhor para seu perfil de viagem. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.