Quer dicas para visitar o Museu Pelé em Santos? Se você é fã de futebol ou viu o craque jogar em campo nos anos 60 e 70, não pode perder a oportunidade de conhecer este museu. Localizado no bairro do Valongo, em Santos, o Museu Pelé é uma das atrações do Centro Histórico da cidade.
Museu Pelé em Santos
O atleta do século XX, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, tem um museu em Santos dedicado a contar sua história. Não é à toa que este ilustre morador da cidade é motivo de orgulho para os santistas. Desde que chegou menino para jogar no Santos FC até seu falecimento, em 29 de dezembro de 2022, Pelé elevou o nome de Santos e do Brasil por onde passou. Sua paixão por Santos é inegável. Afinal, o jogador defendeu o time santista durante 18 anos e meio, despedindo-se da Vila Belmiro em 1974, sem nunca trocar de agremiação.
Em toda sua carreira, Pelé participou de 1.364 jogos, sendo 1.116 partidas pelo Santos FC. O jogador marcou 1.282 gols, sendo 1.091 pelo time santista. Participou das Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. E por fim jogou nos Estados Unidos pelo Cosmos de Nova York, onde difundiu o futebol na terra do basquete. Tudo isso é contado no Museu Pelé, que remete o visitante a uma viagem no tempo e o convida a relembrar seus inúmeros feitos.
Linha do tempo
A visitação ao Museu Pelé é bem intuitiva. Logo que se entra no museu, percebe-se que o espaço é organizado de forma que o visitante siga uma linha do tempo, conhecendo toda a trajetória do jogador desde menino. Alguns destaques do acervo:
- Caixa de engraxate que o menino Édson usava na estação de trem de Bauru
- Primeiro contrato assinado por Pelé para jogar no Santos FC
- Réplica da Taça Jules Rimet (conquistada pela seleção brasileira em 1970 após ganhar três copas consecutivas)
- Bola de Ouro que Pelé ganhou como melhor jogador do mundo em 2014
- Coroa e cetro da despedida de Pelé da seleção brasileira
Trajetória e conquistas
O Museu Pelé conta a trajetória do Rei do Futebol em campo mas também no cinema e na música. Momentos inesquecíveis de sua carreira são lembrados em fotos, objetos, taças e recortes de jornais e revistas. O acervo, por exemplo, tem a placa comemorativa recebida quando o jogador atingiu a marca de mil gols. Mas há também camisas que o jogador usou em várias fases de sua carreira, chuteiras e inúmeras fotos e vídeos que ilustram bem sua gloriosa trajetória, tanto pelo Santos FC como pela seleção brasileira.
Quando ir
O Museu Pelé funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. Somente às segundas-feiras fica fechado. Atualmente, a entrada é gratuita. Se você for visitar essa atração turística, não se esqueça de solicitar seu passaporte santista e carimbar sua presença logo na entrada do museu.
Antes ou depois da visita, que tal conhecer o Museu do Café ou andar de bonde pelo Centro Histórico de Santos? Aproveite também para visitar as igrejas católicas que nos remetem à Santos de outros séculos, começando pelo Santuário de Santo Antônio do Valongo, bem em frente ao museu.
Onde fica
O Museu Pelé fica num dos antigos casarões do Valongo, construídos na segunda metade do século XIX. O prédio foi sede da Prefeitura de Santos e da Câmara de Vereadores, mas ficou anos abandonado após ser consumido por incêndio. Recuperado em 2014, o casarão abriga desde então o Museu Pelé, para orgulho dos santistas. Ele fica bem em frente à antiga Estação de Trens do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre nº 1, no Centro Histórico de Santos.
Saiba mais sobre Santos:
- Baixada Santista: o que fazer em Santos
- Onde comer frutos do mar em Santos
- Monte Serrat: bonde funicular é atração em Santos
- Santos com crianças: dicas para divertir a garotada
Pelé em Santos
Pelé viveu em Santos boa parte de sua vida e por isso a cidade tem vários locais de visitação que nos remetem a ele. Só para ilustrar, quem chega a Santos já encontra na entrada da cidade um marco com a camisa 10 do Santos FC. Mas tem muito mais! O Memorial das Conquistas do Santos FC, que fica na famosa Vila Belmiro, guarda relíquias do Rei como seu armário no vestiário do time bicampeão mundial. Fechado por Pelé no dia 2 de outubro de 1974, em sua última apresentação no time santista, desde então o armário nunca mais foi aberto e virou um talismã para os torcedores. Seu conteúdo é desconhecido mas dizem que o Santos FC nunca caiu para a segunda divisão porque o armário dá sorte e proteção ao time.
