Andorra: o que fazer no pequeno país dos Pirineus

Você já ouviu falar de Andorra? Muita gente não conhece nem de nome, mas Andorra é um pequeno país entre a Espanha e a França, nos Pirineus. Sem dúvida é um dos lugares mais lindos que já visitei e vou contar aqui o que dá para fazer em Andorra em dois dias inteiros. Foi exatamente este tempo que ficamos no país, em fevereiro de 2020, já no final da temporada de inverno, e um pouco antes da Pandemia de Covid-19 se espalhar por todo o Planeta.

Andorra, o país

Andorra é um principado independente com cerca de 77 mil habitantes, que ocupa uma área total de 468 Km² em meio às montanhas dos Pirineus. Sua capital é Andorra la Vella e foi lá que escolhemos nos hospedar, por ser a maior cidade do país, embora seja tão pequena quanto as estâncias hidrominerais do estado de São Paulo. rs

Para chegar a Andorra você só tem duas opções: ir de carro ou ônibus. Isto porque não existe aeroporto, muito menos estação de trem naquela região montanhosa. Por este motivo, considere alugar um carro para conhecer Andorra e suas estações de esqui ou use o transporte público, como eu fiz.

Andorra La Vella é a capital do país

Andorra La Vella

Como disse acima, escolhemos nos hospedar na capital Andorra La Vella, a maior e mais movimentada cidade do país. É lá que está a maioria dos restaurantes, lojas e hotéis mais econômicos. Por ser uma cidade pequena, você consegue se locomover a pé da rodoviária até o seu hotel e também ao centro de compras.

Durante o dia a cidade fica mais vazia, mas ao entardecer vira point de esquiadores e turistas de todas as idades. Isso ocorre porque o país é conhecido pelos europeus por suas estações de esqui, suas águas termais e também por ser um paraíso fiscal, com isenção de impostos nas compras de determinados produtos.

Hospedagem

A primeira coisa que você deve levar em conta na hora de escolher onde ficar em Andorra é a forma como irá se locomover. Isto porque o país tem pequenos vilarejos no meio das montanhas e há opções de hospedagem próximas às estações de esqui ou na capital.

Como fomos pela primeira vez e não sabemos esquiar, escolhemos ficar num hotel em Andorra La Vella. Mas se você esquia, pode optar por ficar num resort dentro de uma estação de esqui. Sou viajante econômica e adepta a me hospedar em hotéis mais em conta ou que eu possa pagar as diárias com pontos. Por esse motivo, escolhi o Novotel Andorra La Vella, que faz parte da Rede Accor. Ele fica dentro da cidade e achei tudo perfeito para nossos padrões de hospedagem.

Transporte público

Escolhi usar o transporte público tanto para chegar a Andorra La Vella, como para me locomover até as estações de esqui. Isto porque tenho medo de dirigir na neve por não ter experiência nisso. E como lá é comum nevar no inverno e as estradas podem ficar escorregadias, achei menos arriscado andar de ônibus e não me arrependi.

Claro que se eu estivesse de carro teria aproveitado muito mais. Por isso recomendo aos que amam dirigir que pensem nessa possibilidade. Se eu tivesse ido para Andorra no verão, talvez tivesse optado pelo carro alugado. Se você quiser pesquisar preços de aluguel de veículos, faça uma cotação sem compromisso na minha parceira Rentcars e economize no IOF. Clique no banner abaixo para conferir os valores.

Bom, mas adianto que não tivemos qualquer problema com transporte público por lá. Foi muito fácil e bem em conta chegar nas estações de esqui de ônibus. O valor da passagem em fevereiro de 2020 era de 1,90 euros por passageiro. Tinha um ponto bem em frente ao nosso hotel e ali passavam as principais linhas que levam esquiadores, turistas e moradores às cidades vizinhas e deixam você quase na porta do teleférico para subir as montanhas.

Aliás, é muito comum você pegar o ônibus e ver os esquiadores, com todos os equipamentos, ocupando o banco ao seu lado. Para se orientar no transporte público, peça na recepção do seu hotel um mapa das linhas de ônibus. Com ele vai ser fácil saber qual você pode pegar para chegar nos pontos principais da região.

