Lugares para visitar depois da quarentena

Você já se deu conta de que podemos aproveitar para planejar agora lugares para visitar assim que a quarentena acabar? Estou aproveitando esse tempo para rever fotos de destinos que já fui e ler blogs para me inspirar. Inicialmente, vou sobretudo priorizar roteiros de carro pela região Sudeste, onde moro. E também viagens curtas de avião para destinos econômicos. Neste post separei alguns lugares para você se inspirar comigo a viajar também.

Oh, Minas Gerais

Quando eu era pequena, meus pais já amavam pegar a estrada, por isso sempre viajamos de carro em família. Meu pai era associado do Motel Clube Minas Gerais, uma forma econômica de hospedagem nos anos 60 e 70. Não sei ao certo como funcionava, mas imagino que ele pagava uma mensalidade para que nas férias pudéssemos aproveitar um dos hotéis associados no estado de Minas Gerais.

Por isso, quando era pequena conheci algumas cidades do interior de Minas e numa única oportunidade fomos para Belo Horizonte. Ficamos alguns dias por lá e depois descemos para o Sul de Minas, onde eu amava passar as férias em Lambari. No caminho de volta de BH, passamos pelas cidades históricas. Lembro de também visitar uma gruta que já não recordo mais qual foi.

Naquela viagem eu só tinha 5 anos de idade. Lembro que no dia em que visitamos Ouro Preto chovia e eu estava passando mal com dor de barriga. Nem cheguei a conhecer muita coisa por esse motivo. E claro que agora tenho muita vontade de voltar para visitar aquela região.

Gruta de Maquiné

Como eu já disse acima, me lembro que nessa viagem a BH chegamos a visitar uma gruta. Entretanto, não me recordo mais do que isso. Acredito que tenha sido num bate-volta em um dos dias de estadia na capital de Minas. E lendo o post Gruta do Maquiné: Um tesouro no Circuito das Grutas , do blog Chicas Lokas na Estrada, fiquei com muita vontade de voltar lá com meu marido e filho.

Pelo que li, a Gruta de Maquiné fica a 120 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Cordisburgo. Aquela região é conhecida por Circuito das Grutas e há uma diversidade delas. A visita pode ser feita de segunda a domingo, das 8 às 16h, e custa R$ 25,00, com meia-entrada para estudantes e gratuidade para idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 12 anos.

A visita é guiada e você percorre 400 metros vendo belezas esculpidas pela Natureza

Salões

Essa gruta foi descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné, proprietário das terras na ocasião. Conforme informações que li no site oficial da Gruta, a partir de 1834, passou a ser pesquisada pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, conhecido como o pai da paleontologia brasileira. Desde 1967, ela está aberta à visitação pública, mas uma parte da gruta permanece fechada.

No seu interior há sete salões: o Vestíbulo, as Colunas, o Altar ou Trono, o Carneiro ou Elefante, as Piscinas e as Fadas. O sétimo salão é dividido em duas partes, Dr. Lund e Cemitério, porém está fechado ao público. A gruta é formada por rochas de origem sedimentar do fundo de mares antigos, da Era Neoproterozóica (1.000 a 545 milhões de anos atrás), que têm como base o calcário composto do mineral calcita. Acredito que será um destino bem interessante para voltarmos à estrada, não acha?

Visita a Cordisburgo

Descobri no blog Chicas Lokas na Estrada, no post Cordisburgo: Conheça a terra de Guimarães Rosa que lá é cidade natal do escritor. E para a alegria de fãs da literatura brasileira, a visita à Gruta de Maquiné pode ser casada ao mesmo tempo com uma passagem no Museu Casa de Guimarães Rosa.

O Museu foi inaugurado em 1974, na residência onde João Guimarães Rosa nasceu e passou boa parte da infância. No acervo há objetos pessoais, fotografias, móveis e a máquina de escrever do escritor, além de todas as edições de suas obras, entre outros itens. Vale a pena estender esse bate-volta de BH, não vale?

