Baixada Santista: a praia dos paulistas

Você quer curtir uma praia perto de São Paulo? Então você precisa conhecer a Baixada Santista. São oito cidades com opções interessantes para aproveitar o banho de mar e pegar um bronzeado a uma distância que varia de 70 até 140 quilômetros da capital.

A fim de ajudar você a escolher sua praia, vou postar uma série de textos sobre essas cidades aqui no blog nas próximas semanas. Mas antes vou dar um spoiler com um pouco de informação de cada uma delas.

Baixada Santista

A Região Metropolitana da Baixada Santista, criada em 1996, compreende os municípios de Bertioga, Cubatão (o único sem praia), Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Em seus 2,4 mil Km² de área há muitas atrações turísticas, históricas, de ecoturismo e de lazer, além de opções de hospedagem, de compras e de atividades esportivas para agradar a todos os gostos e bolsos.

Santos, a maior cidade

A maior cidade da Baixada Santista e a mais conhecida mundialmente é Santos. Com sua importância histórica, seus belos jardins à beira-mar e seu porto (o maior da América do Sul), a cidade atrai o turismo de lazer e de negócios o ano todo.

Santos é a maior cidade da Baixada Santista

Santos tem sete quilômetros de praias, com extensa faixa de areia e mar calmo, típico de baía. A prática de esportes na praia é regulamentada pela Prefeitura e há muitas modalidades disponíveis. Ao mesmo tempo, o município possui um Centro Histórico bastante interessante, com diversas atrações turísticas para se aproveitar depois da praia. Uma delas é o famoso passeio de bonde, que começa na Estação do Valongo e percorre as ruas do Centro.

Outro ponto de interesse no Centro é a visita ao Museu Pelé, que conta a história do Rei do Futebol, e ao Museu do Café, no antigo prédio da Bolsa Oficial do Café. Sem dúvida, acho que vale a pena conhecer o Centro Histórico e, para completar o passeio, recomendo subir ao Monte Serrat, para ter uma visão panorâmica da cidade. Na região da orla, faça uma visita ao Aquário Municipal e ao Orquidário, ou vá caminhar ou pedalar pelos jardins da praia.

Saiba mais:

São Vicente, a primeira vila do Brasil

Ao lado de Santos e dividindo a mesma ilha, está São Vicente, a primeira vila do Brasil. Fundada por Martim Afonso de Souza, em 1532, a cidade tem duas praias principais, a do Gonzaguinha e a praia do Itararé. Esta última divide-se com a Baía de Santos e tem a faixa de areia larga. Ali, ocorrem eventos artísticos e esportivos, com ênfase à prática de surf e voo livre.

A Praia do Gonzaguinha é ideal para a prática de esportes náuticos, como stand up e jetski

A Ilha Porchat dá um charme especial à praia do Itararé. Lá no alto se encontra o Mirante dos 500 anos, obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A vista é uma das mais bonitas da região. Da mesma forma, se você gosta de ter uma visão mais panorâmica, recomendo também subir de carro ou teleférico no alto do Morro do Voturuá. Também conhecido como Morro da Asa Delta, ali se tem a melhor vista das praias de Santos e de São Vicente. Além disso, há uma plataforma para saltos que reúne praticantes de voo livre, paraglider, parapente e asa delta.

Saiba mais: Baixada Santista: o que fazer em São Vicente

Praia Grande

Certamente, uma das cidades da Baixada Santista que mais cresceu e que mais atrai turistas atualmente é Praia Grande. O município tem 22,5 quilômetros de praias urbanizadas, que começam no Canto do Forte e se estendem até a divisa com Mongaguá. Inegavelmente, Praia Grande é de longe a cidade que mais recebe visitantes. Sua população quadruplica na temporada de verão. E a fim de atender a todos, há inúmeros imóveis de veraneio, hotéis, pousadas e colônias de férias, dispostos por todos os bairros próximos ao mar.

