Quer uma sugestão de bate-volta de Amsterdam inesquecível? Pegue um transporte público e vá conhecer a pequena Zaanse Schans, uma vila de moinhos de vento nos arredores da cidade, que parece aquela Holanda dos calendários. A paisagem é muito fofa. Já estive lá duas vezes e fiquei apaixonada por aquele lugar. O passeio vai lhe render fotos lindas. Não deixe de ir!
Entretanto, se não quiser ir de transporte público, faça uma das excursões do meu parceiro Civitatis. Vou deixar o link para você reservar aqui.
Como chegar lá
Não é difícil chegar a Zaanse Schans de transporte público. Existem duas opções que saem da Estação de Trem Centraal. Você pode ir de trem e descer em Koog-Zaandik. E de lá fazer uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até Zaanse Schans.
A outra opção é pegar o ônibus 391 da empresa Conexxion. Ele sai a cada 15 minutos do terminal que fica nos fundos da Estação de Trem Centraal. Como foi essa a nossa opção para visitar Zaanse Schans, certamente recomendo ir de ônibus.
Passagens para Zaanse Schans
Você pode comprar a passagem direto com o motorista, pagando em cartão de crédito ou débito. Mas se quiser pagar em dinheiro, terá que procurar um dos pontos de venda de bilhete individuais da Conexxion. Confira antes os horários e demais informações.
O trajeto é bem bacana e o ônibus é super confortável porque tem ar condicionado e aquecimento. Você não vai passar nem frio, nem calor. Dessa forma, em mais ou menos 45 minutos, você chegará no ponto final, bem ao lado de Zaanse Schans. Desça ali e desfrute da paisagem. Visitar a vila de Zaanse Schans é de graça.
Moinhos e museus
Chegando em Zaanse Schans você vai avistar 13 moinhos de vento, instalados à margem do Rio Zaan. Alguns deles funcionam como museus e podem ser visitados mediante pagamento, mas outros são lojas e oferecem produtos artesanais. Acho que na primeira vez, vale a pena visitar um dos moinhos por dentro para aprender sobre seu funcionamento.
Siga pela passarela de pedestres para ver os moinhos de perto. Você vai poder comprar chocolates caseiros, queijos, stroopwafel (típico da Holanda) e ainda ver alguns diques.
Fábrica de tamancos
Os tamancos de madeira são calçados típicos holandeses. E em Zaanse Schans há uma pequena fábrica deles. Você pode visitar e se encantar com as inúmeras opções de tamancos. E pode levar um pra casa. Aliás, descobri que tem numeração para todos os pés.
A loja tem uma área onde você pode ver como são feitos os tamancos em madeira. E do lado de fora, você poderá tirar fotos divertidas com os tamancões amarelos em tamanho gigante.
Vila charmosa
Só para ilustrar, Zaanse Schans foi criada nos anos 70 e seus moinhos foram trazidos de outros pontos do país e reunidos numa só vila para reviver a época pré-industrialização. Foram instalados lado a lado, de tal forma que deixam clara a importância dos moinhos de vento na Holanda.
Sem dúvida, eles conseguiram criar uma vila charmosa, que rende fotos belíssimas. O passeio, na minha opinião, é o melhor bate-volta de Amsterdam, tanto que já fui duas vezes. Certamente, em qualquer estação do ano, a paisagem vai lhe surpreender. Fomos no inverno e, mesmo que tenha frio intenso e vento que não dá trégua, recomendo imensamente este passeio.
Onde comer
Não há muitas opções para almoçar em Zaanse Schans. Nós comemos panquecas no Restaurante De Kraai. Pode não ser baratinho como a gente gosta, mas vale pelos saborosos recheios e por ser um lugar bem típico holandês. A decoração é toda em madeira e o atendimento é muito bom.
Certamente, se você for só passar a tarde e não quiser almoçar por lá, recomendo a loja de chocolates artesanais. Tome um chocolate quente. Você se serve de leite e a atendente te dá o chocolate. Muito gostoso por sinal.
A vizinha Zaandam
Do outro lado do Rio Zaan fica Zaandam, uma cidade industrial que não fomos visitar ainda. Pelas fotos que vi de lá, já me arrependi de não termos atravessado a ponte que liga Zaanse Schans a Zaandam. Mas o frio de janeiro não nos animou muito a atravessar pro outro lado. Certamente, numa próxima oportunidade, vou lá conhecer.
Se você for de trem, irá desembarcar nessa cidade. Aí não vai ter como não conhecer essa charmosa vizinha de Zaanse Schans. E aproveite para tirar fotos de outros ângulos da vila de moinhos.
