A tecnologia pode ser uma grande aliada de quem gosta de viajar. E os aplicativos gratuitos, que facilitam a vida do viajante, estão cada vez mais populares. Dessa forma, há alguns que se tornaram indispensáveis para nos ajudar a planejar a viagem, seja na escolha de voos, hotéis, lugares para comer ou visitar, seja para comprovar o bilhete aéreo ou seu status de fidelidade.
Aplicativos gratuitos das Cias aéreas
Ha inúmeros aplicativos gratuitos, por isso vou citar aqui os que mais uso e também os que vão servir algum dia para qualquer viagem. Vou começar pelos aplicativos das cias aéreas nacionais: Gol, Latam e Azul. Se você tem viagem com uma delas ou pretende comprar passagem destas companhias, baixe o app. Isso vai deixar tudo mais fácil e disponível na palma da sua mão.
Para acompanhar suas milhas aéreas e pesquisar voos, baixe os aplicativos da Smiles, Latam Pass, Tudo Azul e Livelo, caso você seja cliente do Bradesco ou Banco do Brasil ou seja inscrito no programa. O Km de Vantagens da Ipiranga também é um aplicativo que você pode ter no seu celular. Ali você acompanha seus kms e pode transferir pro Latam Pass, caso tenha algum resgate de passagens em mente.
Aplicativos para reservas
ra reservar hotéis ou acompanhar suas reservas, baixe os aplicativos da AccorHotels, Booking e Hoteis.com. Eles costumam promover ofertas e avisar se há algo do seu interesse. Outro que gosto bastante e sempre consulto é o TripAdvisor, app do site homônimo que serve para pesquisar tanto hotéis, como passeios e atrações turísticas do mundo inteiro.
O site inicialmente era só de avaliação interativa dos turistas. Nos últimos anos, o site cresceu e já faz pesquisa de preço de hospedagem e até de voos. O blog Viajante Econômica tem um perfil no TripAdvisor que pode ajudar na sua escolha, lendo nossas avaliações.
Google Maps
Para localização uso o Google Maps. O aplicativo me dá informações em tempo real sobre minha localização, atrações próximas e seu horário de funcionamento e ainda as melhores rotas para chegar em determinado lugar seja a pé, de carro ou de transporte público. E por falar em transporte público, sempre que chego em uma cidade que vou permanecer por alguns dias baixo o aplicativo de transporte local para saber as linhas de metrô e de ônibus.
Aplicativo gratuito de tempo
Para garantir que o dia seja realmente proveitoso, tenho sempre em mãos um aplicativo de previsão do tempo. Uso o The Weather Channel, mas há muitos outros disponíveis para baixar nos smartphones. Com ele posso programar meu dia de passeio, já sabendo se vai chover, nevar, fazer calor ou frio. Costumo inclusive pesquisar uns 15 dias antes a previsão da localidade que vou visitar para fazer a mala com as roupas certas pra temperatura que irei pegar na viagem.
Google Tradutor
Se a viagem for internacional e a língua não for muito conhecida, uso o Google Tradutor. Com ele escolho os pratos no cardápio, descubro o que está escrito em painéis de metrô, aprendo palavras e me viro para não passar por situações complicadas por conta da barreira da língua.
Só para ilustrar, em viagens pra Alemanha e Holanda, cujo idioma é bem diferente do nosso, acho o Google Tradutor imprescindível. Certamente ele vai ajudar você a aprender um pouco da língua do país que está visitando. E, sem dúvida, acho bem interessante isso.