De carro alugado pela Serra Gaúcha

Em janeiro de 2017, fizemos uma viagem de carro alugado pela Serra Gaúcha e vou relatar neste post um pouco do que aprendi sobre esse destino brasileiro que amei visitar depois de adulta. Já havia ido pra lá quando era bem pequena, com meus pais, irmãos e meu tio padre, que conhecia o Rio Grande do Sul como ninguém. E reconheço que pouco me lembrava do que havia visto.

Gosto muito de viajar pelo Brasil e vejo que precisamos nos voltar aos destinos nacionais neste momento, já que vivemos uma Pandemia de Covid19 e as fronteiras estão fechadas. Mas ressalto que, se fosse mais barato, desbravaria mais esse país lindo onde nasci. Entretanto os preços das passagens aéreas e de algumas hospedagens nem sempre são favoráveis aos viajantes econômicos. Por isso, já optei por viajar pra fora do Brasil para gastar menos. Acredita?

Quando fui à Serra Gaúcha pela primeira vez era criança e não me lembrava de quase nada

Caxias do Sul

Chegamos no Rio Grande do Sul pela cidade de Caxias do Sul, num voo da Gol que saiu de São Paulo (Congonhas) direto para o pequeno Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O voo é curto e tranquilo. Pelo menos nos dias de tempo bom não há atrasos e você já chega dentro da cidade.

Não sabia, mas depois que já tinha trocado milhas Smiles por esse voo, descobri que há épocas em que esse aeroporto fecha por conta das condições climáticas. Muita gente vai pra Serra Gaúcha por Porto Alegre por essa razão, mas como eu não sabia, fui por lá e não me arrependo. Claro que meu voo não foi cancelado, então não sei dizer se mudaria de ideia caso tivesse sido diferente.

Carro alugado em Caxias

Ao chegarmos no aeroporto, fomos direto ao balcão da Movida, locadora que havíamos feito a reserva do nosso carro. O trâmite foi rápido e, como o aeroporto é bem pequeno, não tivemos nenhuma dificuldade em achar o guichê deles. O carro fica no estacionamento ao lado do aeroporto e fomos pra lá com as malas sem dificuldade.

Como iríamos rodar pelas estradas da região, fiquei bem atenta às condições do carro e, embora fosse novo e com quilometragem baixa, os pneus não estavam em boas condições. Por isso, solicitei a troca do veículo, mas não havia outro naquele momento. Conversei com os atendentes e consegui um upgrade para o dia seguinte. Ficamos então com aquele carro até amanhecer e trocamos por um melhor na loja da Movida na cidade. Por sorte iríamos ficar aquele primeiro dia em Caxias, então não foi um problema.

Mas sempre que você for alugar um carro, veja as condições do veículo antes de retirá-lo da loja. Pneus, estepe e riscos na lataria são muito importantes e devem ser observados. Fique atento. De qualquer modo, acho bem prático alugar um carro num destino que não consigo chegar com meu veículo próprio. Se você tiver essa pretensão de alugar, o blog tem parceria com a Rentcars, que pesquisa os melhores preços pra você.

Gosta de viajar para lugares de natureza exuberante? Que tal esta dica então da Cíntia Grininger, do blog Entre Mochilas e Malinhas? Leia O que fazer em Urubici, na Serra Catarinense

Vale dos Vinhedos

Como chegamos em Caxias do Sul no final da tarde, nos hospedamos no Íbis Caxias do Sul, pagando parte do valor da hospedagem com pontos All Accor Hotels. Ficamos neste hotel por duas noites para iniciar nossa viagem de carro alugado pela Serra Gaúcha.

No primeiro dia, optamos por conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Já de carro trocado, seguimos pela BR 453 para conhecer aquela região belíssima. Nossa primeira parada foi a Vinícola Torcello, no início da Estrada do Vinho. Uma vinícola pequena com vinhos deliciosos. Fizemos o enotur de conhecimento e degustação e aprovamos.

Na sequência fomos conhecer a tradicional Casa Valduga, que tem 140 anos de existência. A vinícola é reconhecida internacionalmente por produzir vinhos de qualidade, alguns deles premiados. Fizemos também o enotur degustação e ficamos impressionados com o tamanho de sua adega.