Achei bem eficiente o transporte público em Andorra

Estações de esqui

No inverno, Andorra é o point de esquiadores franceses, espanhóis e portugueses. As estações de esqui ficam cheias e reúnem grupos de amigos e famílias inteiras. Isso porque as atrações são diversas e para todas as idades.

Particularmente adorei subir nas estações e, mesmo sem esquiar, foi o melhor passeio da minha viagem. Incrível como para eles o programa se assemelha a uma ida à praia em família. Fazem piquenique, sentam no gelo como se fosse areia, reúnem-se para tomar cerveja. Achei bastante semelhante e muito interessante observar como funciona uma estação de esqui. Tem uma vibração muito boa.

Grandvalira e VallNord

Como ficamos apenas dois dias inteiros em Andorra La Vella, fomos conhecer duas estações de esqui nos complexos de Grandvalira e VallNord – Pal Arinsal. Passamos um dia em cada uma e valeu muito a pena porque são bem distintas em atividades e na paisagem.

  • Grandvalira – maior complexo de estações de esqui de Andorra, com picos de 2.800 metros de altura. Tem os setores de Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu, Peretol, Grau Roig e Pas de La Casa. Conta com 210 km esquiáveis, 138 pistas, 66% da superfície nevada. A subida das montanhas fica em Encamp e em Canillo. Para chegar lá pegue a linha de ônibus L4 e desça no ponto 115, El Molí (para subir por Canillo).
  • VallNord – Pal Arinsal – O complexo tem 19 km distribuídos em sete pistas de diferentes inclinações e níveis. São elas: Verdet, Beç, Pla de la Cot, Serra, Coll de la Botella, Setúria e Port Negre. A subida até a base fica em La Massana. Para chegar lá pegue os ônibus L5 ou L6 e desça em frente à telecabina de La Massana.

Se você gosta de esquiar ou ficou curioso, saiba mais sobre como visitar as estações de esqui de Andorra.

Caldea Andorra
O Caldea é um complexo de piscinas termais com spa e saunas numa moderna estrutura

Caldea

Se você vai ficar alguns dias em Andorra La Vella, não deixe de tirar uma folga das estações de esqui para relaxar nas piscinas do Caldea, um spa de águas termais muito procurado por turistas. O complexo tem atividades para todas as idades. Para conhecer toda a estrutura, veja mais no site oficial do Caldea.

Paraíso das Compras

Por ser um país com isenção de impostos, Andorra tem muitas lojas de perfumes, bebidas, tabaco, chocolates, cosméticos, roupas e equipamentos de esqui. Por esse motivo, muitos turistas europeus gastam seus euros nas lojas do centrinho de Andorra La Vella.

Há também pequenas lojas de eletrônicos, mas não achei muito confiáveis. Aliás, para nós, brasileiros, o câmbio já estava desfavorável e não compensava comprar nada além de chocolates, shampoos e pequenas lembranças.

rua de compras de Andorra
As lojas de Andorra têm isenção de impostos e atraem os turistas europeus

Onde comer

A maioria dos hotéis de Andorra La Vella oferece refeições avulsas. Nosso hotel tinha café da manhã incluso na diária e era tipo buffet. As opções eram tantas que fazíamos um brunch antes de sairmos para visitar as estações de esqui. Veja se o seu hotel também oferece o desjejum. E mesmo que você tenha que pagar à parte, pode valer a pena já garantir uma bela refeição matinal. Então, faça as contas e decida o que for melhor pro seu orçamento.

Como passávamos o dia nas estações de esqui, comíamos lanche na montanha e à noite fazíamos uma refeição. Comer em Andorra La Vella não é barato. Vi muitos turistas comprando refeições pré-preparadas nos supermercados do centro. Mas como eu não tinha cozinha nem onde preparar o jantar, optei pelos restaurantes.

