Como é visitar a Sagrada Família em Barcelona

Vai visitar a Sagrada Família em Barcelona e quer dicas para aproveitar a visita sem gastar muito? Então este post é para você. Acabei de chegar de lá e minhas impressões foram as melhores. Acho imperdível visitar a Sagrada Família. É como ir a Paris e não subir na Torre Eiffel, ou ir a Roma e não ver o Papa.

A obra é impressionante! São muitos detalhes para se ver e apreciar. Antoni Gaudí estava muito inspirado quando pensou nesse projeto, que começou a ser edificado por ele em 1883. Curiosamente, Gaudí trabalhou na construção da igreja até o dia 10 de junho de 1926, quando morreu atropelado por um elétrico, após sair da obra.

Por dentro, os detalhes pensados por Gaudí são ainda mais impressionantes

A Sagrada Família em Barcelona

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona é um projeto arquitetônico fantástico. Mesmo para quem não entende de arquitetura, a grandiosidade da obra é de cair o queixo. A igreja está em fase final de construção, com previsão de término em 2.026. A visitação acontece nas áreas já prontas e garanto que é uma das experiências mais lindas que você terá como viajante.

Inicialmente chamada de catedral dos pobres, porque foi construída num bairro operário, a Sagrada Família foi se tornando muito mais que um templo. A maior obra de Gaudí conquistou a todos por sua exuberante beleza externa e interna. Hoje é o edifício mais famoso de Barcelona. E em 2010, o Papa Bento XVI a elevou à categoria de Basílica.

As fachadas têm muitos detalhes impressionantes

Fachada do Nascimento

A visita à Basílica da Sagrada Família em Barcelona começa pela área externa. Os detalhes de cada uma das três fachadas projetadas por Gaudí fazem você ficar ali fora um bom tempo, conferindo sua obra.

A entrada dos visitantes se dá pela Fachada do Nascimento. É ali que você vai conferir o início da vida de Jesus. Segundo historiadores, Gaudí queria transmitir naquela fachada a alegria que sentia pela chegada ao mundo do Salvador. E pelos detalhes dá para ver que ele conseguiu. Há esculturas que retratam desde o casamento de Maria e José até o encontro de Jesus com os doutores da lei.

Fachada da paixão, que Gaudí quis que não fosse a primeira a ser construída

Fachada da Paixão

Gaudí não começou a construção da Basílica da Sagrada Família em Barcelona pela Fachada da Paixão propositalmente. “As pessoas teriam se assustado”, dizia. O pórtico mostra cenas da última semana de vida de Jesus. O átrio é feito com colunas que lembram ossos. A ideia de Gaudí era mostrar como o sacrifício é cruel.

Essa fachada nos mostra a dor de Jesus e seu triunfo sobre a morte. Há três portais, protegidos por um grande átrio, sustentado por três colunas inclinadas que lembram o tronco de sequoias. E sobre o telhado do átrio, Gaudí desenhou 18 colunas em forma de ossos, onde está a inscrição da cruz de Cristo, INRI (Jesus Narazerno, Rei dos Judeus). E acima disso, uma cruz vazia, adorada por três anjos.

Como você pode ver, são muitos detalhes pensados por Gaudí e esculpidos por diversos artistas durante todos esses anos de construção da Sagrada Família em Barcelona.

Guindastes onde estão construindo a Fachada da Glória na Sagrada Família em Barcelona

Fachada da Glória

Ainda em construção, a Fachada da Glória será a maior e mais espetacular do templo. Terá quatro torres, muito mais altas do que as das fachadas do Nascimento e da Paixão. Ela vai retratar a Morte, o Juízo Final, o Inferno e a Glória.
No projeto de Gaudí para a Fachada da Glória da Sagrada Família em Barcelona, no ponto mais alto, está o Deus Pai. Abaixo dele, o grande rosetão do Espírito Santo. E ainda mais abaixo, Jesus, julgando os homens.