Uma dica que li num blog e que achei bem válida é conhecer pelo menos uma vinícola grande e outro menor para ter uma noção de como é a produção de ambas. Por isso, escolhemos a Torcello e a Valduga. Mas há muitas outras opções no Vale dos Vinhedos. Quero voltar um dia para conhecer mais.

Mapa do Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves

Depois de rodar pela Estrada do Vinho e pela Via Trento, fomos conhecer o centro de Bento Gonçalves e a estação de trem de onde parte a Maria Fumaça para o passeio até Garibaldi. Como nosso dia já estava bem aproveitado, voltamos em direção a Caxias do Sul. No caminho descobrimos que havia o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha e fomos até lá. Visitamos a igreja e vimos um lindo pôr do sol da Serra Gaúcha.

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio fica em Farroupilha

Nova Petrópolis

 No segundo dia, deixamos o hotel de Caxias e partimos de carro alugado pela Serra Gaúcha para nosso novo destino: Canela. Como queríamos fazer o trajeto mais turístico, pegamos a BR 116 rumo a Nova Petrópolis. A estrada é mais sinuosa, mas a paisagem é linda e pudemos conhecer essa pequena e charmosa cidade a caminho de Gramado. Lá fizemos uma parada para o almoço e para conhecer a cidade.

Logo na entrada, paramos na Loja Kukos, uma casa no estilo alemão com relógios cucos e de outros modelos, que encantam adultos e crianças. Ficamos tão apaixonados pelos relógios que queríamos comprar um. Entretanto, nos lembramos que estávamos viajando de avião e poderia pesar muito na bagagem. Por esse motivo, acabamos trazendo pra casa um relógio do estilo estação de trem, que adoramos.

Em Nova Petrópolis visitamos o Labirinto Verde e o Parque Aldeia dos Imigrantes. Almoçamos na cidade num restaurante self-service chamado Plátano Grill. A cidade é pequena, por isso tudo fica muito perto e fácil de visitar. Depois continuamos nossa viagem até Canela, onde escolhemos nos hospedar pois é mais barato do que em Gramado.

Gramado e Canela

Para quem não conhece, Gramado e Canela são cidades limítrofes e para conhecer a região há opções de hospedagem nas duas cidades. Mas em Canela os preços são mais convidativos para viajantes econômicos, então escolhi um hotel por lá.

As atrações turísticas da região também se encontram nas duas cidades, por isso e por estar de carro alugado, não vi necessidade de me hospedar em Gramado. Ficamos no Hotel Serra Nevada, que reservei pelo Booking.com. O hotel é muito bom e atendeu muito bem nossa família. Tinha até uma piscina coberta para dar um mergulho depois de passarmos o dia explorando a região.

Atrações turísticas da região

Cada viajante tem seu perfil de viagem. Só para ilustrar, nós viajamos em família e gostamos de curtir a natureza e de atrações turísticas gratuitas ou baratas. Por isso, talvez não tenhamos dicas de todos os passeios da região mas vou colocar uma lista dos principais.

Canela

  • Catedral de Pedra e centro com lojas
  • Cascata do Caracol – parque estadual
  • Bondinhos aéreos – ao lado do parque estadual
  • Mirante do Vale do Quilombo
  • Parque da Ferradura
  • Parque da Cachoeira
  • Alpen Park
  • Mundo a Vapor

Gramado

  • Igreja Matriz de São Pedro
  • Fonte do Amor Eterno
  • Palácio dos Festivais (onde há o festival de cinema)
  • Calçada da Fama
  • Rua Coberta
  • Largo da Borges
  • Praça Major Nicoletti
  • Rótula das Bandeiras
  • Rua Torta
  • Praça das Etnias
  • Casa do Colono (compre pães e cucas frescas)
  • Igreja do Relógio
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Belvedere do Vale do Quilombo
  • Mini Mundo
  • Lago Negro (ande de pedalinho e perca-se no parque)
 

 

