Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão

Lago di como

Você já ouviu falar do Lago di Como? Ele fica no norte da Itália, pertinho da Suíça, e é um destino bastante procurado pelos turistas no verão. Aliás, toda aquela região da Lombardia é belíssima e tem paisagens de tirar o fôlego. Não é à toa que celebridades e milionários de várias partes do Mundo possuem mansões com vista pro lago, como por exemplo o ator norte-americano George Clooney. Não muito longe dali, estão também outros dois lagos famosos, o Lago di Guarda e o Lago Maggiore.

Como eu fiquei cinco dias em Milão e amo fazer bate-volta, escolhi conhecer o Lago di Como na minha viagem pra Itália em julho/agosto de 2019. Deixei um dia exclusivo para visitá-lo e não me arrependi. Tanto que quero muito voltar lá e numa próxima oportunidade pretendo passar uns dias na cidade para aproveitar tudo o que aquele lugar belíssimo tem a oferecer aos visitantes.

Como chegar

É muito fácil ir a Como de trem a partir de Milão. A viagem dura em torno de 50 minutos e o trem é confortável e barato. A passagem custa 4,90 euros. Pagamos um total de 24 euros (dois adultos e um adolescente) para ir e voltar. O trem sai da estação de Cadorna, em Milão, e percorre 39 Km até Como Lago Nord.

lago di como trem
O trem para o Lago di Como sai da Estação Cadorna, em Milão

A estação Como Lago Nord fica bem no centro de Como e você já vai avistar o lago assim que descer do trem. Dali você tem duas opções: fazer o passeio de barco e visitar os outros vilarejos à sua margem, ou seguir para Brunate, no alto da montanha, para ver a vista lá de cima.

Brunate

Nós fizemos primeiro a subida de funicular à Brunate, uma cidadezinha que fica 700 metros acima do Lago di Como, e deixamos para fazer o passeio de barco na sequência. Mas era um domingo de verão, a cidade estava cheia e a fila do funicular nos fez perder uma hora só para subir. Por isso, recomendo que você analise a fila antes de escolher ir até Brunate. O valor do ingresso é 5,50 euros, ida e volta. Crianças com até 1,10 m de altura viajam de graça e os que já ultrapassaram esta medida, mas têm até 12 anos, pagam por 3,50 euros.

Na verdade, subir é rápido. O bonde demora só sete minutos para chegar na estação de Brunate, no alto da montanha. Mas como ele tem capacidade para poucos passageiros, a espera pode ser longa se houver fila para embarque. Demoramos tanto neste passeio que foram três horas do nosso dia só ali. Não que não valha a pena subir. Lógico que vale! Mas só não se submeta a uma fila grande porque, ainda mais num dia de sol intenso de verão, você vai ficar cansado de esperar em pé e no calor.

Funicular do Lago di Como
Para chegar a Brunate você precisa pegar o funicular e subir 700 metros em sete minutos

Vista pro Lago di Como

A vista de Brunate para o Lago di Como é linda, mas você não vai ver muita coisa se não seguir até o mirante, que fica a uns 15 minutos de caminhada pelas ruas que contornam o lago. Isso porque o funicular vai lhe deixar num pequeno largo com igreja, restaurantes, lojas de souvenir e lanchonete, mas não tem praticamente nenhuma vista ali.

Foi até meio decepcionante demorar tanto tempo para subir e ao chegar descobrir que ali em cima só se avista o Lago di Como se você está em alguma das casas ou restaurantes que estão posicionados estrategicamente de frente para ele. Mas a decepção inicial é contornada quando você esquece da fila e segue pelas ruas de Brunate até chegar ao mirante. Ali sim você vai fazer suas fotos e, se tiver sorte do dia estar bem claro, vai ver até os Alpes suíços.

Brunate fica na divisa com a Suíça e o sinal de celular muda até de operadora, de tão próximo que você vai estar do país dos melhores chocolates do mundo. Aproveite a vista. Tire muitas fotos e retorne para o largo da igrejinha. Se quiser comer por lá, escolha um dos restaurantes ou mesmo a lanchonete, onde comemos uma massa muito apetitosa. Visto tudo, é hora de enfrentar outra fila pra descer. Viu agora o porquê de só subir se não tiver fila?