Blogagem Coletiva
Esse post sobre o bate-volta a Zaanse Schans faz parte da Blogagem Coletiva de um grupo de amigas blogueiras paulistas. O tema em comum é bate-volta. Cada uma escreveu sobre um lugar diferente. Quer saber como ficou os outros posts. Leia:
- Viagens e Feminices – Bate e volta em Holambra: O que fazer em 1 dia
- Fefa pelo Mundo – Um bate e volta de São Paulo: Socorro
- Experiência Barbara – Um pulinho em Guararema – Bate e Volta a partir de São Paulo
- Só Penso em Viajar – Rothenburg ob der Tauber – um bate volta imperdivel na Alemanha
- Prefiro Mochilar – Roteiro Campos do Jordão: um bate e volta de São Paulo
- Se Joga no Roteiro – Explorando Santo Antônio do Pinhal em um dia
Respostas de 26
Que saudades me deu de nossa viagem à Holanda, Cecília. Ficamos hospedados em Amsterdam também e fomos fazer este bate-volta à Zaanse Schans, que lugarejo mais pitoresco e lindinho.
Incluímos mais outros dois destinos neste passeio, Marken e Volendan, que são tão lindos quanto, adoramos tudo que vimos, saudades demais dessa viagem em família.
Também tenho saudades. Agora quero conhecer Volendam e Marken
Nao conheci Zaanse Schans… Fui descobrir sua existência bem depois da minha passagem por Amsterdam.
Quando fui, acabei ficando mais tempo em Roterdã, por ser mais econômica e, de là, visitamos Kinderdjck, também encantadora
Oi, Ju. E eu não conheço Roterdã e nem o Kinderdjck. São tantas coisas legais para ver na Holanda, que temos que viajar muitas vezes para lá para ver tudo. beijos
Nessa cidade dá pra ter o verdadeiro gostinho da Holanda com tamancos e moinhos! Preciso voltar para conhecer! Adorei ter sabido dela!
Oi, Fefa! Vale muito a pena visitar Zaanse Schans. Um passeio cheio de charme e barato. Vai sim. Beijos
Muito gracinha essa cidade e bem fácil ir até lá. Fica a dica para uma próxima viagem. Nós escolhemos visitar Utrecht como bate e volta e tb aproveitamos muito.
Beijocas
Oi, Lilian! Acho um lugar imperdível para quem está com dias livres em Amsterdam. Você vai amar. Beijos
Vc revelou uma Amsterdam que se alterna entre vibração e contemplação, como pás de moinho a girar em Zaanse! Obrigado!
Ivo, você foi lá? É muito bom passear por ali. Super recomendo. Beijos
Adorei essa dica de bate e volta! Não conhecia mesmo…quando fui para Amsterdam não cheguei a conhecer! Ótimo motivo para voltar!
Dani, quando você for de novo, inclua no roteiro. Vale a visita. Beijos
Agora lugar que parece que saiu de um conto de fadas! Fiquei apaixonada e, com certeza, vou incluir no roteiro quando estiver por Amsterdam.
As casinhas parecem de bonecas, Soraia. Eu fiquei apaixonada. ❤️
Esse vilarejo é muito fofinho! Muito holanda.
E quando li stroopwafel minha boca já encheu de água. Amooo!
Cada moinho tem uma temática diferente ou se entrar em apenas um já basta?
É fofo demais, Bárbara! Vale a pena ir. Beijos
Cada moinho é único. Alguns não são abertos ao público. Outros viraram museus. Acho que vale entrar em um só. Senão fica caro. Nós entramos na primeira vez que estivemos lá. Acho que foi no de moer trigo. Não me lembro mais.
Uma matéria muito inteessante sobre a Holanda dos calendários e revistas. Apaixonante!
Oi, CLaudio! Obrigada pela visita. Se vc for, vai amar fazer vídeos por lá. Beijos
Eu já fiquei apaixonada por Amsterdam, agora tô apaixonada por essa cidade. Pena que não vi isso antes, com ctz eu faria esse passeio. Pretendo voltar ?
Oi, Ju! Quando você for de novo, vai nesse lugar. É um sonho. Beijos
Que lugar em Cecília? Só me deixou com mais vontade de conhecer! rs Post super completo e informativo! Arrasou!!
Obrigada, Pâmela! Esse lugar é incrível. Beijos
Adorei as dicas, Cecília!!?
Obrigada, Flávia! É um passeio imperdível. Beijos