Quer saber minhas dicas para economizar na viagem? Então leia este post e nunca mais saia gastando todo seu dinheiro sem pensar. Viajar pode ser barato e seu dinheiro pode render viagens lindas pelo Brasil e pelo Mundo. É só saber onde economizar. Vamos lá?
Talvez você se interesse também por saber minhas Dicas para viajar pro exterior sossegado
1 – Lista de destinos
O primeiro passo para economizar é seguir esta dica básica. Faça uma lista dos lugares que você quer conhecer. Não importa o destino. Não importa se você já tem dinheiro para ir pra lá. Simplesmente faça a lista. Nunca se sabe quando teremos oportunidade de viajar, por isso anote os destinos que mais lhe atraem.
2 – Blogs e Instagram
Acho fundamental saber mais sobre os lugares que queremos visitar e que estão na nossa lista de destinos desejados. Isso porque eles podem ser destinos caros ou podem ter especificidades únicas, como por exemplo épocas certas para conhecê-los de forma mais econômica.
Por esse motivo, recomendo pesquisar em blogs de viagem e seguir contas no Instagram, que tragam informações precisas dos destinos da nossa lista. Muito antes de começar o Viajante Econômica, já fazia isso e garanto que me ajudou muito a definir estratégias para visitar diversos lugares sem gastar muito.
3 – Passagens com antecedência
Não pense que viajar barato não requer planejamento. Saiba que as passagens, principalmente nas companhias aéreas, vão ficando mais caras com o passar do tempo. Minha estratégia é ver sempre preços dos destinos que quero conhecer, mesmo sem ter datas em mente. Assim já sei quanto custa a passagem e consigo visualizar se está mais cara ou barata. Para isso, anote num caderno ou faça uma planilha com os valores, para já saber quanto irá gastar e se preparar para um dia realizar a viagem.
Mas de qualquer forma, para comprar passagens mais baratas, costumo verificar promoções que eventualmente são lançadas nos sites. Se não achar nada em conta, tenho como critério fechar a compra com quatro meses de antecedência no mínimo. Se for passagem de trem, espero a abertura das vendas, que acontecem três meses antes da data.
4 – Mecanismos de busca
Existem mecanismos de busca de passagens que fazem isso pra gente. O Skyscanner, por exemplo, é um excelente site para buscar os melhores preços. Outro que também costumo usar é o Google Flights, que inclusive faz rastreio pra você e informa as variações dos preços dos voos nacionais e internacionais.
Se preferir voar de Gol, saiba que a empresa disponibiliza o serviço gratuito Radar Smiles, que guarda sua pesquisa de voo e manda mensagem a cada variação de preço do trecho desejado. No blog tenho parceria com a Passagens Promo, que também pode ter bons preços.
Aliás, pesquisa é fundamental para viajar barato. Para achar bons preços na Europa, eu recomendo a Omio. Lá você vai achar passagens de avião (inclusive lowcosts), trem e ônibus neste outro parceiro do Viajante Econômica.
5 – Pesquise hospedagem
Depois que acertar as datas da sua viagem e já tiver fechado o meio de transporte para chegar até lá, comece a pesquisar sua hospedagem. Garanta preços melhores reservando com antecedência, seja hotel, hostel, casa ou apartamento alugado. Se quiser pesquisar nos parceiros do blog, veja os preços no Hotels.com, Booking, Airbnb e no Skyscanner. Todos eles fazem pesquisas dos melhores preços para suas datas.
6 – Seguro viagem
Viajar significa sair do seu cotidiano, conhecendo novos lugares. Essa experiência vai lhe dar muitas alegrias, mas também pode ser que lhe traga alguma preocupação. Para evitar que elas estraguem seus planos, recomendo fazer um seguro viagem. Não importa se o destino é no Brasil ou no exterior. Viajar seguro garante que não haja perrengues.
Sobretudo neste momento em que o mundo passa por uma pandemia de Covid-19, ter um seguro viagem é fundamental para viajar tranquilo. Recomendo inclusive a leitura do post 10 dicas importantes sobre seguro viagem, antes de contratar o seu.
7 – Mala de viagem
Considere levar uma mala de viagem compatível com o transporte que você vai utilizar para chegar no seu destino. Se for viajar de avião, leve uma mala tamanho P, assim você não ver ter custos para despachar. Se sua viagem for de longa duração, escolha uma mala tamanho M e saiba que ela vai ter que ser despachada (com ou sem custos), de acordo com as regras da companhia aérea.
Para saber mais sobre o que levar na mala, leia este post. Mas de qualquer forma, viaje leve. Não carregue o que não precisa. Assim vai aproveitar mais a viagem.
8 – Dicas para economizar no destino
Agora que você já tem ideia dos passos que deve seguir para planejar sua viagem, aprenda a economizar também no seu destino. É provável que você tenha escolhido um hotel sem refeições inclusas na diária. Isto inclusive ajuda a baratear a hospedagem em determinados lugares. Mas pra não colocar tudo a perder e enfiar o pé na jaca, veja algumas dicas para economizar durante a viagem.
Alimentação
- Abasteça o quarto com lanches e comidas do supermercado. Claro que essa dica só vale se tiver frigobar no quarto ou você estiver numa casa ou apartamento alugado.
- Faça somente uma refeição por dia em restaurantes. Mas escolha os mais em conta, que em geral ficam um pouco fora da área turística.
- Seja flexível com horários das refeições. Se optar por restaurantes da moda, vá no horário do almoço. No jantar os preços são mais caros em alguns lugares.
- Faça pequenos lanches durante o dia. De preferência coma frutas secas e barras de cereais nos passeios, assim vai ter mais disposição e na hora de fazer uma refeição, não terá tanta fome.