A máquina de escrever de Guimarães Rosa está exposta aos visitantes

Parque Estadual de Vila Velha

Outro ponto da minha lista de lugares para visitar depois que a Pandemia der uma trégua é o Parque Estadual de Vila Velha. Quando criança fui nesse parque e me lembro pouco de lá. Como naquela época não havia a facilidade de fotografar ou filmar viagens, não tenho registros para me recordar.

Por sorte, a Zudi Dadalt, do blog Entre Polos, esteve por lá e fez o post Parque Estadual de Vila Velha – uma das principais atrações do Paraná, que está me ajudando a planejar minha visita. Dá pra fazer como bate-volta a partir de Curitiba, porque fica a 115 quilômetros de lá.

Segundo a Zudi, o parque foi revitalizado entre 2002 e 2004 e as visitas agora são monitoradas e mais organizadas. Anteriormente era possível circular por entre os arenitos e infelizmente alguns visitantes achavam que podiam levar “souvenires” das formações rochosas milenares. Ainda bem que deu para mudar isso, a Natureza agradece mais uma vez.

Arenitos e furnas

Vila Velha tem 18 km² e lá você poder ver os arenitos, que são formações rochosas que lembram uma cidade medieval, com torres, muralhas e castelos. A taça é a formação mais famosa do parque. Tanto que virou símbolo da cidade de Ponta Grossa. Lembro que tinha foto da minha família nesse local, mas não sei onde foi parar.

Além disso há também poços de desabamento em forma de crateras circulares, conhecidos por Furnas e a Lagoa Dourada, esta última é uma furna que está quase toda sedimentada. Lembro de ir pequena lá e minha mãe ficar com medo de eu despencar num daqueles enormes poços. Certamente, já deu pra ver que esse também é um dos lugares para visitar depois da quarentena, né?

Curitiba

Já que estou falando de lugares para visitar e já estava mesmo fazendo a programação de um bate-volta a partir de Curitiba, vou planejar uma viagem pra lá. Meu filho ainda não conhece a capital do Paraná e é um destino que posso fazer de avião. Vou aproveitar e alugar um carro para passear por lá.

No blog Entre Polos tem um post bem bacana sobre Curitiba, a cidade onde a blogueira Zudi viveu grande parte da vida. Ela resume bem em 8 fotos como essa cidade é interessante para viver ou turistar.

Museu Oscar Niemeyer

Uma das melhores atrações turísticas e culturais de Curitiba é o Museu Oscar Niemeyer. Inspirada num post da Analuiza Carvalho, do blog Espiando pelo Mundo, fiquei com vontade de visitá-lo novamente logo após a pandemia passar. Aí vou aproveitar para conhecer o Museu Oscar Niemeyer CAFÉ , que ela gosta de frequentar.

O Museu Oscar Niemeyer foi projetado pelo próprio arquiteto e inaugurado em 22 de novembro de 2002. O prédio principal foi construído em 1967 e abrigava desde então repartições públicas. Mas em 2001, Oscar Niemeyer foi chamado para refazer o projeto, transformando-o em museu. Com isso, a construção ganhou um anexo em formato de olho. A obra combina linhas retas e curvas, concreto e áreas verdes, tons neutros e coloridos.

O acervo do museu tem sete mil obras e também organiza exposições temporárias. Entre os nomes do acervo estão Oscar Niemeyer e também outros importantes artistas brasileiros e estrangeiros, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Caribé, Tomie Ohtake, Cândido Portinari, Andy Warhol, por exemplo.

Cafés em Curitiba

Sem dúvida, depois da visita não posso deixar de experimentar uma das delícias do Museu Oscar Niemeyer Café, aproveitando a dica da Analuiza. Vegetariana e corredora de rua, além de instrutora de yoga, ela sabe escolher onde fazer uma pausa para o café ou uma refeição saudável.

