Begijnhof: uma agradável surpresa em Amsterdam

Amo viajar sem pressa. Roteiros fechados, cheios de horários e atrações para visitar num só dia me estressam. Acredito que a melhor parte da viagem está em caminhar nas ruas tranquilamente e encontrar lugares interessantes para visitar. Numa dessas caminhadas, conheci os Jardins de Begijnhof, um dos lugares mais calmos e bonitos de Amsterdam. E foi uma agradável surpresa para nós. Um lugar que não se deve deixar de visitar.

Praça Spui onde fica a entrada de Begijnhof

O dia em que visitamos Begijnhof, em janeiro de 2018, estava frio e cinzento. Já tinha chovido e buscávamos um lugar quentinho para suportar a temperatura, que estava beirando zero grau. Pegamos o tram e descemos na parada da Praça Spui, onde fica a livraria American Book Center (excelente para livros em inglês). Ficamos um tempo lá e seguimos para conhecer o Jardim das Beguinas, nome em português para o Begijnhof.

Gosta de Amsterdam? Que tal ler também: Amsterdam: um destino perfeito para lua de mel

Entrada inusitada

Já tinha ouvido falar dele. Mas me lembrei por acaso de que era ali perto de onde estávamos e resolvi buscar no Google Maps para ver onde era. Pra minha surpresa era ali pertinho. Nem precisamos andar muito, pois a entrada é ao lado da livraria.

Já havíamos passado por ali algumas vezes e nunca tínhamos notado a entrada. Isso acontece com muita gente. Se você não prestar a atenção, vai pensar que é apenas a entrada de um prédio. Aproveitamos que estava aberto e entramos para conhecer essa pequena vila.

Jardim das Beguinas ou Begijnhof é um oásis no Centro de Amsterdam

Uma porta de madeira e uma pequena escadaria nos leva ao inusitado. Essa vila linda com casas erguidas a partir de 1.346, que esconde muitas histórias. Durante séculos, a vila abrigou em suas casas uma irmandade de moças e senhoras católicas que viviam ali, solitárias e protegidas. Apesar de não terem feito os votos religiosos, essas moças solteiras ou viúvas se dedicavam a ajudar pobres, idosos e os necessitados.

Essa é a entrada para o Jardim das Beguinas

Aliás, a pequena vila abriga uma das duas últimas casas de madeira de Amsterdam: a Houten Huis. Construída no início do século XVI, a casa fica no número 34 da Begijnhof e é a mais antiga da cidade. Vale lembrar que, por conta da facilidade para incendiar-se, a construção de casas de madeira foi proibida, em Amsterdam, a partir de 1.521.

Uma capela clandestina funciona nas casas 29 e 30

Capela escondida

Surpreendentemente, a vila das Beguinas esconde também uma capela, que funciona em duas casas unificadas por dentro. Com a perseguição aos católicos, depois da Reforma Protestante, em 1.665, as senhoras que ali viviam rezavam escondidas nas casas de número 29 e 30. Por conseqüência, o local ficou conhecido mais tarde como a primeira capela clandestina de Amsterdam.

Engelse Kerk erguida no século XV em Begijnhof

No centro da Begijnhof, quase em frente à capela clandestina, fica a Engelse Kerk (igreja inglesa, traduzindo para o português). Inicialmente construída em madeira, por volta de 1.392, a capela católica sofreu alguns anos depois um incêndio, que destruiu sua primeira edificação.

É provável que você goste também:


CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

23 respostas

  1. Que encantadores os Jardins de Begijnhof. Sou apaixonada pela Holanda!!! Que pena que quando esrtive em Amsterdam não encontrei esse cantinho tão agradável. A arquitetura linda, como em toda Amsterdam. Gostei muito dessa dica, mais do que anotada!!!!

    1. Obrigada, Lulu. É bem bonito mesmo. E é uma visita rápida, que cabe em qualquer roteiro. Espero que você volte logo pra Amsterdam pra aproveitar e conhecer esse lugar. beijos, querida.

  2. Eu também não gosto de roteiros com horários fechados; costumo evitá-los. Caminhando mais livres, descobrimos mais coisas, como você em Amsterdam. Adoraria conhecer este lugar! Adorei a história! Beijos!

  3. Que surpresa agradável deve ter sido conhecer essa ilha de tranquilidade em meio a uma cidade agitada. Com certeza vou me lembrar dela quando visitar Amsterdam, a qual ainda não conheço. Bjs

    1. Zudi, Amsterdam é um destino muito lindo e especial. Os holandeses são alegres e simpáticos. Eu adorei conhecer Amsterdam. E Begijnhof foi uma agradável surpresa. Quando vc for lá, vai amar também. Tenho certeza. Beijos.