Lago di Como
O Lago di Como tem várias marinas. Veja ao fundo desta foto a montanha onde fica Brunate

Passeio de barco no Lago di Como

Uma vez no Lago di Como, caminhe pelas suas margens e escolha um passeio de barco. Ele vai levar você para vários vilarejos à margem do Lago. Infelizmente perdemos muito tempo em Brunate e estávamos tão cansados que resolvemos só caminhar pela margem e depois fomos conhecer o centrinho de Como.

Mas se você optar por andar de barco e estiver com tempo, vá até Bellagio. Esse teria sido nosso destino se não tivéssemos perdido parte do dia no funicular pra Brunate. Bellagio é uma cidadezinha graciosa na beira do Lago e todo mundo que faz o passeio de barco, desce nela. Esse é um dos motivos que quero voltar ao Lago di Como. Conhecer essas cidades em volta, andar por suas charmosas ruazinhas e tomar um gelato.

Catedral de Como

Se tem um lugar lindo que descobrimos em nossas andanças pelas ruas de Como, é sem dúvida a Catedral de Como. Ela começou a ser construída em 1396 e demorou três séculos e meio para ficar pronta, com a conclusão de sua cúpula somente em 1744. Por esse motivo ela reúne três estilos: gótico, renascentista e barroco.

O que fazer em Como

Se você tiver um tempo extra, não deixe de caminhar pela margem do lago e pelo centro de Como. Vai fazer muitas descobertas e se apaixonar pela cidade. É tudo muito perto e a estação de trem não fica muito longe dali. Portanto, deixe-se levar pela curiosidade e conheça suas ruelas. Na nossa caminhada, estivemos numa confeitaria pertinho da catedral que tinha doces e salgados deliciosos. Vou ficar devendo o nome pra você, mas acredito que você também vai achar lugares como esse para visitar.

Centro de Como
Vale a pena passear pelo centro de Como e fazer descobertas incríveis no caminho

Quer saber o que fazer em Milão? Leia meus 8 Motivos para visitar Milão.

Volta para Milão

No final do dia, pegue o trem na estação Como Nord para Cadorna, em Milão. Para não perder o último trem que sai às 21h16 de Como, esteja na estação uns 15 minutos antes. Se a cidade estiver cheia, é provável que o trem encha também. Para não correr esse risco, voltamos no trem das 19h16. Assim pudemos aproveitar o final de tarde no Duomo de Milão.

Blogagem Coletiva

Como eu já disse, certamente adoraria voltar ao Lago Di Como, no Norte da Itália. Por este motivo, escolhi escrever este post para a Blogagem Coletiva, cujo tema é Para Onde Voltar? Veja quais os destinos que as outras blogueiras escolheram para rever quando a Pandemia passar.


CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

Respostas de 26

  1. Ótimas dicas, Cecília, obrigada! Sabe me dizer se esse trem entre Milão e Lago de Como passa dentro de túneis e neste caso se são extensos?
    Obrigada ☺️

    1. Obrigada, Lídia! Eu acho a língua italiana linda e já tentei aprender sozinha. Mas acabei desistindo. Mas acho que vale a pena aprender e depois viajar pra lá para praticar o idioma. Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre! ?

  2. Amei demais esta matéria, me fez relembrar da minha visita ao Lago di Como que não foi um bate-volta e nem de trem, foi uma roadtrip pelo sul da Itália até Brindizi, onde atravessamos para a Grécia.
    Mas realmente passei em Como muito pouco e preciso, com certeza, voltar. Passei pouco tempo por lá e me concentrei no Lago. Que lugar maravilhoso! Tenho uma foto de lá que é uma das minhas preferidas. Que delicia conhecer os lugares que visitou por lá!