Na primeira noite, jantamos pizza e pasta no Restaurante e Pizzaria 120. Tinha lido boas referências sobre ele na internet e achei legal conferir. Não foi nem barato, nem nada demais. Mas matou nossa fome e, como estava lotado de turistas, deve mesmo ser muito procurado no jantar.

Como chegar em Andorra

Para chegar ou sair de Andorra, vindo da Espanha ou da França, você precisa ter seu passaporte em mãos, porque você vai atravessar a fronteira e passar pela aduana. Isso ocorre porque Andorra não faz parte da União Européia. Mas não se preocupe, o euro é aceito em todos os locais do país.

Nós fomos de ônibus de Barcelona até Andorra e foi uma viagem bem tranquila. Em 3h20 já estávamos na rodoviária de Andorra. A estrada é belíssima com muitas paisagens paradisíacas. Você nem sente o tempo passar.

de ônibus para Andorra
De ônibus é bem tranquilo chegar em Andorra

Aduana

Se acaso você estiver de carro, é provável que seja abordado pelos policiais. Mas, como fomos de ônibus, só paramos na fronteira e um funcionário da aduana entrou no coletivo, observou cada passageiro e desceu. Os maleiros do ônibus também podem ser checados.

Por fim, lembre-se de que você estará entrando ou saindo do país e pode ter que apresentar seus documentos e notas fiscais de suas compras, caso as tenha feito.

Blogagem Coletiva

Andorra foi para mim uma viagem muito especial. Além de ter sido relaxante, foi a última viagem internacional que fizemos antes do mundo fechar as fronteiras por causa da Pandemia de Covid-19. Então escolhi compartilhar este texto na Blogagem Coletiva do Grupo Viagens por Escrito, cujo tema de julho é Lugares Paradisíacos. Veja os demais posts nos blogs participantes:


CONTEÚDO DO POST

Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

45 respostas

  1. Olá Cecilia tudo bem ? adorei o seu post, me ajudou bastante, vamos estar em Barcelona em dezembro e pensando em fazer um bate e volta em Andorra para ver a neve é um sonho pra nós.
    Vi que foram de õnibus me parece boa ideia, pois receio dirigir em caso neve, mas ao chegar lá, como se faz para subir estações de sky existem ônibus ou uber?
    Muito obrigada

    1. Olá, Maira! Tudo bem e vc?
      Ir de ônibus para Andorra é tranquilo mas não vale a pena fazer bate-volta. É melhor dormir pelo menos uma noite em Andorra.
      Porque são três horas de viagem para ir e outras três para voltar.
      Então não recomendo bate-volta.
      Fique uma noite e vá até uma estação de esqui. Em dezembro a cidade estará linda enfeitada para as festas natalinas. Vc vai curtir.

  2. Oi, adorei suas dicas. Estou pensando em ficar uns 2 dias em Andorra no mês de maio. Acho que não terá tanta neve nas estações e nem tenho certeza se estarão abertas. Uma duvida que tenho é em relação as roupas de frio para a subida das estações. Vocês levaram roupas de frio ou alugaram roupas para própria para a neve em algum local? Se alugou, poderia indicar o local? Parabéns mais uma vez!!!

    1. Olá, Caio. Obrigada pela mensagem. Nós usamos nossas roupas mesmo, sempre com as três camadas (segunda pele, blusa de lã ou de fleece e casaco quente que corta vento). As estações de esqui estarão abertas, porém as atividades de inverno não devem estar mais disponíveis. Como fomos em fevereiro e ainda era inverno, havia neve, mas pegamos sol e um certo calor, em torno de 18ºC). Claro que o vento é forte e precisarão de casacos, mas em maio as temperaturas estarão mais amenas, entre 9º e 15º C. Acredito que as montanhas estarão com vegetação de primavera e somente com neve nos picos mais altos. Por isso, as atividades nas montanhas serão diferentes das que vimos mas sem tirar a beleza do lugar. Vá e depois nos conte como foi sua experiência. Boa viagem pra vcs. 😉

  3. Olá!! Estou pesquisando empresa de ônibus para sair de Barcelona até Andorra. Você recomenda alguma específica? Vi que tem a AndBus, a Alsa e a Andorra Direct. Estarei lá no início de Dezembro e por ser inverno tenho receio de ter neve nas estradas e nunca dirigi com neve antes.

