Quer fazer um roteiro de trem entre Alemanha e Itália, com bate-voltas pela Suíça e Áustria? Então leia este post que você vai se encantar com esta região lindíssima que visitei em julho de 2022. Minha sugestão é começar a viagem por Frankfurt am Main (FRA), como fiz. Há voos diretos do Brasil pra lá pela Latam e pela Lufthansa. E terminar este roteiro em Milão, de onde saem voos diretos da Latam que partem do Aeroporto de Malpensa para Guarulhos (GRU). Entre estas duas cidades você vai visitar lugares espetaculares que vão tornar sua trip inesquecível.
Chegando em Frankfurt
Escolhi chegar à Alemanha por Frankfurt am Main porque consegui emitir o bilhete GRU-FRA com milhas da Latam Pass. Como estávamos em plena pandemia e com muitas incertezas, gastei apenas 45k para chegar até lá. Claro que hoje já está bem mais caro, mas com alguns critérios, um pouco de sorte e muita antecedência, dá pra conseguir emitir com milhas este trecho também. O voo da Latam no verão europeu sai bem tarde do Brasil (por volta da meia-noite) e chega em Frankfurt após 11 horas.
Três dias em Frankfurt
Recomendo pelo menos ficar três dias em Frankfurt para conhecer a cidade e seus arredores. Aproveitei o primeiro dia para fazer o city tour de ônibus tipo hop on hop off e depois fiz um passeio de barco pelo Rio Main. Certamente, essas duas opções são válidas para conhecer a cidade. Mas claro que você também pode optar por fazer um free tour a pé pela cidade. Não deixe de conferir o pôr do sol às margens do Rio Main. É lindo e gratuito!
Nos outros dois dias em Frankfurt você pode conhecer melhor a cidade ou fazer bate-voltas pelas cidades próximas. Fui conhecer Heidelberg, de trem regional. Super fácil de chegar a partir da estação de trem central de Frankfurt. Pelo Google Maps você consegue visualizar os trens disponíveis e o tempo gasto entre as duas cidades. Em média a viagem de trem dura uma hora (se for direto). Compre o bilhete na hora na estação e passe o dia por lá. Visite o castelo de Heidelberg e aproveite para explorar o centro a pé. Você vai se encantar.
Roteiro de trem: Nuremberg
O primeiro trajeto deste roteiro de trem entre Alemanha e Itália está só começando. A primeira parada é Nuremberg, uma cidade medieval murada, com castelo, igrejas, pontes e praças para você explorar. Faça base na cidade por pelo menos três dias também. No momento em que você desce na estação central é super fácil chegar na parte histórica. Siga em frente e logo vai avistar os muros da cidade. Ali há ótimos hotéis e você vai conhecer quase tudo a pé. Mas claro que se precisar, o transporte público lá é bastante eficiente. Perca-se nas ruas medievais e pontes sobre o Rio Pegnitz. Certamente você vai amar as fotos e paisagens das pontes da cidade.
Sem dúvida, um passeio obrigatório em Nuremberg é subir até o Castelo de Keiserburg. A vista da cidade é linda demais lá de cima. Não cheguei a entrar na parte paga mas os jardins têm acesso gratuito. Não perca! Mas Nuremberg não é só uma graça de cidade medieval. Ela também tem seu passado negro, já que foi a capital dos congressos do partido nazista e palco de perseguições a judeus e opositores do regime. Se quiser conferir esta parte triste da história da cidade, faça o tour do Terceiro Reich. Visite também o Campo de Zeppelin, um complexo erguido pelos nazistas para reunir seus seguidores em grandes eventos e desfile de tropas. Visite o Centro de Documentação, onde toda essa triste fase está documentada em fotos e vídeos.
