O que fazer no Uruguai, um país surpreendente

o que fazer no Uruguai

Quer fazer uma viagem surpreendente? Então leia este post com minhas dicas de o que fazer no Uruguai sem gastar muito. Você vai voltar encantado pelo país vizinho, cheio de lugares lindos e com um povo que é pura simpatia.

Fomos ao Uruguai em dezembro de 2018 e ficamos seis dias. Como gostamos de viajar sem pressa, incluímos no roteiro apenas duas cidades: a capital, Montevidéu, e o belo balneário de Punta del Este. Ficou faltando a graciosa Colonia del Sacramento, que infelizmente não coube no nosso apertado roteiro. Mas claro que um dia queremos voltar para conhecer essa cidade, que muitos chamam de “Paraty” do Uruguai.

Voo com milhas

Essa viagem ao Uruguai foi nossa estreia num voo internacional emitido com milhas Smiles. Até aquele momento, já havíamos viajado com milhas pelo Brasil, para destinos como Caxias do Sul e Foz do Iguaçu. Aliás, foi a partir da minha entrada para o Clube Smiles que comecei a perceber que ficaria mais fácil e rápido acumular para viajar.

Para chegar no Uruguai você pode optar por voar para Montevidéu ou para Punta del Este. Os dois aeroportos recebem voos do Brasil. Nós optamos por chegar e partir de Montevidéu, num voo direto de Guarulhos operado pela Gol.

Carro alugado

Recomendo alugar um carro e já sair do aeroporto com ele. É super tranquilo dirigir por lá. Como chegamos à noite e eu não sabia dessa facilidade, reservei um transfer para chegar ao hotel. Mas se você sabe dirigir, acho bem mais barato alugar um veículo para se locomover pela cidade.

Na nossa viagem optamos por alugar o carro no terceiro dia porque iríamos para Punta Del Este. De Montevidéu a Punta são 130 quilômetros, por uma estrada duplicada e de bom asfalto. A vantagem do Uruguai é que o país é bastante plano e você não precisa se preocupar com serras, por exemplo.

carro alugado
Alugamos um carro para ir a Punta del Este

Montevidéu

Montevidéu é uma cidade surpreendente. Passamos dois dias inteiros por lá, antes de viajar para Punta Del Este, e fizemos o tour básico. Como gosto de sempre fazer um citytour em ônibus do tipo hop on – hop off, pegamos na manhã do primeiro dia o Bus Turístico, que passava no ponto próximo ao nosso hotel. Com ele tivemos uma noção geral da cidade e dos pontos turísticos que gostaríamos de descer para conhecer.

teatro solis
O Teatro Solis é uma das atrações do centro de Montevidéu

– Pontos básicos para conhecer:

  • Mercado del Puerto – parada obrigatória, o mercado tem opções de restaurantes e é bastante procurado pelos turistas. Não somos de comer carne, então fomos de empanadas. Mas se você curte um filé, vai achar ótimas opções.
  • Plaza Independencia – no centro da cidade, a praça é uma das mais fotografadas de Montevidéu.
  • Puerta de la Ciutadela – a antiga porta da cidade velha fica na Plaza Independencia.
  • Palácio Salvo – o belíssimo prédio de 1928 é um dos ícones de Montevidéu. Já foi considerado o edifício mais alto da América do Sul. É possível fazer um tour por suas instalações.
  • Teatro Solís – inaugurado em 1856 é um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade. Possui tours guiados pagos em português e às quartas-feiras é gratuito.
  • Mirante Panorâmico da Prefeitura – suba até o último andar do edifício sede da Prefeitura de Montevidéu e veja a cidade do alto sem pagar nada.
Seguros Promo

– Não fomos mas recomendo também:

  • Mercado Agrícola e Mercado de La Abundancia – dois mercados diferentes que valem a visita. Não tivemos tempo para entrar, apenas passamos na porta.
  • Parque Rodó – embora não tenha conseguido ir, sei que lá tem um pôr do sol incrível.
  • Estádio Centenário – não sou fã de futebol, mas para quem curte, vale a visita do campo onde a seleção uruguaia costuma jogar, assim como o Peñarol.
  • Castelos Pittamiglio – peguei as dicas sobre os Castelos Pittamiglio no blog Lugares de Memória, da Sylvia Leite.
Montevideu praias
Não deixe de caminhar pelas ramblas de Pocitos e Punta Carretas

Rio da Prata

O Rio da Prata banha Montevidéu e é um dos passeios mais legais da cidade. Ele é tão extenso que certamente você vai se confundir com o Oceano Atlântico. Deixe pelo menos uma parte da tarde para passear pelas Ramblas de Pocitos e de Punta Carretas. Pra mim é a melhor parte de Montevidéu depois da área histórica.