    1. Que legal, Sylvia! Deve ser maravilhoso cruzar a Itália de carro até a Grécia. E ainda com parada no Lago di Como, melhor ainda. Obrigada pela visita. Beijos

  3. Nossa que lugar incrível! Deve ser uma delícia visitar no verão, sem falar que é super prático o trajeto a partir de Milão! Eu adoro a Europa por causa disso, a locomoção é muito facilitada! Obrigada pelos detalhes sobre o Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão. Já salvei na minha lista!

    1. Oi, Cintia. Essa facilidade de locomoção ajuda muito a gente, principalmente se não queremos perder tempo em aeroportos e economizar um pouco. Obrigada pelo comentário. Fico feliz que gostou do roteiro.

  4. Que delícia esse bate e volta de trem saindo de Milão. Perdi essa chance. Fiquei com muita vontade de conhecer o Lago di Como depois que li esse post.Super dica! Vou salvar aqui.

  5. Que delícia visitar o Lago di Como num bate e volta de trem a partir de Milâo ! Já estive em Como mas saltei em outra estação e adorei essa dica. Acho que peguei o trem em Milano Centrale. O Lago di Como é lindo. Visitei Bellagio em um passeio de barco pelo lago. Encantadora vila e só penso quando poderei voltar para conhecer outras cidades do entorno do lago. Como você também pretendo me hospedar em Como e aproveitar mais a cidade. Ótimo post !!!!!

    1. Oi, Lilian. Você sabe que me inspirei na sua viagem pra conhecer o Lago di Como? Só que fui por outra linha de trem e cheguei em outra parte do Lago. Faltou também ir até Lugano. Adoraria ter tido mais tempo pra isso. Espero que possamos voltar. Beijos

  6. Uau… adorei! Deu msm vontade de conhecer! Paisagens que oxigenam a mente e sem falar da aventura de tomar um trem e em poucos minutos estar num outro lugar cheio de história e vida.

    1. Na Europa é muito fácil se locomover de trem. Eu recomendo pra todos fazer isso porque é bem diferente de um ônibus e a paisagem é sempre surpreendente. Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre.

  7. Poxa, o Lago di Como é super perto de Milão e dá pra fazer um bate e volta tranquilo. Mas imagino que devido as filas, talvez um dia seja pouco. Vale ficar lá mais tempo, o que acha?

  8. Cecilia que delicia foi ler esse post, em março estaria em Milão e ia fazer esse bate e volta até o lago di Como, mas tive que adiar em função da pandemia. Deu para aliviar a vontade (ou aumentar kkkk) lendo seu post. Parabéns!

    1. Ai, Hebe! Essa pandemia frustrou muitos planos de viagem, mas uma hora vamos viajar de novo. Aí já saberemos onde ir e o que fazer com os posts dos blogs amigos, como o seu com dicas de Portugal. ??

  9. Adorei sua dica. Esse ano eu teria ido pra Milão se não fosse o COVID, e agora que a viagem atrasou deu tempo de ler mais textos e com certeza eu vou seguir as tuas dicas e conhecer o Lago di Como num bate-volta de trem a partir de Milão. Obrigada por compartilhar

    1. Oi, Mairim, pelo menos serviu para alguma coisa esse adiamento. Se Deus quiser, logo você vai poder conhecer Milão e o Lago di Como. beijos

  10. Ah!! Eu amo ler seus textos, porque você é uma das minhas, amamos fazer passeios incríveis e de maneira prática e econômica! Eu adoraria conhecer o Lago Di Como a partir de Milão, indo de trem! Já passamos por situações assim com a nossa bebê (quando ela era bebê rsrs) e não nos arrependemos! Adorei a dica do trem e seu roteiro. Certamente seguiria seus passos e seria um local para onde também voltaríamos! Adorei seu post!

    1. Obrigada, Deyse! Fico feliz em saber que você gosta dos meus relatos de viagem. Particularmente esse bate-volta ao Lago di Como é sensacional. Pena que perdemos tempo no funicular. Mas é um motivo para voltar. Então está valendo. Obrigada pela visita e comentário. beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.