A Nova Ponta da Praia virou point de lazer em Santos. O bairro, que nasceu como colônia de imigrantes japoneses no final do século 19, há anos se transformou num dos mais nobres da cidade. Mas agora com a remodelação da avenida Saldanha da Gama e a criação do calçadão, a região passou a atrair muitos turistas, além dos próprios santistas.
Com a reforma, a antiga calçada estreita, antes frequentada basicamente por pescadores amadores e corredores de rua, se transformou em uma espécie de rambla santista, que reúne adeptos de várias modalidades esportivas e de lazer. Crianças, jovens, idosos e famílias inteiras já adotaram a nova área de lazer de Santos, na Ponta da Praia.
Aliás, que tal saber mais sobre o que fazer em Santos?
História da Ponta da Praia
Antes de contar sobre as novidades, quero situar você sobre a importância da Ponta da Praia, em Santos. A princípio, o bairro era apenas um grande alagadiço que serviu de colônia de pescadores, principalmente imigrantes japoneses. No início do século passado, o bairro era isolado e só tinha chácaras e poucos moradores. Com o passar dos anos, foram construídos os clubes de regatas, destinados a atender aos adeptos dos esportes náuticos, que aproveitavam o mar para se exercitar.
Somente em 29 de junho de 1947, a Ponta da Praia se tornou oficialmente um bairro de Santos. Aos poucos a região começou a atrair moradores ilustres, que ocuparam mansões no entorno do canal 7, o último dos canais da orla a ser construído, em 1968. Só pra ilustrar, Pelé viveu lá por muitos anos antes de trocar o Santos FC pelo Cosmos de Nova York.
Novos empreendimentos
Mas foi após o ano 2000 que a Ponta da Praia mudou seu perfil. As antigas mansões deram lugar a enormes e modernos edifícios, valorizando ainda mais o metro quadrado do bairro. Além disso, a Ponta da Praia, por estar próxima à entrada do canal do Porto de Santos, é uma das regiões mais frescas da cidade devido à constante brisa do mar.
Da mesma forma, além de atrair investimentos imobiliários, a Ponta da Praia passou a contar com restaurantes, bares, supermercados e até um hotel da rede Atlântica. Dois dos antigos clubes de regatas foram reconstruídos, ganhando em modernidade. Em troca, permitiram o uso de parte de seus terrenos para a construção de novos empreendimentos residenciais. Não é à toa que o bairro é um dos que mais se desenvolveu em Santos nas últimas décadas.
Quer pesquisar uma hospedagem em Santos? Veja na Hotels.com e ganhe noites grátis.
Novo espaço de lazer
Claro que os moradores do bairro estão aproveitando as mudanças na principal avenida, que liga a praia ao estuário, margeando o canal que leva os navios ao Porto de Santos. Por isso, esse novo espaço de lazer da Ponta da Praia está sempre concorrido.
As atrações do calçadão começam pela disponibilidade de bancos para apreciar o pôr do sol ou descansar da caminhada. Mas há ainda um novo Deck do Pescador, com infraestrutura para amantes da pesca amadora; um novo contorno da ciclovia; áreas para a prática de Parkour e skate, e também chafarizes que espirram água do subterrâneo para a alegria das crianças.
Aliás, Santos tem muitas atrações para os pequenos. Veja também Santos com crianças: dicas para divertir a garotada
Esportes náuticos
Em vários pontos do novo calçadão há rampas que facilitam a descida de embarcações ao mar. Isto acontece porque a Ponta da Praia sempre foi o reduto dos esportes náuticos em Santos. Em virtude de sua localização privilegiada e da presença dos clubes, é possível praticar vela, stand-up paddle, caiaque, canoa havaiana e remo, por exemplo.
Mas os clubes da Ponta da Praia também se destacam em competições de natação, sediando por exemplo o Torneio José Finkel, que reúne nadadores de renome nacional e internacional. Não é por acaso que Santos já foi considerada a cidade mais esportiva do Brasil pela Rádio Globo e O Globo, em 1955. Um monumento na frente dos clubes náuticos relembram o feito.
Passeio de escuna
Se você quiser navegar pela canal da barra na Ponta da Praia, sugiro um passeio de escuna. A partir da Ponte Edgard Perdigão, onde fica o terminal de passageiros, você pode escolher entre a Escuna Tamburutaca e a Mestre dos Mares.
Ambas levam os passageiros às praias do Góes, Cheira Limão e do Sangava, esta última com parada para banho de mar. Além disso, a escuna passa pela Fortaleza da Barra e pela Ilha das Palmas e depois segue até a praia do Boqueirão para que os passageiros vejam os prédios tortos da orla de Santos. No final, a embarcação vai até o Porto de Santos, de onde é possível ver os navios atracados. O passeio dura em média uma hora e meia e custa R$ 40. Crianças de 4 a 10 anos e maiores de 65 anos pagam R$ 20.
Bares e restaurantes
Não vão faltar opções para você comer um peixe e tomar aquela cervejinha gelada. A Ponta da Praia em Santos tem quiosques, bares e restaurantes, tanto na avenida Saldanha da Gama, quanto no Canal 7 e na avenida dos Bancários. Vou destacar dois restaurantes que gosto muito. O primeiro é o Estrela de Ouro FC, um restaurante da colônia japonesa que tem almoço por quilo e também serviço a la carte no jantar. Lá você vai encontrar peixes e frutos do mar, comida japonesa e também pratos da culinária brasileira.