Caminhe pelas ramblas e aprecie o jeito uruguaio de aproveitar a natureza para se exercitar. É impressionante como eles cuidam da saúde com atividades físicas à beira do Rio da Prata. Aproveite a caminhada e vá até o letreiro de Montevidéu, que fica em Buceo. Lá dá para fazer fotos clássicas com o Rio da Prata ao fundo.

rambla de pocitos
Escolhemos ficar perto das ramblas de Punta Carretas e Pocitos para aproveitar mais

Onde se hospedar

Na hora de escolher onde ficar em Montevidéu fiquei atenta aos comentários de viajantes. Isto porque a cidade tem vários bairros com opções de hospedagem e estava confusa sobre o que seria melhor para nossa família. Mas decidi por escolher um hotel em Punta Carretas, um bairro arborizado, residencial e próximo às ramblas.

Escolhemos o Regency Golf Hotel Urbano e amamos a experiência. Fiz a reserva na Hotels.com, parceira do blog, e pagamos em 12 x sem juros. O hotel oferece café da manhã e fica bem próximo ao Shopping Punta Carretas. Uma excelente localização para quem quer economizar na alimentação, já que há várias opções por lá. E se quiser comer bem barato, compre os pratos prontos de salada e de massas e carnes no supermercado Disco, que fica dentro do shopping. Foi um verdadeiro achado para uma viajante econômica como eu.

Viaje Conectado

Punta del Este

Sem dúvida, a queridinha dos brasileiros e uruguaios, Punta del Este é um balneário que vale a pena conhecer. Fica a duas horas de viagem de Montevidéu e há tours de um dia para quem só pretende fazer um bate-volta. Nós preferimos ficar por lá duas noites e conseguimos visitar os principais pontos turísticos.

Para quem viaja pra Punta no verão e gosta de praia, também é recomendável ficar umas noites por lá. De qualquer forma, se você tem intenção de visitar a cidade, recomendo alugar um carro. Saindo de Montevidéu, pegue a Ruta Interbalnearia e siga as indicações do Google Maps.

Onde ficar em Punta del Este

Escolha uma hospedagem próxima ao centro se estiver sem carro. A estação rodoviária fica bem ali e os passeios são praticamente todos no centro. Mas se estiver de carro, permita-se ficar um pouco mais distante, já que os hotéis econômicos mais centrais são bem antigos. Não sabia disso e reservei um bem fraquinho, que nem vou recomendar. Embora estivesse super bem localizado, não valeu a pena porque os quartos precisavam de uma bela reforma. Em síntese, achei caro pelo que o hotel oferecia. Aliás, fique atento porque os preços em Punta não são nada convidativos.

Punta del Leste praia Brava
Vista da Praia Brava e do centrinho de Punta del Este

O que fazer em Punta

Como eu já disse, muitas atrações de Punta del Este ficam na área central, ou Península. A Praia Brava é a que reúne os surfistas e descolados. Lá também está o famoso ponto turístico La Mano ou Los Dedos, aquela mão enterrada na areia que é cartão postal da cidade. Do outro lado da Península você pode visitar a Praia Mansa, com águas mais calmas e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Vá a pé ao Porto de Punta del Este e veja os lobos marinhos que chegam ali em busca de peixes frescos do mercado. Veja também as luxuosas embarcações atracadas na marina. A paisagem é belíssima e você vai apreciar os restaurantes e bares à beira-mar. Os preços são salgados já que o balneário atrai milionários de diversas partes da América. Há inclusive um edifício das organizações de Donald Trump. Portanto, aprecie a paisagem que é de graça.

por do sol Punta del Leste
O pôr do sol de Punta del Este é sobre o Oceano Atlântico

Punta Ballena e Casa Pueblo

Se estiver de carro, vá até Punta Ballena, vizinha a Punta del Este, e conheça a famosa Casa Pueblo. Erguida no alto de um penhasco de frente para o Oceano, ela foi residência do artista Carlos Paéz Vilaró, que a desenhou e ajudou na construção. Para chegar lá, siga pela Praia Mansa em direção a Montevidéu. Acompanhe o trajeto pelo Google Maps e logo estará nela.

