O Castelo Sforzesco de Milão

Milão é conhecida mundialmente pelas passarelas e lançamentos de moda, mas é também uma cidade cultural com muitas atrações para seus visitantes. Uma delas fica no coração da cidade, o Castelo Sforzesco. Trata-se de uma antiga fortaleza que serviu de moradia para a nobre família Sforza, que governou Milão na época do Renascimento.

Sem dúvida, o Castelo Sforzesco de Milão é parada obrigatória, tanto para quem faz tour nos ônibus de hop on hop off, quanto para turistas que usam transporte público ou amam caminhar.

Vista da fonte em frente à entrada do Castelo Sforzesco

Construção

O Castelo Sforzesco de Milão foi construído por Galeazzo II Visconti entre 1360 e 1370 para ser uma fortaleza. Mas no século XV foi transformado em residência da família Sforza, recebendo melhorias que lhe concedeu formas magníficas. Durante o Renascimento, a corte milanesa atraiu para ele artistas renomados, como Leonardo da Vinci e o arquiteto e pintor Donato Bramante, que por conseqüência deixaram suas marcas no Castelo.

O Castelo foi construído originalmente para ser uma fortaleza

Logo depois, o Castelo Sforzesco voltou a ser usado como quartel de defesa no período das dominações espanhola, austríaca e francesa sobre o Estado de Milão. Isso aconteceu de 1.535 a 1.859. Contudo, somente com a unificação da Itália, no final do século XIX, que a antiga fortaleza foi reconstruída, restaurada e transformada em museu por Luca Beltrami.

O pátio interno abriga shows no Verão

Atualmente, o Castelo Sforzesco abriga nove museus e sete institutos culturais independentes, que atraem visitantes do mundo todo. No Verão, são programados festivais artísticos no pátio interno da fortaleza, com grande participação do público.

A visitação a uma parte do Castelo é gratuita e pode ser feita de segunda a domingo, das 7:00 às 19:30 horas. Já os museus têm entrada paga e podem ser visitados de terça a domingo, das 9:00 às 17:30 (última entrada às 17:00). Mas fique atento aos horários da bilheteria, que funciona de terça a domingo, das 9:00 às 16:30.

Mesmo sem entrar nos museus, o visitante pode ver alguns detalhes internos do Castelo

Só para ilustrar, saiba que o Castelo tem áreas de livre acesso e partes que somente podem ser acessadas com o ingresso aos museus e institutos. Portanto, vale a pena visitar ao menos um dos acervos.

Museus e seus acervos

Na bilheteria, o visitante pode escolher entre um ou mais museus para conhecer. Só para exemplificar, veja abaixo quais são as opções de museus e acervos para você visitar:

  • Pietà Rondanini- Michelangelo – O espaço do antigo hospital do Castelo que abriga a última obra-prima de Michelangelo.
  • Museu de Arte Antiga e Arsenal – A coleção apresenta aos visitantes esculturas provenientes de escavações, edifícios de culto, portas urbanas e residências milanesas.
  • Museu do Mobiliário e das Esculturas em madeira – Abriga seis séculos da história do móvel, com ênfase na secção dedicada ao móvel contemporâneo com criações de mestres da arquitetura e do design.
  • Pinacoteca – O percurso propõe uma visita entre as pinturas milanesas e lombardas do século XV ao XVIII, pertencentes às famílias nobre e colecionadores; bem como às obras flamengas e holandesas do século XVII.
  • Museu de Artes Decorativas – Sua coleção é uma das mais importantes da Itália e das mais significativas com cerâmicas italianas, preciosos marfins, peças de ourivesaria medieval e bronzes renascentistas. Há ainda coleção de vidros de Murano e da Boêmia e as doze Tapeçarias Trivulzio, realizadas sobre desenho de Bramantino.
  • Museu de Artes Decorativas – Multiforme e colorida, a seção de vidros de arte abriga 45 obras cedidas pelo colecionador Sandro Pezzoli.
  • Instrumentos Musicais– O acervo reúne cerca de 900 instrumentos musicais, europeus e de outras partes do mundo, de corda, arco, beliscados, de sopro e de teclas.
  • Arqueológico – Seção de Pré-história e Proto-história – Reúne peças encontradas na Lombardia que descrevem etapas da evolução cultural e tecnológica e as principais culturas do Neolítico até a romanização.
  • Museu Arqueológico – Seção Egípcia – A coleção expõe objetos ligados à vida cotidiana dos faraós, escribas e artesãos, sendo uma das mais importantes da Itália.
Os jardins atrás do Castelo e ao fundo o Arco da Paz

Parque externo

Se acaso você não quiser entrar em nenhum museu, não deixe de caminhar pelo lado de fora do Castelo Sforzesco onde há um enorme parque bem gostoso. Ali, estão o Aquário Cívico de Milão e o Triennale de Milão, um museu que conta a história do design contemporâneo. Ao mesmo tempo, do lado oposto ao Castelo, está o Arco da Paz, com 25 metros de altura e estilo neoclássico. Ele marca uma das portas históricas de Milão, a Porta Sempione.