  4. Oi, Cecília, acredita que quando fomos para Amsterdam, eu cheguei a incluir Begijnhof no roteiro, mas por algum motivo acabei não conhecendo?
    Acho que é porque Amsterdam tem tantas atrações que acabei me esquecendo, e tenho um grande arrependimento, porque desejaria muito ter conhecido e visto de perto as coisas que você mostra tão bem em seu post.
    Que lugar encantador e cheio de história, realmente um oásis nesta cidade tão movimentada, fica para uma próxima oportunidade.
    Grande beijo!

    1. Entendo perfeitamente, Gisele, porque também não fomos lá na nossa primeira vez em Amsterdam. São muitos pontos turísticos e esse acaba passando despercebido. Mas, por sorte, desta última vez deu certo e fomos conhecer esse encanto de vila. Volte um dia e faça como fizemos. Dá uma passadinha lá. Vai amar! ❤️ Beijos.

  5. Ainda não tinha ouvido falar sobre Begijnhof . Suas fotos mostram como é encantador esse lugar. Ainda não visitei Amsterdam, quero ir em Breve e com certeza vou querer incluir Begijnhof no meu roteiro.

    1. Oi, Sil, você vai amar Amsterdam. É uma cidade fácil de se conhecer a pé. Vá ao Begijnhof para você conferir o silêncio e a paz desse lugar. Bjs

    1. O nome é difícil de escrever também. Tenho que ficar atenta pra não errar. ?
      Realmente lembra aquelas casinhas do brinquedo Pequeno Engenheiro. Obrigada pela mensagem. Bjs

  6. Amei saber sobre Begijnhof pois não tinha ouvido falar até hoje. Realmente, um lugar de paz, tanto pela história quanto pela beleza. Dica anotada para quando for visitar Amsterdam.

  7. Não cheguei a conhecer o Begijnhof quando estive em Amsterdam. Na verdade passei por perto, mas não entrei. Depois de ler com calma seu post me bateu um pequeno arrependimento. Quem sabe em uma próxima viagem?

    1. Isso mesmo, Léo. Volte lá um dia e vá conhecer. É lindo e, como todas as vilas de cidade grande, é um oásis de tranquilidade. Eu adorei conhecer. Obrigada pela visita. Volte sempre.

  8. Visitei Amsterdam há cinco anos, durante o frio outono setentrional, quando visitantes buscam atrações um pouco mais quentes. Confesso que tive dificuldade de adaptação ao clima, porque ventava constantemente aquele ar gelado. Por isso, infelizmente, optamos por passeios indoor.

    1. oi, Ivo! Eu só fui no inverno também. Os dias são curtos e frios, bem frios! Mas isso não pode impedir que a gente não aproveite a viagem. Por isso, colocamos as roupas adequadas e enfrentamos o frio, vento, neve e chuva. Os holandeses nem se importam com a chuva. rs Eu que sou bobona, tive que enfrentar um toró com medo de ficar resfriada. Mas, depois que entramos num lugar quente, até o casaco secou!! Por isso, recomendo que ande pelas ruas e entre em algum comércio para se esquentar quando sentir frio. Depois que se esquentar, saia de novo para perambular. rs
      Obrigada pelo cometário. Saudades de você, querido! bjs

    1. Oi, Polliana,
      se um dia você voltar lá, não deixe de visitar os Jardins de Begijnhof. É uma visita bem agradável e rápida, mas que ficará pra sempre na sua memória. beijos

  9. Assim como você, sou uma viajante sem pressa! Roteiros fechados, cheios de compromissos e pressas, pongando de cidade em cidade, sem tempo para caminhar sem rumo, guiada apenas pelo prazer de vivenciar aqueles momentos, não funcionam para mim.

    Estive em Amsterdam há muitos anos. Aí corri minha primeira meia maratona internacional e por isso tenho as melhores lembranças! Apesar disso, aos Jardins de Begijnhof, não fui e até ler este texto, não sabia de sua existência!

    Dias frios e cinzentos tem todo o meu amor e preferência!

    Que lugar mais lindo e encantador. Quantos sentimentos não devem ter experimentado as mulheres que ali viveram! As fotos estão lindas, mostrando bem o clima que eu adoro! Se um dia eu voltar a AMS não deixarei de visitar!

    1. Que legal, Ana Luiza! Já deve ser incrível correr uma meia maratona… e em Amsterdam deve ser ainda mais! Fico feliz que tenha gostado do texto. E também que tenha se inspirado a conhecer Begijnhof. Volte lá e depois me conte como foi sua experiência. Grande beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.