  4. Amei o.post super esclarecedor, Cecília! Tinha reservado um hotel e já estou pensando em trocar depois que li o post, assim ficarei mais perto de Canillo que pude perceber que será o melhor local para minha família, pois não sabemos esquiar e queremos brincar na neve e conseguirmos aprender será ótimo, mas não temos essa expectativa.

  5. Olá Cecília, amei suas dicas.
    Se Deus permitir e a viagem se confirmar dessa vez, estaremos indo para Portugal e Espanha em abril de 2022. Essa viagem está marcada desde 2020…
    Por um acaso meu marido descobriu esse roteiro e comecei a pesquisar, poucos vídeos de brasileiros para esse destino, mas com diligência encontramos blogs fantásticos como o teu.
    Faremos apenas um bate e volta partindo de Barcelona, será que é possível visitar o Mirador Del Roc Del Quer (Canillo), de ônibus ou sabe se lá existe Uber?
    Grande abraço e obrigada pelas riquíssimas informações.

    1. Oi, Alessandra.
      Agradeço muito pelo seu comentário que muito me incentiva.
      Sobre o Mirador, não cheguei a ir lá. Mas pelo que vi, em Canillo vc pode pegar um carro até lá. Veja também o site visitandorra.com
      Espero que vcs façam uma linda viagem.
      Um abraço

  6. Boa noite Cecília!!!
    As suas informações estão me ajudando bastante no planejamento de minha visita para Andorra no final de janeiro de 2022.
    Com relação as visitas nas estações de esqui, nossa família também não tem interesse em praticar o esporte, mas gostaríamos de conhecer, é necessário pagar alguma taxa para entrar nas estações?
    Estaremos de carro, é possível estacionar diretamente nas estações sem a necessidade do acesso pelo teléférico fechado?
    Em Grandvalira é permitido comprar apenas o ingresso para o Magic Gliss, ou também tem que adquirir um para o acesso ao parque?
    Muito obrigada!!

    1. Olá, Cibelle. Fico feliz em saber disso.
      Para subir de teleférico nas estações é preciso pagar a tarifa. Mas não paga nada a mais se não quiser fazer aulas de esqui ou simplesmente esquiar.
      De carro dá pra subir na Vall Nord, Pal Arinsal. Vi muitos carros lá em cima da estação. Já em Grandvalira, Canillo, só tem acesso de teleférico mesmo, que você paga para subir.
      O Magic Gliss é comprado à parte na loja lá em cima da estação.
      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita.

    1. oi, Angela. Obrigada! A ideia é essa mesmo, despertar a vontade de conhecer destinos novos que não têm tanta procura dos viajantes brasileiros. Se for conhecer vai amar. beijos

  7. Adorei conhecer um pouco mais sobre Andorra , esse pequeno paraíso localizado nos Pirineus! Seu roteiro está maravilhoso e a vontade é viajar imediatamente para conhecer.

    1. Oi, Luana. Realmente dá muita vontade de voltar pra estas montanhas e reviver esta viagem incrível. Vá conhecer quando puder. bjs

  8. Meu marido já esteve em Andorra e diz que vale muito a pena curtir a neve por lá! Tenho muita vontade de ir também, parece ser lindo demais. Amei suas dicas e fotos

  9. Andorra entrou em nossa lista de lugares para conhecer, uma filha mora em Madrid e um filho está de mudança para a França. Como serão destinos que estarão em nossos planos por algum tempo, estávamos dando uma olhada nos possíveis lugares legais, menos conhecidos inclusive, para irmos. Adorei o que encontrei aqui.

  10. Nunca tinha parado para pesquisa sobre Andorra ou os Pirineus e fiquei surpresa com tantas descobertas ao ler seu post, realmente um país pra incluir na lista e que pelo jeito, vale demais conhecer.