As torres

As torres da Sagrada Família em Barcelona são uma atração à parte. Quando a obra estiver pronta, serão 18 torres no total. Atualmente, apenas oito estão prontas. Gaudí fez o projeto de cada uma delas pensando em representar os 12 apóstolos, os quatro evangelistas e também Jesus e Maria.

Existe um ingresso específico para quem vai subir a uma dessas torres. Não fizemos essa subida mas acho que valeria a pena ter ido lá. Na próxima vez, subirei, com toda certeza. O acesso é por elevador e o retorno é por escadas em caracol. Então, se você tem medo de altura ou necessita de acessibilidade, melhor não ir.

As quatro torres, duas delas estão abertas para visitação

Ingressos e dicas

Agora vamos falar da parte prática da sua visita. Para visitar a Sagrada Família em Barcelona você precisa comprar os ingressos com antecedência. A basílica é a principal atração turística de Barcelona. E se não se programar, vai acabar não entrando ou enfrentando horas na fila. Eu já sabia disso e garanti meus ingressos três semanas antes.

Para comprar seu ingresso, você pode optar pelo site oficial da Basílica da Sagrada Família em Barcelona. O site só está disponível em três línguas: espanhol, catalão e inglês. Os valores começam em 20 euros para a visita básica.

Se quiser comprar seu ingresso num site em português, sugiro o Get Your Guide, parceiro do blog Viajante Econômica. Clique aqui para ver as opções dele. Já fiz compra com ele e gostei muito. Você pode desistir da compra até 24 horas antes da visitação, recebendo seu dinheiro de volta.

A entrada é com hora marcada e todos passam por detectores de metais

Visita com áudio-guia

Para visitar a Sagrada Família em Barcelona, uma das opções de ingressos é com áudio-guia. Não fiz essa opção, mas se você preferir, terá explicações de todos os detalhes da Basílica a cada ponto da visita. Claro que sai mais caro o ingresso com ele. Mas pode ser legal pra você. Eu gosto mais de apreciar sozinha os detalhes que me chamam mais atenção. E depois, na loja de souvenir, você pode comprar o livro oficial por 10 euros e guardar como recordação. Foi o que fiz.

Dica importante

No dia da visita, chegue com 15 minutos de antecedência à entrada, que fica pela Fachada do Nascimento. O ingresso é com hora marcada, mas se você chegar atrasado (após 15 minutos do seu horário), vai perder a entrada. Lá na porta você vai pegar uma pequena fila para passar pelos detectores de metais. Por isso, chegue antes e aguarde seu horário tranquilamente.

Bem em frente à Basílica da Sagrada Família em Barcelona há uma praça. Você pode tirar boas fotos de lá. É interessante esperar seu horário de visita por ali. Assim você já garante fotos da Fachada do Nascimento, se a luz do sol ajudar.

Por dentro da Sagrada Família

A visita da parte interna da Basílica da Sagrada Família é inesquecível. Você vai ficar impressionado com os vitrais, que cobrem de luzes coloridas o templo. Tudo foi pensado por Gaudí e seus seguidores para criar uma sinfonia de cor e luz, dando uma sensação inexplicável ao visitante. Gaudí dizia que a harmonia precisa de contraste, luz e sombra, continuidade e descontinuidade.

Acho que a grandiosidade do projeto de Gaudí é o que mais impressiona o visitante. Porque ele pensou em algo muito à frente do seu tempo. Acho que não saímos os mesmos dessa Basílica.

Vitrais tornam a visita ainda mais inesquecível

A planta da basílica é em forma de cruz latina. Gaudí quis que o templo tivesse sustentação de um sistema de colunas que imitasse a forma e a estrutura de uma árvore.

As naves formam um bosque, no qual as colunas são troncos ramificados. E as abóbadas, a folhagem, das quais penetram os raios de sol, vindo dos vitrais. São muitos detalhes para você ver. Aproveite cada minuto da sua visita. Não se preocupe com o tempo. A visita tem hora marcada, mas a saída não. A menos que você vá no horário do fechamento. Fique atento a isso na hora de escolher seu horário de visita. No inverno fecha às 18h. Fomos às 16h e ficamos duas horas lá dentro.