Praia Grande tem 22 quilômetros de praias (Foto: Marcelo Guedes – PMPG)

O município investiu bastante para criar espaços de lazer ao longo de toda a orla e atraiu inúmeros empreendimentos imobiliários nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, a cidade oferece ainda atrações turísticas para depois da praia, como a Fortaleza de Itaipu, o Palácio das Artes, a Feira de Artesanato, o Portinho e o calçadão da orla, com ciclovia, parques e áreas de lazer para todas as idades.

Saiba mais: Baixada Santista: o que fazer em Praia Grande

Mongaguá

Mongaguá é outra opção para o turista que quer aproveitar o lazer à beira-mar. A cidade fica mais ao sul, fazendo divisa com Praia Grande e Itanhaém. São 13 quilômetros de praias de mar aberto com extensa faixa de areia dura. Sem dúvida, lá o mar é mais agitado e atrai praticantes de surf. Da mesma forma, sua famosa plataforma de pesca, que avança 400 metros mar adentro, é o point dos pescadores profissionais e amadores, que ali encontram as condições necessárias para praticar a pesca.

poço das antas mongagua
O Poço das Antas é uma opção de lazer em Mongaguá

Além disso, o turista tem como opção de lazer o Poço das Antas, uma piscina de água natural, formada pela água de uma cachoeira. Os visitantes contam com infraestrutura para passar o dia ali. Há inclusive opção de trilhas no morro para um banho de cachoeira.


Veja também essa seleção de 10 cidades do interior de São Paulo que o blog Experiência Bárbara indicou para conhecer também.

Itanhaém

Ainda mais ao Sul, está a cidade de Itanhaém com suas 14 praias dispostas em 26 quilômetros de orla. As mais famosas são Cibratel, Suarão, dos Sonhos e a Praia do Tombo, onde o Rio Itanhaém encontra o mar, formando um degrau de areia que se transforma conforme a maré.

A cidade de Itanhaém ficou conhecida no Brasil depois que virou cenário da novela Mulheres de Areia, inicialmente apresentada na extinta TV Tupi e refilmada pela Rede Globo. A praia dos Pescadores foi palco das filmagens que envolveram as personagens Rute e Raquel (vividas por Glória Pires) e Tonho da Lua (Marcos Frota), na versão da Rede Globo.

A Praia do Tombo tem um belo pôr do sol

Mas Itanhaém tem muito mais do que praias para oferecer aos turistas. Há atividades ligadas ao ecoturismo, pesca, esportes náuticos e ainda à religiosidade e à história do Brasil.

Peruíbe

A última cidade ao Sul, que faz parte da Região Metropolitana da Baixada Santista, é Peruíbe. Sua principal praia é a do Centro, com pouco mais de 13 quilômetros de extensão. Mas há outras opções para os banhistas como as praias do Guaraú, do Costão, a Prainha, Caramborê e a famosa Barra do Una, área de preservação ambiental.

Além das praias, Peruíbe oferece muitos outros atrativos aos turistas, devido à sua Natureza exuberante. Entre as opções estão banhos de cachoeira, atividades esportivas e culturais, passeio às ruínas do Abarebebê, visita ao portinho dos pescadores, dentre outras.

Bertioga, o município mais novo

Bertioga é a cidade mais jovem da Baixada Santista. Com 90% do seu território em área de preservação ambiental, a cidade oferece aos turistas bem mais do que suas belas praias. Ali, o visitante pode entrar em contato com a cultura caiçara ou ainda visitar a Reserva Indígena do Rio Silveira, em Boracéia. Pode aproveitar a pesca e o turismo náutico, ou explorar o ecoturismo.

Mas é claro que o maior atrativo é o mar limpo e a vida à beira-mar. Sem dúvida, o turista que escolhe Bertioga tem seis praias belíssimas para escolher em 33 quilômetros de costa. Só para ilustrar, a Riviera de São Lourenço é um dos bairros mais concorridos na temporada de verão. Muitas famílias de classe média alta possuem imóveis no bairro, construído com todas as regras de preservação ambiental.

O que vai fazer em Bertioga?