Lojas de souvenirs no parque atrás do Castelo Sforzesco

Souvenir

Se você quiser comprar algumas lembrancinhas de Milão, não deixe de conferir as lojas de souvenirs que ficam logo na saída traseira do Castelo, bem no início do parque. Lá é possível encontrar camisetas, moletons, canecas, chaveiros e todo tipo de lembrança de Milão para presentear parentes e amigos.

Totem para carregar o celular no pátio do Castelo

Nos jardins internos do Castelo você encontrará torres como essa para carregar seu celular. Movidos a energia solar, os carregadores podem ser usados pelos visitantes para dar um fôlego na bateria, bastante usada para fotografar cada detalhe dessa fortaleza.

No detalhe, os antigos fossos que hoje são todos gramados

Blogagem Coletiva

Essa postagem sobre o Castelo Sforzesco de Milão faz parte da blogagem coletiva do mês de novembro de 2019 do Grupo [8 on 8], formado por blogueiras de viagem. O objetivo do grupo é postar, sempre no dia 8 de cada mês, sobre um tema em comum, utilizando apenas 8 fotos para ilustrar. O tema proposto para ser abordado este mês é Castelos e Palácios.

Confira o que minhas amigas blogueiras escreveram este mês:



CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

15 respostas

  1. Adorei conhecer o Castelo Sforzesco em Milão. Sem dúvida, uma das principais atrações da cidade que merecem ser visitadas. Adorei reviver minha visita através de seu post. Obrigada por compartilhar.

  2. Oi Cecília, quanta coisa tem no castelo Sforzesco! Sabe que passei 15 dias fazendo um curso em Milão e não consegui visitá-lo? Gostei muito de saber que tem várias coisas para fazer lá. Quanto tempo devemos reservar para a visita? Bjs, Mari

    1. Oi, Mariana. Uma pena você não ter ido visitar. Mas acredito que você consiga ver as principais obras num dia de visita. Se você for mais detalhista na visita, melhor ir com calma. Aí reserve dois dias porque os museus ocupam parte diversas do Castelo. Beijos.

  3. Oi, Cecília, estive em Milão uma vez, mas só visitei o exterior do castelo, já não me lembro muito bem porquê. Gostei muito do grande relvado em frente ao castelo, descansamos as pernas por lá e tiramos bastantes fotos com o arco do triunfo ao fundo. Que, por sinal, é tão bonito quanto o de Paris.
    Se um dia voltar à cidade, quero muito visitar pelo menos a última obra de Leonardo Da Vinci, ele deixou a sua marca na cidade, né? Estivemos lá numas férias e pude ver um grupo enorme de crianças numa das suas atividades e tinha um ator a fazer de Leonardo. Achei super divertido.
    Mil beijos

    1. oi, Ruthia, eu também gostei muito da área externa do Castelo. Não cheguei a ir até o Arco da Paz. Só o vi de longe. Acho muito legal ver crianças visitando museus, ainda mais quando eles colocam um personagem para entreter a garotada. Obrigada pela visita. beijos

  4. Que saudades de Milão, Cecília. Adoro esta cidade que já tive oportunidade de visitar por duas vezes. Na primeira girei nos testículos do touro na Galleria Vittorio Emanuelle e consegui retornar à cidade. Na segunda também girei e estou esperando voltar novamente, rsrsrs.
    O Castelo Sforzesco é um dos mais belos que já tive oportunidade de ver na vida e no dia que o visitamos as entradas eram gratuitas, por algum motivo que não me lembro agora.
    Foi uma bela economia e uma verdadeira aula de arte e história, adoraria retornar para visitá-lo novamente. Grande beijo, amei o post e as fotos!!!

    1. Visitar museus sempre nos traz aprendizados, né, Gisele? E de graça fica ainda melhor. Obrigada pela visita e comentário. beijo grande pra você também.

  5. Estive em Milão apenas uma vez e não tive a oportunidade de conhecer o Castelo Sforzesco. Próximo ano, se tudo der certo, devo voltar e com certeza ele vai entrar na minha lista de visitas na cidade.

  6. Ainda me lembro do impacto que tive ao ver o Castelo Sforzerco na primeira visita a Milão. Foi uma vaigem (a primeira e última) de excursão, então não me preparei – o que olhando pelo lado positivo trouxe surpresas, como esta. Depois voltei à região sozinha, mas o dia estava tão lindo que preferi ficar vagando pelas ruas e pelo parque, que é lindo! Nem sabia que tinha uma aquário ali!

    1. Eu também já fiz excursão e não gosto. A gente aproveita mais quando pesquisa e viaja por conta própria. O Aquário fica ali no lado direito atrás do Castelo. Não fui conhecer mas quem sabe na próxima viagem. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.