Aliás, a Analuiza realmente aprecia muito tomar café e deu a dica de um outro lugar para visitar e Saborear um bom CAFÉ, que ela e o marido amam em Curitiba: o Lucca Café. A cafeteria vende grãos de várias partes do Brasil. Você pode escolher o seu e pedir para moer na hora ou levar para casa.

Rio de Janeiro para completar

Uma lista de lugares para visitar depois que a quarentena terminar, não poderia deixar de ter a cidade maravilhosa. Eu amo o Rio de Janeiro desde 1984, quando conheci minha amiga Andréa e começamos a nos visitar nas férias e feriados prolongados. Tempo bom, só tenho ótimas lembranças do Rio. Éramos bem jovens e aproveitávamos muito por lá.

Pois lendo as dicas da Tharsila Costa, do blog Mapeando Mundo, me animei a pegar a ponte aérea Rio-São Paulo para revisitar a cidade. No post Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar ela me deixou mais atualizada sobre o Rio, já que a última vez que visitei a cidade maravilhosa foi em 2002.

Um dos passeios recomendados pela Tharsila é visitar o Cristo Redentor

Já que meu filho sempre me pede para conhecer o Rio de Janeiro, acho que chegou a hora de fazermos uma visita ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar. A Tharsila deu a dica de se hospedar no Ibis Botafogo. Sou super fã da Rede Accor e sempre me hospedo com pontos. Então já sei até onde devo passar uns dias econômicos quando a quarentena terminar de vez.

Pão de Açúcar

Já estou me vendo no bondinho e apreciando essa vista espetacular

Nunca cheguei a subir no topo do Pão de Açúcar. Mas já vou me programar para esse passeio, que todo turista precisa fazer no Rio. Aliás, a Tharsila fala disso neste post Mapeando Rio: Pão de açúcar & bondinhos. Curiosamente, só me lembro de ter subido no bondinho até o Morro da Urca, onde íamos ver grupos de rock nacional que estavam no início da carreira (1984/1985). Ali vimos shows dos Paralamas do Sucesso e do Legião Urbana, no antigo Noites Cariocas. Nossa! Que saudade! Posso dizer que aproveitei demais e que esta foi uma das melhores fases da minha vida.

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo 8 on 8. Com o intuito de nos unir num tema em comum, todo dia 8 de cada mês, postamos juntas sobre viagens e afins. Agora em junho, como estamos em quarentena, o tema foi 8 Viagens que me Fizeram Sonhar. Veja os outros blogs participantes:

Salve esse pin para ver este post no Pinterest.

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

28 respostas

  1. Oi Cecília, adorei me inspirar nos blogs amigos e escrever sobre as viagens dos sonhos. Agora tô adorando passear com as amigas da BC nos posts que inspiraram elas. Quanto lugar legal para gente conhecer né? Fiquei de boca aberta com a Gruta de Maquiné! Fiquei com vontade de conhecer.
    O Rio de Janeiro é encantador e eu tenho o privilégio de morar perto. Um dia a gente passeia juntas por aqui.

    Bjs,
    Mari

  2. Senti saudade de Curitiba lendo seu post! Moro no Rio e não canso de admirar a cidade. A cada passeio sempre tiro novas fotos. Cordisburgo e o Parque Estadual de Vila Velha ainda estão na lista, então vamos nos inspirar juntas! Beijos!

