Você tem um lugar no mundo que adoraria voltar? Para mim, esse lugar é Hamburgo, uma cidade alemã que me conquistou pra sempre. A primeira vez que estivemos lá foi em novembro de 2013. Fomos conhecer Hamburgo por indicação de uma amiga virtual apaixonada pela cidade. Gostamos tanto que retornamos mais duas vezes.
Pensar em Hamburgo já me bate aquela saudade. Saudade de andar por suas ruas, pelo porto e pelas margens do Lago Alster. Mas também me bate saudade das longas conversas que tive com essa amiga carioca, que faleceu em dezembro de 2017, antes mesmo de nos conhecermos pessoalmente.
Beth Vasconcellos me contava entusiasmada sobre suas viagens ao lado de seu marido Evandro Barreto. Hamburgo e Paris eram as paixões do casal. Beth havia morado em Hamburgo na adolescência e me contou muitas histórias que vivenciou por lá. Uma delas foi a de que viu os Beatles começarem sua carreira nos bares de St. Pauli, um bairro à beira do porto.
Porto de Hamburgo
Hamburgo é uma cidade portuária, banhada pelo Rio Elba. Seu porto tem mais de 800 anos e é o mais importante da Alemanha e o segundo mais movimentado da Europa. No passado, foi através dele que muitos alemães e europeus emigraram para o Brasil e para os Estados Unidos, no final do século XIX e início do XX. Até achei que minha família (Beu) tinha partido de lá. Mas depois descobri que foi do porto de Antuérpia, na Bélgica.
A região ao longo do Porto de Hamburgo é uma das atrações turísticas mais incríveis da cidade. Há um extenso píer de onde partem barcos que fazem passeios pelo canal do porto e pela Hafencity (parte renovada e ecologicamente correta da cidade). Vale a pena fazer um tour para conhecer as duas margens do Rio Elba. Ver sua grandiosidade e observar os navios de passageiros que partem para cruzeiros pela Europa.
Nesse píer que margeia o rio, há muitos bares e restaurantes. Mesmo no inverno, a região ferve de turistas e moradores à procura de pratos de especialidades do mar e do famoso fish and chips, acompanhado de uma gostosa cerveja alemã. Famílias e grupos de amigos estão sempre por lá. É diversão garantida.
Bairro português numa cidade alemã
Já pensou falar português numa cidade alemã? Pois em Hamburgo você vai poder conhecer o Portugiesenviertel, o pequeno bairro português com seus restaurantes deliciosos com pratos da culinária portuguesa e mediterrânea. O Portugiesenviertel fica bem pertinho do porto e é uma dica para almoço ou jantar, antes ou depois de passear pela região.
Fomos por duas vezes no Casa do Benfica. Um restaurante que tem no menu muitos pratos de frutos do mar, acompanhados de batatas fritas, salada e arroz branco. Para quem tem crianças, é uma opção para se alimentar com algo mais familiar para o paladar brasileiro. E tem também porções de bolinho de bacalhau e outros aperitivos. Só de lembrar já me deu água na boca.
Fischmarkt
Na região do porto você também vai poder conhecer o Fischmarkt, o famoso mercado de peixes de Hamburgo. Se quiser ver sua movimentação, acorde bem cedo no domingo ou emende a noite de sábado. No inverno, das 7h às 9h30, e no verão, das 5h às 9h30, você poderá comprar peixes frescos a preços populares, vendidos pelos pescadores, que aos gritos disputam os consumidores. Confesso que não tive essa experiência. Mas acredito que deve ser interessante.
Landungsbrücken de St. Pauli
Toda aquela região que margeia o rio se chama Landungsbrücken (pontes de desembarque, em português) de St. Pauli. Dali partem barcos para a outra margem do Rio Elba, onde estão os terminais portuários de carga e também alguns teatros.
Não deixe de conhecer o belo edifício de pedra com telhados verdes e duas torres que tem próximo à estação de metrô. O prédio abriga lojas de lembrancinhas de Hamburgo, alguns cafés e restaurantes. Há também o Hard Rock Café Hamburgo, que fica no lado direito do edifício. Mesmo que você só dê uma olhada na loja, vale a visita.
Túnel sob o Rio Elba
Você já pensou em atravessar o rio por um túnel subterrâneo, utilizado inclusive como abrigo antiaéreo na 2ª Guerra Mundial? Então prepare-se para a experiência. Bem ao lado da entrada do Hard Rock Café de Hamburgo você vai ver o acesso ao Alter Elbtunnel (antigo túnel do Elba, em português).
