Você também tem o costume de fazer uma lista de viagem? Já tinha este costume há algum tempo e agora na pandemia isso se tornou ainda mais desafiador. Isto porque não sabemos quando realmente será permitido viajar como nos tempos pré-Covid19, não é mesmo? Mas mesmo com sonhos adiados, estou me esforçando para não deixar a esperança de lado e já escolhi as viagens que quero fazer antes de completar 60 anos. Aliás, nem tenho tanto tempo, já que no próximo setembro faço 56 anos. Mas vamos sonhar com viagens possíveis e torcer pro vírus esquecer de nós, humanos.
Vou começar falando que me inspirei em blogs de viagens parceiros. Não sei se você faz isso também, mas ler blogs de viagem e pesquisar no Instagram sempre foi uma diversão pra mim. E na pandemia resolvi que tinha que criar esta lista de viagem para me dar o ânimo necessário para aguentar as pontas em casa e esperar a vacinação para pegar novamente o rumo do aeroporto com segurança.
Como elaborar uma lista de viagem
Antes de contar os lugares que quero visitar, vou explicar os critérios que tive para elaborar minha lista de vigem. Isto é bastante importante, porque quis colocar lugares possíveis e de acordo com a minha idade e poder de compra. Afinal, o que me adianta criar uma lista de viagem onde não teria a mínima condição de chegar a nenhum dos destinos pensados? Seria frustrante, não é mesmo? Então aconselho pegar seu caderninho ou o bloco de notas do seu celular e fazer uma lista modesta, dentro da sua realidade. Escolha destinos que sairão do papel e virarão belas lembranças no futuro.
Mas não se prenda a ela. Porque nem sempre vai dar certo ir pra determinado destino naquele ano. Mas talvez surja uma oportunidade de ir pra outro lugar ainda mais incrível. Portanto, seja flexível. Flexibilidade ajuda a economizar na viagem, porque as promoções de passagens surgem e precisamos aproveitá-las. Já falei sobre isso aqui no blog em Como planejar sua viagem econômica.
O que considerei nesta lista de viagem
Levei em consideração o tempo (só terei quatro anos pela frente), os valores (porque o câmbio está inviável para os turistas brasileiros no exterior), as distâncias e meu desejo de conhecer junto com meu marido e filho. Um detalhe: meu filho estará com 19 anos quando eu completar 60 e talvez ele já nem possa mais viajar com a gente. Mas ele está nos meus planos e espero que eu esteja nos dele.
Talvez você tenha mais coisas a considerar do que eu pra criar sua lista de viagem. Sou aposentada mas em geral viajo nas férias escolares do meu filho e os preços sobem nesta época, considerada alta temporada. Se você trabalha numa área que pode viajar fora da época mais concorrida, poderá acrescentar destinos mais caros, já que os preços estarão mais acessíveis.
Lugares que quero conhecer
Considerando que tenho apenas quatro anos para viajar antes dos 60, criei esta lista a seguir. Vou colocar com os links dos blogs que pesquisei para você se inspirar também. Vamos lá?
1. Chile
O Chile está na minha lista há tempos. Desde que conheci a Argentina e vi que os valores de passagens eram bem interessantes, decidi conhecer nossos vizinhos da América do Sul. Em dezembro de 2018 estive no Uruguai e achei o país surpreendente. Claro que aí faltava o Chile pra completar. Minha amiga Lilian Azevedo, do blog Uma Senhora Viagem, já esteve no Chile e me inspirou com suas dicas, fotos e curiosidades. Você sabia que tem um moai da Ilha de Páscoa em Viña del Mar? A Lilian tem até foto dele:
A ideia é fazer base em Santiago do Chile, como ela fez com o marido, e fazer bate-voltas pela região, conhecendo também Valparaíso e Viña Del Mar e ainda ir até Cajón del Maipo. Depois disso também quero conhecer um lugar paradisíaco mais ao sul do Chile chamado Torres del Paine. Quem já foi lá e me deixou com toda essa vontade foi o meu amigo Brenno Romanielo, o @brenndiana_jones que faz expedições por montanhas encantadoras.