Bate-volta a Rothenburg ob Der Tauber
Reserve um dia inteiro para realizar um bate-volta até a belíssima Rothenburg ob Der Tauber. Com toda a certeza vai ser um ponto alto deste roteiro de trem entre Alemanha e Itália. A parte histórica da cidade é pequena e você fará tudo a pé. Para chegar lá a partir de Nuremberg são três trechos de trem e o percurso leva em torno de uma hora e meia. Se quiser, pode pegar uma excursão para Rothenburg também. De qualquer forma, não deixe de conhecer esta cidade da Rota Romântica da Alemanha. Tanto no verão quanto no inverno, é encantador andar por aquelas ruelas e subir na muralha para ver a cidade do alto. As casas são no estilo enxaimel e todas são bem cuidadas, tornando a paisagem ainda mais especial.
Roteiro de trem: Munique
A próxima parada deste roteiro de trem entre Alemanha e Itália é a capital da Baviera: Munique. Deixe três ou quatro dias para conhecer a cidade e fazer bate-voltas. A hospedagem em Munique não é barata e por isso optamos por ficar no Novotel Suites Munich Parkstadt Schwabing. Embora fique distante das atrações, o preço dele foi bem melhor e ele tem transporte público a uma pequena distância a pé. Paguei o hotel com pontos All Accor Live Limitless, então claro que compensou!
Em Munique não deixe de conhecer a região da Marienplatz onde fica a Hathaus (prefeitura) com seu relógio de bonecos que se movimentam sempre às 11h e ao meio-dia. Aproveite e conheça também toda a área histórica a pé, passando pela Igreja de São Pedro, o Biergarten e o Mercado Viktualienmarkt. Faça uma parada na cervejaria mais famosa da cidade, a Hofbräuhaus, ou HB como também é conhecida. Mesmo que você não seja fã de cerveja, vale a pena visitar o belíssimo prédio histórico e comer um salsichão ou joelho de porco, típicos da região. E inclua no roteiro o Residenz Palace e o parque Englischer garten, onde uma das atrações é o surf de rio.
Dachau: campo de concentração em Munique
Visitar um campo de concentração para saber mais da história da Alemanha pode não agradar a todos, mas considere conhecer o Campo de Concentração de Dachau. É fácil chegar a ele de metrô e ônibus e a entrada é gratuita. Embora não seja uma atração turística propriamente dita, ele nos mostra o quanto é importante e necessário não esconder este triste episódio da história mundial para que nunca mais ocorra algo parecido. Reserve o período da manhã e parte da tarde para fazer esta visita.
Bate-volta a Salzburg
O meu roteiro entre a Alemanha e a Itália teve uma breve passagem pela Áustria. Como Munique fica próximo à fronteira com este país, decidimos visitar Salzburg num bate-volta de trem. Como fizemos de trem regional para aproveitar nosso ticket de 9 euros (uma promoção única do pós-pandemia), a viagem foi um pouco cansativa. Demoramos em torno de duas horas até chegar a Salzburg, mas valeu a pena porque a cidade de Mozart e da Noviça Rebelde é linda. Para não perder tempo, fizemos o tour de ônibus pela cidade e depois caminhamos pelas margens do Rio Salz. Coloque a cidade no seu roteiro e conheça a Casa de Mozart.
Roteiro de trem: Bolzano
A próxima parada deste roteiro de trem entre Alemanha e Itália é Bolzano, já em território italiano, mas com forte influência alemã e austríaca. Escolhi esta cidade para me hospedar por três noites para conhecer as montanhas Dolomitas (os alpes italianos). O trem de Munique até Bolzano demora em média três horas, mas o percurso é bem bonito, passando por Innsbruck (na Áustria), até chegar na região do Trentino-Alto Ádige. Em Bolzano, não deixe de visitar o interessante Museo Archeologico dell’Alto Adige, onde está o Ötzi, o Homem de Gelo.
