Oito praias do litoral norte de SP para conhecer

litoral norte de sp

Fiz uma lista com oito praias do litoral norte de SP para você visitar no próximo verão. Minha seleção tem praias paradisíacas ao longo da Rio-Santos, que ficam distantes pouco mais de duas horas da capital e de cidades do Vale Paraíba e da Baixada Santista. Para mim que moro em São Vicente, algumas delas costumo visitar num bate-volta para passar o dia. Mas o ideal mesmo é encontrar uma para se hospedar e curtir uns dias à beira-mar, com muito sol e banhos de mar e cachoeira para se refrescar. Vamos então conhecer estas praias do litoral norte de SP?

Se você gosta de praias mais urbanizadas, talvez goste de ler sobre as cidades da Baixada Santista.

Litoral norte de SP

O litoral norte de SP é bastante extenso e vai de Bertioga a Ubatuba, com praias de todos os tamanhos e que agradam a todos os gostos. Algumas são propícias à prática do surf e outras são mais adequadas para crianças. Há praias de mar calmo com poucas ondas, outras são de tombo e exigem mais experiência dos banhistas. Mas não se preocupe porque de todo modo, o que não falta é opção para aproveitar seus dias de férias à beira-mar. Então, seja lá qual for sua praia, no litoral norte de SP você vai se encontrar. Prepare o protetor solar e o repelente e aproveite.

Praias de São Sebastião

Neste post vou destacar apenas oito praias de São Sebastião. Mas saiba que a cidade tem mais de 30 praias para você escolher a sua. Veja no site da Prefeitura de São Sebastião todas as opções. O litoral norte de SP tem ainda as cidades de Bertioga, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, que ficarão para um próximo post. Afinal, aquela região tem tantas praias lindas que não quero ser pródiga em me esquecer de alguma. Veja abaixo as que mais gosto.

Juquehy

Vou começar pela minha preferida. Juquehy foi meu destino de verão por muitos anos desde que pisei pela primeira vez naquela areia branquinha e mergulhei naquele mar azul esverdeado. Quantos verões e carnavais eu passei naquela praia. São muitas histórias para relembrar. Mas vamos ao que interessa. Nos últimos 15 anos, Juquehy cresceu muito. Suas ruas estão urbanizadas e o número de casas de veraneio, hotéis e pousadas acompanhou este crescimento.

Juquehy tem o mar ideal para quem vai com crianças porque ele é calmo e a faixa de areia é extensa. Muitos hotéis e pousadas ficam à beira-mar com entrada pé na areia. Mas há também muitas opções na Avenida Mãe Bernarda e na avenida central. Algumas delas têm inclusive serviço de praia, oferecendo cadeiras e guarda-sóis aos hóspedes. Considero esta praia ideal para fazer base da sua hospedagem e, se quiser, conhecer as demais praias em pequenos deslocamentos no estilo bate-volta. Inclusive dá para visitar duas no mesmo dia, dividindo a manhã em uma e a tarde em outra, desde que você esteja de carro.

Praia de Juquehy
A praia de Juquehy tem muita estrutura e é uma ótima base para se hospedar e conhecer a região

Barra do Sahy

Se você gosta de uma praia menor, com areia fofa e uma paisagem exuberante em meio à Mata Atlântica, sua praia é a Barra do Sahy. Com muitas casas de veraneio e pousadas para todos os bolsos, ela ainda tem clima de aldeia de pescadores e uma simpática capela próxima ao Rio Sahy. Vale a visita ou ficar hospedado. Inclusive, é de lá que partem barcos para você conhecer As Ilhas, duas ilhas paradisíacas que ficam há 1,5 quilômetro dali. Muitos turistas passam o dia por lá e voltam ao entardecer. Além dos barcos, há como chegar de caiaque, jetski ou standup paddle. Coloque as duas opções na sua lista porque valem a pena.

praia de juquehy
As Ilhas são paradisíacas e você pode visitá-las de barco a partir de Barra do Sahy ou de Juquehy

Praia Preta

Outra das minhas queridinhas, a Praia Preta é pequena e tranquila. Sem dúvida, se você gosta de mar calmo, areia mais vazia e sem infraestrutura, esta é a sua praia. Para chegar nela você precisa ficar atento às placas na Rio-Santos, porque sua entrada é quase escondida em meio a um bambuzal. O carro não entra, por isso pare no acostamento e desça para a praia, que fica a poucos metros dali. Leve sua comida e bebida, cadeira e guarda-sol porque lá não há ambulantes. A areia dura e escura com o mar azulado, rodeada de espécies da Mata Atlântica, tornam esta praia uma das mais bonitas do litoral norte de SP.

Praia Preta são sebastião
A pequena Praia Preta é uma ótima opção para quem quer sossego e mar calmo

Cambury e Camburizinho

Duas praias vizinhas, separadas apenas pelo rio de mesmo nome e uma pequena península, Cambury e Camburizinho são outra opção. Ambas são ótimas para a prática de surf e atraem uma galera descolada em suas areias branquinhas e mar cristalino. As duas possuem condomínios fechados de alto padrão, alguns deles com casas pé na areia. Para se hospedar por lá, há também muitos hotéis e pousadas, assim como restaurantes e comércio para atender aos visitantes.

