Se você quer baratear a viagem, pense em qual transporte você vai usar no seu destino. Sabemos que o brasileiro está acostumado a andar de carro, mas dependendo do destino, o transporte público pode ser uma boa alternativa. Já em outros, alugar um veículo ou usar táxi e aplicativos podem compensar.
Como no Brasil o transporte público está longe de ser decente ou de servir a todos os lugares, não temos o costume de usá-lo nas viagens internas. Muitas vezes vamos no nosso próprio carro. Mas quando saímos do Brasil usamos ônibus, metrô, trem e bonde porque é bem mais barato, seguro, confortável e adequado pra viajar com orçamento curto.
Para baratear a viagem
Se você quer baratear a viagem, pense na sua condição de viajante. Por exemplo, quem viaja sozinho nem precisa questionar muito isso, porque qualquer alternativa fora o transporte público pode ser cara mesmo. Mas pra viagens a dois, três ou mais, o transporte público pode ser uma atraente opção.
Lógico que alugar carro também pode ser vantajoso para famílias, por isso leve em conta fatores como trânsito, deslocamentos e qualidade de vida. Lembre-se que em cidades grandes, o transporte público costuma ser bem servido e o trânsito mais complicado.
Transporte na Europa
Cidades europeias, por exemplo, possuem conexões urbanas de metrô, trens e bondes. Em geral, há passes para o dia todo, para grupos, para idosos, para quem viaja com crianças e para quem vai ficar uma semana ou mais. Essa coisa de pagar uma passagem que só leva você a um determinado ponto e pronto é coisa do Brasil. Muitos lugares têm tarifas que permitem baldeações e até uma ida e volta com o mesmo bilhete.
Na Alemanha, por exemplo, existem passes regionais de trem que valem o dia todo. Você paga uma tarifa única e viaja de uma cidade a outra dentro daquele determinado estado naquele dia, podendo descer e subir do trem quantas vezes quiser. O bilhete vale para até cinco adultos. Crianças até 15 anos podem viajar de graça se acompanhadas de adultos pagantes. A única restrição é que esse ticket só vale a partir das 9:00 horas da manhã nos dias de semana. Aos finais de semana ele começa a valer a partir da meia-noite. É bem vantajoso e prático.
Serviço de aplicativos
Em tempos de aplicativos de transporte, Uber e táxis também podem ser vantajosos para determinadas cidades e ocasiões. Costumo pegar táxis quando chego ou saio de alguma cidade com malas. Nem sempre o metrô tem estações com elevador ou escadas rolantes e subir malas pesadas em escadas comuns não curto. Como viajamos em família, o táxi pode ser não só vantajoso e seguro, como bem mais adequado nessas horas.
Alugar carro
Alugar um veículo pode ser uma opção vantajosa se você viajar dentro do Brasil ou em regiões específicas de um país. Já aluguei carro para visitar as cidades da Serra Gaúcha, para rodar por Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, na Argentina, e também para fazer cidades do Uruguai.
Acho uma opção interessante para famílias ou casais. A liberdade do carro facilita você conhecer lugares que não iria por estar de transporte público. Mas tudo isso vai depender do seu orçamento. Então sugiro que você pesquise muito para não perder dinheiro.
Se quiser alugar carro com a Rentcars, parceira do blog, faça uma cotação. Eles trabalham com as principais locadoras de veículos do Brasil e do Mundo e vão poder passar os valores aplicados em cada uma delas para você escolher qual a melhor pra você.
Talvez você goste deste post também: