Dicas de viagem são sempre bem-vindas, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de algo prático que vai ajudar os outros a viajar melhor. Por isso resolvi fazer este post e contar minha experiência na hora de escolher o que vou levar na mala. Alguns itens servem para qualquer tipo de viagem. Outros, são mais específicos para viagens de avião. Mas, de qualquer forma, todos são ou serão úteis em alguma oportunidade. Vamos lá conferir essas dicas de viagem? A propósito, vou deixar neste post algumas pesquisas dos produtos indicados que fiz no site da Amazon para você.
Escolha da mala
Apesar de parecer bobagem, escolher a mala certa para cada viagem é essencial para viajar melhor. Isto porque uma mala pesada demais, fraca a ponto de arrebentar ou sem rodinhas eficientes, pode atrapalhar e muito suas férias. Numa viagem de fim de semana para uma casa na praia, você pode até levar uma mochila ou uma bolsa grande de nylon.
Mas para viajar de avião, vai precisar de algo mais seguro. Particularmente, para este tipo de viagem, eu uso malas rígidas, com quatro rodinhas que giram 360º e com fechamento TSA. Minhas preferidas são da marca Samsonite, mas a Lansay, a Delsey e a American Tourister têm ótimas opções também. No site da Amazon, parceiro do blog, tem várias opções. Vou deixar o link e você pode ver se alguma se encaixa no seu perfil de viajante.
Dicas de viagem: mala despachada
Não se esqueça de que as companhias aéreas estão dificultando a vida dos passageiros e cobrando para despachar bagagens e restringindo o peso delas também. Portanto, tenha em mente que a mala recomendada é a de tamanho M. As minhas são tamanho G, mas isso porque ainda não consegui viajar mais leve. Evite comprar as malas GG, porque essas ocupam muito espaço e acabam pesando e ultrapassando medidas aprovadas pelas companhias aéreas.
Se você for viajar de ônibus ou trem, saiba que quanto menor e menos pesada sua mala for, mais facilidade você terá no seu deslocamento. Nos trens europeus, por exemplo, você terá que carregar sua mala e talvez ela não caiba no bagageiro, devido às suas dimensões. Pense nisso antes de escolher qual mala comprar ou levar na sua viagem. Fiz inclusive um post com Dicas para viajar de trem na Europa, que pode ser útil também.
Fechamento TSA
O fechamento TSA está se popularizando. Ele existe na versão cadeado e também em malas de viagem mais recentes. Acho bem importante investir numa mala com este tipo de fecho TSA, porque ele segue as normas de segurança dos Estados Unidos. Se sua mala estiver boa ainda mas não tiver este fechamento, compre um cadeado TSA. Ele é vendido na maioria das lojas de bolsas e malas, como também em farmácias e grandes redes do varejo.
Só para ilustrar, TSA é a sigla de Transportation Security Administration. Se você for viajar pra os EUA, já sabe que vai precisar deste tipo de fechamento ou terá seu cadeado estourado pela segurança do aeroporto. Isto porque sua mala vai passar pelo Raio-X. E, se os agentes do TSA não conseguirem identificar algo na sua bagagem despachada, eles têm o direito assegurado pela lei americana de abri-la para inspecionar seus itens, mesmo sem você estar por perto. Daí a importância deste fecho. Ele tem um número e uma chave-mestra específica em poder da equipe de segurança para abrir.
Organizador de malas
No Natal de 2018, ganhei de presente de uma amiga um organizador de malas. Ela sabe que amo viajar e quis me dar algo que eu pudesse usar bastante. Até hoje agradeço muito a ela pelo presente, afinal ele me ajuda a deixar a mala realmente mais organizada. Gostei tanto que já comprei mais um para dividir com meus companheiros de viagem (marido e filho).
Desde que comecei a usar o organizador de malas, divido os compartimentos com eles. Separo camisetas, roupas íntimas, meias, shorts e calças, pijamas, deixando estes itens juntos mas em compartimentos separados. Aliás, ele me salvou quando nossas malas foram extraviadas no voo entre Milão e Londres, em agosto de 2019. Quer saber como foi que fizemos na ocasião? Leia Perrengues de viagem: como dar a volta por cima .
Mala de bordo
A tendência de viajar mais leve está crescendo entre os viajantes. Ainda mais agora que as companhias aéreas resolveram cobrar para despachar malas acima de 10 quilos. Por isso, acho bem legal investir na compra de uma mala de cabine, tamanho P. Na hora de escolher a sua, não se esqueça das dimensões exigidas pelas empresas de aviação para não comprar um tamanho fora de padrão e ter que despachar a mala, mesmo sendo pequena.
