Zaanse Schans: o melhor bate-volta de Amsterdam

Quer uma sugestão de bate-volta de Amsterdam inesquecível? Pegue um transporte público e vá conhecer a pequena Zaanse Schans, uma vila de moinhos de vento nos arredores da cidade, que parece aquela Holanda dos calendários. A paisagem é muito fofa. Já estive lá duas vezes e fiquei apaixonada por aquele lugar. O passeio vai lhe render fotos lindas. Não deixe de ir!

Entretanto, se não quiser ir de transporte público, faça uma das excursões do meu parceiro Civitatis. Vou deixar o link para você reservar aqui.

Como chegar lá

Não é difícil chegar a Zaanse Schans de transporte público. Existem duas opções que saem da Estação de Trem Centraal. Você pode ir de trem e descer em Koog-Zaandik. E de lá fazer uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até Zaanse Schans.

A outra opção é pegar o ônibus 391 da empresa Conexxion. Ele sai a cada 15 minutos do terminal que fica nos fundos da Estação de Trem Centraal. Como foi essa a nossa opção para visitar Zaanse Schans, certamente recomendo ir de ônibus.

O ônibus da Conexxion é o melhor para esse bate-volta de Amsterdam

Passagens para Zaanse Schans

Você pode comprar a passagem direto com o motorista, pagando em cartão de crédito ou débito. Mas se quiser pagar em dinheiro, terá que procurar um dos pontos de venda de bilhete individuais da Conexxion. Confira antes os horários e demais informações.

O trajeto é bem bacana e o ônibus é super confortável porque tem ar condicionado e aquecimento. Você não vai passar nem frio, nem calor. Dessa forma, em mais ou menos 45 minutos, você chegará no ponto final, bem ao lado de Zaanse Schans. Desça ali e desfrute da paisagem. Visitar a vila de Zaanse Schans é de graça.

Dá pra ver diques e moinhos nesse bate-volta de Amsterdam

Moinhos e museus

Chegando em Zaanse Schans você vai avistar 13 moinhos de vento, instalados à margem do Rio Zaan. Alguns deles funcionam como museus e podem ser visitados mediante pagamento, mas outros são lojas e oferecem produtos artesanais. Acho que na primeira vez, vale a pena visitar um dos moinhos por dentro para aprender sobre seu funcionamento.

Siga pela passarela de pedestres para ver os moinhos de perto. Você vai poder comprar chocolates caseiros, queijos, stroopwafel (típico da Holanda) e ainda ver alguns diques.

Seguros Promo

Fábrica de tamancos

Os tamancos de madeira são calçados típicos holandeses. E em Zaanse Schans há uma pequena fábrica deles. Você pode visitar e se encantar com as inúmeras opções de tamancos. E pode levar um pra casa. Aliás, descobri que tem numeração para todos os pés.

A loja tem uma área onde você pode ver como são feitos os tamancos em madeira. E do lado de fora, você poderá tirar fotos divertidas com os tamancões amarelos em tamanho gigante.

Não deixe de conhecer a fábrica de tamancos holandeses e fazer sua foto divertida

Vila charmosa

Só para ilustrar, Zaanse Schans foi criada nos anos 70 e seus moinhos foram trazidos de outros pontos do país e reunidos numa só vila para reviver a época pré-industrialização. Foram instalados lado a lado, de tal forma que deixam clara a importância dos moinhos de vento na Holanda.

Sem dúvida, eles conseguiram criar uma vila charmosa, que rende fotos belíssimas. O passeio, na minha opinião, é o melhor bate-volta de Amsterdam, tanto que já fui duas vezes. Certamente, em qualquer estação do ano, a paisagem vai lhe surpreender. Fomos no inverno e, mesmo que tenha frio intenso e vento que não dá trégua, recomendo imensamente este passeio.

Os diques e as casas de madeira da vila de Zaanse Schans parecem cenário de calendário

Onde comer

Não há muitas opções para almoçar em Zaanse Schans. Nós comemos panquecas no Restaurante De Kraai. Pode não ser baratinho como a gente gosta, mas vale pelos saborosos recheios e por ser um lugar bem típico holandês. A decoração é toda em madeira e o atendimento é muito bom.

Certamente, se você for só passar a tarde e não quiser almoçar por lá, recomendo a loja de chocolates artesanais. Tome um chocolate quente. Você se serve de leite e a atendente te dá o chocolate. Muito gostoso por sinal.

Seguro Viagem Geral

A vizinha Zaandam

Do outro lado do Rio Zaan fica Zaandam, uma cidade industrial que não fomos visitar ainda. Pelas fotos que vi de lá, já me arrependi de não termos atravessado a ponte que liga Zaanse Schans a Zaandam. Mas o frio de janeiro não nos animou muito a atravessar pro outro lado. Certamente, numa próxima oportunidade, vou lá conhecer.

Se você for de trem, irá desembarcar nessa cidade. Aí não vai ter como não conhecer essa charmosa vizinha de Zaanse Schans. E aproveite para tirar fotos de outros ângulos da vila de moinhos.

Do outro lado do Rio Zaan fica Zaandam

Blogagem Coletiva

Esse post sobre o bate-volta a Zaanse Schans faz parte da Blogagem Coletiva de um grupo de amigas blogueiras paulistas. O tema em comum é bate-volta. Cada uma escreveu sobre um lugar diferente. Quer saber como ficou os outros posts. Leia:

Talvez você goste de ler também

CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

26 respostas

  1. Que saudades me deu de nossa viagem à Holanda, Cecília. Ficamos hospedados em Amsterdam também e fomos fazer este bate-volta à Zaanse Schans, que lugarejo mais pitoresco e lindinho.
    Incluímos mais outros dois destinos neste passeio, Marken e Volendan, que são tão lindos quanto, adoramos tudo que vimos, saudades demais dessa viagem em família.

  2. Nao conheci Zaanse Schans… Fui descobrir sua existência bem depois da minha passagem por Amsterdam.
    Quando fui, acabei ficando mais tempo em Roterdã, por ser mais econômica e, de là, visitamos Kinderdjck, também encantadora

    1. Oi, Ju. E eu não conheço Roterdã e nem o Kinderdjck. São tantas coisas legais para ver na Holanda, que temos que viajar muitas vezes para lá para ver tudo. beijos

  3. Muito gracinha essa cidade e bem fácil ir até lá. Fica a dica para uma próxima viagem. Nós escolhemos visitar Utrecht como bate e volta e tb aproveitamos muito.
    Beijocas

  4. Agora lugar que parece que saiu de um conto de fadas! Fiquei apaixonada e, com certeza, vou incluir no roteiro quando estiver por Amsterdam.

    1. Cada moinho é único. Alguns não são abertos ao público. Outros viraram museus. Acho que vale entrar em um só. Senão fica caro. Nós entramos na primeira vez que estivemos lá. Acho que foi no de moer trigo. Não me lembro mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.