A segunda opção fica no mezanino do Novo Mercado de Peixes, o Restaurante Paru, do chef Dário Costa. O local tem comidinhas de rua à base de frutos do mar. Já falei dele no post Mercado de Peixes de Santos: pescados e gastronomia juntos.
Se você prefere um barzinho à beira-mar, a opção é o bar Trapiche, que fica no mezanino da Ponte Edgard Perdigão, na saída das escunas. O bar fecha às segundas-feiras, mas de terça a domingo funciona das 12 às 24h.
Novo Mercado de Peixes
Uma das novidades boas da Nova Ponta da Praia em Santos é a mudança do Mercado de Peixes para um novo prédio, climatizado e organizado para receber turistas e moradores. Se você estiver num apartamento alugado ou morar na região, aproveite para conhecer o Novo Mercado e comprar peixes frescos e frutos do mar para preparar em casa. Afinal, ir à praia e não comer um peixinho é um desperdício, né? Para saber mais, veja o post Mercado de Peixes de Santos: pescados e gastronomia juntos. Lá tem todas as informações de que você precisa.
Novo Centro de Convenções
O turismo de negócios ganhou um novo local para a realização de feiras e convenções em Santos. O Santos Convention Center é uma das obras da Nova Ponta da Praia que mais impressionam. O local tem amplo estacionamento e uma praça com chafariz luminoso que permite desse modo que os moradores do bairro tenham mais uma área de lazer para as crianças e jovens. Assim que a pandemia passar, a cidade vai voltar a sediar eventos, feiras, espetáculos e shows neste novo local.
Sol e calor
Santos é uma cidade que faz muitos dias de sol e calor o ano todo. No verão a temperatura costuma passar dos 30º C. Por isso, se visitar Santos nesta época, prepare-se para aproveitar o mar e todas as atrações da Nova Ponta da Praia. Agora, se você quiser outros destinos, veja a seleção de sol e calor que as blogueiras do [8on8] separaram este mês pra nossa primeira blogagem coletiva de 2021:
- Let’s Fly Away – Rio de Janeiro ao ar livre: 25 atividades para curtir o sol e calor [8on8]
- Destinos Por Onde Andei… – Destinos de verão no Brasil
- Espiando pelo Mundo – Era uma vez… Alguns verões pelo mundo
- Chicas Lokas na Estrada – Destinos para aproveitar o verão na Região Sudeste
- Entre Polos – Tel Aviv-Jaffa – Dicas para Curtir no Verão
Respostas de 10
Adorei a dica! Fiquei com muita vontade de conhecer a Nova Ponta da Praia em Santos. Adoro espaços assim, que podemos aproveitar de muitas formas. Morri de vontade de me divertir com as crianças naquelas fontezinhas rsrs
Eu também, ainda mais nos dias de muito calor. Meu filho já cresceu mas ele aproveitou muito uma fonte dessas em Puerto Iguazu. Tive até que comprar uma roupa nova pra ele porque a dele ficou completamente encharcada. ?
A Nova Ponta da Praia parece ter ficado linda! E funcional! Não vejo a hora de estar aí e ver tudo isso de perto, fazer um treino de corrida… rsrsrs Saudades dessa cidade! Dos amigos!
A primeira vez que visitei Santos, fiquei aí. Tinha acabado de chegar e estava na varanda do apto olhando o mar (como se não morasse perto do mar rsrsrs). Aí, eu comecei a gritar por Leo. Claro que ele chegou correndo, achando que tinha acontecido algo!
É que tinha um navio enorme entrando! Achei a cena tão impressionante!!!! Aqui os navios passam constantemente, mas longe, lá no horizonte, ou então atracam no Porto. Aí, eles passam na praia. Virou minha diversão e nunca parou de me impressionar! rsrsrsrsr
Em tempo: gostei muito de saber sobre a história da Ponta da Praia. Não tinha ideia de seu passado. 🙂 bjus
Eu também não me canso de ver os navios passando na Ponta da Praia. Sabia que eu vi o Queen Elizabeth II passando por ali? Ele é simplesmente enorme e ficava na altura dos prédios. Eu era bem jovem quando isso aconteceu mas nunca mais me esqueci. Ver navios é uma das atrações da cidade. Beijos
Estou morrendo de vontade de rever Santos. Há muito tempo estive aí e gostei, imagino que com essas novas atrações na Ponta da Praia, tudo deve ter ficado muito melhor. Conhecer a baixada santista através dos seus relatos tem me deixado com vontade de explorar essa região. Assim que viajar voltar a ser uma opção, certamente iremos para esses lados. Bjs Cecília!
Oba! Estou conseguindo atingir meus objetivos de divulgar minha região tão linda e cheia de atrações. Venha mesmo, Zudi! Vou te mostrar tudo isso. Beijos ?
Cada post que você escreve sobre Santos e a Baixada Santista me faz ficar cada vez mais interessada em conhecer a cidade e região, Cecília.
Muito linda a Nova Ponta da Praia em Santos, uma atração que deve agradar à todos que a visitam, porque opções de lazer não faltam, como você bem mostrou.
Estará em meu roteiro, com certeza, quando eu puder visitar a cidade. Beijos.
Obrigada, querida. Realmente há muito o que fazer por aqui. Venha que será um prazer mostrar tudo pra você. ❤️?
A Nova Ponta da Praia em Santos me parece um lugar ideal para passar horas relaxando em família. Como é bom assistir à criançada se divertindo, não é?!? Adoraria andar de skate por lá!! Beijos!!
oi, Denise. Você ia amar conhecer a Nova Ponta da Praia. Venha a Santos que mostro tudo pra você. beijos