Cambará do Sul

Enfim, depois de explorar bem as atrações turísticas de Gramado e Canela durante cinco dias, partimos com nosso carro alugado pela Serra Gaúcha até Cambará do Sul. A cidade é pequena e suas ruas são quase todas de terra. Mas a grande atração é visitar os cânions Itaimbezinho e Fortaleza, no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Para facilitar a visita aos cânions e não ficar cansativo, ficamos hospedados por duas noites num chalé da Pousada Bela Vista. Assim conseguimos aproveitar melhor a região e descansamos vendo a paisagem da Serra Gaúcha. Foi incrível.

cambará do sul
A trilha do Itaimbezinho é tranquila para fazer com criança

Itaimbezinho

Como estávamos com meu filho ainda pequeno, fizemos apenas o passeio ao cânion Itaimbezinho, já que é uma trilha de nível mais fácil. Mas recomendo fazer também o cânion Fortaleza, porque ambos são imperdíveis.

A estrada até o Parque Nacional de Aparados da Serra é de terra e nem sempre as condições dela são boas para qualquer tipo de veículo. Então, não quis arriscar passar com o carro alugado naquela estrada. Por esse motivo, nossa opção foi contratar um tour guiado em Cambará do Sul.

Caso você também ache necessário fazer o passeio com guias locais, sem dúvida não hesite em contratar na cidade uma das agências especializadas, que levam grupos de turistas para visitar os cânions e também para fazer trilhas mais radicais na região. Escolha o que mais se adequar a seu perfil e aproveite muito a paisagem sem preocupação.

Se você gosta de visitar parques nacionais, que tal conhecer o Vale do Capão, que fica na Chapada Diamantina? O blog Viagem e Cura explica tudinho para você chegar lá e aproveitar este destino incrível.

Caxias do Sul

Nossa viagem começou em Caxias do Sul e terminaria lá também. Portanto, depois de dois dias hospedados em Cambará do Sul, partimos de carro alugado pelo último trecho planejado. Para chegar mais rápido, voltamos pela BR 453, e fizemos o trecho de 134 quilômetros em pouco mais de duas horas.

Em Caxias, nos hospedamos novamente no Íbis Caxias do Sul por mais duas noites para conhecer a cidade e pegar o avião de volta a São Paulo. Aliás, vale destacar que o hotel é ótimo, localizado em frente ao Shopping de Caxias e tem café da manhã, mas cobrado à parte na diária. Entretanto, tivemos sorte de pegar uma promoção na reserva, que incluía o café para nós três e o estacionamento também era grátis.

Pontos turísticos de Caxias

Por ser uma cidade industrial, Caxias do Sul não tem tantas atrações turísticas como Gramado e Canela, mas é uma boa base para chegar e sair de avião da Serra Gaúcha. Não tenho do que reclamar, afinal conseguimos aproveitar bastante nossa estadia.

Só pra deixar registrado, em nosso último dia pela cidade, visitamos o enorme Pavilhão da Festa da Uva, onde são realizadas feiras e eventos. É claro que o mais importante de todos é a Festa da Uva, que reúne os vinicultores de toda a região vinícola do Rio Grande do Sul.

No mesmo local há uma réplica de casas da antiga Caxias do Sul, que nos remetem ao ano de 1885. Embora estivessem fechadas no dia em que visitamos, acho que vale a pena conhecer o local e fazer belas fotos.

Veja no mapa nosso trajeto de carro alugado pela Serra Gaúcha

Voo pra São Paulo

Por fim, no dia do nosso embarque pra São Paulo, entregamos o carro no aeroporto e fizemos o voo de volta pela Gol. E dessa forma encerramos nossa viagem de carro alugado pela Serra Gaúcha, satisfeitos e com muita vontade de voltar um dia.

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Viagens por Escrito. O tema deste mês é Viagens de Carro pelo Brasil e pelo Mundo. Veja o que as outras blogueiras escreveram:


Se quiser saber mais sobre a Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos, veja este livro na Amazon Brasil: Guia Viagem Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos


CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

Respostas de 28

  1. Olá Cecília!

    Estou programando uma viagem para me dar de presente no meu aniversário (rs!) ano que vem e estou entre Santiago e a Serra Gaúcha, justamente esse trajeto que você fez!
    Você viajou em janeiro e eu pretendo ir em maio/22, mas fico um pouco pensativa com relação ao clima e as condições da estrada, será mesmo uma boa nesta época que pretendo ir?
    Agradeço desde já!

