Você já teve bagagem danificada ou extraviada em um voo nacional ou internacional? Eu já tive a “sorte” de passar por estas duas situações e vou contar minha experiência. Claro que não desejo isso pra ninguém, mas nunca se sabe quando vamos nos ver diante deste perrengue, que pode complicar a viagem. Talvez estas dicas possam ajudar você um dia ou apenas sirva para ficar atento a estas situações. De qualquer forma, vou falar sobre como proceder e o que eu fiz quando passei por isso. Vamos lá?
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Mala danificada
Tenho um amigo que viaja o mundo todo e ele me alertou uma vez que não se deve pegar as malas na esteira e sair pelo aeroporto sem antes prestar bem a atenção em cada detalhe da nossa bagagem. Isto porque o percurso das malas dentro dos aeroportos é longo e podem ocorrer quedas “fatais” que podem danificar nossa mala. Depois deste alerta, sempre verifico as condições da estrutura, rodinhas, fechos e alças. Qualquer problema deste tipo é melhor reclamar na hora, ali mesmo na sala de desembarque.
Recomendação da Anac
Reclamar avarias na mala ou mesmo violação da bagagem é um direito do passageiro, assegurado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No próprio site deles está escrita esta recomendação: “Toda e qualquer irregularidade verificada na bagagem do passageiro, seja ela de mão ou despachada, deve ser reclamada à empresa aérea por meio de protesto (reclamação por escrito em formulário fornecido pela empresa aérea). Os casos de avaria e violação de bagagem devem ser reclamados pelo passageiro no prazo de até 7 dias a contar do seu recebimento. Este prazo vale tanto para voos domésticos como voos internacionais”.
Portanto, a companhia aérea é responsável pela sua bagagem a partir do momento em que ela entra na esteira e até que você saia da sala de desembarque com ela. Em caso de avaria, a empresa aérea deverá consertar o dano ou até mesmo lhe dar outra mala de valor e tamanho equivalentes. Se houver furto (no caso de violação), a companhia terá que indenizar o passageiro.
Violação da bagagem
Embora nunca tenha acontecido comigo, graças a Deus, bagagem violada é uma das coisas mais chatas que podem acontecer com um passageiro. Isto porque a violação geralmente é para furtar objetos que estavam na mala. E se era de alguém, tinha seu valor, que não será reparado apenas com uma indenização. Embora este seja o procedimento das companhias aéreas, nunca será pago o que a gente gostava e perdeu num furto de mala, não é mesmo?
Da mesma forma que você deve estar atento aos danos na estrutura da mala, se perceber que ela foi aberta e que estão faltando itens seus, vá até o balcão da companhia aérea e abra uma reclamação. Eles vão analisar seu pedido e lhe dar uma compensação em dinheiro, que será depositada na sua conta corrente após algumas semanas.
Extravio ou atraso de malas
Uma das piores situações, a meu ver, que podem acontecer com um passageiro é chegar no destino e não achar sua mala na esteira. Isto ocorre mais do que se imagina, infelizmente. Logo após constatar o ocorrido, é necessário fazer a reclamação no balcão da companhia aérea dentro da sala de desembarque. Tenha em mãos o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida no endereço informado pelo passageiro (que pode ser seu hotel ou residência).
A regra da Anac diz o seguinte: “A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse período, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias. O valor da indenização é variável, podendo chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES)* para voos domésticos e 1.288 para voos internacionais”.
Seguro viagem
Muita gente não contrata mas nessas horas ter um seguro viagem ajuda demais. Isto porque, se a mala sumir de vez, o seguro paga uma indenização, assim como a companhia aérea. Além disso, a partir do momento em que você percebe que sua mala não chegou, pode contatar a seguradora por WhatsApp e pedir as orientações de como proceder. Eles inclusive ajudam a procurar sua bagagem e vão avisando por SMS se ela foi localizada. Seguro viagem é barato pelo que oferece e não viajo sem. Ainda mais agora na pandemia, é sempre bom se sentir seguro.
Leia também – Dicas de viagem: o que levar na mala
Minhas experiências
Já falei das situações que podem ocorrer e agora vou exemplificar com o que já senti na pele. Meu primeiro caso de problemas com malas foi na volta de uma viagem pela Europa. Voamos de Paris pro Brasil pela Air France e ao chegarmos nossa mala simplesmente quebrou o fecho ao cair na esteira bem na nossa frente. Fala sério! A mala percorreu quilômetros de esteiras e quebrou na hora em que menos esperávamos, na esteira da sala de desembarque. Meu marido viu quando a mala bateu de lado na borda do mecanismo e rachou o fecho do lado direito.