As dimensões máximas para a mala de bordo nos voos nacionais são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça. Infelizmente, não é uma medida padrão, por isso tome cuidado na hora de comprar a sua mala P. Leve uma fita métrica ou peça para a vendedora lhe mostrar as medidas. Se não estiverem dentro da norma, mesmo que o preço compense ou que você tenha achado linda, não compre. Vale lembrar ainda que essas medidas são válidas no Brasil e seguem as normas da Anac. Se você for viajar pro exterior, pode encontrar outras dimensões máximas nas cias aéreas internacionais.
Balança portátil
Certamente você deve estar se perguntando como vai saber se sua mala está pesando até 10 quilos para não ter que despachar ou ainda se está com menos de 23 kg, peso máximo por bagagem atualmente. Para isso, eu recomendo levar uma balança portátil. Tenho uma analógica que comprei há muitos anos numa viagem. Recentemente, também adquiri uma balança digital, que está sempre na mala para não me esquecer dela. Você só vai precisar pesar suas bagagens se a viagem for de avião. Trem, carro e ônibus não precisa.
Remédios
Na hora de fazer sua mala de viagem, nunca se esqueça dos medicamentos que você costuma usar. Estes você pode levar na sua bolsa ou mala de bordo. Já medicamentos que eventualmente você toma, recomendo que você leve na mala despachada, dentro de uma necessaire, de preferência impermeável. Isto porque, se houver remédios líquidos, eles não vão vazar e molhar suas roupas. Os organizadores que recomendei acima, podem servir para você guardar os medicamentos.
Carregadores eletrônicos
Outro item que não pode faltar são os carregadores dos produtos eletrônicos que você vai usar durante a viagem. Entre eles estão, carregadores de celular, de câmera fotográfica, tablet, notebook e de filmadoras. Leve também um carregador portátil para não ficar sem bateria durante seu passeio. Nós costumamos montar uma “central de carregamento” no quarto do hotel para todas as noites deixar os equipamentos eletrônicos carregados.
Secador de cabelos
Se você costuma secar os cabelos na viagem, pode ser que precise levar o seu secador. Alguns hotéis costumam ter um no banheiro do quarto, mas nem sempre ele tem a potência que você gosta. Portanto, se achar melhor, não se esqueça de incluir este item na sua mala. Particularmente, não costumo secar os cabelos e só uso se estiver muito frio. Então isto não faz peso na minha mala. Mas avalie se não quer ficar sem.
Varal portátil
Taí um item que eu não dispenso e recomendo a todos. Pode parecer bobagem, mas um varal portátil, daqueles que a gente seca roupas íntimas, pode ser bem útil para pequenas lavagens. Meias, cuecas, calcinhas, lenços e luvas podem ser lavados e colocados para secar no banheiro do hotel. Aprendi isso numa colônia de férias e nunca mais deixei de usar. É super prático.
Líquidos e objetos cortantes
Por medidas de segurança, as companhias aéreas não aceitam na bagagem de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos. Se a viagem for para fora do país, as restrições também atingem frascos de líquidos com mais de 100 ml. Para não correr o risco de ver seu produto apreendido, já coloque cremes, shampoos, condicionadores e remédios líquidos na mala despachada.
Outras dicas de viagem
Sempre leia as instruções de bagagem do meio de transporte que você vai usar na viagem. Se for avião ou navio de passageiros, consulte a companhia aérea ou de navegação para saber o que pode ou não levar. Para viagem de avião, o site da Anac é bem informativo e vai lhe ajudar a não ter surpresas na hora do embarque.
Viajar é uma das melhores experiências da vida. Mas ninguém quer ter problemas durante a viagem, não é mesmo? Portanto, faça um planejamento antes de aprontar as malas. Escolha os itens que realmente vai precisar. Não carregue seu armário para o seu destino de viagem. Escolha peças que combinam entre si, que são leves e que podem ser lavadas sem grandes dificuldades, caso seja necessário.
Como viajar é algo muito pessoal, cada um tem seu estilo de viagem. A Bárbara Cortat, do Experiência Bárbara, também fez um post para mostrar uma Lista de itens para viagem que facilitam sua vida!
Siga-nos nas redes sociais
Para saber novidades em tempo real, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest. Sem dúvida, seu apoio é muito importante para nosso blog.
Respostas de 2
Ótimas dicas do que levar na mala. São itens básicos mas que fazem toda a diferença nas nossas viagens.
As malas da samsonite são incríveis mesmo. Tenho 5 do modelo sem zíper e com cadeado TSA. Pena que as do tamanho P não servem aqui no Brasil.
A minha mala de bordo é da Delsey e se encaixa nestas dimensões do Brasil. Mas foi pura sorte, porque quando comprei não havia essa padronização da Anac.