A entrada é paga e o visitante terá duas opções. A primeira será conhecer a parte do hotel e restaurante, pagando um valor de consumação mínima. A segunda opção é visitar o museu, que tem peças exclusivas criadas pelo artista. De qualquer forma, a recomendação é ir no final da tarde para ver o belíssimo pôr do sol. Mas leve um casaco, porque mesmo no verão o vento é de arrepiar.

o que fazer no Uruguai
A famosa Casa Pueblo merece uma visita ao final da tarde

José Ignácio

Se tiver tempo sobrando, aproveite um dia para visitar as praias mais ao sul do Uruguai. Siga de carro até José Ignácio, um charmoso vilarejo de praia com pousadas descoladas e hotéis de luxo, com muitos restaurantes e lojinhas que fazem lembrar o Litoral Norte de São Paulo nos anos 90. Vá até o Farol de José Ignácio, construído em 1877. Ele tem 26 metros de altura e foi erguido para evitar naufrágios na região. O farol é aberto à visitação e pode ser legal de conhecer. Quando fomos estava em manutenção.

José Ignácio Farol
Se puder, vá conhecer a praia de José Ignácio e seu simpático farol

Como economizar

O Uruguai infelizmente não é um destino barato para brasileiros. Só para exemplificar, algumas lojas dos shoppings colocam os preços em dólares. Você vai perceber que uma simples pizza pode sair por mais de 150 reais. Mas sabendo economizar, dá para encarar a viagem.

A propósito, não compre dólares. Leve reais para trocar por pesos uruguaios porque a gente sempre perde dinheiro a cada conversão de câmbio. Uma dica é fazer a troca de moedas nas casas de câmbio do Centro de Montevidéu. Achamos uma ótima cotação nas lojas Abitab, uma espécie de lotérica onde os uruguaios pagam contas. Tem uma bem em frente ao Mercado del Puerto e também próxima ao nosso hotel.

praia de Montevideu
O Uruguai não é barato mas tem muita coisa grátis para você fazer, como conhecer as praias

Reserve em reais

Outra dica para economizar é já ir com as reservas de hotel e veículo feitas no Brasil para pagar em reais. Alguns passeios também podem ser comprados antecipadamente. Assim você deixa somente as despesas de alimentação e de pequenos gastos para fazer por lá.

Seguro viagem

Não se esqueça de fazer um seguro viagem para visitar o Uruguai. Nunca se sabe quando você vai precisar dele, portanto é melhor prevenir do que remediar. Se quiser saber mais sobre isso, eu tenho um post com 10 dicas importantes sobre seguro viagem. Tire suas dúvidas e garanta o melhor preço com nossos parceiros.

Superou Expectativas

Viajar é sempre bom, mas tem viagem que marca a gente pra sempre. Afinal, nada melhor do que conhecer um lugar com nossos próprios olhos para termos nossas próprias impressões. Alguns desses lugares superam nossas expectativas. Pois foi assim que nos aconteceu no Uruguai. Foi muito melhor do que esperávamos, principalmente porque o povo uruguaio é culto e bastante simpático com visitantes.

Mas não só no Uruguai a gente pode superar as expectativas. Veja outras experiências e escolha seu próximo destino pós-pandemia:

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

8 respostas

  1. Amei suas dicas do que fazer no Uruguai, Cecília, este país já está entre minhas viagens mais desejadas, bom saber onde ficar, o que ver e ainda acrescentar um plus, como o passeio para a praia de José Ignácio, que claro que incluirei em nosso roteiro.
    Parece um país muito simpático mesmo e com povo acolhedor, que viagem bacana, parabéns.

    1. Você vai amar, Gisele! O Uruguai é um país pequeno por isso recomendo alugar um carro para percorrer o maior número de cidades. Você que ama vinho precisa visitar as vinícolas uruguaias também. ?

    1. Vale muito a pena. Se você está acostumada a viajar de carro longas distâncias, vai ser até melhor pra já ir conhecendo as praias ao sul do Uruguai.

  2. Ahh, tenho que concordar com esse post! O Uruguai é realmente um país surpreendente! Adorei suas dicas do que fazer e opções para economizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.