    1. Olá, Renata!
      Se você for pra Serra Gaúcha em maio vai ver o colorido espetacular do outono por lá. As folhas das árvores ficam amareladas e avermelhadas e algumas caem no caminho.
      Vai ser muito especial comemorar seu aniversário lá.
      Se você não tem problema com o frio, vai gostar ainda mais. As temperaturas não são tão geladas como no inverno mas podem ficar entre 10° e 22°.
      Eu iria pra lá.
      Santiago ainda não conheço. Está na minha lista para ir até os 60 anos!
      Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre.
      Se tiver mais dúvidas, pode colocar aqui.
      Beijos

  2. Lugares maravilhosos! Mas… vc tem post sobre Cambará do Sul? Vou com a minha família para lá em outubro e gostaria de algumas dicas.

    1. Oi, Angélica
      Eu não fiz um específico de lá mas se precisar de alguma dica pode perguntar que tento ajudar. O que vc quer saber?

  3. Ceci, concordo com você que viajar para fora é na maioria das vezes mais barato que viajar pelo Brasil.
    Espero que depois da Pandemia haja maior incentivo para viajarmos por aqui…
    Amei suas dicas de viagem pelo RS, quero muito conhecer o estado em breve e, com certeza, usarei suas dicas.

    1. Oi, Soraia. O turismo no Brasil precisa ser mais acessível. Também espero que os preços sejam mais atraentes para nós, viajantes inveterados. rs
      Beijos.

  4. Que legal! Eu fiz esse roteiro 2 vezes também com carro alugado, mas as 2 vezes eu sai de Porto Alegre. Acho a melhor forma de conhecer essa região Sul do Brasil, né? Alugar um carro por lá e fazer tudo no nosso tempo, a liberdade é o melhor nesse roteiro.

    1. Oi, Dani. Sim, de carro alugado pela Serra Gaúcha a gente aproveita mais a região. É tanta beleza e tanta atração, que de carro ganhamos tempo e podemos parar onde mais gostarmos. Obrigada. beijos

  5. Eu tb acho caro viajar pelo país, infelizmente… mas em todos os anos, férias e feriados, sempre foquei em viagem nacional, só sai para “fora” uma unica vez no mochilão. Pretendo voltar a explorar nosso país após essa situação normalizar e confesso que adoro viajar de carro. Já estive no RS, fui com minha orientadora turistamos um pouco e agora quero voltar com o Lucas 🙂 somos doidos para conhecer os Canions. Adorei suas dicas, seu roteiro, cidades que não conhecia… quem sabe iremos esse ano?

    1. Oi, Ju. Também viajo de carro pelo interior de São Paulo e pelo Litoral Norte.
      Acho muito gostoso visitar lugares no Brasil também. Ja visitei bastante por aqui, mas há alguns anos tenho focado no exterior. Acho que qualquer viagem vale a pena. Saímos da rotina e conhecemos lugares novos. Espero que você e seu marido façam em breve esse roteiro de carro alugado pelas Serras Gaúchas. Vão amar. Beijos

  6. Ceci adorei sei post porque tem várias dicas de lugares que ainda não fui… preciso urgente conhecer a parte dos vinhedos! Fui para lá também com meus pais quando tinha 8 anos e retornei com 30 e pouco! É um lugar que a gente nunca cansa de ir!

    1. Oi, Pâmela, a gente nunca consegue conhecer tudo numa única viagem à Serra Gaúcha. São muitos atrativos que acabam ficando alguns por fazer. Espero-lhe você volte ao Vale dos Vinhedos. Lá é a nossa Toscana. Vale muitos pena. Beijos

  7. Ano passado tivemos que cancelar nossa viagem por essa região por causa do concurso do Yu.
    Então trocamos para esse ano. Vamos ver se até agosto o turismo esteja liberado ao menos aqui no Brasil. ]
    Você sabe me dizer se dá para fazer as trilhas dos cânions por conta? No caso iríamos com o nosso carro que é 4×4.

    1. Oi, Bárbara.
      Dá sim. Entra no site oficial do Parque Nacional de Aparados da Serra. Lá tem as dicas com horários etc. existe inclusive passeios na parte inferior dos cânions. Vocês irão amar. Beijos

  8. Que passeio maravilhoso!
    Acho o sul do país lindo demais.
    E se a rota tem vinho ? fica um charme!
    Ja estive em Granado/ Canela, e desisti do passeio de trem e fui ao Itaimbezinho, achei fantástico e mais haver comigo!
    Também quero voltar para explorar mais aquela região.

