Baixada Santista: o que fazer em São Vicente

Iniciando a série Baixada Santista vou colocar aqui minhas dicas sobre o que fazer em São Vicente, a minha cidade. Embora tenha nascido em Santos, moro aqui minha vida toda e nunca quis me mudar para nenhum município vizinho. Um dos motivos da minha escolha é porque São Vicente tem uma baía linda e o pôr do sol ali é sensacional. Fora que a cidade não é muito grande e você pode ir do centro à praia e vice-versa numa caminhada rápida.

Quando ir

No Verão, a cidade ferve. Faz muito calor, na casa dos 38º C, e a umidade da nossa região torna tudo ainda mais quente. Mas nas demais estações do ano, o clima é perfeito. As praias estão ali à disposição dos moradores e visitantes, 24 horas por dia. (Só agora na quarentena que elas não estão liberadas, mas a gente entende o motivo).

O inverno não costuma ser rigoroso. As temperaturas à noite ficam em torno dos 18º C. Nada que um casaquinho não resolva. Durante o dia, mesmo no mês de julho, é possível pegar um sol na praia ou praticar esportes, como futebol, vôlei, frescobol, surf e stand up paddle. Há dias em que a temperatura chega a 26º C em pleno inverno. Ou seja, dá pra visitar São Vicente durante o ano todo. Só escolha se quer a cidade cheia (alta temporada) ou mais vazia (o resto do ano).

Praias

As principais praias de São Vicente são Gonzaguinha, Itararé e Milionários. As três ficam na área urbana e são bem movimentadas nos finais de semana e feriados. As duas primeiras possuem quiosques e barracas de praia que disponibilizam guarda-sois e cadeiras para quem consumir ali alimentos ou bebidas à venda.

A praia do Gonzaguinha é a mais central e é ideal para a prática de esportes náuticos

Gonzaguinha

A praia do Gonzaguinha tem 800 metros de extensão e está localizada na baía de São Vicente. É a mais próxima ao Centro e costuma ter a balneabilidade comprometida. Mas é boa para tomar sol e praticar stand up paddle ou jet ski. O mar é calmo e somente em algumas fases do ano a maré fica mais agitada, criando a ressaca, um espetáculo bonito provocado pelo mar.

Milionários

A praia dos Milionários tem apenas 200 metros de extensão e se localiza aos pés da Ilha Porchat. É uma praia bem tranquila e sua faixa de areia é pequena, não comportando muitas barracas. Ali se encontra a melhor vista do pôr do sol da cidade, que se põe junto à Ponte Pênsil.

A praia dos Milionários fica aos pés da Ilha Porchat

Itararé

Para mim o melhor banho de mar em São Vicente é na praia do Itararé. Com 2,4 km de extensão, ela tem melhor balneabilidade e uma larga faixa de areia que permite a prática de vários esportes. É o point dos turistas e moradores durante a temporada de verão e nas férias de julho. O mar é mais calmo junto à Ilha Porchat e mais propício à prática de surf à medida que se distancia dela.

Há uma boa quantidade de quiosques que vendem refeições e lanches durante o dia e à noite. Alguns oferecem apresentações musicais e fazem pequenos eventos para entreter os frequentadores. Ou ainda disponibilizam cadeiras de praia de madeira para se pegar um bronzeado.

A Ilha Porchat vista da Praia do Itararé

Itaquitanduva e Paranapuã

Mas existem outras duas praias de natureza quase intocável devido à dificuldade de acesso. São elas: Itaquitanduva e Praia de Paranapuã (ou das Vacas). A primeira tem apenas 300 metros de extensão e só pode ser acessada a pé, seguindo uma trilha pelo Morro do Xixová, no bairro do Japuí. Frequentada por surfistas da região, a praia não é muito conhecida devido à sua localização. Além disso, não se recomenda ir lá sozinho, em casal ou em pequenos grupos, por questões de segurança.

Já Paranapuã é uma praia fechada ao público por um portão. A praia só é acessada através da Avenida Saturnino de Brito, que começa ao lado da Ponte Pênsil. Ela tem 600 metros de extensão e embora seja linda, não é permitido entrar sem autorização. No caminho até a praia de Paranapuã há pequenas faixas de areia, usadas por moradores do Parque Prainha e por praticantes de jet ski.

Ponte Pênsil

O maior símbolo de São Vicente é sem dúvida a Ponte Pênsil. Construída pelo engenheiro Saturnino de Brito para escoar o esgoto da Ilha de São Vicente, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914. Certamente, a obra foi uma grande inovação para sua época e, de forma pioneira no Brasil, garantiu o desenvolvimento da região.

Tombada como patrimônio histórico da cidade, a Ponte Pênsil é sustentada por cabos de aço vindos da Alemanha. Periodicamente, a ponte passa por obras de manutenção para garantir que este cartão-postal de São Vicente seja sempre preservado.