Construído em 1911 para facilitar o acesso à outra margem do rio, o túnel perdeu sua finalidade após os anos 70. Na época, foram construídas novas pontes e um novo túnel, mais largo e moderno. Por consequência, o antigo túnel virou atração turística, já que ele era uma grande inovação para sua época.
E pra nossa sorte, ele é lindo e está aberto ao público. Sua travessia é grátis para pedestres e ciclistas. Basta pegar um elevador e descer 24 metros abaixo do nível do rio para chegar ao túnel. Você vai caminhar por 425,5 m até chegar do outro lado. Note que a passagem subterrânea ainda é usada por alguns poucos carros e motocicletas, que pagam uma pequena tarifa para acessar a outra margem do Elba.
Navios museus
Ainda na região do porto, você poderá observar a presença de dois navios que foram transformados em museus: o Rickmer Rickmers e o Cap San Diego. Se você for visitar Hamburgo com crianças ou for apaixonado por navegação, não deixe de visitar os dois.
O MS Cap San Diego, conhecido como o cisne branco do Atlântico Sul, é um vapor que transportava mercadorias como algodão, café, cacau, carne e vestuário para a Alemanha, entre 1961 e 1988. Enquanto que o Rickmer Rickmers é um navio que ficou em atividade por quase 90 anos, navegando pelos sete mares. Aposentado desde 1983, o navio está ancorado no porto e aberto à visitação.
Elbphilharmonie
De tudo que já falei de Hamburgo até aqui, nada se compara à Elbphilharmonie, a casa de concertos que virou o novo marco da cidade. Construída sobre um antigo armazém do porto, sua estrutura é uma verdadeira obra de arte. Inaugurada em janeiro de 2017, seu projeto reúne uma arquitetura inovadora, uma acústica excelente e uma localização perfeita.
Em todas as três vezes que estivemos em Hamburgo, a Elbphilharmonie estava em construção. Portanto, não tenho a experiência de ter visitado essa maravilha da arquitetura alemã. Mas numa próxima oportunidade ela será a primeira atração que visitarei. Enquanto isso não acontece, explore você mesmo essa magnífica construção no site oficial da Elbphilharmonie.
Rathaus: a prefeitura de Hamburgo
Rathaus em alemão quer dizer prefeitura. E toda cidade alemã se orgulha da sua. Certamente a de Hamburgo não foge a isso e é uma das mais bonitas do país, tanto que é símbolo da cidade. Ela ficou pronta em 1897, após 11 anos de construção. O prédio tem muita história. Já passou por incêndios e bombardeios e segue lindo e imponente no centro da cidade. Hamburgo é uma cidade-estado, por isso lá se reúnem o prefeito, além dos representantes do senado e do parlamento.
Em estilo neo-clássico, a Rathaus é aberta a visitação de segunda a domingo, das 8h às 18h. Há visitas guiadas pelo prédio em alguns horários. Na época de Natal, a praça em frente à Rathaus recebe uma feira natalina incrível. Portanto, se você gosta desse tipo de evento e não se importa com o frio, recomendo visitar Hamburgo entre o final de novembro e o final de dezembro para poder conhecer a alegria e beleza das feiras de Natal alemãs.
Passeio de barco pelo Lago Alster
Uma das coisas que mais gosto de fazer em cidades com lagos é passear de barco. Talvez esse meu gosto venha da minha origem caiçara, já que vivo numa cidade de praia e barcos fazem parte da paisagem. Em Amsterdam , por exemplo, pegar o barco para conhecer seus canais é um dos passeios imperdíveis.
Da mesma forma, se você quer conhecer o lado rico de Hamburgo, com suas mansões à beira dos canais que abastecem o Lago Alster, pegue um barco turístico na região da Jungfernstieg e tenha essa experiência. O passeio pelos lagos Binnenalster e Aussenalster é inclusive relaxante após horas caminhando pelas atrações turísticas. Recomendo ir no pôr do sol para ver a cidade se iluminando aos poucos.
Reeperbahn
A noite hamburguesa é bastante movimentada na região da Reeperbahn, em St. Pauli. O bairro próximo ao porto é lotado de bares e danceterias, algumas para maiores de 18 anos. Portanto, acredito que seja uma atração turística legal de você conhecer se viajar somente com adultos. Como sempre fomos para Hamburgo com nosso filho ainda criança, não tivemos essa experiência. Pretendemos voltar um dia para conhecer esta parte da cidade, que sem dúvida vale muito a pena.
