Uma das principais dúvidas dos meus amigos é sobre o uso do cartão de crédito e como ele pode ser nosso aliado no ganho de milhas. Com o dólar alto o ganho de milhas tende a ser mais baixo. Mas mesmo assim vale a pena usar o cartão de crédito. Para ajudar você a entender como tudo isso funciona, vou colocar aqui algumas dicas que fui aprendendo lendo blogs, trocando informações com milheiros e no meu dia a dia.
Dicas para escolher o cartão
A principal dica é tenha um cartão de crédito que renda milhas ou pontos. Porque se seu cartão de crédito não lhe dá nada mais, além de um prazo maior para pagar suas compras, ele não serve para ajudar você a viajar com milhas.
Para escolher um cartão de crédito que renda milhas e pontos é bom você saber que não existe facilidade nesse setor. Quanto maior a anuidade do seu cartão, maior será a quantidade de pontos que ele vai gerar mensalmente na sua fatura, de acordo com seus gastos. Obviamente, se ele não tiver anuidade, provavelmente vai gerar poucos ou nenhum ponto.
Quantos pontos ele gera?
Em geral, os melhores cartões de crédito do mercado podem render de 2 a 3 pontos por DÓLAR gasto. Mas há alguns que criam promoções de incentivo, para você usar mais o cartão de crédito e, por consequência, ganhar o dobro ou triplo, ou até mais do que isso. Mas para ter esse bônus, você precisa gastar mais, já que ele está condicionado a atingir uma meta de gastos estabelecida pela operadora do cartão. Escolha o cartão que lhe dá mais pontos e que têm mais facilidade no desconto da anuidade.
Fuja dos cartões de loja
Cartões de crédito de lojas, em geral, não rendem milhas. Fuja deles e daqueles atendentes que vivem empurrando o tal cartão para você ter desconto na primeira compra. Eles precisam cumprir metas, mas você tem o objetivo de viajar pagando menos pela passagem, usando milhas, então, agradeça e não aceite. O único cartão de crédito que pode até ser uma alternativa para você é o do Pão de Açúcar. Ele rende pontos. Mas mesmo assim, veja se a regra não mudou antes de contratar.
Bandeiras
Cartões de crédito oferecidos pelos grandes bancos são os mais comuns para ganhar pontos. Não importa a bandeira: Visa, Mastercard, Elo, Diners, American Express, todos vão gerar pontos de acordo com a categoria do seu cartão. Mas tenha em mente que os da Visa e Mastercard são mais aceitos e será mais fácil acumular neles.
Categoria
A categoria do cartão é que vai realmente importar na hora de gerar pontos. Os cartões top são os Infinite, Black e Nanquim. Esses dão a maior pontuação por dólar gasto e ainda oferecem seguro viagem, acesso às salas VIPs dos aeroportos, serviço de concierge etc. Obviamente eles têm a anuidade mais cara do mercado e só são oferecidos a quem tem renda alta. Mas quem sabe você não pega uma promoção e consegue um. Não custa tentar.
Certamente, os cartões Platinum, Gold, Grafite e Internacional são os que possuem categorias mais adequadas para viajantes econômicos como eu. Dentre esses, você pode escolher o que vai lhe dar mais pontos por dólar gasto. Como já disse acima, esses também têm anuidade, mas são mais acessíveis. Com um pouco de sorte, você poderá ter a primeira anuidade grátis. Mas isso você resolve com seu gerente do banco.
Dólar x Real
Você deve estar se perguntando como vai ganhar pontos se você não usa dólar no seu dia a dia. Pois é, embora usemos os cartões principalmente em compras dentro do Brasil e em reais, os cartões de crédito estabelecem como patamar para gerar pontos os gastos convertidos em dólares. Para exemplificar isso, imagine que este mês sua fatura do cartão de crédito veio R$ 1.300,00. Esse valor será dividido pelo dólar do dia do pagamento da sua fatura. Vamos supor que o câmbio esteja em R$ 5,50. O valor em pontos nesse caso seria 236 pontos, após o pagamento da fatura.
Mas atenção! Cada banco trabalha com um valor de dólar. E não é o mesmo estabelecido na cotação oficial. Por isso, é importante escolher o cartão que mais pontos lhe ofereça a cada dólar gasto. Os pontos vão se acumulando na sua conta e um dia podem expirar, se você não usar.
Transferência de pontos
O uso dos pontos também obedece regras diferentes em cada banco ou operadora de cartão. Os pontos dos cartões Santander vão direto para o programa Esfera. Já os pontos dos cartões Bradesco e Banco do Brasil são direcionados para o Livelo. O Banco Itaú tem o programa Itaú Sempre Presente e os pontos gerados vão para lá. Leia as regras do programa de pontos do seu cartão de crédito para usar da melhor forma.
Os pontos que você acumular ao longo do ano podem e devem ser transferidos para os programas de milhagem das companhias aéreas. Tenho um post mais antigo onde eu explico Como Viajar com Milhas pelo Brasil e pelo Mundo. Só fique atento à pontuação mínima para transferência, porque ela varia de banco e de tempos em tempos.
Bônus de transferência
Outra coisa que você precisa saber para fazer render esses pontos suados que você ganhou no seu cartão de crédito é o momento certo da transferência. Eventualmente, há promoções de bônus de transferência de pontos para determinadas companhias aéreas. Então, só transfira se tiver bônus para o envio dos pontos. Há muitas promoções ao longo do ano para você aproveitar. Já vi muitas de 100% de bônus e até mais.
Escolha a cia aérea
Tenha sempre em mente a companhia aérea que você quer emitir sua passagem para sempre fazer transferência para aquela que vai lhe levar para seu tão sonhado destino. Não saia distribuindo seus pontos por aí, sem ter um objetivo de viagem.
Exemplo: quer ir ao Uruguai com milhas? Veja quanto custa a passagem na Smiles e espere uma boa promoção de bônus para enviar seus pontos pra lá. Se seu objetivo é a Europa, talvez você consiga boas ofertas na Latam. Trace suas metas de destino e só envie seus pontos para realizar suas viagens com milhas na cia aérea certa.
Repense seu cartão de crédito
Espero que este post tenha ajudado você a repensar a escolha e o uso do seu cartão de crédito. Se tiver dúvidas, leia esses outros posts que já fiz aqui no blog:
- Como pagar contas e ganhar milhas
- Clubes de milhas: vale a pena fazer?
- Ganhe milhas com compras no seu dia a dia
- Milhas e pontos facilitam sua viagem
Respostas de 2
Acumular milhas no cartão de crédito foi a melhor dica que já me deram, Cecília! Aqui em casa optamos até por manter as despesas num único cartão (o meu é um adicional) assim acumulamos tudo num programa só. Já conseguimos não só voos como hotéis com esses pontos, o que com certeza é uma ótima economia para quem gosta de viajar. Vou enviar esse seu post super explicativo pra todo mundo que me perguntar como faz para voar com milhas!
Obrigada, Cíntia! Muita gente acha difícil mas nunca tentou. E depois que a gente aprende, só quer ganhar mais e mais milhas. Ainda mais na Smiles que é bem fácil de começar. Beijos