    1. Oi, Adriana, sabe que também não curto o passeio de Maria Fumaça no formato de hoje? Achei inclusive caro. O Vale dos Vinhedos merece mais dias mas estava com meu filho pequeno na época. Mas quero voltar pra conhecer mais. Obrigada pela visita. Beijos

  9. Ceci me identifiquei super com seu post porque também fiz essa rota quando pequenininha com meus pais! Só que não voltei ainda pra conhecer de verdade. Vou usar tuas dicas no futuro COM CERTEZA! Ótimo post, querida! beijos :*

    1. É incrível como nossos pais viajavam mais de carro na época pre-internet. Minha mãe ficava com o mapa e íamos até sem reserva de hotel. Hoje tudo está mudado. Mas a Serra Gaúcha é belíssima e merece voltar depois de adulta. Volte, Mari. E depois me fale o que achou. Beijos

  10. Que viagem linda você descreve!
    Amo o RS! A família de minha nora é de Passo Fundo! Então já fizemos BH a Passo Fundo de carro,passando por vários lugares.
    Gramado e Canela,é um dos meus lugares preferidos.Hoteis charmosos,comida boa e povo alegre.
    No seu roteiro,não conheço o Parque dos Aparados da Serra,tenho vontade sim de conhecer. Vc mencionou a Maria Fumaça ,amo o passeio ,a paisagem é linda e os guias super divertidos. Ah , o nosso voo do Aerporto de Caxias do Sul foi cancelado,maio de muitas neblinas,fomos para Porto Alegre .
    Assim que passar esse “tempo “ quero voltar pelas terras gaúchas!!
    Abraços !
    Cida

  11. Que viagem linda você descreve!
    Amo o RS! A família de minha nora é de Passo Fundo! Então já fizemos BH a Passo Fundo de carro,passando por vários lugares.
    Gramado e Canela,é um dos meus lugares preferidos.Hoteis charmosos,comida boa e povo alegre.
    No seu roteiro,não conheço o Parque dos Aparados da Serra,tenho vontade sim de conhecer. Vc mencionou a Maria Fumaça ,amo o passeio ,a paisagem é linda e os guias super divertidos. Ah , o nosso voo do Aerporto de Caxias do Sul foi cancelado,maio de muitas neblinas,fomos para Porto Alegre .
    Assim que passar esse “tempo “ quero voltar pelas terras gaúchas!!
    Abraços !
    Cida

  12. Relato de viagem, às vezes, parece soar como uma experiência difícil de ser realizada pelo leitor, diferente da sua. Muito boas as dicas de locação de auto e hospedagem. Com imagens muito bonitas a visita aos vinhedos parece ser o principal evento. E sua experiência inspira
    o viajante para que fique atento a surpresas. Passei a olhar o destino de forma especial.

    Sucesso.

    1. Puxa, que bacana, José! Fico feliz em inspirar os viajantes, ainda mais numa época de pandemia e de tantas incertezas. Quando puder, vá conhecer o Vale dos Vinhedos e faça essa viagem de carro alugado pela Serra Gaúcha. Obrigada pelo incentivo. Volte sempre pra ler os posts.

  13. Nossa Cecília, que viagem linda você fez de carro alugado pela Serra Gaúcha! Sabe que eu morro de vontade de ir e conhecer todos esses lugares. Claro que minha prioridade é o Vale dos Vinhedos. Não vou nem falar porque. hahahaah
    Acho que meu filho ia amar Gramado! Vamos ver quando poderemos passear de novo né? Enquanto isso a gente vai viajando de casa e salvando as dicas! 😉

    Bjs,
    Mari

    1. Obrigada, Mari! Foi muito legal mesmo. E o carro alugado ajuda a conhecer a Serra Gaúcha, já que podemos parar onde mais nos chamar a atenção. Faça a viagem quando puder. O Vale dos Vinhedos é lindo e Gramado tem muita coisa que criança adora. Se precisar de mais dicas é só falar. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.