Dicas de Hamburgo
Como eu disse no início deste post, conheci Hamburgo através das conversas com minha amiga Beth. Lembro de ler suas dicas sobre os lugares que eu deveria visitar e curiosidades sobre essa cidade alemã que poucos brasileiros conhecem. Por isso, vou colocar algumas dicas minhas que podem interessar para você e ajudar no seu planejamento de viagem a Hamburgo.
1. Transporte público
O transporte público de Hamburgo é perfeito. Fizemos tudo com ele. Por isso, recomendo que você compre um dos bilhetes que valem por um dia ou uma semana (de acordo com seu tempo de estadia) e use e abuse dele. Há trens, metrô e ônibus que vão levar você a todas as partes da cidade.
No primeiro dia, acredito que a melhor forma de se ambientar com Hamburgo é pegar o ônibus turístico de dois andares. Certamente ele vai lhe apresentar as principais atrações e você poderá descer nos pontos do circuito turístico para visitar alguns deles. Por ser uma parte da cidade rica em atrações, recomendo que você deixe a região do porto para fazer com transporte público a fim de aproveitar melhor.
2. Hospedagem
A hospedagem em Hamburgo não é das mais caras da Europa. Certamente, ela é bem concorrida. Mas acho até mais barato dormir lá do que em Berlim. Recomendo os hotéis da Rede AccorHotels. Ficamos hospedados no SuiteNovotel Hamburg City. Ele não fica na área turística mas está a poucos metros da Hauptbanhof (Estação de Trem) e tem uma estação de metrô na porta.
Booking.com3. Compras
Certamente, fazer compras em Hamburgo é bastante interessante, desde que o euro esteja acessível. A maior parte do comércio fica no entorno da Mönckebergstrasse. Lá você vai encontrar grandes magazines como a Galeria Kaufhof e a Karstadt; e lojas de moda como H&M, Zara, C&A entre outras. Para quem gosta de eletrônicos e eletrodomésticos, a Saturn é sem dúvida uma ótima opção.
Se você gosta de ir ao shopping, siga até a Europa Passage e aproveite as promoções. Para ver as lojas de grife, vá até a Jungfernstieg, uma das 10 ruas mais luxuosas do mundo. Só para ilustrar, a loja da Apple fica nessa rua e os passeios de barco pelo Lago Alster saem bem em frente.
4. Quantos dias
Lendo esse post você deve estar se perguntando: mas quantos dias devo reservar para conhecer bem a cidade? Sou uma viajante econômica que gosta de ficar um tempo maior nas cidades que visita. Sem dúvida isso me ajuda a ficar bem ambientada e não passar muito perrengue. Porque turista sempre passa por perrengues, né? Então, acho que uma semana é o ideal. Mas você pode ficar quatro ou cinco dias. Menos do que isso vai lhe dar a impressão de que poderia ter aproveitado mais dessa cidade alemã que amo.
Blogagem Coletiva
Este post de Hamburgo faz parte da Blogagem Coletiva de maio do Grupo 8on8. O tema deste mês é Adoraria Visitar de Novo. As blogueiras do grupo escolheram os lugares que gostariam de visitar e escreveram posts incríveis. Não deixe de ler também:
- Let’s Fly Away – Jardins de Monet em Giverny: inesquecível bate-volta de Paris [8on8]
- Travel Tips Brasil – Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível
- Espiando pelo Mundo – Cosimo de Medici por Luiz Felipe D´Avila
- Chicas Lokas na Estrada – 8 lugares gratuitos para visitar de novo no Rio de Janeiro
- O Berço do Mundo – Cabo Verde: razões para voltar
Respostas de 22
Nossa, que blog legal!
Adorei, dá muita vontade de viajar!
Quero muito conhecer a Alemanha!
Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigada! A Alemanha é linda. Vale a pena conhecer.
Realmente Hamburgo e tudo isso e mais m pouco!!! Estive em janeiro deste ano, passando ara visitar uma prima no final de minhas férias, pena que fiquei somente 1 (um) dia. Fiquei encantada e com a sensação de precisar retornar em breve para conhecer cada pedacinho desse lugar encantador! Fizemos tudo correndo pois estava com uma criança, acho que batemos o record por termos conseguido fazer um tour correndo literalmente em quase todos estes pontos mencionados aqui!! Estava frio e chovendo mais jamais esquecerei esse lugar! Main Main
É uma cidade para voltar e aproveitar muitos dias por lá, Cirlene. Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre. 😉
Oi Cecília,
nunca estive em Hamburgo, mas pelo seu post já me inspirei para ir! Que curioso o Portugiesenviertel, um bairro português em plena Alemanha! Super interessante!