Guarujá

Há pouco mais de uma hora da capital, Guarujá é um dos destinos mais procurados por banhistas na Baixada Santista. Famoso balneário dos anos 70 a 90, Guarujá tem belíssimas praias, uma boa rede de hotéis e inúmeros imóveis para aluguel de temporada.

As principais praias são Pitangueiras, Astúrias, Enseada, Guaiúba, Perequê e Pernambuco. Há ainda praias menores na estrada para Bertioga, como Iporanga, Prainha e São Pedro. Mas a mais certificada é a Praia do Tombo, que ostenta a Bandeira Azul por obedecer a critérios de gestão ambiental, educação, qualidade da água, segurança e serviços. Suas águas límpidas e de mar forte são atrativos que encantam os surfistas.

Praia das Astúrias Guarujá
A Praia das Astúrias é uma boa opção para se hospedar
Visita privada à tribo guarani Ribeirão Silveira

Saiba mais: Baixada Santista: o que fazer no Guarujá

Quer conhecer outras opções pra viajar? Veja o post LUGARES PARA VIAJAR PERTO DE SP APÓS QUARENTENA, no blog Roteiros para Viajantes.



Se você gosta do nosso conteúdo, deixe seu e-mail para receber nossas atualizações.

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

15 respostas

  1. Tive a oportunidade de pernoitar em Bertioga numa viagem de carro que fizemos de BH a Santana do Livramento. Adorei o lugar mas queria ter tido tempo p curtir melhor. Com certeza depois desse post vou querer conhecer toda a Baixada Santista.

  2. Cecília, não sabia que tinha tanta coisa linda pra gente conhecer na Baixada Santista, conhecida como a praia dos paulistas.
    Não é a toa que o povo vai todinho pra essa região nos feriados nacionais e férias, também pudera, é muito lugar bonito mesmo.
    Fiquei com vontade, agora é esperar o momento certo para poder conhecer estas maravilhas. Parabéns, post completo e muito inspirador. Beijos.

    1. Oi, Gisele. Minha região é linda e rica em atrativos para os turistas. Precisamos nos visitar mutuamente para aproveitarmos o que nossas cidades têm de melhor. Beijos

  3. A Baixada Santista pra mim é recordação de infância! Ir à Praia Grande uma vez ao ano era o máximo de viagem em família que conhecia rsrsrs Fui muito à Santos também depois de adulta, amava o clima e os barzinhos. Adorei ver um post resumindo as atrações de todas as cidades.

    1. Oi, Cintia. Muita gente conheceu minha região na infância. Realmente os bares são bem agradáveis. Volte com seus filhos. Eles também vão gostar daqui. beijos

  4. Que legal esse post, adorei e sempre bom saber as outras praias do local, conheci aí Praia Grande e Guarujá, mas agora vendo o post vi que poderia ter conhecido mais . Parabéns pelo post!

  5. Muito interessante o seu post, com tantas informações ricas e importantes sobre a região! Eu desconheço a Baixada Santista e não sabia sobre quantidade de municípios que a integra. Amei ler seu texto e conhecer sobre os atrativos de cada cidade. Espero conhecer, pessoalmente, em breve.

  6. Adoro !!! Visito o litoral paulista há mais de 20 anos kkkkk e amo, sempre que dá dou uma escapada para lá para renovar as energias.

    1. Oi, Nathalia. Que bom que você conhece. Então sabe como essa região da Baixada Santista tem muito a oferecer aos turistas. Obrigada pela visita. beijos

  7. Voltei a Santos em 2018 depois de quase 35 anos e gostei bastante. Fiz o passeio no bonde, andei pelo Centro histórico e pela orla. Guarujá só fui uma vez num bate e volta de Santos. Quero saber tudo de cada cidade de praia para visitar quando for seguro. São Paulo é bastante viável para irmos de carro. Beijocas

    1. Obrigada, Lilian. Realmente há muitos lugares lindos na Baixada Santista para serem explorados. Quando vier, me avise, que quero lhe conhecer pessoalmente. beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.