  11. Que lugar lindo, Cecília! Conhecia Andorra só das aulas de geografia kkk não sabia que havia estações de esqui e outras atrações. Tenho amigos que moram na Europa há anos e é bem verdade o que vc colocou, pra eles viajar para esquiar é como passar um fim de semana na praia pra nós. Quem te deu a ideia de viajar de Barcelona para Andorra?? acho que nunca pensaria nisso!

    1. Oi, Cíntia, minha irmã já havia ido pra Andorra nos anos 90 e eu sempre tive curiosidade para visitar. Quando fiz a compra das passagens para Barcelona não sabia que estaria tão cara a hospedagem nos últimos dias de Carnaval, então busquei alternativas e achei Andorra para acrescentar no roteiro. Foi super legal esta viagem. Um dia pretendo voltar. bjs

  12. Cecília, amei seu post sobre Andorra e o que fazer no pequeno país dos pireneus. Estou fazendo um curso e tive uma aula faz pouco tempo falando exatamente sobre esse destino. Adorei!

        1. Olá, Alberto. Você pode levar dólares mas terá que trocá-los numa casa de câmbio. O euro é a moeda mais usada. Uma alternativa é levar o cartão multimoedas da Wise. Tenho usado ele nas minhas viagens desde o ano passado. É super prático, tem um câmbio melhor e é aceito na maior parte dos estabelecimentos que possuem máquina de cartão de crédito/débito.

  13. Cecília!!! Que super dica para conhecer na Europa! Uma cidade pequena, mais tranquila e barata (sem impostos)! Já sei onde farei compras de perfumes, chocolates e cosméticos!!! É de lugares assim que gosto, pouco conhecidos, assim posso explorar mais. Achei super gostoso e dá vontade de morar! Adorei as dicas de passeio, e saber que o transporte público é tranquilo, dá pra conhecer a cidade mais facilmente e com economia.

  14. Amei as dicas, Ciça! Quando estava morando em Portugal quase fomos esquiar em Andorra com um grupo de amigos, mas acabamos ficando com poucos dias e mudamos de planos. Preciso voltar e conhecer esse paraíso dos pirineus!

  15. Quando fiz o mochilão vi sobre Andorra e quase fomos, mas era verão ainda e entendi que seria melhor um retorno no inverno. Tb tinha visto sobre o paraiso das compras e como estava no inicio do mochilão ia só passar vontade. Com ctz vendo seu post me deu mais vontade ainda de conhecer esse pequeno pais dos pirineus. É lindo, e adorei a vibe do piquenique 🙂

    1. Oi, Ju. No verão eles também fazem atividades de montanha nas estações de esqui. Mas acho mais legal is no inverno mesmo. Beijos

  16. Ciça, que lugar lindo! Nao conhecia Andorra, quando fui a Espanha, só passei por Barcelona e Mont Serrat. Sonho em esquiar e esse pode sério destino para isso, já que quando fui para Santiago em pleno julho, não nevou… RS
    Obrigada por compartilhar!

    1. A estrada pra Andorra passou perto de Montserrat. Eu queria ter ido lá, mas não deu tempo. Recomendo Andorra. Vale a pena conhecer. Beijos

  17. Outro dia mesmo vi um documentário e um programa de viagens sobre Andorra…não conhecia muito bem os detalhes da região. Já vou guardar todas essas informações pq achei agora mais interessante ainda.

  18. Adorei conhecer mais desse paraíso, que, até então, só conhecia por nome. Achei o país lindíssimo e com muita infraestrutura. Já quero conhecer em uma próxima oportunidade.

  19. Quando fui para Barcelona considerei ir para Andorra para esquiar. Acabei decidindo por uma estação de esqui ainda nas Espanha, mas bem perto dos Pirineus. Só que para o nosso azar, naquele ano não nevou no inverno… acabamos não indo em nenhum! Mas agora já sei o que fazer em Andorra quando voltar para visitar minha amiga!

    1. Bárbara, vale muito a pena esquiar em Andorra. Quero ver se faço um post só sobre as opções nas estações de esqui. Aguarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.