A nave central tem Jesus crucificado sob um baldaquino de metal belíssimo


Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8 on 8, onde blogueiras de viagem contam suas experiências sobre determinado tema, sempre no dia 8 e ilustrando com 8 fotos. O deste mês de março é sobre Marcos Arquitetônicos do Mundo. Veja o que elas escreveram:

Talvez você se interesse por esse post também:

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

12 respostas

  1. Oi Cecília,
    eu amo a Sagrada Família, Aliás, sou fã de Gaudì as obras são incríveis. Sabe que só estive em Barcelona em uma parada de cruzeiro de horas e fiz tanta coisa que nem acredito. Uma delas foi visitar esse marco arquitetônico que é mesmo imperdível. Parabéns, o post ficou super completo e eu com vontade de voltar e ver como ficou depois de todos esses anos.

    Bjs, Mari

    1. oi, Mari.Como ela está em construção ainda, acho que vale a visita para saber a quantas andam as obras. A beleza da arquitetura da Sagrada Família em Barcelona é indescritível. Vale voltar mesmo. Quando puder, volte e depois me conte o que achou. beijos

  2. Estou com Barcelona na cabeça faz tempo e a Basílica da Sagrada Família é a primeira atração que quero conhecer na cidade. Está previsto para novembro, mas diante dos fatos atuais, vamos ver se esta viagem se concretiza.
    Amei seu post, bem completo, com dicas importantes para quem quer visitar e aproveitar muito. Bom saber que não tem prazo para sair da Basílica, porque não vou sair de lá tão cedo quando entrar, rsrs.

    1. Se Deus quiser, em novembro você poderá conhecer esta Basílica maravilhosa. E fique bastante tempo por lá. Vai amar cada detalhe. Beijos, Gi.

  3. O valor do bilhete básico não é barato, mas é daqueles lugares que temos que visitar, pelo menos uma vez na vida. Curiosamente só estive perto da Basílica de noite e não conheço o interior. Adorei o seu relato. Beijinho

    1. Pois é, Ruthia. Se pra você que mora em Portugal não acha barato, imagine para nós, brasileiros. Mas penso que o ingresso vale para ajudar no término da obra. Por isso, e pela beleza da obra de Gaudí, acabei pagando pelo ingresso básico, que custa 20 euros. Quando você for da próxima vez, acho que vale pagar para ver como é linda e diferente de tudo o que já vimos em igrejas pelo mundo. Beijos

  4. Oi Cecília, não sabia que a igreja antes foi chamada de catedral dos pobres. Conhecer a Sagrada Família é com certeza um privilégio para qualquer um independente da fé, só a arquitetura e as obras de arte lá dentro, já são motivos suficientes.

    1. sim, Zudi! É uma experiência para todos. Sobre a questão de ser catedral dos pobres, é porque a região era uma zona operária e afastada do centro. Hoje é um dos bairros mais badalados da cidade. Até isso a obra de Gaudí influenciou. beijos

  5. A Sagrada Família é imperdível em Barcelona. Impressionante que uma igreja inacabada seja tão fascinante. Não sei se um dia irá ser concluída. Mas será que precisa? rsrs Lindo post! Amei especialmente a descrição dos detalhes da sua arquitetura.

    1. Lulu, recomendo comprar o livro da Basílica pra saber de mais detalhes. A obra é maravilhosa, principalmente quando vc se atenta a todos os detalhes. beijos

  6. Já estive em Barcelona 2 vezes. Na primeira vez entrei e visitei mas lá se vão muitos e muitos anos. Na segunda vez não entrei pois a fila era enorme.
    Parabéns pelo post super completo ! Numa próxima oportunidade de viagem vou imprimir e levar como um guia de passeio.

    beijocas,Lilian

    1. Obrigada, Lilian. Essas informações e muitas outras têm no livro da Basílica Sagrada Família em Barcelona. Vende lá na loja e vale a pena para conhecer a história e os detalhes de cada parte da obra. beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.