Fomos direto ao balcão de reclamação da AirFrance e preenchemos um formulário. Recebemos um número de protocolo e o telefone da oficina autorizada que faria o conserto. Em poucos dias tudo ficou perfeito e nossa mala segue firme e forte nos acompanhando em nossas viagens.
Indenização
Mas já passamos por outra situação que é bem pior do que esta. Fizemos um voo de Milão para Londres em agosto de 2019 pela Alitália e pra nosso azar duas malas que despachamos não chegaram junto conosco. A esteira quase vazia já demonstrava que o perrengue estava para acontecer, mas ficamos ali uns 10 minutos observando para ver se elas chegavam. Infelizmente, tivemos nossa estreia no quesito malas extraviadas. Fomos ao balcão de reclamação e preenchemos o formulário da companhia aérea.
Depois disso, fomos para o hotel só com a mala de mão, que tinha poucas roupas para trocar e por isso tive que andar de cuecas em Londres. Clique no link, veja o meu relato e dê umas risadas. Por sorte, no final do dia seguinte nossas malas chegaram no hotel. E o melhor disso tudo foi que recebemos uma boa indenização da companhia aérea após um mês, por conta das leis que regulamentam a aviação europeia.
Muda de roupa
Por fim, deu tudo certo! Mas vou deixar uma dica que costumo usar e que naquele voo acabei não praticando. Leve sempre uma muda de roupa completa na mala de mão. Isso facilita demais e lhe garantem roupas limpas após horas de voo ou de espera no aeroporto. Se você vai viajar em família, use organizadores e separe na mala de bordo um para cada membro. Assim você terá uma roupa limpa pra trocar de cada viajante na chegada ao hotel, caso aconteça o atraso na entrega da sua mala.
Regras internacionais
Só para exemplificar, os dois casos que tive problemas com malas danificadas ou extraviadas foram voando por companhias aéreas europeias. Por isso, pra mim valeu a regra de indenização vigente na União Europeia. Mas se seu voo for em qualquer outro país, você vai precisar consultar a regra local para resolver seu problema com sua bagagem. Aí volto a dizer que o seguro viagem ajudaria e muito a esclarecer seus direitos e os procedimentos a adotar na hora da ocorrência. O blog Viajante Econômica tem dois ótimos parceiros para você verificar os valores de um seguro viagem. Veja sem compromisso e aproveite para apoiar a manutenção do blog. Confira na Real Seguros e Seguros Promo.
Consumidor.gov.br
Caso a companhia aérea não pague os danos causados à sua mala, recorra ao site consumidor.gov.br. Nem sempre as coisas se resolvem amigavelmente e aí vale recorrer na justiça.
Mala de viajante
Espero que este post tenha ajudado você sobre como proceder diante da ocorrência de ter uma mala danificada ou extraviada. Afinal ele faz parte da blogagem coletiva do Grupo 8on8 que trata de um tema em comum todo dia 8 de cada mês. Este mês de julho, eu e minhas amigas blogueiras criamos posts sobre o tema Mala de Viajante. Por isso, convido você a ler também:
- Dani Turismo – Como fazer a mala?
- Destinos Por Onde Andei… – A mala ideal para cada viajante
- Mulher Casada Viaja – Bagagem em Trem na Europa
- Chicas Lokas na Estrada – O que não pode faltar na bagagem de mão
- Entre Mochilas e Malinhas – Mala de viagem com crianças: o que muda conforme elas crescem
- Travel Tips Brasil – O que levar na mala do atleta? Esportes em viagens
Respostas de 20
Já passei por esses problemas de bagagem danificada e extraviada. Adorei as suas dicas de como proceder. Vi que podia ter diminuído meu prejuízo.
Sempre busque seus direitos, Ângela. Os seguros das cias aéreas pagam o prejuízo delas. Mas o nosso temos que recorrer aos nossos direitos.
Nunca aconteceu algo sério comigo em relação a isso, mas suas dicas em relação a como proceder em caso de bagagem danificada ou extraviada são essenciais. Uma vez, ainda quando era muito inexperiente, minha mala apareceu com o puxador quebrado. Acabei não reclamando no balcão e isso me prejudicou. Bem, ficam as dicas para o futuro (espero não precisar rs).
A gente sempre aprende com a experiência. Espero que vc não passe por isso de novo, mas se passar já sabe que tem que reclamar. Bjs
Oi amiga,
super útil esse seu artigo sobre bagagem danificada e extraviada. Sabe que já tive a bagagem extraviada algumas vezes, mas todas foram bem tranquilas, pois foi chegando em casa. As bagagens foram entregues no meu domicilio.