Ah, já morri de vontade de passear no Alter Elbtunnel, adorei a foto e já me imaginei lá. Bom saber que é gratuito. Deve ser bacana a experiência, ainda mais por seu um lugar com uma história.
Lindo post!
Bjs,
Mari
Obrigada, Mari! Vale a pena conhecer Hamburgo. Uma cidade alemã que encanta quem a conhece. Espero que em breve você possa planejar uma viagem pra lá. Beijos.
Adorei! Fquei curiosa e interessada em conhecer Hamburgo. Lugar cheio de opções de passeio e culinária tão interessante.
Carina, vale a pena conhecer. Não é uma cidade cara, apesar de ser uma região muito rica da Alemanha. Obrigada pela visita. Beijos
Como é bom iniciarmos uma viagem a partir de um relato apaixonado de alguém que conheceu o destino como seu caso com os seus amigos! Hamburgo parece mesmo um local apaixonante para visitar mais de uma vez!
Beijos!
Denise, espero influenciar você também a conhecer Hamburgo. Uma cidade alemã para voltar sempre. Beijos.
Engraçado essa paixão que a gente transmite sobre um destino, às vezes involuntariamente. Hamburgo tem muita coisa em comum com outras cidades alemãs, mas esse túnel sob o rio é muito interessante. E o bairro português é uma óptima dica para quem viaja com gente difícil para comer: a cidade recebeu muitos emigantes portugueses, o que explica o bairro.
Abraço
Fico feliz que você tenha notado essa paixão lendo este texto. Realmente eu amo Hamburgo. Obrigada pela visita. Beijos
Adorei visitar Hamburgo pelo seu olhar. Uma cidade alemã para voltar, sem dúvida. E ainda tem um bairro português! Achei incrível !! Como você disse, uma boa dica de onde comer bem por lá. Além, claro, dos outros atrativos da cidade.
Lulu, quando você tiver oportunidade, vá conhecer Hamburgo. Essa cidade alemã é uma das mais legais que conheci nesta vida. Moraria lá fácil. Até bairro português tem, porque a comunidade portuguesa lá é grande. beijos
Que texto encantador e cheio de emoção. Não conheço Hamburgo e já me apaixonei com tanta beleza e história. Adorei saber do bairro português e quero muito conhecer.
Que bom que você gostou! Quando puder, faça uma viagem para a Alemanha e conheça Hamburgo. Tenho certeza de que vai voltar apaixonada por ela. Obrigada pela visita. Volte sempre.
Agora em maio tínhamos viagem programada para a Alemanha: o objetivo era correr em Berlim. Naturalmente a viagem foi cancelada por conta da pandemia. Hamburgo era uma das cidades que tinha pensado em inserir no roteiro.
Não tínhamos o roteiro programado ainda quando entramos em isolamento social, sendo assim, ele ficou por fazer. Por isso ainda não tínhamos pensado em quanto tempo, nem pesquisado exatamente o que ver por lá!
Apesar de ter pensado em Hamburgo, eu não tinha muita expectativa sobre ela, até ler este texto! Saber que Hamburgo é uma cidade alemã para voltar sempre e que ela pede uma semana, me animou muito. Sim, porque quando tudo isso passar, seja lá quando for, pretendemos realizar esta viagem e agora com certeza não só com Hamburgo no roteiro, como com esta lista de coisa a fazer por lá. 🙂
Que legal inspirar você, Analuiza! Você que tanto inspira minhas viagens… fico extremamente feliz por isso. Você vai gostar muito de Hamburgo. Já fizemos o trecho Berlim – Hamburgo de trem e foi uma experiência super positiva. Em menos de duas horas vocês já estarão em Hamburgo. Se precisar de mais informações, pode pedir. Beijos.
Adoro a Alemanha e já cogitei visitar Hamburgo mas achava que a cidade por ser portuária não seria turística. Ledo engano ! Com certeza, incluirei numa próxima viagem à Alemanha. Adorei conhecer um pouco da cidade através de seu relato. Passeio de barco deve ser ótimo e a região portuária tb. Beijocas
Lilian, que bom que te influenciei positivamente para conhecer Hamburgo. Você vai amar aquela cidade linda. Obrigada pela visita. Beijos
Fiquei com vontade de conhecer essa cidade. Só conheci Berlim e me apaixonei. Esse post me faz ter cada vez mais certeza que realmente a Alemanha é toda demais!
Bárbara, eu também amava Berlim, mas meu coração se dividiu quando conheci Hamburgo. Moraria fácil nessa cidade alemã. Quando puder, vá conhecer Hamburgo e apaixone-se também. ??