Mausoléu Pelé
Recentemente, com a morte de Pelé, outro local que está na mira de seus admiradores é o Mausoléu onde seu corpo está sepultado. A sala fica no andar térreo do cemitério vertical de Santos e certamente entrará no roteiro dos fãs do Rei. Conforme o visitante entra no Mausoléu, já se sente num campo de futebol. O chão é revestido com grama sintética e as paredes possuem fotos de torcedores num estádio, com o túmulo de Pelé ao centro da sala. Se ficou interessado em visitar, faça seu agendamento gratuito no site do Memorial Necrópole Ecumênica. O Mausoléu fica na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no Marapé, e é aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Museus
Se você gosta de visitar museus, certamente vai curtir ler os posts abaixo. Eles fazem parte da Blogagem Coletiva do mês de junho do Grupo 8on8. Este mês, nosso grupo de blogueiras amigas escreveu sobre museus pelo mundo para comemorar a Semana Nacional dos Museus (de 15 a 21/05). Todos os posts são ilustrados com 8 fotos e sempre publicados no dia 8. Leia mais:
- Entre Mochilas e Malinhas – Museus para conhecer em Curitiba
- Travel Tips Brasil – Rock and Roll Hall Of Fame – Como é a visita?
- Chicas Lokas na Estrada – Museu Britânico em Londres
- Destinos Por Onde Andei… – Museu Pietà Rondanini, Castelo Sforzesco, Milão
- Mulher Casada Viaja – Os principais museus de Boston
- Let’s Fly Away – Melhores museus em Nova York: 16 para colocar no roteiro
- O Berço do Mundo – Palácios imperiais de Viena: Hofburg e Schönbrunn
Respostas de 16
Adorei essa dica do Museu Pelé em Santos! Claro que eu, como todo amante de futebol não posso perder a visita ao museu dedicado ao Rei Pelé!
O Mausoléu eu passo, rs. Mas acho que dado o impacto que esse jogador teve para o esporte mundial, é também um marco importante na cidade né?
Beijão
Sim, Mariana! o Museu Pelé é imperdível para quem ama futebol. Já o Mausoléu é mais pra quem é fã de carteirinha do craque. Como é novidade, ainda nem conheci. Mas vale a visita pra quem não tem problema com cemitérios e afins. bjs
Pelas suas dicas para visitar o Museu Pelé em Santos já vi que estará em meu roteiro quando tiver oportunidade de visitar a cidade.
Meu filho também iria adorar visitar o Museu Pelé, porque além de muito fã de futebol, Pelé é um dos grandes ídolos dele.
Não vejo a hora de visitar Santos e tudo que esta cidade têm a oferecer aos visitantes. Beijos!
Gisele, minha querida. Você sabe que estou lhe esperando aqui há tempos. Só digo venha! Vamos desbravar esta cidade. bjs
O acervo do Museu Pelé em Santos parece ser muito interessante mesmo!! Não sabia sobre o Mausoléu Pelé. Certamente é parada obrigatória para quem ama futebol. Beijos!
Sim, Denise. Ambos se completam, assim como o Memorial das Conquistas do Santos FC, onde há muita história do craque também. bjs
Adorei suas dicas sobre o Museu Pelé em Santos. Nunca tinha lido sobre ele e o achei muito bonito! Faz jus ao rei. Não sabia que seu mausóleo tinha virado um ponto turístico também. Lindo post
Lulu, tem até um roteiro em Santos que conta a história dele, mostrando lugares que reúnem fãs, por exemplo. Venha!!!
Super dicas. Vale a pena conhecer o Museu.
Obrigada, Denise.
Cecília, eu que nem sou admiradora de futebol fiquei emocionada com o armário fechado que nunca foi aberto (será?)! Preciso ir passear em Santos pra conhecer o Museu Pelé e ter você como guia! Beijos
Venha, Marcia. Será um prazer te receber e mostrar meus lugares preferidos. Sobre o armário, eles não só não abriram como já mudaram o mobiliário e mantiveram o armário dele no mesmo local, só alterando a parte de fora sem mexer nele. Descobri isso visitando a Vila Belmiro e o Memorial das Conquistas do Santos FC.
Te levo lá também.
bjs
Estive em Santos e não conheci o Museu do Pelé, pois ainda não existia, na altura. Faz todo o sentido homenagear o jogador. Aprendi várias coisas aqui, imagina passar 18 anos no mesmo clube e marcar mais de 1200 golos (o Cristiano Ronaldo e o Messi andam na casa dos 800). Grande jogador de futebol!!
Pelé foi o maior jogador de futebol do século XX e muito nos orgulha poder ter um museu dedicado à sua carreira. Quando voltar a Santos, faça uma visita ao Museu Pelé. Vc vai adorar saber mais sobre a vida deste nosso craque. beijos
O Museu Pelé ficou na minha lista de pendências – pois quando estive em Santos em 2021 o museu estava fechado para reforma e não pude entrar. Agora tenho que voltar hahaha quem sabe nessas férias de julho?
Venham, Cíntia. Podemos combinar de ir juntas. Bjs