Mas o ponto alto de estar baseado em Bolzano é subir as montanhas e conhecer as Dolomitas. No primeiro dia subimos o teleférico de Bolzano-Renon até Soprabolzano. Uma vez lá em cima, pegamos o gracioso Il Trenino de Renon até a estação de Collalbo. Todo o trajeto feito neste pequeno trem já vale a pena pelas paisagens. Mas caminhar pelas ruas/estradinhas dali é ainda mais interessante, principalmente quando se dá de cara com as Dolomitas. A impressão que se tem é de estar dentro de um cenário de filme.
Bate-volta a Ortisei
Muitos viajantes fazem a região de Trentino-Alto Ádige com carro alugado. E certamente é uma boa escolha. Porém eu nunca dirigi na Europa e sempre me viro com o transporte público. Então, as Dolomitas também tiveram que ser exploradas desta forma. Por isso, no segundo dia fizemos um bate-volta de trem e ônibus pelas montanhas até Ortisei.
A cidade em si já um belo passeio, mas subindo no teleférico de Ortisei-Alpe di Siusi me deparei com a vista mais incrível que já vi nesta vida. As Dolomitas de perto são ainda mais lindas. Com toda a certeza, ali eu senti que valeu minha viagem! Só de lembrar da emoção de estar naquele lugar já fico saudosa, e claro, quero voltar!!! Minha sugestão é passar o dia nas montanhas, se for verão. Caso seja inverno, estará tudo coberto de neve e esquiar pode ser a alternativa. Só não deixe de subir até lá. E se gostar de cerveja, sente no bar e peça uma gelada para apreciar a paisagem.
Roteiro de trem: Milão
Não foi nada fácil ir embora de Bolzano, mas precisávamos cumprir nossa última parte do nosso roteiro de trem entre a Alemanha e a Itália. Por isso, seguimos até Milão, onde fizemos nossa última base desta incrível viagem. Já conhecíamos Milão, então foi bem mais fácil decidir onde ir. Ficamos hospedados no Ibis Milano Centrale, que também paguei com pontos All Accor. Não é pertinho mas também não fica longe das principais atrações da cidade. Se você ainda não conhece, veja meus 8 motivos para visitar Milão.
Bate-volta a Lugano
Por fim, a última cidade que visitamos nesta viagem foi Lugano, na Suíça. A pouco mais de uma hora de trem de Milão, Lugano é um bate-volta bem interessante e você não vai precisar gastar muito para colocar seus pés na Suíça. Claro que é bem mais caro que Milão já que os preços são todos em francos suíços. Mas dá pra gastar só com a comida e visitar o lago de Lugano, caminhar pelas ruas do centrinho e voltar pra Milão. Caso você queira ir de excursão, existe um tour que passa também por Bellagio e pelo Lago di Como.
Passagens de trem
Você deve estar querendo dicas de como comprar as passagens de trem, certo? Saiba que todos os deslocamentos foram em trens de alta velocidade. Para garantir os melhores preços comprei tudo com antecedência de três meses. Os demais trechos em trens regionais não precisa comprar antes porque os preços são os mesmos. Se você quiser pesquisar suas datas, recomendo a empresa Omio, parceira do blog e referência na compra de passagens na Europa.
Transporte
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes e tem como tema Transportes. Veja abaixo outros artigos publicados nos blogs participantes:
- Let’s Fly Away – Como ir do aeroporto de Londres para o Centro e mais regiões
- Destinos Por Onde Andei… – Tour Alta Montanha de carro, Mendoza
- Mulher Casada Viaja – Swiss Travel Pass vale a pena? Preços 2023 e outras dicas
- Travel Tips Brasil – Trem de Orlando para Miami – Linha Brightline
- Elizabeth Werneck– Como chegar a Medellín a partir do aeroporto?
- Cantinho de Ná – Como é voar com a KLM para a França
- Turista FullTime – Viagem de Carro de Amsterdã a Paris (com roteiro!)
- Uma Viagem Diferente – Como é voar de American Airlines para Nova York
Respostas de 18
Ah, adorei saber um pouco mais como é o Roteiro de trem entre Alemanha e Itália.