  3. muito criativa a forma de você falar dos lugares e dos demais blogs. Quanta cidade interessante e dentro de cada uma quanto programa legal. A pandemia, parece que ao nos limitar, nos fez pensar em tantas possibilidades que temos pertinho da gente. Beijocas

    1. A pandemia mudou os hábitos de todos. Mas, nós, que amamos viajar, temos que buscar alternativas. O novo normal será viajar de carro e pra perto de casa. Então, fui buscar lugares para visitar com a ajuda das amigas blogueiras. Obrigada pela visita. Beijos

  4. Cecília, cada país tem riquezas maravilhosas, como prova a sua seleção de locais no Brasil. É a altura perfeita para promover o nosso próprio país e apoiar a recuperação do turismo nacional. Também gostaria de conhecer o Parque Estadual de Vila Velha e explorar as obras de Niemeyer, que adoro. Beijinho

    1. Oi, Ruthia. Com a quarentena a volta à normalidade vai nos fazer visitar lugares próximos.Essa seleção de lugares para visitar depois da Pandemia vale para quem mora na região Sudeste. Mas o Brasil é imenso e tem muita coisa linda para se visitar. Assim como aí em Portugal. Obrigada pela visita. beijos

  5. Dicas fantàsticas!!! O que eu mais tenho são lugares para visitar depois da quarentena
    hahahahaha
    Lista sempre crescendo!

    Eu tenho paixão por grutas e me encantei com essa Gruta de Maquiné. Aliás, bom saber que Cordisburgo é conhecida por Circuito das Grutas
    beijinhos

  6. Adorei sua seleção! Sem dúvida após a quarentena as viagens nacionais e regionais estarão em alta, tanto por causa do dólar, quando por causa das fronteiras. Fora que devemos valorizar nosso turismo nacional que está em crise por causa do covid.
    Adorei o post!

    1. Obrigada, Cintia! Vamos aproveitar esse tempo para ver e rever lugares legais perto de casa. Depois poderemos viajar pra fora do Brasil de novo. Beijos

  7. Que maravilhosa essa relação de lugares pra visitar depois da quarentena. Achei maravilhosa a dica da gruta do Maquiné! Deve ser uma experiência incrível!

  8. Cecília, a melhor coisa que nós podemos fazer nesse momento são planos, não é? Que bom que alguns dos meus posts te inspiraram. Você vai adorar rever Vila Velha e se surpreenderá como aconteceu comigo. Esse foi um dos passeios que fiz para apresentar aos meus filhos lugares que marcaram a minha infância. Boas viagens futuras minha querida!

    1. Oi, Zudi. É exatamente isso que quero fazer, levar meu filho pra lugares que fui quando pequena. Adorei me inspirar em vc. Beijos

  9. Oi, Cecília, gostei bastante da maneira como você apresentou os lugares para visitar depois da quarentena. Espero que ao menos pelo Brasil a gente possa viajar, que tem muitos cantinhos para conhecer.

  10. Que delícia saber que você já andou por estas bandas aqui das Minas Gerais, Cecília. Espero que volte em breve para passearmos muito por BH e entorno. Está convidadíssima para retornar e curtir tudo que Minas tem a oferecer, só que desta vez sem dor de barriga, rsrsrs. Beijos.

  11. O prazer de uma viagem começa no planejamento.
    A tarefa de levantar informações sobre os destinos já nos faz divagar por lugares que sonhamos ou que pretendemos rever.
    Tive de cancelar alguns planos para os feriados que nunca existiram…
    Mas outros virão!
    Abç
    Melchior.

    1. É isso aí, Melchior. A gente já começa a viagem no planejamento. Então já anote esses lugares para visitar quando a quarentena passar. Acredito que você já conhece, mas pode rever num feriado ou final de semana prolongado de 2021. beijos

  12. Sem querer (e sem saber o que estava por vir), já tínhamos fechado viagens pelo Brasil esse ano. A mais longa é para Porto de Galinhas em outubro e ainda não temos certeza se vamos. Mas temos Foz, RJ e BH marcadas como viagens de um final de semana. Essas pretendemos fazer, já que são distâncias rápidas partindo de SP e pouco tempo também.

    1. É verdade. Esse ano vamos ter que ficar pelo Brasil. É bom pra economizar e para esperar o dólar baixar. Mas logo vamos poder desbravar o mundo de novo. beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.