Baleia

Outra praia de que gosto muito é a Baleia. Meio escondida e sem acesso direto pela Rodovia Rio-Santos, a Praia da Baleia é mais frequentada por famílias que possuem casas de veraneio de alto padrão no bairro. Praticamente não há opção de hospedagem por lá, a não ser casas para aluguel de temporada e pouquíssimas pousadas. Com apenas 2,5 quilômetros de extensão, a Baleia é ideal para quem pratica corrida, gosta de esportes de areia ou faz caminhadas à beira-mar. Para chegar a esta praia você precisa entrar por Cambury ou Barra do Sahy. Mas não se preocupe porque os acessos são urbanizados.

Praia da Baleia São Sebastião
A Praia da Baleia fica entre Cambury e Barra do Sahy e tem o mar calmo e larga faixa de areia

Boiçucanga

Se você procura um lugar para se hospedar com bancos, comércio, correios, hospital e pronto socorro para atendimento de emergência, Boiçucanga é sua praia. Nos anos 90, ela era a única com mais infraestrutura da região e a que tinha mais opções de hotéis e pousadas. Com a urbanização das praias do entorno, Boiçucanga já não é mais o único ponto urbanizado do litoral. Mas é ideal para quem pratica surf e gosta de estar bem localizado. O mar é de tombo e para quem vai com crianças recomendo o canto esquerdo da praia, perto do rio, onde é menos perigoso se banhar. O pôr do sol na praia de Boiçucanga é imperdível, um dos mais bonitos do litoral norte de SP.

Praia de Boiçucanga litoral norte de SP
Boiçucanga tem o mar propício à prática de surf e possui várias pousadas

Toque Toque Pequeno

A Praia de Toque Toque Pequeno é sem dúvida uma boa escolha para seu banho de mar no verão. Tem apenas um quilômetro de extensão e o mar é cristalino. A praia fica entre Santiago e Calhetas, e mantém um ar de vila de pescadores, apesar das mansões que se escondem em meio à Mata Atlântica. A entrada fica no km 148 da Rio-Santos e é bem fácil de achar. Por sua beleza natural, ela já foi recomendada pelo jornal New York Times. Além disso, muitos casais já fizeram seus votos de amor e fidelidade naquele cenário paradisíaco.

praia de toque toque
Toque Toque Pequeno é outra praia deliciosa do litoral norte de SP para você curtir o sol e o banho de mar

Maresias

Maresias dispensa apresentações. É a praia dos surfistas e descolados, das celebridades e dos anônimos que amam o mar e suas areias claras. Com infraestrutura de hotéis e pousadas, restaurantes e baladas, Maresias é a escolha preferida dos jovens e de suas famílias. Foi nesta praia que o surfista Gabriel Medina despontou seu talento para o mundo e muitos outros surfistas também se destacaram em ondas perfeitas.

A noite de Maresias costuma ferver no verão e durante os meses mais quentes. Os frequentadores se dividem entre bares e danceterias da moda. Para quem procura diversão além da praia, esta é uma boa opção. Nesta praia há vários shoppings, com lojas de moda praia e de surf. Com toda a certeza é uma das melhores escolhas para o seu verão.

Maresias litoral norte
Maresias vista do alto – Foto: André Santos – PMSS

Destinos maravilhosos no Brasil

Este post sobre oito praias do litoral norte de SP faz parte da Blogagem Coletiva do grupo [8on8] de outubro. Todos os meses, sempre no dia 8, com 8 fotos ilustrando, escrevemos sobre um tema comum. Este mês falamos sobre Destinos Maravilhosos no Brasil. Veja abaixo a seleção que minhas amigas blogueiras fizeram:

Seguros Promo

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

18 respostas

  1. Uau! Estou encantada por essas 8 praias do litoral norte de São Paulo! Eu não conheço nenhuma e achei belíssimas as fotos! Vou colocá-las em meu roteiro futuro!

  2. Dessa lista, eu só conheço São Sebastião e Maresias.
    O litoral paulista esta na minha lista, mas eu acabo adiando sempre por algum motivo.

    Pra mim, a melhor estratégia está sendo em conhecer as praias aos poucos, para aproveitar bem cada viagem.

    Adorei as dicas e ficarei de olho numa próxima oportunidade 🙂

  3. Percebi que conheço muito pouco dessa região e já quero conhecer cada uma das oito praias do litoral norte de São Paulo. Sempre ouvi coisas boas sobre as Praias de São Sebastião… Quantos lugares lindos para ver!!

    1. Denise, é uma região linda com muitas praias deliciosas e Mata Atlântica preservada. Coloque na sua lista de viagens porque vale a pena. Bjs

  4. Cecília, que privilégio você tem de viver no litoral. Quanta praia maravilhosa nos arredores pra você curtir com calma. Algumas delas já tive o prazer de visitar, mas tem tanto tempo que quando for novamente, vai ser como se fosse a primeira vez. Sua lista está linda! bjs

  5. Sou suspeita para falar desse post pois amo o litoral norte de SP – além de ter ótimas lembranças de Cambury e Juqueí de quando era solteira e frequentava as baladas por ali rsrsrs As praias são lindas, e da sua lista só não conheço a Praia Preta, que fiquei muito curiosa para ir.

  6. Amei a lista de 8 praias do litoral norte de São Paulo para conhecer. Cada cenário misturando verde e mar azul de tirar o fôlego. Vontade de conhecer todas as praias! Para uma carioca que não conhece muito da geografia de SP, a que distância da capital ficam essas praias?

    1. Oi, Lulu, você vai amar a região. Como eu disse no post, estas praias ficam a pouco mais de duas horas da Capital. São 160 km até Juquehy. As demais ficam num raio de até 40 km a partir de Juquehy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.