Estou pensando seriamente em fazer essa viagem e vou seguir suas dicas. Obrigada por compartilhar. Beijos
Oi, Elizabeth. Espero ter ajudado você no seu planejamento. bjs
Adoro viajo de trem, de longe é meu meio de transporte favorito e pela Europa então, com aquelas paisagens lindas nem se fala. Muito legal seu roteiro de trem pela Alemanha e Itália, já fiz um que também incluiu esses 2 países e as viagens foram todas de trem, adorei.
O trem é meu meio de transporte favorito na Europa. Quando pensei este roteiro, escolhi estrategicamente estas cidades para me hospedar para poder conhecer seus arredores. E tanto a Itália quanto a Alemanha possuem muitas linhas de trens conectando suas principais cidades. Aí fica tudo mais fácil, né?
Obrigada pelo comentário. bjs
Que delícia de viagem neste roteiro de trem entre Alemanha e Itália, acredita que nunca visitei a Alemanha?
As paisagens belíssimas que você mostrou me deram muita vontade de realizar este percurso, mesmo retornando à Milão (adorooo!!!) e Lugano (amei!!!), afinal é muito bom também voltar aos lugares que gostamos, não é?
Pela sua carinha feliz acredito que esta viagem vai ficar para sempre em suas melhores lembranças, que legal, assim é que é bom.
Grande beijo!
Oi, Gisele! Foi mesmo inesquecível, principalmente porque passamos por tantas cidades neste roteiro. Foram 23 dias de viagem. Aproveitamos muito. Vá conhecer a Alemanha. Eu gosto demais. bjs
Adorei o seu roteiro, Cecília! Principalmente, pela forma como você organizou os deslocamentos e incluiu várias cidades com propostas diferentes e atrações para todos os gostos. Eu nunca estive em Frankfurt e fiquei com bastante vontade de explorá-la depois de ler o seu relato. Ainda mais pela facilidade de fazer os bate e volta às outras cidades alemãs. Vou guardar esta sugestão de roteiro, com certeza, para uma próxima viagem. Obrigada por compartilhar. Grande abraço!
Frankfurt é mais que um aeroporto de entrada na Alemanha ou Europa, Regina. Gostei bastante da cidade e voltaria se tivesse outra oportunidade. bjs
Oi amiga,
que roteiro bacana de trem da Alemanha e Itália. Sabe que eu passei um dia em Frankfurt e aproveitei bem. Todo mundo diz que é sem graça, mas eu adorei!
A Alemanha é um país muito legal para viajar e a Itália tem lugares muito lindos!
Adorei seu post
Bjs
Mari
oi, Mari! Tem destino que nos surpreende. Não podemos nos deixar levar pelos comentários e ir lá conferir pra ter nossa opinião, não é mesmo?
Obrigada. bjs
Viajar de trem pela Europa é vida né? Adorei seu roteiro de trem da Alemanha para a Itália. Com certeza vou fazer assim quando visitar essas cidades.
Pena que no Brasil não temos este meio de transporte como lá na Europa, Diego. bjs
Adoro passear de trem. Seu roteiro está inspirador!
Há muitas cidades lindas pra conhecer de trem. Amo esse tipo de viagem. bjs
Que roteiro lindo de trem pela Alemanha – e como eu, você gosta de dar umas esticadinhas ehehe. Fiquei emocionada ao rever aqui lugares como Rothenburg-ob-der-Tauber e claro as Dolomitas! Estudando um roteiro de trem pela Alemanha porque ainda tem muita coisa pra conhecer! Beijos
Márcia, você me inspirou a conhecer as Dolomitas e suas sugestões me ajudaram muito a escolher ficar em Bolzano. O que precisar de dicas da Alemanha é só pedir. Ajudo no que precisar. Beijos
Viajei muito de trem pela Alemanha e foi uma experiência excelente. Amei as suas dicas para usar esse meio de transporte e o seu roteiro. Lindo demais!
Obrigada, Lulu! Está viagem foi inesquecível.