2. Argentina
Nossos hermanos me surpreenderam quando conheci Buenos Aires. Descobri que os argentinos amam ler e são muito cultos. Adoram tomar café, sentar na praça e são hospitaleiros. Além disso, descobri que o nosso país vizinho é belíssimo no quesito natureza. Montanhas, estações de esqui, glaciais e regiões vinícolas são coisas que me encantam e que a Argentina tem de sobra. Portanto, ela está na minha lista de viagem para completar antes dos 60 anos chegar.
Minha amiga Bárbara Cortat, do blog Experiência Bárbara, já foi algumas vezes e fiquei encantada com as fotos e relatos de suas viagens pelo interior da Argentina. Sou apaixonada pela Cordilheira dos Andes e pela Patagônia sem jamais ter estado lá. Imagina se não tenho que visitar toda aquela região. Veja essa foto da Bárbara e coloque na sua lista de viagem também.
3. Brasil
Na pandemia o turismo pelo Brasil passou a ganhar força. Sabemos que sem a vacina não dá mesmo pra cruzar fronteiras. Então os viajantes voltaram a escolher destinos nacionais para conhecer. Não sou diferente. Gosto de viajar pelo Brasil, tanto que já estive em Foz do Iguaçu algumas vezes e também cruzei a Serra Gaúcha de carro alugado. Mas sempre achei caro viajar por aqui. Infelizmente muitos destinos exploram o turista. Mas espero que agora as coisas estejam diferentes também nos preços cobrados por hotéis e restaurantes.
Vamos aos destinos brasileiros que coloquei na minha lista de viagem: visitar as praias de Alagoas, Fernando de Noronha e Lençóis Maranhenses. Na verdade, estes dois últimos destinos são meu sonho de consumo há tempos. Mas só em Alagoas que dá para economizar com hospedagem mais barata. Noronha é um destino bem caro e Lençóis acho que até dá pra encarar fora da alta temporada. E claro que acredito que um bom planejamento vai me ajudar a realizar estas viagens. De tão incrível, acho que Fernando de Noronha deveria estar na lista de todo viajante brasileiro. E só pra lhe inspirar, veja esta foto do blog Viagens Cine, dos queridos Fábio Pastorello e Cleber Alcântara:
4. Europa
Quem me conhece ou já me segue há algum tempo sabe que gosto de viajar pra Europa. Acho que existe muita facilidade para se locomover por lá de forma econômica e a não exigência de visto para turista acaba tornando a viagem mais barata. Numa única viagem pode-se conhecer vários países, com diferentes idiomas e culturas. Portanto, a Europa nunca sai da minha lista de desejos de viagem.
Como a pandemia mudou a forma de viajar, nem sei mais se teremos a liberdade de entrar em algum país europeu numa fase pós-Covid. Mas se isto for possível, quero conhecer a Bélgica, o Leste Europeu e voltar à Alemanha e Itália. Adoraria também ver os Alpes novamente, tanto do lado austríaco como do lado suíço. No ano passado, estive em Andorra e as montanhas nevadas me encantaram. Embora eu não saiba esquiar, amei visitar as estações de esqui de lá.
5. Viagens perto de casa
Independente desta lista de viagens para lugares que só consigo ir de avião, tenho também minha listinha de destinos perto de casa que adoraria conhecer ou rever. O Sul de Minas e a Serra da Mantiqueira; a região de Visconde de Mauá e Penedo, no Rio de Janeiro; a Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira; a região de Serra Negra, que amo… Enfim, são tantos destinos que ficaram acumulados que nem sei se terei tempo pra tudo isso até 2025. Mas não custa sonhar e torcer pra realizar.
Como se preparar pra realizar a lista de viagem
Viagem planejada é viagem realizada. E acrescento: planejamento ajuda a não ter muitos perrengues. Por este motivo, acho válido já pesquisar preços de passagens aéreas em dinheiro e em milhas para ter uma ideia de quanto custa e de como economizar para ir aos destinos programados. Outra coisa que acho bem válido é pensar quais os destinos que ficam perto para visitá-los numa mesma viagem. Fique atento aos possíveis stopover que você poderá fazer. Um exemplo de um stopover legal na Europa é Paris, onde fica o hub da AirFrance. Se você viajar pra qualquer destino europeu por esta companhia, sua primeira parada será Paris. E de lá sairá seu voo de conexão para outra cidade europeia. Faça portanto uma parada de alguns dias na Cidade Luz de graça, isso é o stopover. Já fiz isso algumas vezes e garanto que vale a pena.