A Ponte Pênsil é o cartão-postal de São Vicente (foto acervo PMSV)

Ilha Porchat

Inegavelmente, a Ilha Porchat divide com a Ponte Pênsil o título de símbolo de São Vicente. Por ter seu acesso aterrado por uma ponte, a ilha é urbanizada e possui casas e edifícios com vistas para as baías de Santos e de São Vicente. No topo há o Memorial dos 500 Anos, construído a partir de projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 2002 para marcar os 500 anos do descobrimento do Brasil.

Além dos imóveis residenciais, a Ilha Porchat possui casas de aluguel para realização de eventos, restaurante e hotel. Logo na subida, do lado esquerdo, está o Ilha Porchat Club. Famoso nos anos 80/90 em todo o Brasil pelo Baile Uma Noite nos Mares do Sul, o clube está praticamente desativado.

Primeira vila do Brasil

A vila de São Vicente foi fundada por Martim Afonso de Souza, no dia 22 de janeiro de 1532. Assim que aportou na cidade, Martim Afonso mandou construir a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa. É desse fato que deriva o título vicentino de Cellula Mater da Nacionalidade, ou Primeira Cidade do Brasil.

Biquinha de Anchieta

Se você perguntar o que deve fazer em São Vicente para conhecer sua história, a resposta certamente será: comece a visita pela Biquinha de Anchieta. Foi ali que o Padre José de Anchieta catequizou índios a partir de 1553. A praça da Biquinha tem venda de doces e salgados e é famosa por isso também. Logo após a visita, atravesse a rua e conheça o relógio de sol na Praça 22 de Janeiro. Depois siga até a Casa de Martim Afonso, que fica do outro lado da praça.

Vila de São Vicente

Em seguida, vá até a Igreja Matriz de São Vicente Mártir, que fica na Praça João Pessoa, e visite o templo. Assim que terminar, atravesse e conheça o Parque Cultural Vila de São Vicente. O parque é uma reprodução da arquitetura, usos e costumes da primeira cidade do Brasil, durante a colonização pelos portugueses, no século XVI.

Morro do Voturuá

Uma das atrações da cidade é o teleférico que liga a praia do Itararé até o alto do Morro do Voturuá ou Morro da Asa Delta, como é conhecido popularmente. A subida é de 180 metros e lá do alto é possível ter uma vista privilegiada de São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande e de Santos.

Ali há uma rampa para saltos de voo livre e reúne adeptos de esportes radicais como asa delta, paraglider e parapente. Para quem não gosta de subir de teleférico, a opção é chegar até o alto do morro de carro. O acesso fica na divisa entre Santos e São Vicente.

Praticantes de voo livre saltam do alto do Morro do Voturuá

Parque Ecológico Voturuá

Um passeio que agrada as crianças e que pode ser feito logo depois de uma manhã na praia é visitar o Parque Ecológico Voturuá (antigo horto municipal). Ali, certamente é uma das poucas áreas urbanas de reserva de Mata Atlântica da região.

Ocupando 850 metros quadrados de área no sopé do Morro do Voturuá, do lado oposto à praia do Itararé, o parque é inegavelmente um dos pontos turísticos mais visitados de São Vicente. A principal atração é o zoológico, que tem cerca de 100 animais, de 23 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos.

As crianças se divertem vendo o hipopótamo, o macaco prego e as iguanas. Mas há também um jardim japonês, playground, área para piquenique, um pesque-pague, o Museu Casa da Cultura Afro-brasileira, além de uma série de atividades que atendem todas as faixas etárias.

Quer uma dica de Airbnb para se hospedar em São Vicente? Veja este apartamento super bem localizado.

Pôr do sol

Como eu já disse no início do post, São Vicente tem um pôr do sol magnífico. Aprendi com meu pai a assistir a esse espetáculo da Natureza sempre que possível. Então, deixo aqui a dica para você fazer isso também, num final de tarde de verão ou em qualquer outra estação do ano. O local mais propício a isso é exatamente na subida da Ilha Porchat. Sente-se no murinho e espere o espetáculo. É de graça e você vai entender porque eu considero um dos mais lindos que já assisti.

Não deixe de ver o pôr do sol na subida da Ilha Porchat

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva especial de blogs de viagem, cujo tema é Turismo Doméstico. Leia também os demais posts participantes e conheça mais sobre o Brasil:


Salve este pin no seu Pinterest para ver esse texto quando quiser

CONTEÚDO DO POST

Picture of Cecília Beu

Cecília Beu

Muito prazer! Sou a jornalista Cecília Beu. Estou muito feliz em ter você por aqui. Sou de São Vicente, Litoral de São Paulo, gosto de viajar e uso este blog para ajudar as pessoas a desmistificar a ideia de que viajar é caro. Espero que você faça muitas viagens com as dicas que trago aqui.

Resolva sua Viagem

Você gosta do blog Viajante Econômica? Então faça suas reservas pelos parceiros do blog nos links abaixo. Os valores são os mesmos dos sites mas suas reservas vão gerar uma pequena comissão para manter o blog.

Hotéis no Booking

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Pesquise na Hotels.com

Encontre sua hospedagem aqui

Consulte a Expedia

O que você está esperando para viver a sua próxima aventura?

Pesquise no Skyscanner

Pesquise sua viagem...