Danificada nunca ocorreu nada grave, mas sempre chega meio arranhada né? Tem um tempo passei a usar capa para as malas, para ajudar a proteger.
Adorei as informações, muito completo!
Obrigada, querida! Realmente as capas ajudam muito. Tem gente que até embala com plásticos. Ainda não usei dessa técnica mas penso em fazer isso. Beijos
Já usei muito o plástico do aeroporto, em uma época que muita mala chegava arrombada aqui no Rio, mas depois das capas de lycra achei que ficou tranquilo, porque dificulta o acesso e ainda destaca do resto. 😉
Bom né? Acho que vou providenciar uma pra mim. Bjs
Seu post sobre bagagem danificada ou extraviada e como proceder é muito importante para todo viajante, Cecília, porque a maioria não sabe dos seus direitos e como deve agir quando algo acontece.
Já aconteceu conosco quando chegamos à Milão, a mala do nosso filho foi extraviada e só foi entregue dois dias depois. Eu poderia ter pedido uma indenização, porém não tinha conhecimento dos nossos direitos.
E era uma mala grande e cheia de itens importantes, porque ele estava indo para um intercâmbio de 7 meses na Itália, ficamos preocupados, mas no final deu tudo certo.
As leis europeias são bem a favor do passageiro. Você teria ganhado uma indenização por cada dia de espera. Espero que não precise, mas já sabe agora que tem direitos garantidos.
Com certeza, na próxima já sei como proceder, espero que não aconteça, rsrs.
Também espero, querida! Bjs
De cuecas em Londres! ahahaa.
Ainda não passei pelo perrengue de ter malas extraviadas, mas passei perto. Elas apareceram um tempo depois, para meu alívio.
Bom lembrar da importância de observar danos antes de sair do aeroporto. E confirmar se aquela é mesmo sua mala! Meu marido só notou que havia pegado outra mala, igualzinha à dele, quando chegou em casa. Duro foi ter que voltar ao aeroporto e fazer a troca com a outra passageira.
Então quase que ele tem que andar de calcinhas, Márcia! Kkkk A gente fica empolgado e esquece de observar detalhes da mala. Beijos
Ai, mala danificada é sempre um problema! Eu que viajo de mochila sempre fico tensa pq já aconteceu algumas vezes deles estourarem o zíper e eu passar dias com a roupa dentro de saco plástico esperando a companhia aérea arrumar. Suas dicas foram ótimas como proceder com isso, pq na hora sempre bate um desespero.
Imagino sua angústia. Ficaria assim também. Obrigada por contar sua experiência.
Já me ocorreu tanto mala extraviada quanto danificada. A danificada é mais fácil de resolver, quando você está chegando de viagem, no Brasil. Quando você está no exterior, a cia aérea oferece umas míseras milhas como pagamento, que acho péssimo, pois tive que ficar com uma mala quebrada durante a viagem, pois não queria comprar outra em euro, imagina?
Já o extravio, só me aconteceu uma vez, chegando no Brasil. Tive um pressentimento que a mala não iria no meu voo, pois eu quase perdi a conexão em NY. Eu corri muitoooooooo para fazer a conexão, mas a mala não corre tanto assim.. kkkk… então, nesses casos, o jeito é aguardar ela chegar em sua residência mesmo.
No exterior, uma dica boa é ficar, pelo menos, dois dias em cada lugar. Pois assim, caso haja extravio de mala, há tempo suficiente dela chegar em seu hotel 🙂
Dani, vc tem razão sobre os dias na cidade após o voo porque se vc vai mudar de cidade talvez seja mais difícil a companhia aérea achar sua localização.
Quanto a comprar mala em euros, depende da mala. As minhas comprei na Alemanha e saíram muito baratas. Valeu a pena e elas duram muito! Obrigada pela dica. Beijos
Cecília, a dica do seu amigo vale ouro! Já aconteceu conosco de percebermos que a mala estava danificada só depois de chegarmos em casa – e aí é um parto fazer a reclamação. No nosso caso havíamos viajado de Azul e mesmo já tendo saído do aeroporto eles nos reembolsaram uma certa quantia que ajudou a pagar o dano. Aqui nunca aconteceu de eu ter que usar cueca kkk mas sempre carrego uma troca de roupa para cada membro da família na bagagem de mão, pensando também que eles podem se sujar e vão precisar de uma roupa limpa antes de chegarmos ao destino.
Enfim, a gente nunca quer que aconteça nada com a bagagem, mas é bom estar prevenido, não é mesmo?
Exatamente, Cíntia! Tem que olhar tudo porque senão não tem direito ao conserto ou indenização. Beijos