Outras ideias de viagens antes dos 60
Se você gostou da minha lista de viagem, certamente vai gostar de ler os posts deste mês da Blogagem Coletiva do Grupo 8on8. Todo dia 8 nos reunimos para escrever sobre nossas vivências e ilustramos com apenas 8 fotos. Este mês o tema foi Lugares antes dos 60. Por isso, convido você a ler também:
- Let’s Fly Away – Viagem dos sonhos: minha lista de lugares que quero visitar!
- Mulher Casada Viaja – Bucket list: Lugares para conhecer antes dos 60
- Chicas Lokas na Estrada – 8 lugares no Brasil para visitar antes dos 60
- Dani Turismo – 8 lugares para viajar antes dos 60
- Destinos Por Onde Andei… – Primeira vez em Paris e eternamente…
Respostas de 18
Adorei sua lista de lugares para conhecer antes dos 60. Achei o Chile apaixonante e também quero muito conhecer a Patagônia. Os Lençóis Maranhenses também estão na minha lista!!! Quero conhecer muito vários destes lugares!!! Ai! Que vontade de viajar!!
Tomara que logo a gente possa tirar os sonhos do papel e transformá-los em viagens incríveis
Que post inspirador essa sua lista de viagem para visitar antes dos 60. Só lugares incríveis no Brasil e no exterior. Outro ponto que gostei muito foi a sua explicação de como montar a lista e a viagem. Muitas pessoas por não terem experiência acham que é mega difícil e você mostrou que é possível fazer por conta própria.
Isso mesmo, Lulu! Escolhi viagens possíveis. Espero poder fazer pelo menos a maioria delas.
Espero que consiga começar a dar “check” nesta lista de viagem, muito bem selecionada, diga-se de passagem, em breve!
Você tem muito tempo ainda até os 60. Tenho certeza que vai conhecer minha lista de viagem e muitas outras mais. ??
Lendo o seu post, me dei conta que sempre planejo viagens para destinos longe de casa e acaba que, não resta tempo para o turismo trivial, para lugares lindos e calmos perto de casa.
Conheço pouco o estado do RJ e farei um projeto de divulgação de lugares próximos de casa. 🙂
Também concordo contigo que é importante elaborar uma lista viável conforme as nossas condições financeiras, para não ficar frustrada depois. Amo os meninos do Viagens Cine: primeiro blog que segui na vida e eles são muito simpáticos!
Oi, Dani. Eu costumo viajar pra longe e pra perto. Intercalo os destinos para não pesar no orçamento. Mas atualmente só faço lista de viagem porque não tenho viajado na pandemia. Acho que o conceito de viagem mudou neste período. Mas vamos voltar, se Deus quiser, a cruzar oceanos. Obrigada. beijos
Perfeita sua lista de viagem com dicas para visitar antes dos 60, Cecília, você sempre escolhendo destinos lindos para nos apresentar.
O Chile é um país que me surpreendeu muito positivamente, tenho certeza de que você irá gostar bastante também. Que venham logo estas viagens, não é?
Nem me fala, Gisele! É tanta lista de viagem pra cumprir. Kkkkkk Mas vai passar e nós vamos voltar a viajar muito!
Oi, Cecília! Acho que a única coisa mais gostosa do que criar uma lista de viagem é salvar no Google Mapa lugares que se quer visitar! Vejo fotos e vídeos no Instagram e vou marcando. E como você disse, viagem planejada é viagem feita! Que você consiga realizar teus sonhos de viagem! Beijos
oi, Marcia.
Também salvo no Google Maps. Acho bem fácil de visualizar depois pra montar o roteiro. Boa dica. Beijos
Adorei conhecer sua lista, Cecília. São viagens maravilhosas mesmo. Também estamos com muita vontade de retornar para a Europa, adoramos viajar por lá. Mas sem planos por enquanto, né? Beijão e obrigado pela indicação.
Obrigada, Fábio! Suas viagens são inspiradoras. Espero que logo tudo isso possa ser colocado em prática. Beijos
Suas dicas são nota 10! Obrigada por compartilhar com a gente 😉 S2
Muito obrigada pela visita. Volte sempre. ??
Adorei a lista! Acho possível sim! Vou torcer por você!
Obrigada, Gina! Você me inspira a voltar pra Alagoas com suas postagens no Instagram