Recomendações de Viagem

Veja as recomendações no TripAdvisor

Aluguel de Carros

Reserve um carro para sua viagem com a Rent a Cars

Seguro Viagem

Não viaje desprotegido, tenha um seguro de viagem

Chip de Viagem

Precisa de chip internacional? Recomendo o e-Sim da Airalo

Passagens na Europa

Compre passagens para destinos na Europa com a OMIO

Conteúdo Relacionado

Siga nas Redes

Assine nossa Newsletter

Comentários

28 respostas

  1. Adoroooo São Vicente! Frequento a praia desde que era criança e acho muito gostoso caminhar pelo calçadão tanto de dia quanto a noite. Vou salvar suas dicas para conhecer uns lugares que vc menciona e ainda não fui! Obrigada

  2. Fizemos uma viagem em família quando eu era pequena, lembro-me muito bem de que estávamos em Santos e meus pais mostraram uma outra praia que pra mim pareceu bem longe, mas que dava pra ver bem de onde estávamos, era São Vicente. Não chegamos a ir lá, mas tenho essa lembrança bem nítida na memória. Quero voltar e conhecer. Adoro praias.

  3. Eu adorei seu post sobre o que fazer em São Vicente! Não imaginava que tivessem tantas atrações incríveis nesse paraíso da baixada santista. Obrigada por compartilhar.

  4. Engraçado que mesmo frequentando a região desde a infância, nunca me ocorreu separar São Vicente de Santos kkk nada como um morador para esclarecer as coisas e ainda apontar as atrações únicas da cidade. Me lembro de ter subido até a Ilha Porchat há muitos anos, mas agora com essa dica do pôr-do-sol fiquei com muita vontade voltar…

  5. Nossa quanta coisa pra fazer na baixada santista. Adorei saber, assim que tiver a oportunidade quero conhecer esse lugar, principalmente o por do sol em São Vicente. Já amo um por do sol.

  6. Já fui algumas vezes na Baixada Santista. Mas não sabia desse tanto de opções do que fazer em São Vicente. Adorei o post e já vou salvar aqui!

    1. Oi, Angela. Minha região é rica em lugares para visitar. E garanto que há muito o que fazer em São Vicente. Venha quando puder. beijos

  7. Sinceramente eu nunca tinha me interessado muito pelo litoral paulista, mas depois de ler tanta coisa legal no post: Baixada Santista: o que fazer em São Vicente, confesso que fiquei muito interessada! Obrigada pelas informações, a baixada Santista agora está na minha lista!!

    1. Que legal, Cintia. Fico muito feliz em saber que ajudei você a descobrir a minha região. Venha conhecer e tenha suas próprias impressões. Obrigada pela visita. beijos

  8. Realmente não há vista mais interessante na orla da Baixada Santista que a Baía de São Vicente! E o passeio de teleférico é obrigatório no roteiro de viagem. Surpreende até mesmo quem vive na região.

    1. Eu sou muito medrosa para subir no teleférico, mas a vista do alto do morro é linda demais (já fui lá de carro). Sou suspeita pra falar sobre a beleza da Baía de São Vicente, porque amo a paisagem que reúne o morro e o mar. Obrigada pela visita, Melchior. beijos

  9. São Vicente foi uma descoberta pra mim, conheço muito pouco de São Paulo e da baixada Santista. Mas a cidade tem lindas praias e parece ser acolhedora. Fiquei curiosa com o nome das praias Gonzaguinha e milionários, rs.

    1. Oi, Fabíola. Cheguei a pesquisar a origem dos nomes, mas oficialmente não encontrei. Mas acredito que Gonzaguinha seja uma referência à praia do Gonzaga, que fica em Santos, cidade vizinha. E Praia dos Milionários acredito que seja porque ali havia casas de veraneio que foram substituídas por grandes edifícios construídos bem próximos à faixa de areia, inclusive a maioria tem garagem de barcos. Pode ser também porque muitas lanchas param até hoje ali na baía próximo a essa praia.

    1. Oi, Adriana, venha conhecer quando acabar essa pandemia. Você vai gostar. Posso ajudar você a encontrar onde ficar e mostrar a cidade. beijos

  10. Que fantástico este post, parabéns. Muita novidade pra mim sobre a Baixada Santista! Amei descobrir o que fazer em São Vicente. Quantas atrações interessantes e saber que Oscar Niemeyer deixou sua marca ai também foi super demais, amo as suas obras modernas. Preciso visitar a vila de São Vicente, até por ter sido a primeira do Brasil, obrigação de brasileiro, kkkk

    1. Que bom que você gostou, Sylvia. Quando a pandemia passar, venha conhecer minha cidade. Será um prazer mostrá-la pra vc. Beijos

  11. Uau! Estou impressionada!!! Não conhecia São Vicente na Baixada Santista e me parece até, pelas fotos, uma cidade bem grande. Amei saber sobre a quantidade de atrativos na cidade, as praias são lindas, o pôr do sol é maravilhoso!!! Sou apaixonada! Espero em breve, poder ir de carro até a Baixada Santista e conhecer a sua cidade! Amei!!! Estou descobrindo e redescobrindo o Brasil! Muito obrigada!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.