Locomoção
Para se locomover sem gastar muito, faça pesquisas antes de viajar para seu destino e ponha as contas no papel. Veja quanto custa o transporte público, quanto sairia contratar traslados ou passeios, ou alugar um carro. Claro que andar a pé ajuda a economizar e ainda lhe dá a vantagem de conhecer particularidades no caminho de uma atração turística a outra.
Mas tudo depende. Tenha em mente que cada destino tem suas facilidades ou dificuldades de locomoção. Se viajar em família ou em grupo, escolha a opção que vai ficar mais barata. Cidades grandes no Brasil podem valer a pena o aluguel de veículos. Já em países que possuem um sistema de transporte público de qualidade, acho totalmente dispensável. Na Europa, por exemplo, você terá tantas opções de metrôs, trens e ônibus, que não vai querer e nem precisar alugar um carro. Somente se estiver com planos de visitar rotas pelo interior dos países.
Compras
Brasileiro adora fazer compras. Eu não sou diferente. Quando viajo pelo Brasil, sempre vejo artesanato e até algumas peças de roupas que me atraem. Mas sempre levo em consideração fatores como preço, qualidade e necessidade. Claro que tem coisa que você só vai encontrar em determinado lugar e a tentação será maior. Mas não se esqueça de considerar o peso (se estiver de avião), a fragilidade do objeto (pode quebrar antes de chegar na sua casa) e principalmente a utilidade do produto. A regra é parar pra pensar se não está apenas comprando por impulso.
No exterior, muitas vezes os preços compensam e a vontade de comprar só aumenta. Nesta hora, prefira as lojas que oferecem tax free, ou seja, que vendem para os estrangeiros sem a retenção de impostos. Em alguns países os impostos podem ser devolvidos mediante o preenchimento de formulários. O valor é retido na hora da compra, mas ele volta pra você no cartão de crédito se você fizer os trâmites corretos na alfândega do aeroporto de saída pro Brasil. Neste caso, cada país tem sua regra. Fique atento para poder receber o seu dinheiro de volta.
Atrações gratuitas
Das dicas para economizar na viagem, a que mais uso é visitar atrações gratuitas. Todo lugar tem e elas costumam ser ligadas à natureza ou a entidades públicas. Conhecer museus de graça, por exemplo, pode ser possível em dias específicos do mês. No Estado de São Paulo, os sábados são de gratuidade nos museus mantidos pelo governo. Em Santos, o Museu do Café é assim. Aos sábados, você entra na faixa.
No exterior há também gratuidade em datas específicas. Veja sempre o site oficial do museu para descobrir qual o dia que você não vai pagar pra visitar o acervo. Praças e parques também costumam ser de graça e podemos aproveitar para fazer piquenique, ler ou observar o modo de vida das pessoas. Adoro fazer isso.
Moeda local
No exterior a dica para economizar é já chegar com a moeda local. Se for pros Estados Unidos, leve dólares. Pro Canadá, compre dólares canadenses. Para a Europa, leve euros. Na América do Sul, leve reais ou dólares, porque o câmbio nestes países pode ser desfavorável.
De qualquer forma, para se preparar para uma viagem internacional, o ideal é ir comprando aos poucos a moeda local ou dólares numa casa de câmbio ou banco de sua confiança. Recomendo que, depois de saber o destino, você comece a comprar mensalmente uma pequena quantia da moeda para não perder muito com as alterações cambiais. Se quiser ver as cotações na Confidence Câmbio, parceira do blog, clique aqui.
Viajar é investimento
Tenha em mente que viajar é investimento. Se você nunca parou pra pensar nisso, saiba que as experiências de uma viagem ficam para sempre. Nunca voltamos os mesmos e aprendemos muito com o que vemos num lugar diferente do que estamos habituados. Invista em você. Faça uma viagem e você vai ver que viajar compensa qualquer gasto. E quando você menos esperar, vai ver que mudou suas prioridades de vida para viajar mais.
Com planejamento, as possibilidades se abrem e a gente vai percebendo que viajar faz muito bem pra nossas vidas. Aqui no blog tem muitas dicas para você viajar com milhas, por exemplo. E também para pagar sua hospedagem com pontos. Portanto, não tem desculpa. Viaje mais e seja feliz.
Respostas de 13
I need to to thank you for this excellent read!!
I definitely loved every bit of it. I have you book-marked to check out new things you post…
Thank you, Carmine. I loved to know it.
Conteúdo muito bom, completo e informativo!
Muito obrigada pela visita
Ótimas dicas Cecilia, quem não gosta de dicas para economizar na viagem né? Já coloquei seu post nos favoritos para consultar sempre.
A dica da mala eu acho EXTREMAMENTE essencial! Já tive que pagar muito peso/tamanho extra de bagagem por simplesmente ignorar o tipo de viagem e as recomendações da companhia aérea. Sem contar nas vezes que foi preciso táxi para me locomover por causa da quantidade de malas enquanto uma mochila mais leve teria me salvado a vida. Ótimas dicas!
oi, Mariana, realmente a gente tem que pensar em tudo para economizar na viagem. A mala é um item que pode dificultar mesmo. Obrigada. Volte sempre.
Adorei as dicas para economizar na viagem. Se planejar tudo direitinho dá para fazer várias coisas poupando dinheiro. O tax free é uma delas que uso bastante, como você ensinou.
Que legal, Lulu! A gente vai aprendendo os truques para baratear a viagem senão não viaja. Beijos
Excelente e super completo o post! Adorei
Obrigada, Monica! Só assim que dá pra viajar bastante.
Parabéns pelas dicas. Um abraço!
Muito obrigada pela visita. Volte sempre.